18 Em Organização

Como gerencio as minhas listas

Lista-de-tarefas-07

Eu me considero uma pessoa que se distraí muito rápido. Posso estar focada em uma tarefa, mas quando me dou conta já estou fazendo outra coisa nada a ver. Acontece só comigo?

E eu já reparei que sou assim com tudo, OMG, que raiva! Além de que eu me considero uma pessoa um pouco “dramática” com a organização da minha casa. Há momentos que eu me sinto a Mônica de Friends, sério. Eu tenho uma série de manias, mas isso fica para outro post ok? Estávamos falando sobre se distrair e olha só como eu já mudei de assunto…

Acredito que querer melhorar quando percebemos que não somos tão bons em determinadas tarefas é um grande segredo. Basta se empenhar, pois com o tempo acaba virando um hábito. Por isso, posso afirmar que listas é um hábito maravilhoso na minha vida e eu simplesmente não consigo viver sem elas. N-Ã-O-C-O-N-S-I-G-O. Se eu ficar sem uma lista, pode ter certeza que não vou conseguir cumprir nada do que gostaria e muito menos terei um dia produtivo. É um hábito que só me faz bem e por causa disso quero dividir com vocês como gerencio as minhas listas.

Rotina

Para mim sexta-feira é o dia de fazer listas. Isso acabou virando uma rotina, pois sexta é o dia que eu fecho o cronograma semanal do blog e começo a agendar os novos posts para a semana seguinte. Então acabo ficando por conta de estabelecer qual dia vou gravar vídeos, qual dia vou escrever posts e por ai vai. Acabei pegando esse costume e agora aproveito para fazer as outras listas também.

As listas

  • Listas de trabalho: são as listas com tarefas que envolvem coisas do blog e projetos extras.
  • Listas de compras: toda semana faço o meu cardápio semanal e aproveito para já elaborar a lista de compras.
  • Lista de limpeza da casa: eu estava amando ter alguém para fazer a limpeza para mim, mas comecei a ter problemas e decidi que eu mesma voltaria a fazer tudo. Então, aproveito e também faço uma lista com tarefas domésticas que farei durante a semana.
  • Lista de metas: eu tenho uma lista de metas que eu faço mensalmente (ela fica na primeira página no meu planner) e toda semana dou uma conferida para ver como está o andamento.
  • Lista de tarefas: essa é uma lista que eu acabo atualizando diariamente ou sempre que necessário, pois nela eu marco compromissos e tarefas que vão surgindo ao longo da semana. Exemplo: ir ao banco, ir ao médico ou ligar para alguém. É basicamente uma agenda, mas também não deixa de ser uma lista de tarefas.

Pode parecer muitas listas, mas na verdade não é. Bom, pelo menos para mim que estou completamente acostumada e como já disse, não sei mais viver sem elas.

Como eu gerencio

Por algum tempo eu comecei a fazer todas as minhas listas no Evernote. Confesso, é realmente muito prático, principalmente pela comodidade de poder acessar pelo celular. Mas funcionou apenas por um tempo, pois eu sou mesmo é da galera do papel, sabe? Em várias coisas na minha vida eu abandonei o papel como forma de organização e passei a usar mais o mundo virtual. Senti uma melhora gigante! Mas para organizar as minhas listas do dia a dia eu gosto mesmo é de pegar a caneta e escrever no meu planner.

E isso vai de cada pessoa, não existe certo ou errado. Existe o que funciona para você. Só acho interessante você se preocupar em centralizar tudo em apenas um lugar para não ter aquela preocupação de que tal anotação está no Excel, outra no aplicativo, outra no papel e aquela outra no Evernote. Vale a pena eleger apenas uma forma de gerenciamento de lista ta?


Vocês sempre me pedem mais posts falando sobre como eu me organizo. Por isso tenho aumentado a frequência dos posts sobre o assunto e vocês podem encontrar todos na tag organização.

Agora aproveite que a semana está começando e coloque a dica das listas em prática. Aliás, aqui no blog tem uma lista de tarefas bem legal para você baixar. GO GO GO!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

18 Comentários

  • Resposta
    Jacqueline
    06/03/2017 em 13:20

    Também sou dessas, prefiro papel e caneta, nada como! Até pq amo escrever.

  • Resposta
    Laís de Souza
    01/02/2016 em 21:20

    Eu amo listas, também só funciono à base delas.
    Gosto de dividir por prioridades, o primeiro item será sempre o mais importante.
    Passei uma por transição do papel para o digital, foi natural, mas confesso que ainda sinto falta
    de comprar papelarias lindinhas, mas a prioridade realmente é usar o que funciona neah (:
    Estou usando um aplicativo chamado ANYLIST, para IOS, muito bom para gerenciar listas!
    Amei o post! Amei o blog! Conheci recentemente e estou encantada *-*
    Parabéns Fran! Muito sucesso \o/

  • Resposta
    Nina
    02/03/2015 em 21:47

    Olá Fran!!! Te acompanho muito e adoro seus posts!! Conta mais para a gente a forma de organização da limpeza da casa! Para quem mora sozinha é essencial! Fiquei curiosa em saber por que não deu certo com a pessoa que fazia a limpeza para você… Beijoss!

