30 Em Organização

5 coisas que me ajudam a manter o foco

5 coisas que me ajudam a manter o foco2 (Imagem: via)

Eu tenho uma tradição: de tempos em tempos ou quando sinto necessidade, paro tudo que estou fazendo e começo a analisar meu desempenho em diversas áreas da minha vida (trabalho, vida pessoal, amizades…). Isso já virou rotina, pois acredito que quando paramos por alguns instantes para enxergar realmente o que estamos fazendo podemos evitar um erro futuro.

E em uma dessas ~ reflexões da vida ~ percebi que estava com problemas sérios de foco. Veja bem, eu trabalho em casa, sou dona do meu próprio negócio e produtividade é uma das coisas que mais importa para mim. Se eu não estiver focada, já era. O trabalho não rende e eu consequentemente perco muito com isso.

Eu me considero uma pessoa muito ativa para criar coisas. Eu posso estar trabalhando em algo, mas no meio do processo tenho uma grande ideia. Na mesma hora já começo a pesquisar e pensar formas de executá-la. Porém quando me dou conta estou mais longe do trabalho inicial que imaginava. E isso me atrapalha, pois vou mergulhando em ideia após ideia e com isso acabo perdendo o foco e diminuindo minha produtividade. E quando li essa frase do Steve Jobs tudo fez sentido para mim: “Foco significa dizer não a centenas de boas ideias”.

Eu gosto muito de compartilhar esses meus momentos com vocês, pois tenho certeza que alguém vai se identificar comigo. Por isso desde que eu percebi que precisava melhorar o meu foco comecei a aplicar coisas que transformaram minha rotina de trabalho, estudo e sinto que minha produtividade melhorou 200%.

1. Ponto de partida

Antes de começar qualquer trabalho ou novo projeto me pergunto qual é o meu ponto de partida. Assim que definido consigo programar todas as outras funções sem perder o foco.

2. Planejamento/ listas

Eu amo listas e comecei a amar ainda mais depois que eu percebi como elas são ótimas para melhorar minha produtividade. Antes de começar o dia faça uma lista de coisas que você gostaria de fazer em casa ou no trabalho. Listas são perfeitas para manter o nosso foco, pois assim que terminamos uma tarefa sabemos o que fazer logo em seguida.

3. Não abrace o mundo

Se você acha que pode ser 1001 coisas ao mesmo tempo esqueça isso. Você não pode abraçar o mundo e se você tentar vai te sobrecarregar, e isso te irá frustrar quando você não conseguir fazer tudo. Por isso seja realista quanto ao seu horário e desempenho para determinadas funções. Não coloque na sua lista de um dia coisas que são feita em um mês. Seja realista quanto a isso. E o mesmo vale para compromissos. Não se comprometa com muitas coisas ao mesmo tempo, isso pode te sobrecarregar.

4. Prioridades

Está ai uma lição que eu aprendi na vida: ter prioridades. Prioridades fazem com que a gente valorize algumas coisas mais que as outras, e eu encaro isso como algo extremamente necessário. Pois se queremos atingir nossas metas, alguma coisa no meio do caminho terá que ser sacrificada e por isso é importante estabelecer prioridades.

5. Comemore

Não somos uma máquina que todos os dias segue uma lista, volta para casa e no dia seguinte faz a mesma coisa. Somos seres humanos e precisamos comemorar cada conquista que fizemos no dia.Isso nos dá motivação para fazer cada vez mais.

Gostou do texto? Leia mais sobre organização e produtividade.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

30 Comentários

  • Resposta
    Jacqueline
    06/03/2017 em 13:42

    É impressionante, a cada post que leio me identifico mais e mais. Essa frase do Steve Jobs pareceu até indireta para mim kkk Sou como você, é ideia atrás de ideia. Isso é bom e ruim, ruim por tirar o foco e a concentração. Essas dicas são excelentes!

  • Resposta
    Rosane
    21/06/2015 em 00:29

    Me identifiquei com esse seu Post… Também trabalho por conta própria, e de vez enquando me perco no FOCO de uma maneira diferente, não consigo conciliar lazer com trabalho, ou seja, se ficar saindo a noite, viajando, a minha produtividade cai absurdamente, até relacionamento perde para o FOCO, ou é Lazer ou é trabalho, é Lazer ou relacionamento… Não consigo conciliar, então quando preciso de FOCO, paro totalmente de sair, me isolo em casa, nada de saídas, nada de relacionamento… Como vc acha que eu poderia resolver esta incompatibilidade?

