34 Em Morando Sozinha

Alugando um imóvel: tudo o que você precisa saber

Coisas que você precisa saber para alugar um imóvellll Na minha cabeça, para alugar um imóvel era a coisa mais simples do mundo. Você encontrava o lugar ideal, ia até a imobiliária responsável, preenchia formulários e pronto! O lugar é seu. Bom, mas a verdade é que é a realidade é bem diferente, e alugar um imóvel pode ser uma verdadeira dor de cabeça com tantas burocracias.

Comigo foi assim, eu tinha até um bom prazo para começar a procurar apartamento e me mudar. E por isso nem estava muito preocupada. Mas isso foi até uma leitora deixar um comentário dizendo que quanto antes eu começasse a procurar era melhor (e ela é daqui da minha cidade!). Pensei sobre isso e resolvi começar a dar uma olhadinha nos imóveis. Afinal, como eu ainda tinha um tempo para me mudar, ficar olhando muitos apartamentos poderia ser ruim, pois pelo tempo eles poderiam ser alugados para outra pessoa. Mas mesmo assim eu resolvi olhar e a grande surpresa nem foi perceber que 99% dos imóveis eu não gostava. A surpresa mesmo foi saber como a burocracia era grande!

E para ajudar vocês, resolvi escrever esse post com dicas e soluções que vocês podem buscar na hora de alugar o seu imóvel.

Fiador: é a pessoa que fica responsável por você caso não haja pagamento do aluguel. A pessoa deverá ter alguma posse como imóvel, carro ou lote. Mas lembrando que há diferença de imobiliária para imobiliária e algumas aceitam apenas o imóvel como garantia. Algumas também pedem dois fiadores, renda comprovada de três vezes o valor do aluguel + taxas e o nome do fiador deve estar totalmente sem pendências.

Caução: foi a opção que eu usei para alugar o meu apartamento e acredito ser uma das melhores opções. O caução é uma opção que você deposita três meses de aluguel na conta do locador e esse valor fica retido até você sair do imóvel. Ou você também pode conversar para que ele seja usado para os três últimos meses do seu contrato. Mas de qualquer forma o dinheiro é seu. No entanto, ele fica retido como garantia. Também é preciso consultar, pois algumas imobiliárias pedem apenas o valor do aluguel, já outras cobram o valor do aluguel + taxas ou não trabalham com essa opção.

Título de capitalização: em algumas imobiliárias que eu fui, eles me deram a opção de fazer um título de capitalização. Que no caso era 10 vezes o valor do aluguel. É uma opção meio inviável, mas é uma saída para quem não quer fiadores. Mas acho que só vale mesmo se você gostou muito do imóvel, tiver essa grana sobrando e eles não aceitarem nenhuma outra opção.

Seguro fiança: essa também é uma opção bem interessante. Você procura por uma seguradora que ofereçam o serviço de seguro fiança e assim ficam responsáveis como seus fiadores perante a imobiliária. O custo do serviço é calculado diretamente na seguradora, levando em conta o valor do aluguel + taxas do imóvel que você quer. Eu cheguei a cogitar essa opção e na simulação que fizeram para mim, o valor ficou em cerca de 2 vezes o valor do aluguel. Ai você pode se questionar o motivo de eu não ter escolhido essa opção (já que o valor seria menor que o caução). O motivo é que essa taxa deve ser paga anualmente, enquanto o caução é apenas uma vez. Ah, e eles parcelam esse valor em 12 vezes.

Coisas que você precisa saber para alugar um imóvel-02

Documentação necessária: no meu caso foi necessário meu CPF, identidade, comprovante de residência e um comprovante de renda. Mas isso vai depender da imobiliária. Quando você se interessa por um imóvel, eles te entregam um formulário que é chamado de “proposta” e lá possuí todas as informações de documentação sua e dos fiadores, caso houver.

Contrato: é a garantia de ambas as partes. É preciso ler com bastante cautela e se você sentir necessidade, leve até o seu advogado. Após a sua assinatura é preciso “reconhecer firma” do mesmo, o que é feito em cartórios.

