24 Em Decoração

Como decorar uma sala de estar pequena

Como decorar uma sala de estar pequena-01 (Imagem: via)

Hoje em dia são poucos apartamentos que possuem a sala de estar ampla. Na maioria das vezes é sempre aquele cômodo apertadinho, que você ainda tem que brigar com o espaço para colocar uma sala de jantar.

Eu vivi isso na pele, pois quem já viu o tour do meu apê antes da reforma sabe que meu apartamento é até que bem divido, mas não é grande. E para mim foi um desafio decorar, pois além da sala de estar, eu também queria uma sala de jantar e um home office. No fim eu consegui, mas também tive que abrir mão de algumas coisas para caber tudo. #realidades

E como eu sei que muitos leitores aqui do blog passam pela mesma situação (apê pequeno, cômodos pequenos), hoje vou dar algumas dicas que podem ajudar a transformar a sala de estar do seu “apertamento” em um lugar aconchegante.

Como decorar uma sala de estar pequena-07 (Imagem: via)

O que você precisa?

Antes de comprar qualquer coisa para a sua sala, pense: o que eu preciso? 

A sua sala de estar também vai ter uma mesa de jantar? Quantas pessoas moram na casa? É preciso de um sofá de quantos lugares? Também vai ter um home office?

Como decorar uma sala de estar pequena-02 (Imagem: via)

Definido isso fica mais fácil começar a decorar. E uma coisa que eu sempre falo é: quando você mora sozinha o seu apartamento pode ser do jeito que você quiser. Afinal, a casa é só sua. Mas também gosto de mostrar utras formas, pois muitos leitores já moram com o marido/namorado ou já possuem a sua própria família. Aqui a diversidade é grande!

Como decorar uma sala de estar pequena-04 (Imagem: via)

Truques para ampliar o espaço

  • Tons mais claros nas paredes são ótimos para ampliar ambientes pequenos.
  • Para as cortinas escolha um tecido claro.
  • Espelhos são ótimos aliados para aumentar a sensação de espaço.
  • Móveis mais baixos ajudam a poupar espaço e permite que você utilize as paredes.
Como decorar uma sala de estar pequena-05 (Imagem: via)

Menos é mais

Ainda mais quando o ambiente é pequeno. Utilizar muitos móveis e muitos objetos de decoração espalhados acabam “sufocando” o ambiente, ele fica com aparência de bagunçado e passa a sensação que é muito menor do que realmente é.

Escolha um sofá mais compacto e ao invés de utilizar dois, escolha apenas um. Poltronas também ocupam muito espaço, então escolha um puff que também é uma ótima opção.

Como decorar uma sala de estar pequena-06 (Imagem: via)

Gostou das dicas? Então não deixe de visitar a tag de decoração.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

24 Comentários

  • Resposta
    Greicy
    08/02/2016 em 21:21

    Adorei as dicas, moro sozinha a anos, mas como estou de mudança de uma casa para um apartamento, estou procurando dicas. Adorei o blog, bjinho

  • Resposta
    Will
    27/11/2015 em 17:06

    Muito legal! Esse negócio de usar puff para decorar é muito interessante mesmo. Já usei como mesa de canto, que virava uma mesa de centro ou até – olhe só – um puff de vez em quando.

  • Resposta
    Leandro
    09/04/2015 em 17:18

    As dicas são muito boas, você está certa quando diz que menos é mais, ainda mais em um ambiente pequeno, gostei da primeira foto com sala bem colorida.

  • Resposta
    Sandy Santana
    28/03/2015 em 18:05

    Amo nudes, mas também amo as coloridas: como me decidir? Hahaha
    sandysantana.blogspot.com

  • Resposta
    Iandara
    19/03/2015 em 14:37

    Ahhh, queria tanto uma sala de jantar na minha casa!
    Mas ela é realmente pequena, e eu gosto assim sabe? Só queria um espacinho a mais pra colocar minha mesa *-*
    Amei as inspirações Fran!