  • Resposta
    Victoria
    09/06/2015 em 16:05

    Não existe satisfação maior do que encontrar, “sem querer”, um conteúdo que se encaixa perfeitamente numa situação da sua vida. Hoje foi o meu primeiro acesso, e já recomendo!

    Franciele, um singelo parabéns não justifica minha gratidão por dedicar seu tempo a esse blog maravilhoso, com um conteúdo fantástico. Muito obrigada pelas dicas!! Abracinho *u*

  • Resposta
    Lohlo
    02/01/2015 em 15:44

    Fran sou apaixonada por seus vídeos desde o primeiro que vi! (caderninho de organização! kkkkk) Sei que esse ano, como você mesma disse, foi o que mais investiu no blog. Mas, para ser sincera, sinto falta dos seus vídeos “mais inteligentes”. Não me entenda mal, seus vídeos sobre organização, dicas e recomendações foram o que me fizeram me inscrever automaticamente no seu canal, mas, ultimamente, seu vídeos são mais um diário de uma garota que mora sozinha do que PARA QUEM mora sozinha. Um puxão de orelha de uma grande fã! Bjos e um grande abraço!

    • Resposta
      Franciele
      02/01/2015 em 15:58

      Oi Lohrrany, o MS é na verdade um blog com diversos conteúdos, não só conteúdos para meninas que moram sozinhas. Se vc tem mais interesse por esses assuntos é só visitar a categoria deles. Então não precisa de puxão de orelha não, tem posts para todos os gostos 😉
      Bjs

      • Resposta
        Lohrrany
        04/01/2015 em 21:16

        @Franciele,

        Quem sou eu pra dá puxão de orelha! kkk
        Não foi minha intenção te ofender, realmente admiro seu trabalho. E confesso que acompanho mais seu canal no You tube. Olha para quem era do tipo que mal entrava no quarto com tanta coisa no chão, hj posso dizer que sou uma irritante perfeccionista. De verdade, não estou exagerando. E seu trabalho me ajudou muito a desenvolver esse meu novo lado. Não me interesso somente por esse assunto, suas metas me motivam e me fazem acreditar que não sou uma louca por anotar tudo que quero nessa vida. (principalmente por ficar feliz em riscar cada tarefinha cumprida).
        AHHH! E obrigada por me responder. Tirar seu tempinho para meu comentário. Um beijo e mega abraço!

  • Resposta
    Lohlo
    02/01/2015 em 15:35

    Fran sou apaixonada por seus vídeos desde o primeiro que vi! (caderninho de organização! kkkkk) Sei que esse ano, como você mesma disse, foi o que mais investiu no blog. Mas, para ser cinsera, sinto falta dos seus vídeos “mais inteligentes”. Não me entenda mal, seus vídeos sobre organização, dicas e recomendações foram o que me fizeram me inscrever automaticamente no seu canal, mas, ultimamente, seu vídeos são mais um diário de uma garota que mora sozinha do que PARA QUEM mora sozinha. Um puxão de orelha de uma grande fã! Bjos. E um grande abraço!!!

    • Resposta
      Franciele
      02/01/2015 em 15:52

      Oi Lohrrany, o MS é na verdade um blog com diversos conteúdos, não só conteúdos para meninas que moram sozinhas. Se vc tem mais interesse por esses assuntos é só visitar a categoria deles. Então não precisa de puxão de orelha não, tem posts para todos os gostos 😉
      Bjs

  • Resposta
    Blog da Gica
    14/12/2014 em 22:50

    Ótimo texto Fran. Não canso de ler seus artigos por que me identifico muito com eles. Eu também tenho esse probleminha em manter o foco. Já melhorei bastante quanto à isso mas sei que ainda tem muito a melhorar, afinal, a vida é uma aprendizagem né? Minha cabeça é uma máquina de ideia, principalmente em relação ao meu Blog, e as vezes isso é ruim. Já aconteceu várias vezes de eu estar no trabalho, na escola ou até em um encontro com os amigos e me surgir uma ideia nova de post ou qualquer coisa relacionada ao Blog. Daí vem a parte ruim: me isolo do mundo pra pensar naquilo e quando vou ver estou com várias coisas pendentes. É um sufoco 🙁

    Bom, mas estou melhorando. Vivendo e aprendendo né? Hahahahaha.

