82 Em Outros

As lições do supermercado

Morando_Sozinha_mercado

Faz dois anos que eu moro sozinha e uma coisa que eu percebi essa semana é como a gente vai aprimorando nosso estilo de vida ao passar do tempo. Como vocês sabem, eu estou numa fase, digamos, de transição na minha rotina de alimentação. E isso exige bastante de mim. Além de ter que comer de três em três horas, algumas coisas não podem faltar no armário de jeito nenhum.

Eu confesso que até hoje morro de preguiça de ir no mercado. Eu enrolo até o último minuto ou até o último iogurte. Um hábito que eu quero desenvolver, é ter um dia certo da semana para fazer compras. Pois  só assim eu vou parar de enrolar.

E eu me recordo como no começo era super divertido fazer compras, mas agora eu estou quase desenvolvendo um site que entrega tudo aqui em casa (quem ai me apoia? hehehe). Mas falando sério. Quem ai mora sozinha a mais tempo ou tem essa rotina de ir fazer compras toda semana, também se sente assim, desanimada?

Outra coisa que eu também percebi, é que eu criei o vício de sempre fazer compras no mesmo lugar. Aqui na minha cidade existe uma diferença enorme de preços de mercado para mercado. E a pior sensação é quando você faz suas compras e depois vê que no mercado do lado estava mais barato. Affffff, depressão. E relaxa que o papo desse post é dona de casa mesmo. Só quem vive isso sabe como é.

Agora fiquei com vontade de perguntar uma coisa: vocês também decoram o preço das coisas e depois ficam comentando revoltadas? Tipo: “você acredita que eu paguei R$0,xx numa cebola? Mas que absurdo! Semana passada eu comprei pela metade do preço”. Pois eu sempre faço isso.

Mais uma das lições de supermercado que a gente aprende com o tempo, é saber o que vai comprar. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu tinha que voltar no mercado no meio da semana, pois não tinha comprado as coisas certas. Claro que com o tempo a gente vai pegando o jeito, vai adaptando a nossa alimentação e tudo parece se encaixar. Mas no começo lembrar de tudo que a gente precisa é dose! O jeito mais eficiente que eu encontrei foi fazer um cardápio semanal e uma listinha para lembrar de tudo que eu tenho que comprar. É uma dica meio clichê, mas eu particularmente demorei mais de um ano para começar a fazer assim.

insta

Então as lições que eu aprendi foram:

1) Ter um dia certo para fazer as compras.

2) Deixar de preguiça e fazer compras em lugares alternativos.

3) Fazer um cardápio semanal e uma lista de compras para saber o que comprar.

Bom, essas foram as minhas lições. Mas agora quero saber de vocês, quais são as lições que vocês aprenderam e o que vocês fazem para facilitar na hora de fazer as compras? Conta ai nos comentários.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

82 Comentários

  • Resposta
    Bruna
    11/11/2014 em 12:48

    Estou morando em Brasília sozinha e tem um frigobar sem freezer no apartamento. Vou ficar dois anos aqui, então, não pretendo comprar nada. Mas tem sido complicado, porque não dá pra congelar nada… Sem contar que ainda não consegui um jeito eficaz de armazenar verduras. As folhas ficam murchas de um dia pro outro. Alguma dica aí, pessoal? 😀

  • Resposta
    Millena Almeida
    27/06/2014 em 09:37

    Fran, acabei de conhecer o blog por causa do livro da Paty Lages, e ja li quase tdos os posts, amei!!
    Moro na bahia, divido casa com meu namorado, fazemos compras separadas pois ele é atleta e faz uma dieta diferenciada. Bem, ha 3 anos faço compras no meeeesmo lugar, pq!? é supermercado atacado/varejo e vende mais em conta por so vender a vista. Essa é uma dica valiosa, pelo menos pra mim rs, comida e produtos de limpeza são coisas que precisamos comprar todo mês, por isso, de modo algum compensa fazer essas compras no cartão ou cheque, ou vc estará sempre devendo! durante o mes compro frutas e legumes na feira ou nos mercados em dias de promoção. Assim consigo economizar bastante sem ter que diminuir a qualidade dos produtos q uso! Bjs!!!

  • Resposta
    Morando Sozinha – blog de decoração, culinária, faça você mesma, música, estilo de vida e muito mais! » Blog Archive » App: Meu Carrinho
    02/04/2014 em 12:30

    […] baixei, mas até então não tinha usado, pois tenho ido poucas vezes ao mercado. Ainda tenho aquele caso de amor e ódio, rsrsrs. Mas essa semana resolvi testar e vim aqui contar o que eu achei para […]

  • Resposta
    Naira Karla
    22/03/2014 em 14:56

    Fran, como você faz pra ganhar o seu dinheiro, teus pais te ajudam ? você trabalha ? com oque ?. Por favor me responda, quero muito saber, porque vou morar sozinha. Te admiro muito por ser uma pessoa competente, organizada… tem pouco tempo que te acompanho mais já deu pra perceber, continue assim, e me responda por favor Fran 🙂

    • Resposta
      Franciele
      22/03/2014 em 15:29

      Meus pais sempre me apoiara Naira, mas tbm sempre deixaram bem claro que se eu fosse morar sozinha eu teria que me sustentar sozinha. Então desde sempre eu trabalho e pago as minhas contas sozinha 🙂

  • Resposta
    Carla Cajado
    28/02/2014 em 02:39

    Muito legal seu texto, Fran. Talvez ficaria até mais fácil se fizesse uma lista de tudo que precisa em um mês, sei que são muitas coisas, mas seria UMA compra do mês ao invés de quatro.

