61 Em Organização

Como eu organizo as minhas contas

contas-7

Uma pergunta que sempre aparece nos e-mails que eu recebo é: como eu organizo minhas contas. Admito que quando eu fui morar sozinha não tinha tanto cuidado como tenho hoje. No máximo o que rolava era anotar os gastos na planilha (o que ajuda muito) e pronto. Mas com o tempo e com as responsabilidades começando a aumentar, percebi que eu precisava me dedicar um pouquinho mais em manter as coisas em ordem. Hoje sinto que cheguei a um modelo ideal e que funciona muito bem pra mim.

PASTA PARA DOCUMENTOS: Algo simples, mas que fez toda diferença é ter uma pasta com divisórias para organizar as contas/cartas/documentos. Antigamente eu guardava tudo dentro de uma caixa e apesar de deixar tudo agrupado por “categorias”, sempre me enrolava quando precisava encontrar o boleto do mês tal. Vi essa dica de usar uma pasta para organizar a papelada no Vida Organizada e decidi aplicar.

contas-8

A minha pasta tem exatamente 12 divisórias, uma para cada mês do ano.

contas-2

Nela eu guardo documentos, contas, boletos, tudo separado pelo mês do pagamento/recebimento.

contas-3

AGENDA PARA DATAS: Eu sempre anotei datas e coisas importantes no meu caderno de organização, mas percebi que ele estava ficando um pouco bagunçado e como nele eu não tenho um lugar exato para cada dia do mês (como uma agenda), acabava esquecendo muita coisa. Para minha alegria na semana do meu aniversário ganhei essa agenda fofinha da HeyInvent e foi a solução dos meus problemas.

Infelizmente algo que eu ainda não consegui fazer, é agendar pagamentos que eu tenho que fazer ao longo do mês para a mesma data. Então seja no começo, meio ou no final do mês, sempre tem alguma conta vencendo.  Eu já desencanei da ideia de ficar guardando todas essas datas na cabeça, pois tem hora que ela pifa, rs. Como eu trabalho com o blog e alguns serviços freela, datas e prazos são coisas muito importante para mim. Pelo fato da agenda ser dividida por cada dia do ano, ficou muito mais fácil ficar de olho nas datas e eu também estou usando para as coisas da facul, pois sempre tem aquela lista de exercícios que a gente esquece de entregar né?

contas-1

PLANILHA: E por último, algo que eu nunca deixei de usar: a planilha de controle de gastos. Eu uso a mesma que tem disponível para download aqui no blog. Ela me ajuda muito a ter uma visão rápida dos gastos e a controlar tudo com muita facilidade, já que ela faz todos os cálculos sozinha.

contas-4

Três atitudes simples, mas que me ajudam muito a manter as coisas em ordem por aqui.

E vocês, organizam como? Deixem ai nos comentários!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

61 Comentários

  • Resposta
    simone ferreira
    13/04/2015 em 11:43

    oi fran!
    td bem q o post é beeeeeeeeeeeem antiguinho, mais.foi muito bom ver isso. kkk
    e com relação a planilha, realmente quando se vai morar sozinha a gente se assusta com os gastos né?
    ao todo com gastos basicos, como lazer, aluguel, alimentação… sabe quanto deu quando eu terminei de caucular? 2522 reais! imagine se eu tivece
    colocado os gastos de conta d água, conta d luz, conta d energia, que eu não sei quanto é. nossa. kkkkk mais eu pretendo ter uma pasta, da mesma marca
    que a sua<3 e ter uma agenda, diária de preferência e um caderno de organização.
    e ja utilizo o método da planilha.
    bjs querida e adoro seu blog.

