18 Em Finanças

4 dicas para você começar a organizar sua vida financeira

4 dicas para você começar a organizar sua vida financeira (Imagem: via)

Estamos no começo do mês, a época perfeita para a gente falar sobre: vida financeira.

Cuidar direitinho do seu dinheiro, anotar todos os gastos, gerenciar seus investimentos e fazer a grana render até o final do mês, é algo que exige dedicação. Você já faz isso por aí? Sim? Então ótimo! Mas como eu sei que muitas leitoras acabaram de ingressar no mercado de trabalho e estão começando essa nova fase de “ter o seu próprio dinheiro”, escrevi esse post para vocês.

Hoje vou te dar 4 dicas para você começar a organizar sua vida financeira e com certeza já começar essa nova fase com o pé direito.

1. Quanto eu ganho e quanto eu posso gastar?

Essa não parece uma dica boba que todo mundo já sabe? Mas infelizmente muita gente não leva isso a sério. A prova disso são as dívidas no cartão e falta de recursos para pagar todas as contas.

Se você conhece alguém que já se desequilibrou financeiramente alguma vez, provavelmente ela não levou essa dica a sério. Pois quando você sabe o quanto você pode gastar, jamais você vai ultrapassar esse valor e estourar o orçamento. A não ser, claro, que aconteça alguma eventualidade e exija de você um gasto fora do previsto. Se você quer saber como lidar com isso, recomendo que você leia esse texto.

2. Um lugar para controlar tudo

A segunda coisa que você precisa fazer, é ter uma ferramenta para te auxiliar no controle dos seus gastos.

Eu gosto muito de usar a planilha no computador, pois ela já faz todos os cálculos e me apresenta os dados todos organizados. Aliás, aqui no blog tem uma planilha muito fofa disponível para download. Mas para quem gosta mais do ~ basicão ~, pode ter um caderninho para anotar todos os gastos. O importante é você ter como saber para onde foi todo o seu dinheiro.

3. Separe o dinheiro

Como fazer o seu salário render até o final do mês? Separe o dinheiro! É bem simples essa dica, mas funciona DEMAIS! Clique aqui para ler o post completo onde eu dou várias dicas para você fazer sua grana render.

4. Tenha planos para o seu dinheiro

Ter o seu próprio dinheiro é uma sensação maravilhosa. Deixar de pedir dinheiro para os pais e começar a tomar suas próprias decisões é um passo para a sua independência. Porém, nessa fase corremos o risco de cair na armadilha do poder de compra e usamos nosso dinheiro para comprar, comprar, comprar, apenas isso. Aparentemente isso parece bem legal, “poder comprar coisas”, mas eu conheço pessoas que viveram alguns bons anos de suas vidas apenas comprando e no final das contas sentiram que não conquistaram quase nada. Ter as roupas, o celular e os acessórios da moda, é algo que você pode ter sim. Mas não viva somente para isso. Também tenha planos de investir seu dinheiro, de economizar para um investimento maior e usando aquela dica de separar seu dinheiro você consegue fazer um pouco de cada coisa. Gastar com coisas legais, mas também ter planos mais sólidos para o seu dinheiro.


Conheça também o curso Finanças Para Garotas, saiba mais detalhes clicando aqui.

Finanças 12

 Participe da nossa #GIRLGANG e receba e-mails semanais com conteúdos exclusivos.



Participe da #GIRLGANG

Receba no seu e-mail conteúdos incríveis sobre finanças, organização e carreira. Basta se inscrever logo abaixo ↓

Não se preocupe, odiamos spam. Prometemos manter seu e-mail seguro. Powered by ConvertKit

Você também pode gostar

18 Comentários

  • Resposta
    Beatriz Lopes
    05/05/2015 em 14:33

    Fran, adoro suas dicas de finanças!
    Mas queria um help: Faz uns meses que estou desempregada e faço faculdade, recebo um dinheiro para compra total do transporte e ás vezes recebo algo a mais e nem sempre sinto que gasto com o devia. Anoto numa planilha os gastos e prioridades do mês, mas ainda sim sinto falta de algumas coisas, como gastos comigo sabe? Esse mês ganharei por um “bico” e gostaria de saber como aproveitar melhor esse dinheiro e gastar bem também.
    Obrigada <3

  • Resposta
    Ana Claudia
    05/05/2015 em 14:41

    Essa história de separar o dinheiro funciona demais! Tenho tudo separadinho no Guia de Bolso, e parece que a gente gasta bem menos! 🙂

  • Resposta
    Ana Claudia
    05/05/2015 em 14:59

    Oi Fran! Achei o post tão legal que irei colocar o link dele no meu TOP TOP de Domingo! Espero que você não se incomode! 🙂 Se você quiser saber como funciona direitinho, o blog é: http://omundodaana.com

  • Resposta
    Larissa Rehem
    05/05/2015 em 15:49

    Gosto dessas dicas e, como te acompanho faz tempo, sei que vira e mexe você bate nessas mesmas teclas.
    Das dicas dadas, a que eu mais gosto é ter planos para o seu dinheiro. Essa é a única maneira de eu não gastar aquilo que estou juntando e de me motivar a continuar juntando.
    xD

  • Resposta
    Mariana Constantino
    05/05/2015 em 16:05

    Oi Fran ! Ontem mesmo recebi seu livro e li ele em 2 horas.
    Achei muito legal, porém muito fininho rsrs.
    Sou casada há algum tempo e mesmo assim as dicas me ajudaram e claro, me diverti muito com as histórias.
    Quando vai ter sessão de autógrafos em SP?