    Não sei se por aí tem, mas aqui perto tem um mercado que tem uns carros na porta, e pagamos para nos dar uma “carona” com as compras até em casa. Eles só não vão guardar as compras com você (que eu sei que é meio chato…) mas podem ajudar a descarregar do carro pelo menos. 😀

  • Resposta
    Paty
    13/02/2014 em 16:06

    Olá! Então, eu tenho 22 anos e moro em Juiz de Fora por volta de uns 5 anos, mas morando sozinha estou a uns 2 anos. E é exatamente isso, eu enrolo ao máximo para ir no mercado, mas o melhor (ou pior né) é que tem um mercado praticamente embaixo da minha casa, mas é empório, mais caro do que eu andar mais um pouco e achar um mercado mais barato, mas aonde eu deixo minha preguiça?
    Por incrível que pareça, comecei esse mês a pensar em separar um dia na semana para fazer as compras, com listinha e tudo mais, tentando comprar só o essencial. Minha próxima meta é andar um pouco mais para ir em um mercado mais barato. Vamos ver né. Parabéns pelo blog. 😀

  • Resposta
    Patti A.
    27/01/2014 em 02:01

    Amei. Também fico com os precos na cabeca e qdo vou em outro lugar fico comparando.
    Fico adiando ir no mercado ate nao ter mais jeito tb k,. Mas aprendi que tenho que fazer uma lista, no celular mesmo, pra nao esquecer nada, alias sempre compro a mais.

  • Resposta
    Dedamira
    22/01/2014 em 18:16

    O meu problema é que sempre vou ao mercado compro mil e uma futilidades. E comida, aquela que sustenta não trago quase nenhuma, mas aí a preguiça é maior e passo a semana quase toda só comendo porcaria. Mas já melhorei bastante, depois de um ano dá pra aprender muito. Agora tento fazer uma lista em casa, pra não trazer coisas desnecessárias e sim trazer aquilo que preciso. Bjs!

  • Resposta
    Aline
    22/01/2014 em 12:13

    Eu vou toda semana também, normalmente na Quarta-feira (quando tem as promoções de frutas e verduras), aí uso o aplicativo lembretes para colocar todos os itens que tenho que comprar, fica mais fácil para não esquecer e eu anoto na semana o que preciso comprar. Assim também não compro algo desnecessário, fico me controlando pra isso.

    Sobre carne, também faço o que foi dito ali em cima, compro na quarta quantidade suficiente para a semana e pro final de semana, frango e carne, corto tudo como desejo (em filé, em cubos, em filetes) em coloco em saquinhos de congelamento. Assim, fica mais fácil pra fazer no dia a dia.

    Os produtos de limpeza eu compro no sam’s clube aqui da cidade, nós sábados as 09:00 da manhã. (Adoro esse horário, quase ninguém vai no mercado logo cedo), lá posso comprar em grande quantidade, o que facilita. Acabo comprando de 2 em 2 meses.

    Saladas (dieta eeeeee o/) eu compro também na quarta, lavo, seco e coloco em potes bem vedados, dura uns 7 dias sem ficar com as folhas feias. E separo por porções mesmo, aí vou so pegando os potes quando quero comer. 🙂
    Se quiser mais dicas me manda email 😛

    (Aqui em Curitiba alguns mercados tem e-commerce, sempre quando estou sem tempo compro por eles, aí peço para entregar ou retiro lá mesmo. O bom são as frutas e legumes, eles sempre separam as mais bonitas. Pq eles separam as que acabaram de chegar e ainda estão no estoque. Não as que estão já a venda)

  • Resposta
    Vivi Lemes
    21/01/2014 em 14:30

    Oi Fran!
    Eu amo fazer compras. E não cansei ainda! Pesquiso preço, aproveito promoção e comento o preço mesmo. Ainda por cima fico ligada na inflação (vc viu como tá ficando caro comprar carne, por exemplo?). Viciadíssima, especialmente em mercado grandão!! *-* hahaha

  • Resposta
    Gabby
    21/01/2014 em 14:04

    Também moro sozinha há 2 anos, e uma dica que vale muita a pena é comprar verduras, frutas, arroz, temperos e etc em mercadinhos, onde geralmente essas coisas estão mais baratas que no supermercado. Lá só vale mais a pena mesmo comprar coisas industrializadas.

  • Resposta
    Natália Weigert
    22/11/2013 em 21:59

    Olá meninas, olá Fran, minha dica é olhar as promoções (panfletos online) na internet, comparar os preços e optar por comprar só as promoções, faz muita diferença, acreditem! Aprendi com minha sogra, ela tem restaurante e fica de mercado em mercado só pegando as promoções, antes eu me perguntava: Será que vale a pena a gasolina que ela gasta? Mais tem um mês mais ou menos que eu e meu marido estamos responsáveis pelo café da manhã do restaurante e as compras passaram pra minha responsabilidade e aí sim tenho me interessado nas promoções e tenho visto que vale a pena andar um pouco mais atrás da tão querida promoção.

  • Resposta
    Raquel Fernandes
    10/11/2013 em 14:51

    OI, eu não moro sozinha, mas, as compras aqui são mensais só que é aquela compra de tudo, vai compra de tudo mesmo, pega um taxi e se mata pra colocar dentro de casa, por que eu moro no último andar do prédio,.