Vistoria: a vistoria é um documento que a imobiliária encaminha para você enunciando tudo o que contém no apartamento (inclusive seus defeitos). No final do contrato é necessário que você devolva o imóvel do jeito que recebeu. Se você não concorda com algo e acha que faltou alguma coisa (uma mancha no azulejo do banheiro, por exemplo), anote tudo e encaminhe para o responsável. Pois isso pode te livrar de futuras dores de cabeça, de ter que consertar um problema que já estava no apartamento.

Saída antes do tempo previsto no contrato: se você precisa se mudar antes do prazo estipulado no contrato, você deverá pagar uma multa estipulada pela imobiliária. E em caso de transferência no emprego, não há necessidade de pagar a taxa.

Aumento no aluguel: no contrato de locação virá descrito sobre um reajuste anual no valor do seu aluguel. Porém aumentos repentinos não poderão ser feitos sem o consentimento do locatário.

Aviso prévio: se os meses descritos no contrato acabaram e você tem interesse em sair do imóvel, é preciso avisar com 30 dias de antecedência na sua imobiliária por meio de um documento escrito.

Saída do imóvel: a imobiliária vai pedir o apartamento da maneira que entregaram a você. E isso incluí as paredes pintadas e todos os itens do imóvel descritos na vistoria (e em perfeito estado). É ótimo quando eles te dão a opção de taxa de pintura, pois quando você se muda eles mesmo contratam uma pessoa para pintar e o imóvel.

E esses são os pontos importantes na hora de alugar um imóvel. Espero ter ajudado vocês!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

34 Comentários

  • Resposta
    Victor
    25/02/2017 em 08:53

    Obrigado pela postagem, tirou muitas dúvidas de uma forma clara e simples!

  • Resposta
    Ana Costa
    03/01/2017 em 13:08

    Amei esse post! Eu já sabia que havia algumas burocracias como fiador ou caução. No nosso país tudo é muito burocrático, não tem jeito. E tudo demora muito também. Mas essas informações foram muito úteis! Obrigada!

  • Resposta
    Bruna
    30/10/2016 em 10:48

    Oi Fran. Tenho uma dúvida.
    Quando você dividiu apartsmento, você teve que comprovar a sua renda 3x maior do que o aluguel ou todas as rendas juntas (dos integrantes do apê) teriam que ser 3x maior do que o preço do aluguel?
    Toda essa burocracia precisa ser feita por uma pessoa só? (No caso de morar com outras pessoas).
    Aguardo resposta pls kk
    Obrigada por tudo você é sensacional!!
    Bjs

    • Resposta
      Franciele
      31/10/2016 em 09:55

      Oi Bruna, tudo bem? Essa parte burocrática foi feita por uma pessoa só.
      Bjs

  • Resposta
    Denilson Araujo
    16/04/2016 em 23:27

    Bem interessante artigo.

  • Resposta
    Curtindo ao Cubo | #07 | Que se Ame
    14/07/2015 em 02:17

    […] fofa da Fran deu dicas bem importantes para quem esta querendo alugar um imóvel! Vale super a pena a […]

  • Resposta
    Bruna Luiza Valente
    20/05/2015 em 11:40

    Fran,

    To tentando alugar uma casa tbm, mas está bem difícil.
    Sabe me dizer quais os requisitos que temos que ter para contratar o seguro fiança?
    Tipo, o valor do aluguel tem ser 30% do valor do salario…etc?

