Morando Sozinha? Comece aqui

Quer aprender a guardar mais dinheiro? VEJA O DESAFIO

Quer organizar sua vida? SAIBA COMO

5 Em Estudos

Técnica de memorização para estudos: como lembrar mais do que você estudou

Você já passou horas estudando um conteúdo, mas pouco tempo depois acabou esquecendo tudo que estudou?

Eu acredito que esse seja dos maiores desafios que enfrentamos, seja quando estamos aprendendo uma nova língua, uma matéria nova na faculdade ou qualquer conteúdo novo.

É por isso que hoje vou te mostrar o passo a passo de uma técnica que salvou minhas horas de estudos e hoje consigo me lembrar muito mais de tudo que estudei. E o melhor, de uma forma simples, que você vai conseguir aplicar aí na sua casa também.



Estudos já comprovaram que toda vez que aprendemos uma nova informação ela é armazenada na nossa memória de curto prazo. E como o próprio nome já sugere, essa memória dura por pouco tempo.

O que faz com que a gente realmente aprenda um conteúdo e fique com ele guardado na nossa memória, é quando esse conteúdo passa da nossa memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

A maneira como vamos usar isso nos estudos é bem simples, pois vamos utilizar a Técnica de Repetição Espaçada, isso vai te ajudar a passar as informações que você aprendeu da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

O gráfico abaixo te mostra mais detalhes sobre o que acontece tempo depois de você ter aprendido um novo conteúdo. Note que, uma vez que você aprende algo, isso começa a cair no esquecimento ao longo do tempo.

Fonte: lendo.org

O que fazemos na técnica de repetição, é “refrescar” a sua memória com o conteúdo que você aprendeu em espaços de tempo estratégicos, para que assim, você possa ter a informação armazenada na sua memória de longo prazo.

Eu tenho usado essa técnica para meus estudos com a frequência 1-7-14-30, isso significa que após aprender um novo conteúdo minhas revisões são feitas na seguinte ordem: 1 dia, 7 dias, 14 dias e 30 dias após aprender o conteúdo.


Baixe também a checklist de estudos! Nela você pode fazer suas anotações e listar suas revisões.

Você pode assistir o tutorial de como usar o método de cartões com repetição espaçada para estudar clicando aqui. Super recomendo, o tutorial exemplifica bem.


Desde que passei a aplicar essa técnica, tudo mudou nos meus estudos. Além de estudar durante menos tempo, eu sinto que o conteúdo realmente começa a ficar natural para mim ao longo do tempo (o que é completamente diferente de apenas decorar).

Você pode usar essa técnica para concursos, vestibular, inglês, cursinho e etc. A técnica é sempre a mesma, você deve revisar nesses períodos estratégicos (1-7-14-30), pois isso garante que o conteúdo não vá se perder.

Eu quero muito que você teste aí na sua casa e depois me conte como foi essa experiência para você.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.