  • Resposta
    JKLFG
    28/11/2014 em 19:11

    No vídeo vc fala que são 3 anos, mas são 5, viu?
    5 anos é o tempo que o credor tem para cobrar uma conta ou exigir comprovante do pagamento (mas claro que a pessoa pode pagar sempre, independentemente de quanto tempo já tenha passado).
    ;-*)

  • Resposta
    Sílvia
    04/06/2014 em 16:08

    Eu estou em transição, e adquirindo as mesmas responsabilidades que eu teria se estivesse morando sozinha.
    Na casa da minha mãe, nós usávamos uma caixa de arquivo enorme, de metal, muito pesada e bem desengonçada! Minha mãe mudou para uma pasta para cada cada assunto, mas ainda ficou muito bagunçado e eu enlouqueço cada vez que tenho que pegar alguma conta lá… Como eu estou em transição, estava pensando em como organizar as contas da casa nova… Passei pela Kalunga ontem e fiquei de olho na mesma caixa de arquivo (mas de plástico) e pensei na praticidade, pois a casa é bem pequena. Mas também pensei na mesma pasta que você usa (eu uso esse tipo de pasta para as matérias antigas da faculdade, tudo separado por assunto), mas acabei não comprando nada… Bem… Acho que vou ficar com as pastas, assim eu vou organizando no escritório, nas prateleiras e fica bem mais fácil.
    Muito obrigada, Fran^^

  • Resposta
    Thécia
    22/01/2014 em 23:14

    Adorei a dica e a disponibilidade da planilha aqui no blog.
    Bom, quando eu passei a ter poucas e pequenas responsabilidades com dinheiro e pagamentos, logo peguei um caderninho e fui anotando cada mês, o que tinha para pagar. Isso em ajudava e muito. Mas morava com meus pais, então as cartas, boletos e essas coisas maiores, sempre ficavam nas mãos deles; a não ser o que eu gastava, estava no meu caderno e depois na fatura. Enfim…
    Agora com minha casa, novas responsabilidades virão, e suas dicas servirão bem. Estarei mais presente aqui! Beijo
    http://www.cheiadeclasse.com.br

  • Resposta
    Cris Dellani
    21/01/2014 em 14:52

    Oi Fran!! Amo seu blog, vejo todos os vídeos e todos os posts não perco nada!! Ano passado eu baixe a planilha que você fez e me ajudou muito, ficou super fácil de me organizar, e como estou construindo meu apê preciso levar todos os gastos a risca!
    Esse ano estou novamente com a planilha e com um aplicativo para Android nome “Minhas contas” ele é ótimo também!!
    Obrigada pelas dicas, são sempre maravilhosas!!

    Bjokinhas ♥
    Meu Palácio de 64m²

    • Resposta
      Franciele
      21/01/2014 em 21:06

      Obrigada pela dica Cris, ainda não conhecia e qdo fui procurar só tem para Android ainda :'(

  • Resposta
    Giselli Karla
    21/01/2014 em 14:49

    Oi Fran, eu não moro sozinha, mas comecei a trabalhar com 17 anos, o que quer dizer que passei a comprar coisas para mim sem o dinheiro do meus pais (haha), então as despesas são minhas e os boletos, comprovantes, Nf, e outros que começam a se acumular são todos meus e cabe a mim mantê-los organizados,e olha que engraçado eu trabalho com isso. E sei quanto é essencial manter os documentos organizados por uma serie de motivos…

  • Resposta
    Vitória Lacerda
    20/12/2013 em 15:13

    Hey Fran amei o seu blog *-* parabéns!
    Uma dica legal que eu aprendi com a minha mãe rsrs é organizar as contas por dia, ou seja em vez de você ter uma pasta com cada mês, você pode ter uma pasta com os dias e colocar as contas nos dias em que elas vencem. Ajuda bastante pra pagar as contas nos dias certinhos. Espero ter te ajudado.
    Beijos ;*

  • Resposta
    Valdiane Castro
    25/11/2013 em 12:56

    Oi Fran

    Cada dia acho mais interessante seu blog. Bom, moro sozinha também então sem esse tipo de controle fica quase que impossível “sobreviver” (rs). Tenho também uma planilha, bem simples mas na mesma ideia que a sua e um caderninho onde faço as mesmas anotações e costumo levar comigo (nem sempre, mas a ideia e te-lo sempre a mão para consultas). Bom, é basicamente assim que controle minhas finanças.

    Beijos

  • Resposta
    Klyslene Cardoso
    09/11/2013 em 13:48

    Olá Fran, descobri o seu blog procurando vídeos no youtube sobre organização, é claro que encontrei muitos mas o seu caderninho de organização, a planilha, a forma como você explica entre outros foram suficientes para eu tornar uma seguidora fiel e ‘agregar’ a minha vida as suas ideias de organização e estou saindo super bem. E já estou ansiosa para o lançamento a sua loja, contando as horas 🙂 Parabéns!
    Beijos!