    Beijos, amo seu blog

  • Resposta
    Ludi
    14/12/2014 em 10:18

    A frase do Steve Jobs é um tapa na cara pra mim também! Tenho muita dificuldade com essas coisas, acabo tendo várias ideias legais atropeladas umas nas outras e aí no final, percebo que não finalizei nenhuma :/
    Vou tentar me focar mais seguindo suas dicas, fazer uma agenda de listas diárias é uma boa pedida também (:
    Beijo!
    http://pseudoaleatoriedade.wordpress.com

  • Resposta
    Sara Martins
    29/11/2014 em 11:30

    Oi Fran! Eu sofro desse mesmo mal que você! Juro que sempre me perco com as coisas que pego para ler ou fazer viu… Quando vou pesquisar determinado assunto no blog já me pego olhando outras coisas, pesquisando preços para revenda dos produtos e tals! O seu post foi de grande inspiração pra mim! Vou utilizar as dicas e ver no que dá! Qualquer dia desse faz uma visita no meu blog também!

  • Resposta
    Larissa Rehem
    26/11/2014 em 15:31

    Sou o tipo de pessoa que se fica em casa sem ter um caderno com as atividades anotadas, passo o dia inteiro vendo séries, dormindo, enrolando e perdendo tempo.
    Sem sombra de dúvidas o que me faz manter a produtividade alta são as listas que faço todas as noites com as obrigações do dia seguinte. Eu coloco todas as tarefas, desde acordar, escovar os dentes, tomar café, tomar banho, escrever no blog, sair para resolver algo… tudo! Tudo com horário discriminado, que é para ter uma noção do que será possível fazer de fato naquele dia.
    Entretanto, vale lembrar que é preciso, antes, dar prioridade as tarefas. Assim, o que é mais importante vem antes de coisas supérfluas.

    Mas apesar disso, já percebi que meu organismo para de funcionar de vez em quando. Tem dias em que por mais que eu me esforce para produzir, é como se eu tivesse esgotada demais. Nesses tempos eu prefiro dar um tempo para mim mesma, pensar onde estou e onde quero chegar, o que tenho feito de errado e onde preciso melhorar. O tenso é que geralmente eu demoro uns dois dias para isso, mas vale a pena parar e refletir! “)

    Adorei seu post!

  • Resposta
    Música com Café
    25/11/2014 em 15:34

    Foco e produtividade estão intimamente ligadas!! Bom assunto nesse post! 🙂

  • Resposta
    Camila
    25/11/2014 em 07:59

    Adorei, era tudo que eu estava precisando ler!
    Parabéns, vc é demais! Bjus

    • Resposta
      Ana Maria
      25/11/2014 em 12:38

      Oi Fran. Adorei as dicas, mas principalmente a última… Kkkkk
      Acho que tudo na vida deve ser comemorado. Comemorar nos da ânimo para seguir a diante e realizar novos objetivos.
      Vamos comemorar!!! Rsrsrs..
      Beijos

  • Resposta
    Rachel Lira
    24/11/2014 em 22:02

    Fran eu amei seu post,ultimamente ando sem foco tbm e ler tudo isso agora me ajudou bastante…obg minha flor por sempre me ajudar.
    Um grande bj para vc!!!!

  • Resposta
    Ana Úrsula
    24/11/2014 em 21:55

    Oi Fran!! Tudo bem? Já faz bastante tempo que acompanho seu blog, mas é a primeira vez que comento, confesso que sou um tanto tímida pra isso.. rsrsr mas hoje não podia deixar de comentar, pois me vi na sua descrição..sou exatamente assim!! tenho ideias demais, quero por tudo em pratica e tudo ao mesmo tempo e acaba que uma coisa vai atropelando a outra.. Assim como você, comecei a fazer listas e isso tem ajudado bastante a cumprir o que tenho pra fazer e executar as ideias, mas agora de forma mais organizada.. tentei usar aplicativos de organização, planilha, mas comigo não funciona.. só da certo a lista, escrita a mão e ainda organizada com ordem de prioridade, sendo sempre a primeira a mais importante e intercalando com as atividades que forem mais rápidas de terminar…

    bjs

  • Resposta
    Camilla BR
    24/11/2014 em 17:55

    Oi Fran,

    ai como eu amo esses posts que você faz sobre planejamento. Eu acredito piamente que planejamento é fundamental para que possamos manter a produtividade.

    Eu trabalho com uma equipe pequena e que precisa atender MUITAS pessoas e realizar MUITAS tarefas, então, além do planejamento a organização é essencial. Concorda?

    Como eu disse, ainda moro na casa dos meus pais, mas eu sempre me preocupo com a questão: será que vou dar conta de gerenciar minha casa, meus filhos e ainda trabalhar e continuar produtiva? o.O

    Veremos..

    Ah, eu tenho um aplicativo para fazer listas Google Keep. Você já usou? Você usa o Toodledo? Se sim, que tal fazer um resenha sobre ele?

