33 Em Organização

Como aprendi a não ficar deixando as coisas para depois

Faça hoje

Acredito que muita gente vai se identificar comigo quando digo que enrolo até o último segundo para fazer determinada coisa. Sabe o que é você dar desculpas pra você mesma do tipo: “Ah, hoje não vou no banco resolver aquele problema porque… Hoje tenho muita coisa pra fazer”. É o tipo de coisa que eu já fiz muuuuito, porém em um belo dia caiu a ficha de como isso estava me atrapalhando (de verdade).

Eu sou muito crítica comigo mesma, sabe? E algo que eu já vinha me questionando faz um tempo era o fato de sempre deixar as coisas para última hora e viver enrolada (enrolada a ponto de não ter tempo pra nada e por isso ficava adiando um monte de coisas). Até que eu descobri qual era a raiz do problema, que nada mais nada menos era: falta de prioridade.

Quando a gente começa a ter vida de gente grande, temos que começar a definir quais são as nossas prioridades. Se a gente não faz isso, é como nadar, nadar e nem chegar na praia, pois mal saímos do lugar.

Todo mundo tem suas prioridades, mesmo que você nunca tenha parado para refletir sobre isso. Suas prioridades podem ser os estudos, seu relacionamento, sua carreira, sua família, sua casa, seu carro, sua vida financeira e por ai vai… Mas você sabe equilibrar todas essas prioridades de uma vez só? Pois ai que está o problema. Como conciliar tudo?

Foi então que eu fiz um experimento por umas duas semanas (que agora vai ser para a vida toda) que mudou a forma como eu enxergava as minhas prioridades. Na minha mente eu sabia quais eram, porém eu nunca tinha parado para pensar em cada uma de forma individual e perceber como eu estava me dedicando a cada uma delas. Por exemplo: às vezes eu passava tempo demais no computador trabalhando e não tirava o meu tempo para meditação e nem conseguia ir na academia. Resultado? No dia seguinte eu estava esgotada mentalmente e não conseguia produzir nada. Ou seja, eu não organizei bem o meu dia e priorizei somente uma coisa. Resultado? Um desequilíbrio. Outro exemplo é quando eu sei que tenho que organizar determinada coisa, como uma gaveta, por exemplo, ou tenho que ir no banco resolver algo. Eu já passei semanas adiando essas tarefas, pois jurava que estava ocupada com outras coisas “mais importantes”. Quando na verdade se eu tivesse estabelecido direitinho as minhas prioridades eu teria feito tudo e ainda sobraria tempo. Vocês estão conseguindo captar a ideia?

Então o que é que eu fiz?

Vamos agir

A primeira coisa foi colocar na minha cabeça que eu tenho que fazer aquela tarefa (por mais chata que seja) naquele dia, não posso deixar para outro. E sabe o que eu descobri? Que aquela tarefa chata que eu estava adiando há séculos nem era tão chata assim e eu fiz em tão pouco tempo que quase me bati por ter demorado tanto para fazer.

Vamos saber o que fazer

Uma vez deixaram um comentário aqui no blog que eu tenho que viver a vida com mais leveza, pois essa coisa de ser organizada sobrecarrega muito a gente. Eu sinceramente tive vontade de rir, sério. Uma coisa que 99% das pessoas que eu conheço concordam comigo é que o tempo está passando muito rápido. E eu simplesmente decidi que não quero deixar o meu tempo simplesmente passar, eu quero aproveitar cada segundinho dele. Por isso eu me organizo, para que eu possa ter mais tempo e aproveitar a minha vida sem ter a sensação de que eu não aproveitei da maneira certa. Entendem? É uma escolha pessoal e cada um vive a vida como quiser. E foi assim que eu decidi viver a minha e estou adorando!

Então sobre a coisa de não deixar tudo para depois, eu resolvi fazendo uma lista das coisas pendentes e já escolhia o dia que iria fazer. Seja mandar um e-mail importante, organizar aquela caixa que está uma bagunça ou ter que ir em tal lugar levar aquele documento. É só escrever no papel e pronto, você já deixa a mente mais relaxada.

Vamos fazer hoje

Para que deixar para amanhã? Faça hoje e amanhã você fica de folga! E o melhor, sem aquela sensação da sua mente te cobrando que “você tem que fazer, você tem que fazer”. Você já fez, pronto, acabou.

Então sabe aquela gaveta bagunçada que todo dia você promete que vai arrumar? Pega ela na hora da novela e arruma. Fácil assim!