  • Resposta
    Thallulah
    31/10/2013 em 17:42

    Franciele, boa tarde!

    Quero lhe agradecer e parabenizar por seu blog tão rico e útil com tantas dicas bacanas que facilitam o nosso dia a dia…acabei de conhecer seu blog através do blog da Beca Brait e estou muito feliz…espero colocar em prática suas dicas….sou uma virginiana frustrada pois não tenho o dom da organização que os astros nos atribuem rsrsrs…beijos e mais uma vez obrigada por compartilhar suas excelentes ideias!!!!

  • Resposta
    Maiara Acunha Faustino
    02/10/2013 em 12:39

    Eu ainda moro com minha mãe, mas organizo as contas em casa. Costumo guardar todas em uma pasta simples (escolar) e separar por tipo de contas (todos os meses juntos) com um clip. Até agora funciona, mas adorei essa dica da pasta com divisórias. Achei mais conveniente, vou tentar!

    • Resposta
      Gabriel
      10/12/2013 em 05:43

      Essa é minha noiva! 😀

      Love you, pequena.

  • Resposta
    Aline Franciele
    01/10/2013 em 21:15

    Adorei suas dicas e vou começar a usa-las. Morei sozinha 7 mes, e voltei a morar com meus pais justamente por falta de controle das minhas contas, mas em fevereiro volto a morar sozinha e vou usar suas dicas, para nao me enrolar de novo. Sempre guardei meus comprovantes todos, em pastas, caixas e raramente acho algum documento no momento em q preciso adorei a ideia da pasta com divisoria e a da agenda tbm vivo perdida no tempo, e qto a planilha ela é facil de usar? Bjosss adorei seu blog pena q nao o encontrei antes.

  • Resposta
    SIRLENE DA SILVA NEVES
    30/09/2013 em 13:01

    ADOORO SUAS DICAS, EU APRENDI UMA DICA EM UM OUTRO BLOG, GUARDAR AS CONTAS PAGAS EM ENVELOPE, ADOREI E EM CADA ENVELOPE GUARDO ATÉ 4 ANOS EX: CONTAS DE LUZ TERMINA UM ANO E AINDA TEM ESPAÇO,E, ENTÃO GUARDO MAIS ESCREVO DO LADO DE FORA DO ENVELOPE DE QUE ANO A QUE ANO E QUAL É A CONTA ESPECIFICA GOSTEI MAIS DESSA SOLUÇÃO. BJS.

  • Resposta
    Bielly Yohanne
    21/09/2013 em 12:15

    Amei esse caderno personalizado do blog! Queria saber se não tem disponivel pra venda!!!!
    Amo seu blog

  • Resposta
    Jana
    18/09/2013 em 08:53

    Além das dicas, uso o Yuppee para organizar minhas dívidas a longo prazo.

  • Resposta
    Dai Vieira
    14/09/2013 em 22:36

    Dicas muito boas mesmo, o seu blog é perfeito e tem tudo que eu preciso para a minha nova vida e assim eu aprendo para quando ir morar sozinha (ainda vai demorar um pouco), mas assim eu já vou aprendendo.
    http://crescendoaospoucos.wordpress.com/

  • Resposta
    Lili
    01/09/2013 em 05:04

    Oie, Fran! De que marca é a sua pasta? Achei ela linda!