    Beijo

    • Resposta
      Franciele
      24/11/2014 em 18:25

      Eu ainda não uso nenhum desses aplicativos para fazer listas, sou da galera do papel sabe? Mas vou dar uma olhada assim que der!
      Bjs

  • Resposta
    Bianca Mariane
    24/11/2014 em 17:28

    Ótimas dicas Fran! Estou precisando colocar em prática todas! Sou do mesmo jeito, estou executando uma ideia, e do nada surge uma ideia fantástica, e quando vejo estou trabalhando na nova ideia e deixando para trás a ideia inicial… Estou me regrando bem nos últimos tempos (pelo menos tentando)… O caderninho da Organização já me ajudou em muita coisa, mas sei que ainda tenho muita coisa para melhorar!
    Beijos
    http://mundocoloridodebia.com/

  • Resposta
    Iuli Theisen
    24/11/2014 em 16:49

    Eu amo listas, faço lista de tudo que é tipo! E geralmente coloco pra fazer em um único dia coisas que levariam uma semana pra cumprir tudo, é justamente o que tu disse: abraçar o mundo! preciso me regrar mais quanto a isso, e parar de tentar abraçar tudo. rs

  • Resposta
    Volmara
    24/11/2014 em 15:28

    Oi Fran! Realmente estás dicas estão certissimas! Devemos ter um planejamento e não querer fazer 1001 coisas!
    Eu achei muito importante no que vc falou que devemos parar para ver e pensar ne tudo que estamos fazendo, as vezes eu também faço isso, mas já tinha esquecido…. mas hoje mesmo vou pensar novamente!!!
    Fran Sucesso com o seu blog, vc está melhorando cada vez mais!!! E os vídeos???
    Tchau Fram até o próximo comentário!!!!

    Meu blog: http://dicasmaravilhosa.blogspot.com.br/

    • Resposta
      Franciele
      24/11/2014 em 18:26

      Obrigada pelo carinho Volmara! Os vídeos essa semana tem ta?
      Bjs

  • Resposta
    Thamires
    24/11/2014 em 14:55

    Amo coisas relacionadas a produtividade e como você, também tenho problemas com foco… Obrigada por compartilhar com a gente. Beijos Fran.

  • Resposta
    Marta Ramos
    24/11/2014 em 14:32

    Como eu adoro todos os seus textos Franciele <3 São tão motivadores!!
    Um beijinho de Portugal ^-^

  • Resposta
    Marcela
    24/11/2014 em 14:15

    Oiii Fran! Primeiro de tudo: AMO O SEU BLOG, e acesso diariamente! Meu eu adoro suas dicas de organização, sua historia sobre o blog, sobre finanças…tudo! hahahaha
    Bom fiz 30 esse ano, criei coragem e fiz algo q gostaria de ter feito há muito tempo q é meu blog, nesse historia de abraçar o mundo fazia tantas coisas e deixava o blog p traz, finalmente consegui, exatamente assim, dizendo nao para algumas coisas p poder fazer outras! Ainda trabalho numa empresa na área de marketing e sofro demais com o “foco” pois as vezes estou trabalhando e me surge uma ideia q as vezes me tira a atenção o q faz com q atrase meus trabalhos, isso é um saco.
    Utilizo sua planilha de contas desde setembro e tudo tem dado certo sabe?! Fico tao feliz em ler seus posts, pois me ajuda muito, muito mesmo. Parabéns pelo seu trabalho e espero q um dia meu blog se torne referência para alguem como o seu representa pra mim <3 bjos Marcela

    • Resposta
      Franciele
      24/11/2014 em 18:29

      Oi Marcela! Muito obrigada pelo seu comentário viu? Fico feliz que mesmo de longe eu posso ajudar. Conte comigo sempre!
      Mil beijos

  • Resposta
    Ana Yuan
    24/11/2014 em 14:01

    Ai Fran caiu como uma luva para mim,,rsss. Estou fazendo uma coisa, ai vem uma coisa na mente e jpa asso pra outra, volta para primeira, não há que concentre assim,,rss, obrigada pelo post, valeu mesmo. Ah troquei o layout do meu blog esse fds, fiz um personalizado e tá bem fofo, depois vai lá dar uma olhada bjs e boa semana

    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  • Resposta
    Karilayn Areias
    24/11/2014 em 13:16

    Ótimo texto Fran! Estava mesmo precisando ler isso, pois tenho que melhorar o meu foco. São muitas ideias, muitas vontades mas, sem foco não se chega a lugar nenhum porque como você mesma disse: não dá para abraçar o mundo. E vamo que vamo revisar a vida e criar prioridades 🙂

    PS: Sou muito fã do seu blog.

  • Deixe uma resposta