A vida é tão simples, a gente é que complica, kkkkk. #aprendizados #let’sgo

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33 Comentários

  • Resposta
    Mariana Brito - Gema de Ovo
    13/03/2015 em 16:34

    Parece que você escreveu esse post para mim! Tenho várias coisas para fazer, só vejo tudo se acumulando e nada sendo resolvido. Anoto tudo no meu caderno, tenho várias páginas com pendências que preciso resolver, mas não priorizo nada. Ou seja, acaba que eu vejo aquela tonelada de coisas para fazer e me desespero sem saber por onde começar. Agora que li esse post me motivei a simplesmente fazer. Ao invés de sofrer, é muito mais fácil resolver e se ver livre desse problema. Obrigada por compartilhar suas experiências por aqui, estão me ajudando bastante.
    Gema de Ovo | Decoração, DIY & Ilustração

  • Resposta
    Iolanda
    13/03/2015 em 16:38

    Não existe sensação melhor do que deitar no sofá e pensar que não tem nada pendente! é a melhor coisa! Quando me dá preguiça de fazer algo eu penso como seria bom eu não ter mais nada para fazer e ficar realmente curtindo o tempo de folga.
    Lembro-me que quando eu não colocava as prioridades eu me perdia no tempo e nas atividades que eu realmente ficava pesada e preocupada! Agora com as prioridades é tudo mais tranquilo, mas leve, é bem mais produtivo e sobra tempo para arrumar a casa e curtir o boy.
    Ah adorei o texto. Beijos.

  • Resposta
    Iuli Theisen
    13/03/2015 em 16:52

    O que complica é quando você já fez uma lista, já está em ordem de prioridade e, DO ALÉM, vem aquela preguiça (que mistura com o cansaço do dia a dia) e pronto, já era a lista e a prioridade passa a ser ficar de boa no sofá, rs.

  • Resposta
    Ana Gomes
    13/03/2015 em 16:53

    Nossa, Fran. Sou a mesma coisa. Sempre demoro para fazer algumas tarefas e aí depois eu fico enrolada mesmo. To tentando seguir as listinhas de tarefas para ser mais produtiva também. Seu post foi ótimo. Beijinhos e abraços. Amo seu blog! 🙂 😉 <3

  • Resposta
    Amanda
    13/03/2015 em 17:33

    Oi Fran,
    Eu tive q sentir na pele o q significa deixar p/amanhã… Fui numa consulta médica no oftalmo e precisei fazer um exame p/outro dia. Pois bem, agendei o tal exame, voltei no consultório e só na recepção eu percebi q não tinha levado o pedido do exame (eu esvazio a minha bolsa toda semana e acho q somente isto basta, ou seja, não guardo a tralha no lugar correto). Tentei negociar q se o médico estava ali p/me atender, ele poderia muito bem fazer outro pedido do tal exame, afinal era só um “papel”… A recepcionista foi até a sala dele, voltou na recepção, conversou c/o chefe deles e fui informada q o médico nunca deixa de entregar o tal “papel”. Acredite, não fiquei brava c/eles! Muito pelo contrário, achei muito bem feito por ser tão bagunceira a ponto de perder um exame importante (p/falar a verdade, morri de vergonha, isto sim – rs)
    O mais engraçado disto tudo (se é q tem alguma graça – rs), é q sou super-híper-master-blaster organizada no trabalho (nada passa batido, pq anoto tudo. É o jeito q eu encontrei p/esvaziar a minha mente 🙂
    Bjos,

  • Resposta
    ana
    13/03/2015 em 17:48

    Oi fran!
    tbem sou organizada ao extremo e concordo totalmente com vc!
    Realmente o tempo ta passando rápidos e não temos mais o /’tempo” pra parar e pensar no que fazer!
    E ta bom! eu arrumo minha gaveta hj :S
    o negocio ta uma zona mesmo! hahah
    beijo

  • Resposta
    Ana
    14/03/2015 em 07:37

    Oi Fran,
    Ja acompanho seu blog ha alguns meses mas nunca “tive tempo” de deixar um comentário.. Rs. Adoro seus posts!
    Sou super ansiosa e fazer listas/priorizar minhas tarefas são coisas que ajudam muito a reduzir o estresse do dia a dia!
    Depois de anos de terapia finalmente aprendi que a vida ja nos oferece muitas tarefas, por isso devemos priorizar o que realmente interessa.
    Bjokas