    Obrigada

    • Resposta
      Franciele
      05/05/2015 em 21:42

      Oi Mariana, dia 23 agora. Ainda vou divulgar as datas certinho 🙂
      Bjs

  • Resposta
    Jaciara Santos
    05/05/2015 em 16:14

    Fran, essa sua planilha salvou a minha vida, salvou o meu finalzinho de 2014 e está salvando o meu 2015 e mudou a minha visão sobre a minha vida financeira. Valeu muito. Bjs

  • Resposta
    Júlia Abilel
    05/05/2015 em 17:43

    Adoro suas dicas financeiras, Fran! As vezes, o que temos que fazer para nos acertar financeiramente é tão simples, que acabamos não fazendo, né? A dica de anotar tudo e separar o dinheiro é primordial! 🙂

    Um beijão,

    Júlia
    http://www.abilolando.com

  • Resposta
    Denise De Cássia
    06/05/2015 em 11:33

    Oi Fran tudo bem?Meu nome é Denise e moro em Botucatu :).Não moro sozinha ainda,na verdade a ideia de morar sozinha dificilmente veio em minha mente,já que amo morar com a minha família e o fato de pensar em ficar sozinha me apavora um pouco mas,já estou trabalhando nisso :).
    Descobri seu blog por acaso no youtube e desde então comecei a te acompanhar, me identifico com várias de suas postagens, por isso seu blog é bom porque atinge vários públicos.
    Estes dias fui na farmácia comprar um dos cremes que você usa para experimentar já que eu usava uma formula clareadora e não estava resolvendo. Daí conversando com a balconista ela me perguntou quem tinha me dado a dica do creme, eu espontaneamente disse uma amiga kkkk.
    já me sinto sua amiga rs, Espero do fundo do coração que você prospere dia a dia mas não só na sua vida finaceira em todas as áreas de sua vida.Que DEUS realize todos os desejos do seu coração.Um grande abraço de sua amiga de longe rs
    PS:Amo as dicas de finanças são muito boas,tenho uma sugestão de livro chama se, O seu dinheiro do autor Howard Dayton é um livro que abrange a vida financeira segundo a bíblia,como você pode ganhar,gastar,economizar,contribuir e livrar se das dívidas segundo o olhar de DEUS # ficaadica beijossss

    • Resposta
      Franciele
      07/05/2015 em 23:34

      Que comentário mais LINDO! Obrigada pelo carinho Denise!
      Mil beijos

  • Resposta
    Duda Kiame
    06/05/2015 em 14:39

    Oiii, Fran!!
    Então, eu sempre saio sem dinheiro porque aí se eu vejo algo bonito, tenho sempre que pensar duas vezes se eu preciso/ quero mesmo!! E tem dado certo, porque evita que eu seja impulsiva!!
    Adorei as dicas! Preciso começar a anotar tudo que gasto!!
    Beijinhos,
    Duda Kiame
    http://www.ensaiopoetico.com/

  • Resposta
    Paola Alves
    06/05/2015 em 15:14

    Preciso me organizar mais e acho que seu post vai me ajudar.. essa de separar o dinheiro é vida <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    cissa
    06/05/2015 em 16:09

    A planilha que você disponibilizou para download foi perfeita em uma época da minha vida, que tinha gastos em dois Estados diferentes. Hoje, sou adepta da agenda mesmo, gosto de colocar (literalmente) na ponta do lápis cada gasto. Mas sua planilha foi muito importante.

    Tks

    Cissa Ramalho – http://www.acasaeminha.com.br/

  • Resposta
    Lívia Bellot
    06/05/2015 em 20:51

    Oiiii Fran! 🙂
    Tomara que eu consiga me organizar não só financeiramente,mas principalmente! rs com o caderno de organização!Muitas dicas eu já pego aqui no blog,como separar o dinheiro e não gastar mais do que eu ganho rsrsrs
    Ficou lindo!!! <3
    Beijos :*

  • Resposta
    Érika Silva
    18/06/2015 em 16:57

    Sou uma pessoa que precisa organizar melhor financeiramente hehe. ^^’ Seus posts estão me ajudando bastante

  • Resposta
    Lari Oliveira
    23/09/2015 em 14:30

    Buscando aprender tudo isso. Na verdade eu sou essa pessoa que passou anos comprando comprando e comprando, e no fim descobriu que não fez nada importante com o dinheiro.. Já faz um tempinho que to tentando deixar de ser essa pessoa.. é dificil mais não impossivel, e agora com o plano da casa propria, esse desejo ta gritante.. Obrigada pelas Dicas… Amando seu blog. bjs

  • Resposta
    Ana Carolina
    27/07/2016 em 23:12

    Fran,
    Parabéns pelo teu blog! Já pensei várias vezes em criar um, mas o teu é perfeito! Me identifiquei muito! Tbm moro sozinha há quase um ano.
    P.s: Sua gatinha é linndaa! Tbm adoro gatos, mas nao posso ter no meu prédio…

  • Deixe uma resposta