    • Resposta
      Franciele
      20/05/2015 em 16:49

      Bruna, essa infos vc tem que verificar com a empresa, pois muda dependendo da região, valor e etc 🙂
      Bjs

  • Resposta
    simone ferreira
    20/02/2015 em 17:57

    sobre a ideia da planilha, tipo assim: caucular tipo quanto ganho por semana, por mes, por ano, por hora! tipo valor 6, multiplicaria: 6 vezes 36, dá
    72, 6 vezes 1095, dá 6572 reais, porque o 1095? 1095 porque 365 dias ou seja, é um ano, 3 anos, 365 vezes 3 deram 1095, vezes 3 da 3 anos:
    ou se não entendeu, qual um melhor tipo de planilha de gastos do tipo fazer para ter uma ideia dos gastos de salário? bjs. como eu ja tinha
    tocado no assunto da planilha no comentario a cima, ja decidi falar por aqui mesmo.

  • Resposta
    simone ferreira
    20/02/2015 em 15:22

    a! descuuuuulpa viver comentando aqui, e que sempre que me bate uma dúvida relacionada a assuntos do blog, venho pra k perguntar.
    a dúvida desta vez é, vc, quando foi alugar seu apê, teve que usar rg e cpf para alugar? será, acho que depende da mobiliaria.eu acho que não se usa,
    alguns me falaram que se usa, mais não sei, seria bom perguntar a uma pessoa que ja passou pela coisa para dar uma informação muito mais
    bem detalhada sobre isso.
    a, outra, nada a ver mais ja coloca por aqui, risos: se pode fazer planilha para tipo caucular salário de emprego ou se olha isso na cauculadora? sou
    desatualisada sobre isso. bjos e obrigada.

  • Resposta
    simone ferreira
    20/02/2015 em 11:40

    obrigada querida!

  • Resposta
    simone ferreira
    19/02/2015 em 13:21

    ei, desculpe de novo comentar, mais tenho duas perguntas a fazer.. se precisa dos documentos para se alugar? e.. a opção do cheque calção é boa mesmo?
    a! espero respostas dos dois comentários rs.

    • Resposta
      Franciele
      19/02/2015 em 14:41

      Oi Simone, precisa de vários documentos (na imobiliária eles te falam quais são) e sobre o caução é uma opção sim caso vc não tenha alguém para ser seu fiador.
      Bjs

  • Resposta
    simone ferreira
    19/02/2015 em 13:15

    oi fran, tudo bem? caramba, pensava também que era facio, só ir lá, em fim igual vc falou. desse jeito, acho que irei optar pelo cheque calção. e acho

    muito obrigada, a suas dicas estão me ajudando muito!
    bjs da sua grande “fran” rsrsrsrs!
    só detalhinho mesmo.. acompanho seu blog desde 2013, achei ele numa pesquisa no google, depois de um ano sem acompanhar, voltei!
    rs! beiginhos, adoro seus vídeos também, ta!

  • Resposta
    Alessandra Ardano
    25/01/2015 em 17:10

    Também estou na busca de um imóvel para alugar. Sou do RJ e aqui os imóveis estão muito caros, é uma desproporcionalidades sem tamanho!!
    Ainda bem que com as suas dicas posso ir me organizando até o grande dia!!

  • Resposta
    Rachel
    03/09/2014 em 22:52

    Ótimo post! Estou nessa fase!!!

  • Resposta
    hellen
    14/07/2014 em 19:30

    que legal!!! com quantos anos vc foi morar sozinha?

    • Resposta
      Franciele
      14/07/2014 em 21:12

      18 🙂

  • Resposta
    Huany Pires
    29/06/2014 em 02:49

    Heei, Fran!! Amei esse post, de verdade.
    Em janeiro eu e algumas amigas vamos morar na capital (Vitoria) e dividir um apê, só tenho um mês pra correr atras de tudo isso, será que dá tempo?! (Argh, torcendo para que dê tudo certo.) E juroo que náo sabia que era tão complicado assim rsrs.
    Mas de qualquer forma.. muito obrigado pelo trabalho incrivel que tem feito linda <3

  • Resposta
    Hemylle
    29/05/2014 em 11:10

    Oi Fran! Porque você alugou o apê ao invés de comprar um? Não sei se a pergunta é muito pessoal (haha se for, sorry!!!) mas é que eu sempre fico na dúvida entre alugar um apê ou esperar um pouco e comprar o meu próprio.