  • Resposta
    Babis
    14/03/2015 em 09:55

    Lendo seu post eu lembrei de um monte de coisas que tenho que fazer e fico deixando para depois, desde os trabalhos da faculdade até uma carta que queria mandar para uma pessoa.
    Tenho uma agenda com um espaço só para isso mas ele está em branco porque nunca anoto as coisas que tenho que fazer. Vou seguir suas dicas <3

    Blog: Café Com Babis (:

  • Resposta
    Kely Christiane
    14/03/2015 em 11:11

    Oi Fran, cada dia que passa amo ainda mais seus posts. Como já te disse uma vez eu sou super organizada, e olha que já fazia isso a muitos anos, bem antes de conhecer teu blog, afinal estou a anos luz na sua frente kkkkkkkk. Mas amo demais teu jeito e as coisas que você posta. Fazer as coisas na hora tem o lado bom, realmente sobra bem mais tempo para fazermos as tarefas divertidas que amamos, para que deixar pra depois, ficar sempre adiando as coisas. O tempo esta corrido, os dias passam num piscar de olhos, temos que aproveitar. Continue assim com teus métodos de organização, você vai longeeeeeeeee. Bjs

    • Resposta
      Franciele
      14/03/2015 em 13:29

      Kely, muito obrigada pelo carinho lindona!
      Mil beijos

  • Resposta
    Ana Yuan
    14/03/2015 em 11:12

    Adorei o post,,,estou muito nessa fase atolada, parece que não saio de lugar e isso dá um sensação muito ruim. ,as vou sair dessa com disciplina e prioridades bjs e bom fim de semana

    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  • Resposta
    Luh ^^
    14/03/2015 em 13:21

    Ótimo esse post Fran!!!

    Além do cansaço mental que isso faz neh, ficar pensando “tenho que fazer isso ou aquilo” e da culpa de não fazer as coisas, deixa a mente esgotada mesmo. =/
    Só o ato de pegar uma caneta e um pedaço de papel e escrever tudo que tem para fazer já relaxa a cabeça. Porém, na hora de executá-las eu sempre dava uma desculpa, daí não tem jeito vira uma bola de neve e a ansiedade toma conta.
    É a falta de disciplina, não tem jeito, a gente não pode fazer só aquilo que estamos com vontade na hora que queremos. É preciso ter o hábito de realizar as atividades programadas, sem desculpa!

  • Resposta
    Mary
    14/03/2015 em 18:33

    Ai, amei tanto esse post que não dava pra não comentar. Mesmo antes de ler o post, eu já fiz uma coisa que eu achava que ia ser suuper chata e super difícil e no fim acabei fazendo em menos de meia hora e tô super aliviada com isso! Agora que li esse post tô mais apaixonada ainda.
    Concordo com você: organização é essencial. Eu adoro me organizar, saber direitinho o que fazer e por mais que me achem “noiada”, pra mim é o melhor jeito porque quando vejo, descubro que todas as coisas que eu TINHA que fazer eu já fiz e agora pronto, tô livre pra ficar de pernas pro ar.
    Adorei muito esse post, sério! *_______*

    Beijos organizados!

    • Resposta
      Franciele
      15/03/2015 em 21:55

      Ohhhn *-* Fiquei muito feliz com o seu comentário Mary!
      Bjokas

  • Resposta
    Carollina
    15/03/2015 em 10:09

    Amei seu post!!! Também sou organizada que nem vc e, sinceramente: é a melhor coisa. Poder ir dormir sem nada do dia pendente, sem preocupações de correr com a rotina do dia seguinte (a não ser que surja imprevistos, claro) porque deixei algo pra depois.
    Te admiro muuito Fran! Muito sucesso pra vc!!

  • Resposta
    Bárbar
    15/03/2015 em 12:46

    Oi Fran! Você parece que leu a minha mente agora kkkkkkkk Eu sou muito, muito, muito procrastinadora. Mesmo. Eu vivo dizendo “ah, daqui a pouco eu faço”, e quando eu vejo tenho mil coisas pra fazer num pequeno espaço de tempo. Eu tento listar o que eu tenho que fazer e colocar prazos, o que ajuda muito, mas sou muito indisciplinada então ainda estou batalhando hehehe. Como eu sei que você ama fazer listas, queria saber se você já usou o ColorNote ou o Listography.com e o que você achou.

    Seu blog é tudo de bom!!