    • Resposta
      Franciele
      01/09/2013 em 21:14

      É da Polibras 🙂

  • Resposta
    Mony
    20/08/2013 em 17:12

    Fran.. achei seu blog e adorei.. uma ideia para as suas contas, e ao invés de separar por mês, separa por dia na sua pastinha… assim você não se perde…
    Beijo

  • Resposta
    Leila
    06/08/2013 em 18:58

    Olá Fran, primeiramente amo seu blog e a um tempo já te acompanho, eu sempre fui bem organizada com minhas contas, morava em república, então o custo de aluguel era menor, agora moro sozinha quatro meses, e me fiquei desregulada, preciso de todas as dicas possíveis de economia para voltar ao normal.. bju

  • Resposta
    Lane
    29/07/2013 em 23:04

    Estou adorando seu blog. Muito obrigada pelas dicas! Parabéns! 🙂

  • Resposta
    helidy sabria
    21/07/2013 em 13:12

    oi fran queria saber se tem algum site q vende sua pasta pq eu não consigo encontra na minha cidade

    • Resposta
      Franciele
      21/07/2013 em 15:41

      Eu nunca vi :/

  • Resposta
    Renata
    10/07/2013 em 13:46

    Oi Fran,
    Qual a marca dessa sua pasta rosa? Obrigada.

    • Resposta
      Franciele
      11/07/2013 em 10:47

      É da Polibras 🙂

  • Resposta
    Daiane
    07/07/2013 em 21:00

    Oi Fran! Comecei a usar recentemente a planilha e tô gostando muito, ajuda bastante! Antes eu usava o Minhas Economias online, mas ele é meio cansativo, então parei rs. Acredita que até meu namorado tá usando sua planilha? Falei pra ele mudar o design pra algo masculino mas ele tá usando rosinha e com a bonequinha assim mesmo haha! Obrigada pela dica, um beijo. 🙂

  • Resposta
    Bianca Arantes Camacho
    02/07/2013 em 17:48

    Oi Fran!! Adoro seu blog, sempre entro p dar uma olhadinha. com relação a organização de gastos, como vc faz com a parte de cartões de credito? vc anota todos os meses os parcelados.

    • Resposta
      Franciele
      04/07/2013 em 10:33

      Sim 😀

  • Resposta
    Bianca Arantes Camacho
    02/07/2013 em 17:46

    Oi Fran! como vc anota no seu caderninho os gastos de cartão de credito? vc escreve todos os meses qdo é parcelado?

  • Resposta
    Bianca Arantes Camacho
    01/07/2013 em 15:33

    Adorei os posts! e como você organiza coisas antigas da faculdade. Os documentos, recibos, apostilas, etc…???

  • Resposta
    Fiama Vitória
    01/07/2013 em 10:28

    Descobri o blog ontem e já me apaixonei!! Adorei as dicas de organização e já baixei a planilha de contas =) Aguardo mais posts.. beeijos

  • Resposta
    Francielle Lima
    27/04/2013 em 21:29

    Logo que me mudei e comecei a trabalhar fiz a planilha de gastos, mas era um controle furado, porque não usava para economizar, só para saber em que eu estava gastando o dinheiro.
    Quando iniciei a faculdade, não via necessidade disso, afinal, eu recebo uma bolsa que paga o aluguel e meus pais me mandam exatamente o restante para passar o mês.
    Tenho um caderno para anotar algumas contas que é o suficiente para mim ^^
    Abraços!

  • Resposta
    Alessandra
    19/04/2013 em 02:59

    Ola fran adorei a planilha e agora estou tentando baixar a planilha do supermecado mais infelizmente eu nao consigo tem como voce me passar ou postar ela de novo?

    • Resposta
      Franciele
      19/04/2013 em 11:14

      Qual planilha Alessandra?

  • Resposta
    Renata
    21/03/2013 em 14:48

    Muito bom, desde que comecei a trabalhar tem uns 10 anos já uso o método da agenda para controlar as contas, a pasta com divisórias comecei a usar depois que eu casei tem 6 anos é super prática pra separar as contas né, a minha separo por contas, tipo cada divisória uso pra cada conta, luz, condomínio, tv, telefone…ai fica ali o ano todo…quando vira o ano junto tudo em um envelope e guardo em uma caixa organizadora. Preciso fazer uma faxina, mais tenho dúvida de quanto tempo temos que guardar essas papeladas toda, vc tem idéia disso??? bjs

    • Resposta
      Franciele
      21/03/2013 em 22:54

      Eu acho que é por cinco anos Renata.