  • Resposta
    Noara
    25/10/2013 em 14:26

    Bom , faz 1 anos e meio que moro sozinha, geralmente faço compras de 15 em 15 dias porem como sou um poooooouco assim mão de vaca mesmo com o portugues claro sempre estou de olho nas promoções e corro para aproveitar mesmo q não seja dia de compra, ja elimino itens da lista e acabo gastando menos e fazendo mais “exercicios” rs rs

  • Resposta
    Mouriza
    18/10/2013 em 16:48

    Boa tardee Fran…
    Adorei seu blog, ainda estou lendo todos os posts, estou morando sozinha a 5 meses, e tenho muitaaa preguiça de mercado tambem…peguei o habito de comprar produtos de limpeza “de bastante”, e vou ao mercado toda semana, como faço dieta, preciso muito de frutas frescas e verduras tambem, moro em São Paulo e minha sorte é que tem um sacolão pertinho de casa.Quanto ao mercado é complicado porque a diferenca de preço sempre existe,mas por trabalhar o dia todo e ter pouco tempo no fds acabo não me irritando tanto com essas diferenças.
    Procuro tambem anotar tudo que realmente preciso, pra não comprar “porcarias e guloseimas” e tambem faço uma listinha de cardapio, porque como cozinho so para mim e enjoo facil de comer coisas repetidas, sempre to buscando receitinhas rapidas e saudaveis, isso facilita muitooo minha vida!!!
    Adoreii tudo beijos

  • Resposta
    Aparecida
    05/10/2013 em 11:09

    Uma dica legal para não pagar mais caro no supermercado é optar pelas frutas ou legumes da estação assim você vai pagar mais barato e continuar se alimentando bem.
    Xero…

  • Resposta
    paula
    26/09/2013 em 22:18

    Olá
    Aqui em Sp quando você vai para feira livre existem opções de comprar quantidades pequenas de cenoura ou outro alimento e com valor bem baixo… como eu não como carne meu cardápio é mais rápido de
    preparar… e comparar os cartazes do supermercado ajuda bastante… adorei o seu blog.. bjs

  • Resposta
    Washington
    25/09/2013 em 09:08

    Olha que legal, acabei de me mudar pra juiz de fora, morando sozinho, e pesquisando por ajuda sobre como lidar com a situação acabo parando em um blog de uma juiz de forense (sei lá se é o termo certo rs). Mas enfim, gostei do artigo, anotei e vou ler mais 😀 obrigado pelo help xD

  • Resposta
    LILIAN
    14/09/2013 em 02:47

    Eu compro produtos de higiene e limpeza, (uma vez no mes) no lugar A, frutas,vegetais, frios no lugar B, (uma vez por semana) marquei na minha cabeca q vou na terca-feira pq este local esta perto da facul, e eu so tenho aula neste predio neste dia.Ainda, as vezes, quando ja tenho pouca coisa (pode ser uma so vez no mes) compro os secos (latas, feijao, arroz, macarrao, bolachas) em lugar C.

  • Resposta
    Luana Jennyfer
    11/09/2013 em 23:42

    Fran como vai?
    Nossa meu vc falou tudo o que eu passo!!!
    Igualzinho, moro sozinha e sempre fico cansada com meu trabalho e acabo me trapaceando nessa parte das obrigações.
    Tanto é ki esse negocio estipular sempre o mesmo dia da semana para ir no mercado eu tento mais nuncaaaaa funciona a preguiça e o trabalho sempre falam mais alto.Pra mim o que mais funciona é verificar as possibilidades.Por exemplo na quarta estou sem compromissos e comi muito a tarde, então já há possibilidade de ter energia para ir depois do trabalho, ou não estou precisando fazer hora extra no trabalho e minha casa ta organizada então já corro pro mercado, ou de uma vez por todas o melhor a fazer é estipular um horário no fim de semana…
    Meu e outra coisa é sempre tento comprar a mais do que preciso ou melhor tudo em dobro, para não correr o risco de ficar na mão quando mais preciso.Pois eu sempre me engano na hora da lista de compras, eu anoto tudo mais no final sempre esqueço de comprar algo que precisava, acho ki o motivo disso só pode ser um…a pressa de voltar logo pra casa rsrsrs.
    Espero ter acrescentado ^^
    Bjosss

  • Resposta
    Tainah
    27/08/2013 em 22:59

    Oi Fran! Ja acompanho seu blog há algum tempo, mas é a primeira vez que comento. Moro sozinha há uns dois anos e no inicio achava muito chata essa rotina de ir ao mercado. Fora que acabava estragando muita comida. Acredito que para quem mora sozinha, o melhor, é fazer compras por semana. E eu tenho dia certo, p isso sou bem disciplinada. Tenho a sorte de ter vários mercados perto de onde moro, entao faco tudo a pé. Mas divido pelo perfil de o que encontrar e precos. Eu nao me importo mas minhas amigas que tbm moram sozinhas por aqui nao tem paciencia p me acompanhar num circuito que pode chegar a 4 mercados diferentes. Alocka… Ahahaha

  • Resposta
    Caroline Segovia
    23/08/2013 em 16:20

    Oi Fran, li o seu post e lembrei de um post que escrevi sobre Organização na Cozinha. Acho que vai ajudar! 🙂
    Não vim fazer divulgação n, tá? Lembrei mesmo! rs
    Bjus, adoro o seu blog!
    http://cadernodeorganizacao.com/2013/07/26/como-se-organizar-para-cozinhar/

  • Resposta
    Erika
    22/08/2013 em 12:30

    Fran ! Parece que a cada post vc lê meus pensamentos, não moro sozinha, moro numa república e sério estou in loveeee com o blog. Esse post então… Precisava urgente de dicas para agilizar o supermercado, me sinto desanimada tbm de ir fazer as compras e as vezes vou só qdo não tem mais nada pra comer,rs Acabo me alimentando mal. Vou eleger a sexta pra comprar comida, obrigada pelas dicas =)