  • Resposta
    Lelii Martins
    15/03/2015 em 22:42

    Olha, tudo nessa vida se resume a prioridades! Desde o que vc resolve fazer no sábado à tarde até a maneira com a qual você conduz sua vida. Eu aprendi isso não faz muito tempo, e foi tipo… uma REVELAÇÃO, sabe? haha
    A minha mãe que costumava falar muito o “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”, já eu sempre fui irmã da preguiça e amiga da procrastinação! xD Hoje em dia eu até gosto de me organizar para não precisar fazer tudo “correndo” e no estresse, mas de vez em quando a preguiça bate forte e não há listinha de tarefas que não fique para depois. kkkkk

  • Resposta
    Linkagem amiga (08) | Palavras Destorcidas
    15/03/2015 em 23:44

    […] Como aprendi a não ficar deixando as coisas para depois […]

  • Resposta
    Paola Alves
    16/03/2015 em 09:24

    Eu sou assim também, procrastinadora nata! Mas estou melhorando muito, principalmente no quesito bagunça no quarto hahahaha ao invés de experimentar 20 peças de roupas e ir largando lá pra guardar depois, já guardo na hora pra depois ficar livre! Como não gosto de “regras” não consigo me ver listando coisas e já programando dia pra fazer, igual você faz.. mas listo as coisas pendentes pra ir fazendo conforme os dias, sabe? Assim não esqueço nada! Acho que a vida é tão flexível, que limitar demais as coisas duramente assim não combina! Tudo pode mudar a qualquer segundo =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Susany Oliveira
    16/03/2015 em 11:15

    Esse post foi feito para mim hahahaha, eu sou muito de deixar tudo para depois e como resultado me sinto sufocada e estressada. Vou começar a fazer isso Fran principalmente agora que vou começar faculdade.

    http://www.garotadosuburbio.com

  • Resposta
    Lee
    16/03/2015 em 11:22

    Oi Fran! Curti muito o teu texto, e também penso que é melhor fazer as coisas rápido para descansar logo. Ao mesmo tempo, quanto mais a gente faz, mais coisas aparecem e ficam pendentes no nosso caminho. Isso é algo que faz com que a gente se motive a se organizar e tal.

    Agora, sendo sincera, eu não discordo da pessoa que disse que você tem que viver a vida com leveza. hahaha Veja, não leve essas palavras pro lado negativo. É que quando a gente faz o que gosta, a gente acaba vivendo para aquilo e só. É a impressão que você me passa por vezes. É importante se organizar, mas é importante viver o agora também. Não dá pra viver pensando apenas “ah, se eu me organizar agora, amanhã posso ficar livre pra curtir o que quiser”, pois como te disse, quanto mais fazemos, mais coisas surgem pra ocupar nosso tempo. Eu sigo o que você disse de “se livrar logo” das obrigações, seleciono as minhas prioridades, e de me fazer concluir tudo o que delimitei para aquele dia. Ao mesmo tempo, não consigo fazer “ah, vou fazer só uma hora de academia, e tenho 15min pra chegar em casa” e depois “termino de dar aula às 18:15, e 18:30 quero estar chegando em casa para arrumar tudo e encontrar o namorado às 20h, mas tenho que voltar pra casa às 22h para terminar de planejar outra aula”. Isso é muito automático, e nossos dias são cheios de surpresas. Eu não sou assim. Se por acaso não concluir tudo o que precisava hoje, sem neura que um dia não vai me atrasar na semana toda. Eu já fui muito de procrastinar, e consegui me organizar para tornar meus dias mais produtivos. Só que eu não vou deixar de viver o que surgir apenas para seguir a agenda.

    É isso. Beijo pra ti, e que venham outros posts sobre organização. 🙂

  • Resposta
    Le Pimenta
    16/03/2015 em 17:39

    Eu faço um monte de lista e acabo deixando ainda muita coisa sem fazer, seu texto tipo sou eu sempre deixando as coisas para outros dias ai surgi um imprevisto e acabo ficando sem tempo.
    Estou tentando bolar uma lista mais chamativa para que eu lembre de acompanhar o que coloquei nela para fazer e ver se consigo tirar essa mania horrorosa de deixa para depois.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br

  • Resposta
    Larissa Rehem
    16/03/2015 em 18:00

    Adorei o texto e concordo demais com você!
    Mas existem certas coisas que nos dão uma preguiça, né?