  • Resposta
    Bruna Neiva
    19/03/2015 em 13:27

    Adorei a sala da 5ª foto, estava em busca de um rack simples mas todos que eu olhada não me agradava, e esse que você postou com a parte superior em vidro, foi demais, deixa o ambiente bem clean do jeito que eu procurava, salvei a foto e vou levar para um marceneiro. Obrigada Fran pelas suas dicas ótimas que sempre me salvam. Bjs

  • Resposta
    Paola Alves
    19/03/2015 em 12:34

    Ainda estou no projeto de comprar o apê com o namorado, mas já fico louca pensando em como será a decoração, porque né, os apês hoje em dia são minusculos! Adorei o post =) Me deu várias idéias! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Susana
    19/03/2015 em 11:29

    Olá Fran, sou completamente sua fã, vejo todos os vídeos, todos os posts, principalmente porque tenho um blog com um intuito semelhante, aqui em Portugal, e o Morando sozinha é uma inspiração. Achei este post muito engraçado porque fiz um semelhante, que teve muito sucesso, à pouco tempo e resolvi partilhá-lo consigo

    http://madebyuss.blogspot.pt/2015/03/decor-30-ideias-para-salas-de-estar.html

    Um grande beijo desta sua f(r)ã e muito sucesso

  • Resposta
    Stela Maris Soares de Oliveira
    19/03/2015 em 08:13

    Então eu acho que foi uma sucessão de postagens… Todos os dias entro, e ele não está sendo continuamento atualizado, tudo bem, o blog aumentou os outros projetos entendo. Ai quando abro, séries, e mais séries. A postagem das áreas de jantar – lindassssssssss – mas Tok & Stok meu Deus para quem mora sozinha pilhou kkkk ai vejo um post de imagens que eu já tive acesso. Sei lá eu acho que é necessário surpreender as vezes até pela dimensão que o seu blog tomou, a forma como ele cresceu. Sei lá, como disse a Karina, é uma crítica realmente construtiva porque adoro você e já indiquei seu blog a no minimo uns 100 estudantes porque sou professora e muitos estudantes mudam de cidade devido aos estudos, mas, sinto que o foco está mudando! O foco não era como morar sozinha mas de um jeito simples, barato, possível…

  • Resposta
    Minha Casa Minha Lida
    18/03/2015 em 23:39

    Os apês estão cada vez menores, né? Daqui uns dias vamos viver em estúdios. (na verdade, eu amo estúdios e lofts, então não seria um problema haha).
    Sorte que hoje também existem várias alternativas pra aumentar os ambientes. Um recurso ótimo é aproveitar as paredes, como você disse, e ter móveis multifuncionais, como um pufe que serve de mesa de centro, apoio pros pés e banquinho pras visitas. E a iluminação é a melhor amiga do espaço reduzido! Dá pra criar cantinhos mais intimistas que dão a sensação de o ambiente ser maior. Fica bem legal!

    Mariana

    • Resposta
      Franciele
      18/03/2015 em 23:49

      Isso mesmo Mari, obrigada por complementar as dicas com seu comentário!
      Bjokas

  • Resposta
    Tamires Maia
    18/03/2015 em 22:17

    Fran você acredita que meu caso é o oposto, uma raridade. Minha sala é enorme e mesmo com sala de jantar e sala de estar as coisas ficam sambando e não sei mais o que comprar para decorar e parecer mais “cheinha” rs. Dilemas da vida. Adorei o post e mandei para a minha mãe. O caso dela é exatamente esse. Tudo bem compacto.

    Um beijo

    • Resposta
      Franciele
      18/03/2015 em 23:50

      Ai que sonho ter uma sala grande! Mas entendo também como às vezes pode ficar um pouco desproporcional por causa do tamanho. O negócio é ficar por dentro dos truques para cada ambiente 😀
      Beijos

  • Resposta
    Manuela Lopes
    18/03/2015 em 19:36

    Sei muito bem como é isso. Minha sala de estar tem “apenasmente” 2,40m de largura, mas até que me virei bem. Hoje, é um dos espaços mais confortáveis da casa!

