34 Em Organização

Como cumprir suas metas para 2015

Como cumprir suas metas para 2015

Olha, eu realmente estava muito ansiosa para 2015 começar. Não por um motivo específico, mas porque aprendi tantas coisas em 2014, que sei que nesse ano posso fazer diferente.

Sim, para mim a mudança de ano é como se a ampulheta da minha vida tivesse sido virada novamente e eu tenho a chance de recomeçar. Não que mudar de ano faz com que as coisas mudem, mas me da um ânimo para querer mudar. Acho que isso já é o suficiente, não é?

Uma das coisas que eu aprendi, é que o tempo está correndo. Olha só, hoje já é dia 15 de Janeiro. Estamos na metade do primeiro mês do ano! Tenho a sensação que alguém estalou os dedos e eu cheguei aqui.

Eu fiz um vídeo contando minhas metas para esse ano e algumas são: voltar para a faculdade, começar o inglês, emagrecer, tirar carteira de habilitação, escrever mais um livro, aumentar a equipe do blog, aumentar frequência dos vídeos no meu canal no youtube e ficar mais zen (meditar todos os dias e fazer aulas de ioga). Essas são as que eu compartilhei com vocês, mas ainda tenho outras que são mais pessoais.

Estou levando muito a sério essa coisa de metas para 2015. Afinal, não faz sentido você escrever várias coisas e não cumprir. Por isso coloquei na minha cabeça que mesmo que eu não consiga cumprir todos os itens da minha lista, tudo bem, mas quero ter certeza que dei o máximo de mim.

Além de refletir, comecei a estudar como está o andamento de cada meta e vejam só:

  • Voltar para faculdade: cheguei à conclusão que vou ter que adiar esse plano para o segundo semestre por causa dos compromissos desse início de ano. Queria muito voltar às aulas agora em Fevereiro, mas ficaria bem complicado e eu precisaria faltar muito. Então meta adiada para o segundo semestre.
  • Começar o inglês: procurei por algumas opções e já tenho as minhas preferidas em vista. Em Fevereiro eu começo!
  • Emagrecer: minha rotina de exercícios tem sido de 2 a 3 vezes na semana e minha alimentação está ok (sem contar as jacadas nos finais de semana). Cheguei à conclusão que preciso aumentar minha frequência na academia (principalmente nas aulas de aeróbico) e preciso me policiar mais nos finais de semana.
  • Tirar carteira de habilitação: esse é um plano para o segundo semestre.
  • Escrever mais um livro: esse é um projeto que eu ainda quero encaixar na agenda, por isso não tenho previsão. No momento estou me focando no primeiro livro, que está na reta final da parte de revisão.
  • Aumentar a equipe do blog: agora tenho uma pessoa muito querida trabalhando comigo em tempo integral e está sendo ótimo.
  • Aumentar a frequência dos vídeos: nem preciso falar né? Overdose de Fran três vezes por semana desde que o ano começou.
  • Ficar mais zen: meditação e as aulas de ioga tem feito muito bem. Esse ano quero continuar, pois sou uma pessoa muito agitada e meditar me deixa muito mais relaxada e em paz.

Ter tirado alguns minutos do meu dia para refletir sobre isso mudou um pouco minha visão sobre as atitudes necessárias para realizar as minhas metas. Todas elas estão em andamento e estou muito feliz por isso, já que esse é o primeiro passo para fazer as coisas darem certo: começar. Mas também percebi que eu preciso me dedicar mais em outras coisas e foi justamente essa reflexão que me mostrou isso.

É tão importante a gente desacelerar um pouco e analisar o que estamos e como estamos fazendo as coisas. Por exemplo, eu posso ir à academia duas vezes na semana, mas se eu não aumentar essa frequência e fazer mais aulas de aeróbico, verei essa meta progredir lentamente. Então não basta apenas ir à academia, perceberam? É preciso ter uma meta bem específica e pensar “primeiro farei tal coisa, depois farei isso e aquilo”.