  • Resposta
    Prii Andrade
    21/08/2013 em 16:55

    Ola Fran,
    tudo bem querida?
    Então, faz quase 1 ano que moro com meu namorado e em todo esse período fizemos compras juntos. No começo comprávamos toda semana e realmente isso é chato. Decidimos fazer compras para o mês. Todo dia 3 ou 4 do mês vamos ao supermercado comprar tudo que precisamos. Ai no meio da semana, incrivelmente sempre falta algo, geralmente verduras e frutas. Dai somente ele vai 😀
    E fazemos compras no mesmo mercado há 1 ano, nem vejo o preço nos outros, porque pela comodidade esse compensa, super perto de casa ^^
    Adoroooo aqui!
    Beijos <3

  • Resposta
    iara
    21/08/2013 em 13:13

    Olá, Franciele! Estou super apaixonada pelo seu blog, sério mesmo. Parabéns! Estou organizando meu aniversário e me inspirei em várias dicas suas. Gostaria que você postasse mais sobre festinhas, se possível. Beijinho! (não mandei por e-mail porque no contato você pediu pra mandar as sugestões por comentário) 😉

  • Resposta
    Larissa Banister
    21/08/2013 em 08:36

    Fran, eu tinha listinhas, era super organizada para ir ao supermercado. So que aqui em casa meu marido eh quem cozinha e ele comecou a dizer que a minha organizacao inibia a criatividade gastronomica dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pode? Agora nao temos mais dias, nem listinha eu preciso ir no supermercado varias vezes por semana (ainda bem q perto de onde eu moro tem varios). Compramos montanhas de comida sem necessidade, mas prefiro isso do que inibir meu homemade chef rs rs. Aqui na Inglaterra os supermercados entregam em casa e o servico eh otimo, ja existe isso no Brasil, nao ja? Se nao, desenvolve sim, com certeza faria o maior sucesso (no google vc ve exemplos, basta colocar tesco uk ou waitrose uk). Beijos =*

  • Resposta
    Ana
    21/08/2013 em 08:12

    Oi Fran, eu moro sozinha já tem uns 5 anos, mas essa questão de compras atualmente está sendo bem tranquila porque eu tomo café e almoço no trabalho, então só tenho que me preocupar com os lanchinhos, jantar e finais de semana, então estou gastando bem menos no mercado. Sou nutricionista e aprendi a me controlar na faculdade porque aprendemos várias maneiras alternativas de diminuir os custos e se alimentar bem. Essas suas lições estão corretíssimas, deve-se ter organização mesmo e disciplina, do tipo: o chocolate olha pra você e você diz: “Não vem não baby que hoje estou difícil” e sai de braços dados com uma sacola de frutas, hahaha. É mais ou menos poraí (:
    Beijos da Ana e parabéns pelo blog :*

  • Resposta
    Annanda Sousa
    21/08/2013 em 01:44

    Eu primeiro demorei a conseguir saber exatamente o quanto eu comia. Impressionante que quando estamos fazendo compras achamos que comemos o MUNDO, né. Mas depois, a cada semana, via comidas estragando, o que despedaça meu coração (e dinheiro).
    Também cheguei a conclusão que é melhor fazer compras semanais. Assim a gente tem mais noção do que come. E dá tranquilo para comprar coisas que estragam mais rápido só uma vez por semana, como por exemplo frutas e algumas folhas e verduras. Assim você come tudo na semana e não deixa estragar.
    Eu tbm vivo decorando os preços e depois sofrendo se paguei mais em algo. hehehe. Mas vivo trocando de mercado para comprar, mesmo que tenha que pegar um onibusinho 😉
    Tenho um dia certo para fazer compras, mas mesmo assim morro de preguiça. E tbm acho super sem graça cozinhar só para mim. Nessa questão fazer lanches é bem melhor para mim do que fazer arroz, feijão, etc.
    Outra coisa que aprendi é que sai mais barato comprar frutas e verduras em hortifruti e não no mercado mesmo, que geralmente é mais caro.
    Adorei seu post! 😉

  • Resposta
    Anne
    20/08/2013 em 20:08

    Oi Fran,
    Eu sei q não tem nada a ver com o assunto desse post mas eu queria saber mais sobre o seu curso técnico de mecânica, se entendi correto, por favor. Como é, quanto tempo durou, em que área vc vai atuar etc.
    Bjs

    • Resposta
      Franciele
      21/08/2013 em 10:19

      Anne, eu fiz integrado com o meu ensino médio, durou 3 anos.
      Bjos

  • Resposta
    lili
    20/08/2013 em 13:20

    O que eu aprendi é que sem organização e com preguiça nada dá certo.

  • Resposta
    Tátila
    20/08/2013 em 09:37

    Nossa Fran, esse é um dos assuntos que mais me assustam. Vou me casar em 7/12 e aqui na minha cidade tem trocentos supermercados perto da minha casa. E mais um monte no caminho pro trabalho. Então, tem muito isso, pagar um valor e depois ver que na esquina tava mais barato. Poxa!!! Uma coisa que eu adoro (mas muita gente não gosta) é de ler os panfletinhos que eles deixam na caixinha do correio (aí em JF também tem isso?). Lá tem os itens em promoção. Só promoção. Eu já comprei algo que eu iria precisar daqui uma semana só, para aproveitar o preço baixo. Nós temos sim que ter dó do nosso dinheiro. Afinal, só assim conseguimos coisas mais grandiosas. Nem acredito que semana passada demos uma entrada gordona pra minha casa própria. Agora tem mil prestações, mas é melhor do que o aluguel.
    Enfim. Obrigada por sempre nos ajudar com posts super úteis pra quem vai começar ou já toma conta do próprio nariz, hehehe…

    Beijos.