  • Resposta
    priscila
    20/03/2013 em 17:33

    Gostei da ideia da pastinha, aqui no meu trabalho a gente usa pra organizar as contas, mas nem reparei que podia fazer isso com as minhas contas também. Fica mais facil de saber o que tem pra pagar e guardar os comprovantes. Com certeza vou comprar uma pra me organizar, aliás sua planilha é muito linda.
    Beijos
    http://www.blogastres.com.br

  • Resposta
    Juliana
    20/03/2013 em 15:43

    Então Fran, eu uso uma pastinha igual a sua, porém divido as abinhas por categoria. Por exemplo, Aluguel, condomínio, telefone, etc. Até agora funcionou bem, nunca tinha pensado dessa forma. Achei muito interessante. Bjs

  • Resposta
    Nathália Cavalhieri
    20/03/2013 em 15:02

    Ameei o post, Fran!
    Creio que vai ajudar muito as meninas a se organizar e a utilizar a Agenda Pony Brown Heeda (eu mesma utilizo para organizar as coisas da loja e acho super prática além de fofa!)

    Beijos <3

  • Resposta
    Danielle
    20/03/2013 em 12:48

    Tô amando seu blog, super criativo e com várias dicas legais. Já estou viciada, rs.

    Parabéns

  • Resposta
    Andressa Bonatto
    20/03/2013 em 09:15

    Adorei as dicas, pois sou do tipo gastadeira e bem desorganizada hehe
    faz um post de como economizar,
    beijoss
    http://andymakestilo.blogspot.com.br/

  • Resposta
    JANE MEIRY
    19/03/2013 em 23:41

    Fran, muito bom o post.Vc acredita que até o marido já estar recorrendo ao meu caderninho de organização?isso pega em !!!!!!!gostei muito da organização com o auxílio da pasta,vou adotar bem como a planilha. bjos

    • Resposta
      Franciele
      20/03/2013 em 00:11

      Ah que legal saber disso 😀

  • Resposta
    Raquel Falbot
    19/03/2013 em 23:33

    Eu uso planilha financeira também, mas comecei usar este ano, e com a dica aqui no site.. 🙂 Como eu gastava à toa gente!! Agora é mais regrado. Quanto às contas, são débito automático a maioria. As que são boleto eu agendo assim que chegam para o dia que quero pagar. É muito prático. Como sou assalariada, pago tudo num dia só, independente se vai vencer daqui a 10 dias

  • Resposta
    Roberta
    19/03/2013 em 23:11

    Oi Fran, sigo +/- os mesmos passos!
    Tenho minha pastinha com meus comprovantes, bem simples, cada conta tem seu ‘clips’, também separado por cor, mas só para dar uma graça. Também temos outra pasta para comprovantes, manuais!
    A agenda até uso, mas mais como um diário, porque apesar de ser casada, ter um baby, minha vida está mais calma, sem muitos prazos, rsrrsrs!
    E a planilha já usava uma, mas decidi baixar a sua, só que não consegui colar pra fazer o próximo mês!!!!! Tem algum geitinho?!
    Bjus

    • Resposta
      Franciele
      19/03/2013 em 23:17

      Tem como sim Roberta, é só clicar na opção “duplicar aba” no rodapé, beijos

  • Resposta
    Tátila Florentino
    19/03/2013 em 22:57

    Fran, se tratando de contas, eu sempre pago tudo no dia que recebo o salário. Mesmo se ela vai vencer só no final eu já pago, e ainda ganho um descontinho por pagar antecipado. Mas, comecei academia e o dia de pagar é dia 25, e não é com boleto que eu pago, então nem tem jeito de pagar qualquer dia, então eu guardei com minha mãe o valor da academia (ela é super responsável com dinheiro), assim eu não deixo o valor guardado na carteira e não tem perigo de gastar.

    Também uso pasta para arquivar os que já foram pagos e uso uma planilha pessoal pra ter noção de quanto meu salário está sendo comprometido.

    beijos, e parabéns por tudo.

    http://www.alemdemim.com

    • Resposta
      Franciele
      19/03/2013 em 23:17

      É uma boa essa de pagar tudo de uma vez!