Simplesmente escreva o passo a passo das atitudes que você terá que tomar para que seu sonho realize e defina prazos para eles também. Eu posso dizer: “Vou entrar no inglês”, mas o primeiro passo é procurar por uma escola, certo? Depois disso, preciso escolher qual é a melhor escola para mim, em seguida me matricular e finalmente começar a estudar. Viram como é uma espécie de “fluxograma”? Se você anotar cada etapa do que você deve fazer e colocar prazo para elas, fica muito mais fácil se concentrar em realizar suas metas.

O meu segredo de como cumprir as metas para 2015 é simples: pare por alguns instantes e comece a estudar cada meta que você tem. Mas faça isso sempre, pois assim você consegue acompanhar o andamento das coisas e fica mais fácil corrigir algo que pode estar atrasando seu desenvolvimento.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

34 Comentários

  • Resposta
    Stela maris
    15/01/2015 em 11:55

    Então, Fran, nem sei se este comentário irá para o blog se não for publicado sem problemas, porque é uma dica para vc. Acompanho o seu blog há tempos e acho que ela está mudando de foco. Assim “morar sozinha” requer economia, organização entre outros. “Tipos de taça por bebida” não sei se uma pessoa que buscar informações sobre como morar sozinha vai se ater a isto. Estou sentindo falta das suas dicas sobre organização, parte financeira, dia-a-dia, dificuldades, cotidiano e decoração prática e simples para quem quer morar sozinha. Também estou achando muito pessoal o seu blog. A Camile por exemplo passou o seu blog de Vida Minimalista para um blog dela porque muitos posts eram pessoais. Tome cuidado para não mudar o foco do seu blog e ele ficar superficial. Digo isto porque moro sozinha, gosto de olhar, e porque sou publicitária e estou sentindo esta falta de foco no blog. Espero te-la ajudado. Bjus

    • Resposta
      Franciele
      15/01/2015 em 16:39

      Oi Stela, imagina, acho muito válido qualquer comentário vindo dessa forma. Aliás, muito obrigada pelas avaliações de forma tão educada. O que acontece, é que o blog não é só para quem mora sozinha (tem a categoria só sobre isso, claro), mas eu tenho muitas leitoras além desse público. Hj o MS é um blog de lifestyle, e tem várias categorias como casa, comida, decoração, que aliás, são assuntos presentes na vida de quem mora sozinha também. Acho importante ter mais informações assim. Agora quanto ao blog ser muito pessoal, de certa forma eu concordo com vc, aliás, estou pensando bastante sobre isso (vem novidade ai!), mas eu jamais poderia deixar de dar o meu toque a algo tão pessoal como esse blog 🙂

      Beijos e obrigada pelas dicas!

      • Resposta
        Wilma Oli
        15/01/2015 em 16:52

        Fran, sou casada e tenho um bebê de 8 meses. Nem todos os posts são interessantes para mim, tipo, o de taças (eu não bebo e não me interessei pelo post, por exemplo). Mas sei que muitas outras leitoras se interessaram. Eu gosto da maioria dos seus posts, alguns nem tem a ver comigo, mas ainda assim eu gosto de ler. Acho que seu blog, além de outras coisas, tbm é atrativo pq engloba assuntos muitos variados. Pessoas diferentes, em momentos diferentes da vida acham coisas aqui e se identificam.
        Eu gosto bastante desta parte pessoal do blog, pq assim eu tenho a sensação que eu conheço a pessoa que está escrevendo, como se fosse uma amiga que mora em outro estado. E não um blog meio frio e distante. E, apesar da minha situação ser bem diferente da sua (casada, filho), tem muito coisa que vc posta que eu me identifico, que eu me vejo, que me ajuda a repensar e melhorar coisas da minha vida.
        O blog ta perfeito como está, pra mim!

        Um mega beijo pra você florzinha!

      • Resposta
        Karina
        15/01/2015 em 17:59

        @Franciele, Nossa deve ser um pouco complicado isso para vc né Fran? Cada uma acha uma coisa, hehehe. Eu por exemplo tbm moro sozinha e quando vi o post dos copos e taças e fiquei “OMG ELA LEU MINHA MENTE” pq eu estava confusa sobre isso um dia desses e acabei n comprando. Acho que é impossível vc agradar a todos [é o que acontece qdo vc tem mta gente te acompanhando], mas acho que vc está em equilibrio, parabéns!