  • Resposta
    Ana Yuan
    18/03/2015 em 19:20

    Dicas muito boas, espaços bem pequenos, mas bem aproveitados e funcionais o que é mais importante, bjus
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  • Resposta
    Daniele
    18/03/2015 em 18:12

    Adorei o post, ótimas dicas!
    Ap pequeno é a realidade de muitos hehehee

    Blog Dani News

  • Resposta
    Stela Maris Soares de Oliveira
    18/03/2015 em 17:47

    Fran, desculpe nem gostaria que você publicasse porque gosto tanto de você e é por isto que sinto a liberdade em lhe falar. Acompanho seu blog desde do inicio e me decepcionei hoje. Estas fotos encontram-se disponíveis na internet há muito tempo, algumas são de revistas de decoração, até ai tudo bem, mas se não me engano já houve um post como este. Assim estou sentindo uma certa falta de atualização, temas que ao meu ver não compete muito a morar sozinha (sei que o site virou life style, mas mesmo assim); e agora este post que se não me engano repetido. Podemos sugerir algum tema? Ajudar você? Um grande beijos, Stela

    • Resposta
      Franciele
      18/03/2015 em 23:57

      Oi Stela, obrigada pelo seu comentário 🙂

      Bom, eu não vejo motivo algum para você ficar desapontada. Eu não sei sobre qual post você se refere sobre ser repetido, pois até hoje não houve nenhuma postagem com esse tema. Eu já falei sobre cozinhas pequenas, quartos pequenos, mas salas não… E sobre as imagens, eu escolhi essas para o post ficar mais real, sabe? Exatamente por elas serem de revistas e mesmo se forem mais antigas, o importante é a informação que podemos tirar delas e podemos nos inspirar com os móveis, que na grande maioria são daqui. E como esse post não compete muito a quem mora sozinha? Quem começa uma casinha nova muitas vezes tem uma sala (pequena), não tem?

      Beijos!

      • Resposta
        Karina
        19/03/2015 em 00:05

        @Franciele,
        Franciele
        março 19th, 2015
        @Franciele, Fran, eu achei o comentário da Stela muito educado. Entendi que como leitora do seu blog era queria fazer uma crítica construtiva e ajudar você. Mas eu também como leitora preciso falar que eu dei um gritinho de felicidade quando li esse post, pois estou passando por exatamente esse problema. Minha sala é tão minúscula que esse post me deu uma luz ou melhor, me ajudou a saber exatamente o que eu quero fazer. Então assim, acho que como blogueira e com um blog tão acessado não da para agradar a todo mundo. Mas por favor, nunca deixe de fazer esse trabalho, pois mesmo que algumas pessoas possam implicar por nada, em contrapartida vc está ajudando mtas outras pessoas 😀

        Bom, é isso que eu acho! Sucesso pra vc.

  • Resposta
    Luah Mattos
    18/03/2015 em 15:20

    Como sempre salvando a gente de uma loucura total, faz 7 meses que estou casada e até agora não consegui colocar a sala de uma forma aconchegante, minha sala é pequena então não consigo concilia as coisas que quero, tipo sofá, Rack, pufe, mesa… Mas a forma que vc falou de ver o que realmente quero, pra quantas pessoas e tals me fez avaliar tdo que realmente quero sem quebrar a cabeça. Foi de uma ajuda e tanto. Obrigada por esta sempre dando ideias ótimas estou montando minha casa inspirada no seu blog e estou amando o resultado. Parabéns pelo blog perfeito e tomara que continue ajudando pessoas como eu, beeem confusas e enroladinhas. Bjos Fran

    • Resposta
      Franciele
      18/03/2015 em 23:58

      Que comentário mais gostoso! Obrigada você pelo carinho!
      Bjokas

  • Resposta
    Ana Carolina Coelho
    18/03/2015 em 14:08

    Fran, ainda não tinha visto o vídeo do tour pelo seu apê! Faz um tour dele agora depois da reforma, pls! Amo seus posts, vc tem muito bom gosto, agora tb vou passar a acompanhar os vídeos.

    • Resposta
      Franciele
      18/03/2015 em 23:59

      Oba! Vou fazer sim, só falta algumas coisinhas, mas vou fazer em breve!

  • Resposta
    fernanda maciel
    18/03/2015 em 13:02

    Adorei as dicas, Fran. Imagino que minha sala será pequena assim… os novos aps são tudo assim, sala dois ambientes, mas a de estar sempre menorzinha. 😉

    Bjs.

  • Deixe uma resposta