  • Resposta
    Luana
    19/03/2013 em 21:11

    Adorei o post Fran! Sou muito desorganizada, sempre fui assim, e passei a morar sozinha ano passado, a situação financeira está sendo um desastre até agora, são os pequenos gastos que atrapalham todo o planejamento né! A planilha eu sempre tive, e sempre tento deixar atualizada, o problema é que esqueço de mexer todos os dias, e ás vezes esqueço de alguns gastos que atrapalham as contas no final. O que você acha sobre comprar um cash book? Vale a pena? E um curso de finanças? Amo seu blog, suas dicas são maravilhosas!

    • Resposta
      Franciele
      19/03/2013 em 23:19

      Luana eu nunca usei o cash book, mas como estou sempre no pc, anoto meus gastos direto na planilha ou no meu caderninho. E sobre o curso eu acho bacana sim, pois sempre temos algo para aprender né?

      Beijos!

  • Resposta
    Hélvio Caldeira
    19/03/2013 em 21:10

    Amo os posts sobre organização, amei saber como você se organiza mais!

  • Resposta
    jayanne
    19/03/2013 em 19:48

    Oi Fran primeiro quero dizer que amo seu blog, seus posts são demais.Eu coloco minhas contas em pastas,mas ainda precisa de algumas organizações.

  • Resposta
    Dayane
    19/03/2013 em 17:51

    Eu adoro quando você dá fala de finanças e organização porque, por mais que achamos que sabemos, dicas são sempre bem vindas! Eu ainda consigo me perder com a pasta de divisórias e a planilha, mas estou tentando firme e forte ter uma vida mais organizada relacionado a dinheiro.

  • Resposta
    Alyne
    19/03/2013 em 17:39

    Gostei das dicas. Eu já uso a pasta e a planilha, mas a minha pasta é dividida por tipos de contas e não por mês. E dentro da divisória eu guardo elas organizadas por mês.

    Agenda de papel não dá muito certo comigo, acaba virando caderno de rabiscos e eu geralmente esqueço de anotar as coisas. Mas me dou bem com a agenda do computador pois passo o dia na frente dele.

    Mas essa agenda da HeyInvent é um amor. Estou pensando em comprar o caderninho de finanças para deixar na bolsa e anotar os gastos na hora das compras para não esquecer nada na hora de atualizar a planilha.

    E só para concluir… acho que o débito automático é a melhor solução para não esquecer de pagar nenhuma conta. É uma mão na roda. Não vivo sem.

    Adoro seu blog, Fran. Passo por aqui todos os dias.

    Beijos!

  • Resposta
    Andressa Rodrigues
    19/03/2013 em 17:27

    Fran estou precisando muito desta pasta pra organizar os documentos com tudo bem dividido e de preferencia de cada mês. Eu tenho uma agenda pra organizar minhas finanças e uma pro blog e também uso a planilha que você disponibilizou que esta me ajudando muito. Obrigada por ter disponibilizado ela sz
    Posso te enviar a foto do caderninho que fiz pra me organizar depois?

    Beijos flor sz

    • Resposta
      Franciele
      19/03/2013 em 17:53

      Pode sim ^^

  • Resposta
    Milene G Santos
    19/03/2013 em 16:59

    Amei sua dica, também tenho uma pasta igual a sua mas separei por conta não por mês, cada divisória coloco tipo de conta, uma só de agua outra só de luz, e ai vai, e as do ano passado junto e grampeio ai quando eu precisar é só ir na pastinha que tenho todas as contas guardada fora que anoto tudo que tenho que pagar na pagina do dia 01 de cada més, assim sei quantas parcelas tenho ainda pra pagar e sei tudo que já paguei, e a sua tabela achei um máximo, adorei, tambem ta me ajudando muito. obrigada bjus

  • Resposta
    Carol Neves
    19/03/2013 em 14:31

    Adorei o post!
    Estou pensando em morar sozinha e vou precisar fazer mesmo isso, sou muito descontrolada =[

    beijo

  • Resposta
    Carol Sophie
    19/03/2013 em 14:30

    Como ainda moro com meus pais, não preciso me preocupar com contas, então a única coisa que faço é anotar os gastos na planilha. Pro meu negócio, tenho um caderno próprio onde numa parte eu colo as notinhas e anoto tudo que gastei e em outra tudo que vendi/recebi. Funciona bem pra mim assim, por enquanto.

    Beijos

  • Deixe uma resposta