        • Resposta
          Franciele
          15/01/2015 em 18:02

          É isso msm que acontece Karina, mas eu gosto mto de ouvir a todas, pois assim consigo ter noção do que cada uma gosta. Ouvir ponto de vistas diferentes me faz perceber coisas que como blogueira n vejo, só a leitora que vê. Mas realmente é mta gente acompanhando e é impossível agradar a todos, mas eu tento assim mesmo 😀 hehehe

  • Resposta
    Márcia Moreira
    15/01/2015 em 11:57

    Muito legal fran, vou tirar esse tempinho agora para revisar minhas metas e todo o passo a passo que preciso para alcançá-las. Tirar a carteira de motorista tbm está nas minhas xD. Sucesso para você. bjss!

  • Resposta
    Tati
    15/01/2015 em 12:03

    Fran eu adorei o post, vou parar uns minutos e organizar as minhas metas também 🙂

    obrigada pela dica ♥

    bjo

  • Resposta
    Paola Alves
    15/01/2015 em 12:16

    Fran, desejo que você consiga atingir todas as suas metas e muito mais! :DDD Seu livro já tá pronto? http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Tati Bertucci
    15/01/2015 em 13:48

    Muito legal Fran. Também acho que se a gente não visualiza sempre nossas metas, a gente esquece e acaba se perdendo.
    Eu escrevi elas em frases no meu mural e tem funcionado bem pra mim. =)
    Beijos.

    http://www.blogqueroir.com

  • Resposta
    Isabella Magalhães
    15/01/2015 em 14:32

    Oi, Fran! Muito bacana as dicas, mas estou um pouquinho decepcionada com seus canais de comunicação. Logo que você postou no ano passado que queria voltar a fazer inglês, te enviei um email oferecendo-lhe meus serviços, pois sou professora de inglês e tive algumas ideias incríveis que poderia dar super certo. Te enviei mensagem no facebook, emails e nada! Nem uma resposta negativa! Fiquei desapontada!

    🙁

    • Resposta
      Franciele
      15/01/2015 em 16:26

      Oi Isabella, poxa, me desculpe! Esse final de ano foi bem complicado e ficamos apertadas por esse lado de cá. Minha assessora me passou seu e-mail, aliás, muito obrigada viu? Eu amei a ideia, porém eu queria dar prioridade para o presencial nesse primeiro momento. Mas guardei seu e-mail para, se possível, um contato futuro ta?

      Mil Beijos

      • Resposta
        Isabella Magalhães
        19/01/2015 em 13:52

        @Franciele, Fran, obrigada pelo retorno! Fico no aguardo! Beijos!

  • Resposta
    Nayara
    15/01/2015 em 14:38

    Fran!!! Compartilha com a gente os critérios que teve e o que considerou ao escolher sua escola de inglês!!!
    Beijos e sucesso!

  • Resposta
    Vinícius Melo
    15/01/2015 em 15:35

    Boas dicas, ano passado fiz algo parecido e esse ano aprimorei, fiz um board no trello com as minhas metas anuais e fico feliz de no dia 15 já ter dado inicio (e inclusive terminado) algumas delas =D
    mesmo que as metas acabem se multiplicando com as “sub-metas” é legal ter um resultado visual na sua frente, além de uma orientação para os próximos passos!
    Parabéns pelo blog, e sucesso em 2015 =D

  • Resposta
    Daniele Alvarenga
    15/01/2015 em 15:35

    Aí Fran, realmente o primeiro passo é o mais importante, mas muitas vezes esse primeiro passo é o mais dolorido! No meu caso, voltei para a academia, mas a alimentação tá difícil de controlar 🙁
    Fico feliz que tudo está caminhando bem para você!
    http://www.vintepoucosanosblog.blogspot.com

  • Resposta
    Maki
    15/01/2015 em 15:58

    Fran, adorei o post! Eu tô com essa sensação também, de que quero que 2015 seja um ano melhor justamente porque aprendi tanto em 2014. E tenho muitas metas que quero que saiam do papel, e tinha escrito todas elas, mas não pensei nessa ideia de escrever o passo a passo. É muito legal!
    Beijos!