  • Resposta
    Aninha
    20/08/2013 em 09:21

    Primeiro parabéns pelo post descontraído e por esse blog maravilhoso! Uma dica importante: Nunca pensem SÓ em economizar e comprar do mais barato! De vez em quando DEVEMOS fazer alguns luxinhos. Seja um queijo um pouco mais caro, um bom vinho, cozinhar algo exótico, algo assim… Porque se a gente pensar SEMPRE em comprar do mais barato e nunca abrir essa exceção, a vida pode ficar meio sem gosto. Um luxinho por mês, nada mais! 🙂
    Beijinhos

  • Resposta
    Lidy
    20/08/2013 em 07:52

    Oie..

    Eu achava fazer compras uma diversão….mais estou mudando de ideia por causa das filas..um saco!

    Eu faço uma compra por mês…e sempre faço uma lista…quando vejo que algo acabou já anoto pra não esquecer…

    A carne eu compro por mês tb…e congelo em saquinhos transparentes uma refeição cada…acho muito prático…se eu tiver que sair pra comprar carne pra fazer almoço ou janta..eu como ovo..kakakaka….

    Acho que é isso..

    Beijao!

  • Resposta
    Lís Ferreira
    20/08/2013 em 01:35

    Fran, vou no mercado e só compro doce e salgadinho, chego em casa paro e penso, putz, cadê o arroz e feijão? SEMPRE assim, ai vou eu lá e volto pra comprar a ‘cesta básica’ do mês, hauhauah Dica: no DIA% as coisas na quinta feira são mais baratas.
    To te seguindo no insta, segue lá tbm lisxferreira.
    bjossss

  • Resposta
    Bia
    20/08/2013 em 01:27

    Oi Fran, aqui em SP tem esse serviço em alguns mercados tipo sonda e extra, esses dias resolvi testar o serviço do Sonda, tbm morro de preguiça de ir ao mercado, e olha que nem moro sozinha! kkkkk Então, eu achei pratico por vc estar na sua casa, e fica bem mais fácil até pra conferir o que precisa, entregaram tudo certinho, mas acho que a parte de frutas e legumes, é melhor comprar pessoalmente pq cada um gosta de um jeito né.. Mas é uma boa alternativa esse serviço kkkkk

    Beeeijos

  • Resposta
    Rachel
    20/08/2013 em 00:36

    Eu fazia compra do grosso (arroz/feijão/papel higiênico/biscoitos/tudo o que não estraga) uma vez ao mês com a quantidade anotada na listinha e os frios/pães/legumes/frutas toda semana. Agora faço de 2 em 2 semanas e não me permito ir tanto ao mercado já que muita coisa aprendi a congelar. Com a prática vamos fazendo de acordo como melhor atende nossa rotina! Acho que vc é mt organizada!!! Parabéns!!! Ah, e digo mais… Vale muito aproveitar oferta. Se vc anotar, no fim do mês vai sobrar uma graninha bacana!!! Bjks

  • Resposta
    Driele Reis
    20/08/2013 em 00:10

    Oi Fran !
    Aonde moro aqui em JF sofro com o mesmo problema da rede de mercado mais próxima daqui de casa ser a mais cara …
    Mas como moro sozinha já faz um tempo, acabei fazendo o “estocão” – pego os folhetos de mercado que sempre tem na portaria do prédio, vejo se a promoção compensa e compro em quantidade. As frutas e legumes compro no Municipal ou no próprio mercado as vezes por causa de horário.

    Amando demais o blog, tá de parabéns !

  • Resposta
    Mariana Campelo
    19/08/2013 em 23:48

    Olá meninas, oi Fran. Sou do time da Débora, não moro sozinha, mas geralmente ajuda nessa tarefa de “alimentar” a dispensa. Minha mãe já adotou vários métodos de compras (para o mês todo, semanal e agora estamos indo a cada quinzena).
    O que observei, disso tudo, é que é bem mais fácil parar alguns minutos antes de ir às compras e dar uma conferida no que está faltando e o que está acabando. Produtos de limpeza, higiene pessoal e afins sempre compramos muitos para durar de um a dois meses (assim percebemos que economizamos mais tempo e dinheiro).
    Uma coisa que tem me ajudado é o caderno de organização. Comecei a incluir a tarefa e a lista de compras em algumas guias, como rotina*, caixa de entrada*, wishlist (já que as vezes gosto de me mimar comprando algumas gordices)* e dieta*. Até agora tá fluindo bem. (Minha mãe agradece)
    Espero ter ajudado.
    Beijos gatas!

  • Resposta
    Flora Castro
    19/08/2013 em 23:44

    Tive esse problema hoje!

    Ia passar fome se não tivesse ido ao supermercado… Ainda preciso melhorar demais nesse quesito. Tentei fazer cardápio semanal uma vez, mas não deu certo. Preciso de algo mais prático que cozinhar “arroz e feijão”. Você não tem nenhuma dica nesse caso não, Fran?

