32 Em -/ Finanças

Como montar uma planilha de orçamento doméstico eficiente

montando um orçamento doméstico-01

Você já parou para pensar se o seu orçamento doméstico anda em equilíbrio? Bom, é fácil saber se sim ou não. Responda com sinceridade para você mesma: você tem o hábito de gastar até que o saldo no banco ou do cartão de crédito permita? Se sim, a gente já pode constatar que há um desiquilíbrio ai.

Então, o que seria o equilíbrio orçamentário? Para mim é aquele que você faz o bom uso da sua planilha e por meio dela consegue ter o conhecimento detalhado de todos os seus gastos e investimentos. Aliás, por falar em investimentos, já até falei sobre como investir em um fundo de emergência por aqui.

A planilha é importante não só para você saber quanto gastou e ainda pode gastar no mês, mas com ela você também pode fazer comparações com os meses anteriores e ver onde tem “escapado dinheiro”. Quem ai já teve aquela sensação de “onde foi parar o meu dinheiro?”.

Mantendo a sua planilha sempre atualizada você consegue acabar com essa sensação e ainda saber como é o seu estilo de consumo. Pois muitas vezes gastamos sem ver, mas quando colocamos isso em uma planilha percebemos como aquela compra às vezes foi impulsiva e desnecessária.

Montar uma planilha de orçamento doméstico é bem fácil e você pode escolher qual método te atenda melhor. Eu por exemplo, prefiro as planilhas no computador, como as de Excel. Mas se você não domínio do programa você também pode usar uma folha de papel sem nenhum problema.

Agora vou mostrar para vocês a estrutura de um orçamento doméstico.

montando um orçamento doméstico

1. Você pode começar a usar sua planilha quando quiser, mas acredito que o início do mês é sempre uma boa época para começar do começo sabe? Então a primeira coisa a se fazer é somar toda a sua renda, pois assim você sabe quanto tem disponível para o mês. E jamais some a sua renda com o valor do limite do cartão de crédito (tem gente que faz isso, mas está errado).

2. Enuncie todas as suas despesas fixas (habitação, saúde, educação, alimentação, transporte, impostos e por ai vai…) e some esse valor.

3. Agora é a parte das despesas eventuais. Aquela noite que você saiu para jantar, a revista que você comprou, o café da tarde na padaria ou qualquer outro gasto que apareceu, que nós sabemos que aparecem quase todos os dias. E é muito importante anotar cada gasto que você tiver, por menor que seja.

4. Fazendo a simples conta: = SUA RENDA – (DESPESAS FIXAS + DESPESAS EVENTUAIS), chegamos ao saldo disponível. Esse saldo é o que vai definir o sucesso do seu orçamento. Pois ele é o valor que sobra após todas as despesas já serem pagas e será o responsável para viabilizar os seus sonhos, compras e projetos pessoais.

5. Agora observe, o nosso exemplo sugere que sempre deverá sobrar algum dinheiro do mês anterior. Isso é o equilíbrio. Se você seguir essa regrinha pode dar adeus aquele sufoco de passar o final do mês sem grana.

6. Agora é hora de somar o = SALDO DISPONÍVEL + QUANTIA QUE SOBROU e dessa quantia você faz as suas aplicações mensais, seja em poupança ou qualquer outro investimento como citado no tópico 4.

7. Fazendo a diferença: = (SALDO DISPONÍVEL + QUANTIA QUE SOBROU) – APLICAÇÕES chegamos até o que sobrou no mês, que também é de grande importância. Pois você chegará até esse valor somente após ter feito o pagamento de todas as despesas e já ter feito todas as aplicações estabelecidas. E se você ainda conseguiu fazer com que sobrasse alguma quantia, parabéns! Isso mostra o sucesso do seu orçamento.

——-  ❤  ——–

Acreditem, seguir esses 7 passos mudou a minha vida financeira. Antes minhas finanças se resumiam em: tudo que eu ganho – tudo que eu tenho que pagar = o que ainda eu posso gastar. Era só isso, não havia planejamento algum.

Esse guia de orçamento não é para te privar dos prazeres da vida e te transformar em uma pessoa que só junta dinheiro. Não! Esse é um guia que fará você valorizar a forma como gasta o seu dinheiro e também a priorizar as aplicações financeiras. Pois são elas que podem viabilizar todos os seus sonhos e projetos pessoais.


Conheça também o curso Finanças Para Garotas, saiba mais detalhes clicando aqui.