  • Resposta
    Iuli Theisen
    15/01/2015 em 16:11

    Suas dicas de criar um “caminho” para as metas e estipular prazos é algo que meu pai sempre me disse! Você tem amadurecido bastante desde que eu comecei a ler o blog, há um ano e pouquinho, e é tão legal acompanhar isso! Parabéns!

  • Resposta
    Giselle
    15/01/2015 em 16:28

    Ainda não fiz minha lista de metas. Mas, pelo visto, a minha é ter meu primeiro filho, o resto vai ter que se encaixar!rsrsr
    Amei seu blog!
    Bjos!!!!

  • Resposta
    Ludi
    15/01/2015 em 16:32

    Essa “parada” é essencial mesmo, pois só assim podemos perceber onde estamos e para onde queremos ir.
    Também estou com algumas metas a longo prazo, espero não perder elas de vista! haha
    E boa sorte com o seu 2015, estou torcendo! (principalmente a parte do livro!)
    Beijos!
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com

  • Resposta
    Stela Maris
    15/01/2015 em 16:55

    Obrigada você, Fran porque compreender que meu objetivo é contribuir realmente. Seu blog sempre me encantou e principalmente sempre me ajudou. Eu uso a planilha financeira, faço um caderno de organização (não tão decorado rs porque já passei dos 3.0, mas bonitinho!) A única coisa que não consegui foi seguir as dicas do acordar cedo! É trash para mim acordar cedo, sempre foi. Há pouco tentei entender o Evernote mas desisti, estou usando a agenda do smartphone mesmo e estou eliminando papéis. Outro exercício simultâneo é que não irei comprar mais livros, e estou baixando livros no tablet. Então eu me alimento bastante do seu blog por isto me senti a vontade de falar que alguns posts me agradam e outros acho que fogem um pouco do que sempre procurei e procuro no blog. Facilidades para a vida de quem mora sozinha, sabe como é?! kkkkk Um grande abraço e fico aguardando novos posts!

  • Resposta
    Taiane Falk
    15/01/2015 em 17:14

    Fran adorei o post, também tenho várias metas, como voltar a faculdade , estudar inglês e ir mais na academia 🙂 sobre sua meta de aumentar a equipe do blog, quero fazer parte, adoro seu blog e ia gostar de ser parceira, te conhecer e trocarmos dicas e ideias 🙂

  • Resposta
    winnie
    15/01/2015 em 20:09

    Recomendo uma leitura: os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. O livro é muito bom e ajuda na questão da organização e foco :*

  • Resposta
    Ana Yuan
    15/01/2015 em 20:33

    Oi Fran , que legal esse post…já fiz as metas mas realmente não pensei ainda nas atitudes, que são super importantes…vou fazer ja já obrigada e bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  • Resposta
    Sandy Santana
    15/01/2015 em 23:23

    Também quero muito começar o inglês e, no meu caso, COMEÇAR, a gravar vídeos.
    http://www.sandysantana.blogspot.com

  • Resposta
    Rai Louven
    16/01/2015 em 01:19

    Oii Fran,
    Eu gostei muito desse post! Estava pensando nesse assunto hoje… caramba, já estamos na metade do mês! 😮 E eu ainda não havia passado para o papel meus projetos e objetivos pra 2015, estava tudo só em pensamento! Depois que vi o post, acho que fiquei envergonhada de mim mesmo, pela preguiça e aí peguei e escrevi logo! Gostei muito da dica de por prazos, porque é uma coisa que eu sempre peco… faço mil plano e não me planejo, no final termino tudo pela metade e concluo nada! Eu sou organizada, mas também bastante preguiçosa! hahaha
    Ahh, sobre seus posts pessoais, não os abandone, pf! Acho que o blog precisa ser pessoal também, senão se torna mais um produto comercial e essa não é a ideia!!! Eu amo posts mais nessa vibe pessoal e também os outros mais “técnicos”…
    Bjuss

  • Resposta
    Sandra Peres
    16/01/2015 em 08:12

    Gostei da dica, já tinha lido isso há muito tempo no Vida Organizada e nem me lembrava mais. Já estava desanimando das minhas metas achando que já tinha passado muito tempo e não tinha feito nada, um drama só hehehehehe.
    Beijão

  • Resposta
    Leila Chaves
    16/01/2015 em 10:55

    Oi Fran… Estou seguindo suas dicas e está dando super certo. Já iniciei algumas metas, tendo foco e seguindo o passo a passo para cumpri-las. Esse ano devo realizar mais coisas que no ano passado, pelo simples fato de me organizar.