    Beijo

  • Resposta
    Ludmilla
    19/08/2013 em 21:31

    Oi Fran, nunca comentei aqui;
    Muito válido seu post, moro sozinha a mais de um ano, as compras semanais e o post-it na geladeira não falham, é só tirar, colar dentro da carteira e ir ao supermercado.
    E prestar atenção nos folhetos de promoção. Ás vezes não preciso de certo item nessa semana, mas na próxima sim, então pq não levar se está na promo, é economia na certa!
    E sempre comprar só o necessário, e frutas frescas para a semana.

  • Resposta
    Jade
    19/08/2013 em 21:19

    Fraaaaaan, mas tem muito mercado por aí que faz entrega viu? Sei por experiência própria! HAHAHA. Também morro de preguiça… E eu também tô na RA, então fazer compras nem é mais tão divertido assim, rs.

  • Resposta
    Aline
    19/08/2013 em 21:17

    Oi Fran!
    Ahhhh… eu acho que até hoje eu não conheci alguém que não achasse chata essa rotina de ter que ir ao mercado. Eu particularmente acho um saaaaaco!
    Enfim, moro sozinha já há 3 anos, depois que minha mãe faleceu, mas mesmo antes, já fazia compras e tinha essa rotina e uma dica que eu posso te dar e que vale muito é: faça compras de mês!!!
    É comprovado e eu já coloquei no papel: quando fazia compras semanais ou quinzenais, sempre gastava mais… não me pergunte o por quê! Mas eu economizo muito comprando mensalmente. Coisa de R$ 100 a menos!!!
    Como eu faço: mensalmente eu vou ao mercado e compro aquelas coisas que a gente sabe que podem ficar em casa 1 mês que não vão estragar: arroz, feijão, farinha, extrato de tomate, biscoito, manteiga, requeijão, macarrão, papel higiênico, pasta de dente… enfim, deu para entender, né?! E compro frutas, verduras, frios, pães, à medida que vou precisando em casa…
    Não parece, mas isso traz muita economia! Eu já coloquei no lápis e deu certo!!!
    Se gostar da dica, tente que você vai ver!!!
    Beijoooos e adorei o post.

  • Resposta
    Clara
    19/08/2013 em 20:42

    Fran, já conhece o app qqfalta ? Nele dá pra fazer diversas listas de supermercado, incluir a quantidade, detalhes do produto e preço (aí vc pode comparar quando mudar de supermercado). Ainda dá pra compartilhar suas listas com quem vc divide as compras! e é gratis!! Além de não correr aquele risco de ir no supermercado e ter esquecido a listinha (de papel) em casa. Bjo

    • Resposta
      Franciele
      20/08/2013 em 11:34

      Ele também está disponível para quem usa IOS? procurei e não achei :/

  • Resposta
    Cheila
    19/08/2013 em 20:23

    Oi Fran. Realmente este é um assunto de dona de casa mesmo… rsrsr. Mas pra nós que passamos por isso é realmente indispensável falar do assunto.. Eu sempre vou as compras com meu marido e a regra que seguimos é sempre fazer a Lista antes.. Outra que acho boa é fazer um lanche antes de ir ao Super.. Essa nem sempre conseguimos seguir… Quando se vai com fome a chance de gastar mais comprando tudo o que se vê pela frente é bem maior né.. Beijo e sucesso!!!

  • Resposta
    Mariana Moura
    19/08/2013 em 20:20

    Nooooossa, eu sou a preguiça em pessoa pra mercado e é só entrar que quero sair correndo e pegar tudo pra ir embora logo. Detesto a lerdeza das pessoas, das caixas, as filas da carne…
    E tenho reparado que tudo fica mais caro no começo do mês, quando a maior parte das pessoas faz compras, então agora tô tentando comprar aos poucos e em dia de promoção. Uma verdadeira tortura.

  • Resposta
    Taianne Flaubert
    19/08/2013 em 20:02

    Eu não moro sozinha e nunca fui de ligar para fazer compras, mas depois que decidi ter uma alimentação mais saudável aprendi que a feira é melhor que sacolão e mercado. Na feira, pelo menos daqui, é tudo muitoooo mais barato que no mercado e sacolão. A primeira vez que fui na feira e percebi que poderia levar 12 laranjas por R$1 meus olhos brilharam… rsrs.. essa seria a minha dica, algumas coisas são melhores na feira.. rs =)

    • Resposta
      Franciele
      20/08/2013 em 11:36

      Eu tenho muita vontade de ir na feira! Mas morro de preguiça :/
      Essa semana vou tentar ir 😀

      • Resposta
        Taianne Flaubert
        22/08/2013 em 18:54

        vai sim Fran, acho que é a melhor coisa pra quem quer economizar dinheiro, sem contar que a variedade é enorme, nem se compara ao mercado =)

  • Resposta
    Letícia Ohanna
    19/08/2013 em 19:54

    Não é só você não srsrrs eu também fico comentando revoltada o preço das coisas, só que não tem ninguém que entenda profundamente pq das minhas amigas soh eu moro sozinha srsrsr.
    Eu tenho 2 mercados e 1 feirinha diária, eu deixo para comprar frutas e verduras na feirinha. Entre os mercados eu decoro o preço médio d alguma coisa, se tiver muito caro, tiro um dia p ir no outro mercado (ou no mesmo dia) comprar o resto, já que sao proximos…um exemplo eh o leite de soja, em um eh 3,95 por ai…no outro eh 2,59…eu ja ateh sei o dia d reposiçao do leite e corro para la kkkk