  • Resposta
    kaiza
    02/02/2015 em 15:56

    Não consigo baixar de jeito nenhum =/
    tem como me passar por email? [email protected]
    obrigada Fran 😉

    • Resposta
      Franciele
      02/02/2015 em 16:11

      Oi Kaiza, olhei aqui pra vc e está baixando certinho 🙂 É só escolher qual rede social você irá compartilhar e depois clicar no link para baixar.
      Bjs

  • Resposta
    [Links] - Links da semana #2 ~ Gema de Ovo | Ilustração
    25/01/2015 em 16:20

    […] #3 Como gerencio minhas listas […]

  • Resposta
    Joana Menezes
    21/01/2015 em 18:10

    Também sou assim!! Estou a fazer uma coisa, depois começo a fazer outra, a seguir vem uma terceira e depois volto para a primeira e depois vem a terceira outra vez … Conclusão tenho o meu cantinho CHEIO de projectos de artesanato (etc) que começo e nem chego a acabar. Preciso MESMO de listinhas, mas a minha desorganização é tal que nem me lembro de ir checar a listinha que fiz. Já tenho um caderninho onde aponto tudo, vou ver se com a tua sugestão de organização de caderno se resulta. Obrigada pelas dicas! 😉 Beijinho

  • Resposta
    Carol Magnani
    21/01/2015 em 10:03

    Fran, adoro seu blog, mas nunca comento pq tenho preguiça..heheh
    Mas agora me identifiquei super..eu sou a LOUCA DAS LISTAS..kkkk
    Td q vou fazer, tenho q ter um papel do lado..o povo até me zua..mas não ligo não…
    bjaooo

  • Resposta
    Leila
    20/01/2015 em 18:38

    Super legal essa sua maneira de se organizar. Também sou assim de fazer uma coisa e depois sair totalmente do foco.
    bjão

  • Resposta
    Mariana
    19/01/2015 em 21:38

    Fran, não é só você, eu sou igualzinha…perco o foco em segundos, de uma coisa vou para outra e assim por diante. Quando vejo não terminei nenhuma. Isso é triste.
    Para ser sincera, eu ainda não consegui me organizar…ehehe Tô usando as listas há algum tempo, mas ainda não consegui fazer delas uma rotina e, por isso, ainda acabo me perdendo. Porém, sem elas minha vida seria bem mais complicada.

    bjoesss,

    http://www.papuf.com

  • Resposta
    Thaís
    19/01/2015 em 21:37

    Somos muuuito parecidas, sério.
    Além do fato de cursar engenharia e morar sozinha, também sou uma fanática por listas rs.
    Faço listas que descrevem desde o meu acordar até o ir dormir. Mas acredite, é o melhor jeito de manter algum tipo de organização para quem tem apenas 24 horas para fazer um milhão de coisas.

    Criei meu blog esta semana (e espero conseguir encaixá-lo nessa minha rotina frenética), para poder auxiliar também sobre organização de tempo e tarefas, porque não é fácil ser universitária, dona de casa, esposa e trabalhar fora, só sendo muito organizada mesmo. 🙂 http://umnovembroqualquer.wc.lt/

    Beijos, e adoro muito o seu blog 😀

  • Resposta
    DANIELE BATISTA
    19/01/2015 em 20:34

    Fazer listas é tudo de bom! Assim podemos deixar a cabeça mais vazia, pois basta consultar as listas para sabermos o que temos que fazer…
    http://www.vintepoucosanosblog.blogspot.com

  • Resposta
    Ana Yuan
    19/01/2015 em 15:10

    Adoro fazer listas e so funciono mesmo nas listas feitas no papel,,rsss sem lista com certeza fico perdida bjs e boa semana
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  • Resposta
    Stela Maris
    19/01/2015 em 13:58

    Amei o post! Nossa estava tentando o Evernote e me flagelando porque não tem jeito, papel papel papel! Mas, o meu papel está virando as Notas do Smartphone… será que estou ficando mais digital? kkkkk Um grande abraço, Fran.

  • Resposta
    Rafaela Silva
    19/01/2015 em 12:21

    Listas salvam vidas, realmente!
    Hey Fran, os posts sobre o evernote acabaram? Estava amando, aprendi a usar e dps de um tempão sem tentar mexer nele voltei a mexer e agora me organizo bastante por ele (:

    • Resposta
      Franciele
      19/01/2015 em 21:25

      Não acabou não! É que eles são bem trabalhosos para desenvolver, então leva um tempinho 🙂
      Bjs

  • Resposta
    Paola Alves
    19/01/2015 em 11:51

    Fran, quantas listas! Eu não sobreviveria no meio delas hahahahah! Faço lista de metas e de compras (o que estou precisando x o que eu quero) e pra mim já é ótimo =) Vamos ver como vai ser quando eu for morar “sozinha”, com o noivo! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Leticia
    19/01/2015 em 11:19

    Oi fran, obrigada pela dica eu to tentando usar o app clear pra fazer minhas tarefas e até então tá dando super certo! Eu adoro seu blog serio, todo dia eu entro e amo as dicas de organização e finanças. Despois que comecei a ler seu blog (a mais ou menos um ano atrás) eu melhorei muito minha forma de me organizar e pensar. Da até vontade de ter um blog também haha

    Obrigada pelas dicas, tenha uma ótima semana flor! <3

  • Deixe uma resposta