    Vou já imprimir essa sua arte a grudá-la na parede do meu quarto!
    hehehehehehehe

    Beijinhos Fran!

  • Resposta
    Rebeca Karinne
    17/03/2015 em 07:27

    Suas palavras caíram como uma luva pra mim! Hahaha Já peguei o notebook e vou fazer o danado do trabalho que eu to adiando a DIAS, looongos dias. Valeu o incentivo! Kkk beijão, Fran! ♥

    http://www.minhadistracao.com
    YouTube.com/xbekaxxx

  • Resposta
    Tatiane
    17/03/2015 em 09:27

    Simplesmente me identifiquei <3
    Suas dicas e incentivos são extremamente uteis, espero ansiosa pelo seu livro!

  • Resposta
    Laurinha
    17/03/2015 em 12:16

    Me identifiquei logo de cara!
    Sempre fui do tipo que planeja a semana com listas fofas pregadas na porta da geladeira, mas que no fim das contas nem estica o olho pra ver o que, de fato, ta escrito ali.
    Sou uma dorminhoca nata, do tipo que onde encosta, dorme. Esse é meu maior defeito e motivo de sempre deixar pra fazer tudo depois e me ver perdida em meio a tanta coisa a se fazer.

    Beijos

  • Resposta
    Gabriela
    21/04/2015 em 11:06

    Obrigaaada por esse post!

  • Resposta
    Bk.
    02/05/2015 em 17:57

    Super me identifiquei com teu post! Eu sou bem assim, a cara de quem deixa as coisas pra depois. Mas graças a Deus eu percebi que tenho esse defeito e estou buscando arranca-lo de mim. Confesso pra tu que é meio difícil, mas não é impossível. O teu post só me deixou com mais vontade de mudar isso! ^^
    Seu blog é show de bola! Bjos!

  • Resposta
    Como aprendi a não ficar deixando as coisas para depois…by morandosozinha.com.br » O Cantinho da Dama
    05/05/2015 em 21:04

    […] Eu sou muito crítica comigo mesma, sabe? E algo que eu já vinha me questionando faz um tempo era o fato de sempre deixar as coisas para última hora e viver enrolada (enrolada a ponto de não ter tempo pra nada e por isso ficava adiando um monte de coisas). Até que eu descobri qual era a raiz do problema, que nada mais nada menos era: … (CONTINUAR A LER NA FONTE!) […]

  • Resposta
    Lilian Camelo
    10/09/2015 em 21:21

    Está certíssima querida… dizemos que não temos tempo… porque na verdade adiamos e acumulamos tarefas simples por falta de vontade e organização… e com isso o tempo voa, escorre pelas mãos pois não vivemos nossas prioridades quando na maioria das vezes são delas que vem nossa satisfação … parabens por seu trabalho…

  • Resposta
    Liz Moreira
    14/12/2015 em 17:31

    Menina! Você escreveu isso em março e só te achei agora?
    Adorei seu post. Era a organização que minha mente precisava, ainda mais agora que comecei a trabalhar sozinha. Muito obrigada.
    Sempre estarei por aqui agora. Beijos!

  • Resposta
    Divana
    15/12/2015 em 07:52

    Ah Fran, se soubesse o quanto eu sou desorganizada com um monte de coisas, não dá pra acreditar… E tem me tirado o sono também, inúmeras vezes.
    Mas as coisas vão melhorar, se Deus quiser, hehehe. Novo ano, novas metas sim!

  • Resposta
    Dienifer
    10/04/2016 em 16:36

    Oi Fran, passeando no pinterest achei esse pin seu. E sabe, eu era assim. E sabe o que era ?? MEDO !!! Medo de fazer aquilo que poderia mudar toda a minha história. Medo do desconhecido. Medo do novo. Medo do inesperado. No meu caso eu tinha medo até de mudar a roupa de gaveta e perceber que ficaria melhor. Medo de sair do emprego sabendo que posso viver do que eu gosto de fazer, e pior de dar certo. MEDO !!! Era procrastinação !!! Agora está tudo diferente, resolvi que não teria mais zona de conforto. Larguei o emprego,saí de um relacionamento abusivo que ja durava 5 anos(alívio), fiz o curso que eu sempre quiz ( Design de Interiores), faço decoração de Interiores e trabalhos manuais. Vou abrir minha loja até o fim do ano. Aceitei Jesus como meu Salvador e Deus tem me abençoado grandemente. Tudo mudou de uma maneira devastadora. Muito feliz 😀

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