  • Resposta
    Débora Delgado
    19/08/2013 em 18:49

    Não moro sozinha, mas minha mãe sempre tem esse problema, vai lá, faz compras e acaba tendo que voltar no dia seguinte no supermercado porque esqueceu de comprar alguma coisa. Acho que fazer uma lista seria melhor né. Quando compro algo pra mim sempre faço uma lista, assim não esqueço nada. E com certeza, comprar em lugares alternativos é bem melhor.
    hehhee
    Beijos

  • Resposta
    Daniele
    19/08/2013 em 18:46

    Fran, também morro de preguiça de ir ao supermercado, acho muito chato e cansativo, mas aqui em BH conheço um supermercado que na verdade é de outra cidade mas entrega em BH, que você faz a compra pela internet e recebe tudo bonitinho em casa, ai o trabalho é só guardar! e o bom de fazer pela internet que você já vai conferindo o que tem em casa e o que precisa comprar.

    beijos

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:08

      Opaaa, curti demais essa ideia! Podia vir pra JF 😀

  • Resposta
    MihOliveira
    19/08/2013 em 18:34

    Ai Fran, daqui uns dias vou começar morar sozinha e tô tentando absorver o máximo das suas dicas! Ainda bem que encontrei teu blog. HAHAHAHA
    Peixos ;*

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:08

      <3

  • Resposta
    Luana
    19/08/2013 em 18:28

    Fran, eu adoro ir ao supermercado, mas também fico apavorada com as diferenças nos preços! E o pior é que o mercado perto da minha casa é o de preços mais altos, então sempre bate aquela preguiça de ir até o outro lado da cidade pra comprar mais barato e acabo gastando bem mais, heheh!

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:08

      Aqui em casa também acontece isso Luana. Como eu moro no centro, o mercado mais próximo é o mais caro. Sniffff

  • Resposta
    Daniela
    19/08/2013 em 18:25

    Nossa Fran, me vi em você. Moro sozinha já fazem 5 anos, e detesto fazer compras no mercado. Decoro os preços e fico indignada, tipo dona de casa mesmo! hahaha. Comecei a fazer um cardápio também, fica bem mais fácil de fazer as compras e perco menos tempo! Parabéns pelo seu blog, adoro seus posts! Beijo

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:09

      hhehehehe, toca aqui o/\o

  • Resposta
    Yara Sousa
    19/08/2013 em 18:20

    Adorei Fran acho super digno você ficar postando mesmo essas coisas bem donas de casa, estou treinando pra sair da minha então quero aprender tudo logo logo.
    Passando para desejar uma ótima semana.
    Beijo grande.
    yarasousa.blogspot.com.br/

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:09

      Que bom que vc gostou Yara!
      Bjs

  • Resposta
    Poliana
    19/08/2013 em 18:05

    Adorei o post Fran!Uma dica para quem está fazendo dieta é não ir para o mercado com fome!! Porque ai você não resiste as tentações e acaba comprando uma besteirinha ou comprando comida de mais!
    Beijos

  • Resposta
    Bea
    19/08/2013 em 17:51

    Meu namorado fazia compras sempre no mesmo lugar e sempre pegava as marcas mais caras… convenci ele a mudar e ele conseguiu economizar mais de 100 reais 😀

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:10

      Nossa!!!

  • Resposta
    Nathália Millen
    19/08/2013 em 17:46

    Oi Fran, moro com meu noivo há um ano e só agora estamos tendo disciplina quanto às compras do mês/semana. Antes íamos no mercado e nossas compras não duravam nem uma semana, justamente por não fazermos a tal lista. Hoje já estamos mais conscientes quanto a isso, continua um pouquinho difícil pq exige muita organização e sinceramente..morro de preguiça também kkkk mas vamos fazendo um esforcinho que dá! 😀 Adoro seu blog e você me inspira organização e fofurice. Parabéns!

  • Resposta
    Nati
    19/08/2013 em 17:45

    Oi Fran!
    Eu moro sozinha há alguns anos e depois de uma temporada morando com meu irmão, voltei a morar sozinha. Realmente ir no supermercado já não é tão divertido quanto era antes rsrs, também sempre vou em um único supermercado e como agora eu faço as compras de mês sozinha e levo embora pra casa no braço mesmo, acabo comprando só quando tá precisando de coisas lá em casa, isso não é muito legal, pois no fim acaba gastando mais rsrs mas como eu tenho gastado pouco com comida, pra mim tem dado certo.
    Por falar nisso, tu poderia fazer um post sobre comida e cozinhar pra você, pois antes as vezes almoçavam lá em casa algumas pessoas, agora sou sempre eu e fico cada vez mais desmotivada pra cozinhar, é muito chato fazer só pra mim!

    Bejinhos =*

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:11

      Huum, pode deixar Nati, dica anotada!
      :*

    • Resposta
      Alba Rocha
      13/10/2013 em 23:53

      Nossa, morei sozinha por 3 anos e compartilhei sua dor, Nati. Acabei me alimentando muito mal por causa dessa história de desanimar por fazer comida só pra mim. Acabava comendo besteira, fora ou nem comia. =P

  • Resposta
    Natalia
    19/08/2013 em 17:42

    Ai eu saí de casa há 2 meses qnd casei e ainda estou me adaptando a rotina de supermercado toda semana. E sempre esqueço de comprar algo. E logo as coisas mais básicas: leite, ovos, arroz, açucar, etc. Biscoito, refrigerante, e fandangos o marido nao deixa esquecer ne? rsrs
    Entao acabo as vzs tendo q fazer 2 compras na semana, a 2a pra comprar tdo q esqueci na 1a haahaaha
    Mas agora que descobri um supermercado aqui q dá pra comprar online e marcar o horario da entrega ficou tudo mais facil, nao tem fila, nao tem pressa, dá pra eu olhar cada sessão com calma e verificar o q está faltando. Uma mão na roda!