    Beijo!

    • Resposta
      Franciele
      29/05/2014 em 11:16

      sim 🙂

  • Resposta
    Franciele Meireles
    23/05/2014 em 17:40

    Oi Fran,

    Sou Fran tbm, heheh, e sou apaixonada pelo seu Blog!
    ão perco nenhum post.

    Adorei suas dicas para alugar um cantinho para chamar de nosso…

    bjos!!

    Fran
    arrasenoglamour.blogspot.com.br

  • Resposta
    Ozielly Thawanny
    21/05/2014 em 04:01

    Mon Dieu!Quanta coisa…
    Agora imagina se você tivesse deixado tudo pra última hora ‘-‘
    A dor de cabeça ia triplicar! Não sabia que alugar um imóvel era tão complicado assim.
    Beijinhos :*
    http://vidadebloguette.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Daniele
    19/05/2014 em 18:06

    Excelente post! beijos Fran

    Blog Dani News

  • Resposta
    mah
    16/05/2014 em 17:52

    Amo o Blog
    Eu não conseguia alugar de forma alguma ,sempre dava algum problema , muito difícil achar um fiador e fora que os imóveis hoje são um absurdo de caro e fora que nunca gostava.
    Então resolvi comprar , não pensei que seria fácil e rápido como foi , comprei na planta e a entrega foi antes da data prevista.
    fiquei 6 meses procurando um ap e para comprar eu esperei 1 ano.:)

  • Resposta
    Laiz Diniz
    16/05/2014 em 11:50

    Oii Fran… eu moro de aluguel em uma kit (o valor de um ap é bem maior)
    E tb usei a opção calção… acho que é a melhor em mais fácil de todas né?! Pra mim arranjar um fiador não ia ser coisa simples rsrs…
    Eu e vc temos estilos MTooooOO diferentes rsrs, tenho mais a pegada urbana e não “romantic”, mas mesmo assim amo o blog e passo aqui todos os dias viu! rs

    Fica com Deus e muito sucesso!!!

  • Resposta
    Camila
    16/05/2014 em 10:53

    Realmente é muito burocrático. Mas algumas coisas acabam sendo uma segurança para o inquilino também, como a vistoria no imóvel…
    http://www.voulargartudo.com.br

  • Resposta
    Fêh Zenatto
    15/05/2014 em 22:02

    Fran, o que mais me deixou chocada é o valor para ‘reconhecer firma’. São muito documentos e, apesar do valor por documento, não ser alto, no final dá muita grana.
    Não sabia que era tanto.

    Mas é uma complicação mesmo alugar apê mas, pelo menos, é uma vez de tempos em tempos.

    http://www.blogcoisaetal.com

  • Resposta
    Samanta
    15/05/2014 em 19:21

    Eh bem burocrático mesmo!
    Minha mãe tem salão de beleza e já mudou de sala algumas vezes e sempre tem essas coisinhas!!

    http://vestidasdeluz.com.br

  • Resposta
    Nathali
    15/05/2014 em 18:14

    Adorei as dicas! No meu caso já estou consertando os itens que estragaram para não deixar para a última hora e ter gastos não previstos.

  • Resposta
    mari
    15/05/2014 em 17:13

    Nesse período em que vc esteve visitando imobiliárias e teve contato com essas opções de contrato, por acaso pode perceber uma média geral em torno de qual valor gira a taxa de pintura que algumas imobiliárias cobram na saída do inquilino do imóvel. Claro, considerando que pode variar de uma para outra…

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2014 em 20:41

      Mari, isso eu não faço ideia :/

  • Resposta
    Helena
    15/05/2014 em 16:56

    Que legal Fran! Muito bom! 🙂

  • Resposta
    Rafael
    15/05/2014 em 15:58

    Achou defícil alugar??? Comprar então você vai infartar, eu pelo menos quase infartei hehe, muitaaaa burocracia, e olha que o meu APE não foi comprado na planta rs

  • Deixe uma resposta