  • Resposta
    Patricia Leardine
    16/01/2015 em 16:54

    Fran, essas dicas são tão importantes quanto as metas. Refletir sobre o caminho pode, realmente, fazer com a meta seja realizada, e aí podemos mover o que é necessário para conquistá-la. Às vezes a gente muda o caminho para chegar no mesmo resultado, e há várias maneiras de buscar “a mesma coisa”, ainda que, lá no final foi toda a trajetória que nos ensinou. Gostei demais desse post 🙂

  • Resposta
    beth salvia
    17/01/2015 em 01:51

    Olá Fran!

    Escrevi minhas metas, poucas, para que eu possa cumprí-las. Analisei esses 15 dias e estou firme e forte: 1- comprar menos (to anotando tudo e isso me dá maior controle) ; reeducação alimentar [(to na 2ª etapa da Dukan) : caminhei toooodos os dias de 2015, poupança direcionada para compra do ape Espero que você caminhe para a concretização das suas metas, bjus

  • Resposta
    Matheus Carvalho
    17/01/2015 em 18:28

    Socorro, eu estou amando muito esse espaço! Super perfeitoooooo <3

  • Resposta
    Jamile Mello
    20/01/2015 em 19:01

    Oi Fran! Parabéns pelo post. Adorei!!
    Sempre fui uma adepta de listas, lista de coisas para fazer, coisas para comprar, filmes para ver e livros para ler. E no final de todo ano, tem a listinha de resoluções também.  O grande problema que constatei nos últimos anos é que não realizei quase nada do que está na lista e o pior, logo nas primeiras semanas já perdia o foco. Como não adianta esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Este ano me organizei e estruturei todo o processo para realizar cada meta, conforme tu explicaste acima. Desta forma, já estou obtendo resultados satisfatórios. Tive a impressão que desta forma a meta fica mais tangível. Outra coisa que tu mencionaste e eu concordo é que devemos acompanhar o andamento da meta. Não adianta escrever na agenda e deixar lá, esperando que de alguma forma àquilo se realize. Tem que acompanhar de pertinho e com carinho de cada detalhe para não perder o foco.

  • Resposta
    Viviane
    29/01/2015 em 12:38

    Fran, boa tarde!

    Gostaria de saber como você começou a meditar?
    Tenho muita vontade de aderir a técnica, mas não sei por onde começar.
    Help me, please 🙂

    Obrigada,

    • Resposta
      Franciele
      29/01/2015 em 22:08

      Viviane, tem mto material falando sobre isso por ai. Se vc estiver curiosa mesmo da um google que é fácil de achar. Mas quero fazer um vídeo sobre isso mais pra frente 😀
      Bjokas

  • Resposta
    Maíra
    08/04/2015 em 14:07

    Nossa Fran, eu adoro o seu blog e a história de eu ter conhecido seu blog foi uma coisa tipo pura coincidência, primeiro eu conheci seu canal no YouTube enquanto eu via o video da bruna Vieira e me inscrevi na hora,eu confesso que não tive muito interesse em conhecer seu blog, por q eu não entro em blog nenhum por q não gosto, e por acaso ontem eu estava fazendo uma pesquisa e entrei no seu blog, eu nem sabia que esse era o mesmo blog que a menina que eu vi na no YouTube, mas ai eu desci pela pagina e vi sua imagem, eu fiquei tipo nossa cara e a Fran kkkkk, eu me identifico muito com seu blog e olha que eu nem moro sozinha, eu tenho apenas 14 anos kkkk eu virei uma grande fã sua eu revirei a noite vendo seus videos e lendo tudo, continuarei logico pois o seu blog e muito legal e você tem um ótimo conteúdo, bjs

  • Deixe uma resposta