4 Em Publicidade

5 dicas para economizar no supermercado de maneira inteligente

Você sabia que um dos maiores gastos de quem tem a sua própria casa é o supermercado?

O maior questionamento das pessoas é que, em muitas vezes, a grana separada no orçamento não rende para as compras até o fim do mês. E isso é muito comum! Lembro dos primeiros meses em que fui morar sozinha, foi bem difícil aprender a “acertar” nas compras. Na época, eu ainda era estagiária e o orçamento era curto (sabe como é, rsrs). Para mim, o desafio semanal era fazer a grana render na hora das compras. Com o passar do tempo, fui aprendendo algumas dicas que me ajudaram a poupar uma boa grana.

Sempre recebo comentários aqui no blog pedindo dicas de como economizar na hora das compras e é por isso que hoje, a convite da Ariel vim contar 5 dicas que vão te ajudar. Olha só!

1 | Faça uma lista completa


Jamais deixe para lembrar o que tem que comprar na hora que já estiver no supermercado. Sempre que você faz isso, você acaba comprando coisas que não precisa e deixa o que é realmente importante de lado.

Antes de sair de casa, faça uma lista bem completa de tudo que precisa. Eu costumo sempre abrir minha geladeira, olhar nos armários e também uso o bloco de notas do meu celular para anotar tudo que acabou e preciso comprar (esponja de cozinha, papel toalha, água sanitária e etc…).

Você também pode fazer um cardápio semanal, isso vai te ajudar a manter o foco e comprar apenas o necessário.

Aqui no blog tem um post completíssimo onde eu ensino como você pode fazer o seu cardápio semanal e se você quiser algumas ideias de receitinhas é só clicar aqui.

2 | Nunca vá com fome ao supermercado


Quando você saí com fome de casa, você sempre acaba levando coisas que não precisa e gastando mais.

Se organize para ir às compras. Faça um lanche antes de sair de casa e foque no que é realmente importante.

3 | Leia as embalagens


Quando você começa a prestar atenção nas embalagens, você descobre que muitos produtos do mesmo tamanho possuem rendimentos diferentes. Isso mesmo! Algumas embalagens podem ter o mesmo tamanho, mas o produto de uma é mais concentrado que o da outra.

Vale a pena ler as embalagens, fazer a comparação e além de ser bom para o seu bolso, evita o desperdício.

4 | Prefira os produtos concentrados


Os produtos concentrados são a pedida do momento. Além de serem amigos do meio ambiente (usam menos água em sua composição), rendem mais e ocupam menos espaço na sua lavanderia, pois em geral as embalagens são bem menores.

5 | Faça escolhas inteligentes


Intuitivamente, somos levadas a pensar que para economizar é preciso procurar nas prateleiras os itens mais baratos. Isso é um verdadeiro engano, economizar significa ter o melhor custo benefício na sua compra, pois como eu disse na dica 3, alguns produtos rendem mais que os outros ou são mais eficientes e seu custo benefício é muito melhor.

Aquele ditado que diz que o barato saí caro nunca foi tão verdade. Às vezes, um produto de custo muito baixo pode não render tanto e ainda não fazer o serviço, aprendi isso nas minhas compras pra lavanderia. É por isso que a aqui em casa eu troquei o sabão em pó e amaciante comum por um combo que não largo mais: o Ariel Concentrado  e amaciante Downy, assim consigo melhor remoção de manchas, roupas mais perfumadas e por menos custo por lavagem, pois ambos são concentrados, com isso rendem mais que as outras opções e por render mais, preciso comprar com menos frequência e o custo vale a pena.

Já contei minha experiência ao trocar o sabão em pó pelo sabão líquido aqui no blog (leia aqui).


Convido vocês a testarem as dicas e depois me contem nos comentários qual dica funcionou melhor para você!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Resposta
    Talita Paiva
    25/04/2017 em 10:16

    vou no supermercado 1 ou 2x por mês e no sacolão/açougue 1x. faço uma lista completa, faço marmitas para 17 dias da semana e congelo. o restante vou criando na noite anterior ou aproveitando para montar marmitas com o excedente de refeições mais elaboradas durante o final de semana. assim economizo com tentações nos supermercados, com gasolina para ir la mais de uma vez e aprendo a ser mais versátil e econômica com os ingredientes, praticamente não jogo nada fora, e nada se apodrece também. já o ariel e downy, são os melhores que já usei <3 super compensa!

  • Resposta
    Bel
    24/04/2017 em 17:20

    Concordo com você totalmente! Supermercado pode custar caro no bolso mas acho que, com o tempo e a experiência, você vai aprendendo. Eu já faço compras pra mim um tempo e aprendi a otimizar tempo e dinheiro mas ainda é difícil. O único item que não tenho praticado é dos produtos concentrados. Não conhecia! Obrigada pela dica, vou procurar.

    Beijos
    http://belsantanna.com/

  • Resposta
    Divama Barbosa
    24/04/2017 em 16:34

    Oi Fran!
    As suas dicas são muuito úteis, e me ajudaram bastante! Principalmente por causa do cardápio semanal (preciso urgentemente de um).
    Abraços!

  • Resposta
    Lívia Madeira
    24/04/2017 em 09:59

    adorei as dicas, fazer uma lista e tentar segui-la é uma das melhores dicas!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Deixe uma resposta