  • Resposta
    Adeline
    19/08/2013 em 16:52

    Puts, pior que mesmo morando sozinha há tempos eu ainda amo ir ao supermercado! hahah Deve ser gordice mesmo. Mas ó, um costume legal que perdi – e quero voltar a ter – é o de ir em feiras, onde tem coisa saudável, fresquinha e barata! 🙂

  • Resposta
    Rosi
    19/08/2013 em 16:30

    Olá Fran, acho q é a primeira vez q comento no blog, normalmente eu só acompanho, mas neste post me deu vontade de compartilhar minha experência. Tem 2 anos que saí da casa dos meus mais e fui morar com meu noivo. Na maioria das vezes fazemos compras juntos e não temos rotina de fazer compras, nem sempre temos lista (mas já percebi q quando tem lista nós gastamos menos com bobagens). Normalmente fazemos as compras no mercado é o mais perto de casa, mas pode variar principalmente pq é comum irmos as compras fds e as vezes queremos algo mais especial que nem sempre tem neste mercado. E sobre fazer cardápio acho q é o mais dificil. Como ambos trabalhamos fora e no inicio ainda tinha a faculdade temos preguiça de cozinhar todos os dias e as vezes acabamos comendo na rua. Venho tentando cozinhar mas principalmente para ter uma alimentação mais saudável. Acho q ficou grande, mas é isso >.<
    PS: Tbm sou de JF =)
    Bjus seu blog é mto fofo!

  • Resposta
    Juliana
    19/08/2013 em 16:21

    Vc faz compras semanais? Pq não quinzenais? Uma dica boa que eu tenho aqui em casa é a seguinte: assim que percebo que determinado produto acabou, ou está em vias de acabar, eu já anoto, pra não esquecer na hora de fazer compras. Preguei na parede da cozinha um quadro negro (pequeno mesmo, que comprei na papelaria) e deixo uma caixa de giz com apagador perto. Assim, é só correr lá e deixar anotado, q na hora de fazer a listinha de compras, já facilita 😉

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:14

      Ju, eu já tentei fazer as compras de 15 em 15 dias, mas eu percebi que eu acabava gastando bem mais, acredita?

  • Resposta
    Stephany
    19/08/2013 em 16:17

    Estou morando sozinha há um ano e meio. Sempre ia no mercado com a minha mãe, mas não é a mesma coisa, afinal, tudo passou a pesar no meu bolso. Não tenho dias certos, a não ser para comprar legumes e verduras, por causa do sacolão. Como trabalho perto do mercado, não me incomodo em dar uma passadinha quando falta algo. Em relação a preços, acho que isso é bem relativo. As vezes, a gente vai no mercado porque eles estão anunciando ofertas na TV e acha que pode ser mais barato, mas não é bem assim, até mesmo porque, dificilmente todos os produtos da nossa lista estarão na promoção. Acho válido sempre irmos a somente um supermercado quando sabemos que ele é mais barato. Infelizmente, o mais barato que conheço é bem longe da minha casa, então acabo optando pelos mercados comuns como: Carrefour e Extra que são do ladinho. Ahhh, estou contigo, geralmente comento também os valores com o povo por aí, bem assunto de dona de casa. Bacana você abrir espaço pra esses temas, e faço uma sugestão. Abra uma seção onde as suas leitoras postam vídeos de experiências em morar sozinhas, seja com textos ou vídeos. Sinto que as vezes o blog falta um pouco com esse assunto. Beijo Fran! 😉

    (http://feitacommuitoesmero.blogspot.com.br/)

  • Resposta
    Amanda Fogaça
    19/08/2013 em 16:13

    4) Comprar em quantidade tudo aquilo que não estraga. Cozinho só pra mim, mas cada vez que vou no açougue, compro uns 2 kg de carnes variadas e congelo em saquinhos com quantidade para umas 2 refeições. De noite, basta decidir o que vou querer comer no dia seguinte e colocar o saquinho na parte debaixo da geladeira pra descongelar!!

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2013 em 19:15

      Boaa!

    • Resposta
      Stephany
      20/08/2013 em 07:53

      Estou com a Amanda, também faço isso! Aliás, faço com carne, feijão (cozinhar e congelar em pequenas quantidades, sem temperar) e com cheiro verde e alho poró!

    • Resposta
      Tátila
      20/08/2013 em 09:46

      Nossa, minha mãe faz isso com feijão. Ela cozinha na panela de pressão e separa e congela em porções pra fazer só pra uma refeição. Depois é só refogar e temperar. Só tem que lembrar de descer pra parte de baixo da geladeira no dia anterior.

  • Resposta
    carina
    19/08/2013 em 16:13

    eu vou no supermercado 3x por semana,sempre nos que estao de promoçao,por exemplo aqui o coelho diniz na quinta tem otimas opçoes de frutas e verduras,ai compro, durante a semana promoçao de outras coisas mas nao com a data de validade muitooo proximo,mas faço isso porque as vezes o nutribom para meu bb ta mais barato, o leite,lenço umidecido.. no final do mes a diferença é gritante.

  • Resposta
    Vania
    19/08/2013 em 16:12

    Mas tem uma dica que não está aí e é infalível. Antes de ir ao supermercado se alimente antes, seja o café da manhã, almoço ou jantar … NUUUUNCA vá ao supermercado com fome, pois categoricamente você vai gastar pelo menos, no mínimo 30% a mais do que o planejado.

  • Deixe uma resposta