Finanças 12

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

32 Comentários

  • Resposta
    Quer morar sozinha? Saiba tudo sobre esse novo orçamento
    02/05/2016 em 14:59

    […] mostrei aqui no blog como montar uma planilha de orçamento doméstico eficiente, que é um método ótimo para fazer sua grana render o mês todo e você saber realmente para onde […]

  • Resposta
    TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MORAR SOZINHA - Roberta Zanatta
    01/05/2016 em 15:58

    […] mostrei aqui no blog como montar uma planilha de orçamento doméstico eficiente, que é um método ótimo para fazer sua grana render o mês todo e você saber realmente para onde […]

  • Resposta
    Livro: Como organizar sua vida financeira - Gustavo Cerbasi - Fran Guarnieri - Finanças - Fran Guarnieri
    07/02/2016 em 16:41

    […] é um assunto que eu vivo interessada, pois desde que aprendi a fórmula mágica para ter um orçamento organizado eu notei muita diferença no desempenho do meu orçamento. Então sempre que posso estou estudando […]

  • Resposta
    simone ferreira
    05/03/2015 em 19:27

    oi fran, tudo bem?
    eu sou igual a vc prefiro a planilha no pc.
    bjs.
    até ja montei uma para ver esses gastos rsrs

  • Resposta
    Solange
    28/02/2015 em 13:15

    ola conheci seu blog a pouco tempo e estou AMANDO … sinto muita dificuldade em poupar por q tenho um filho de 10 anos e tenho muitos gastos como alimentacao transporte escolar , escola sao tantas coisas acaba nao sobrando nada… 🙁 meu salario é baixo e todos os meses fico muito desesperada moro com minha mãe e é muito dificil a situacao sofro p caramba quero muito morar apenas eu e meu filho mais tenho medo de nao ter condicoes. seu blog esta me ajudando muito espero que eu consiga. bjos

  • Resposta
    Hilda
    09/12/2014 em 14:34

    Fran, muito legal vc falar sobre Finanças. Geralmente as pessoas acham o assunto chato e não falam muito sobre dinheiro.
    Eu sou economista formada e investidora.
    Se precisar de uma ajuda pra posts e dúvidas, me dá um toque. Adoraria ajudar.
    Fica o meu email de contato: hildaivo@yahoo.com.br
    Grande beijo,
    Hilda

  • Resposta
    NEIDE RIBEIRO
    18/11/2014 em 17:17

    amei seu blog e a seu video!!!

  • Resposta
    Internet, sua linda! - Dicas legais
    26/10/2014 em 23:31

    […] *Dicas sobre como montar uma planilha financeira, do blog Morando Sozinha. Organizar a vida financeira é um passo importante para a realização de nossos sonhos. Por isso gostei das dicas desse post, é sempre bom encontrarmos novas e efetivas formas de administrarmos o dinheiro. […]

  • Resposta
    Lorena L.
    25/10/2014 em 21:00

    gostei muito desse post! 🙂
    tem algum email pra eu poder tirar algumas dúvidas?
    beijos!!

    • Resposta
      Franciele
      25/10/2014 em 23:21

      Oi Lorena, fico feliz que vc tenha gostado do post. Infelizmente hj pela falta de tempo eu n consigo mais responder os e-mails individuais das leitoras. Mas se for algo que eu possa ajudar é so deixar é só deixar aqui nos comentários msm.
      Bjs

  • Resposta
    Camila Lacerda
    24/10/2014 em 19:14

    Amo assuntos de finança e muito parabens pelo post Fran 🙂
    Ficou muito bom e vai nos ajudar muito…

    http://www.chadecalmila.com

  • Resposta
    Camila Cassiano
    24/10/2014 em 14:59

    Fran, sempre acompanhei o seu blog e gostei muito dele mas tenho que dizer uma coisa: estou amando essa nova “fase”, suas dicas e videos estão muito melhores, parece que você está se dedicando mais à ele, estou amando as dicas para quem está passando da adolescência para a fase adulta, tenho 21 anos e tudo isso está sendo muito útil para mim. Parabéns Fran, adoraria te conhecer um dia para te dar um abraço apertado! Beijos.

    • Resposta
      Franciele
      24/10/2014 em 19:44

      Oi Ana! Nossa fico muito feliz em receber um comentário assim. E é isso mesmo, estou me dedicando muuuuuito ao blog para que ele fique cada dia melhor e fico feliz de vc ter sentido isso ai do outro lado <3
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs

  • Resposta
    Carol Rodrigues
    24/10/2014 em 03:10

    Colocando um favorite, estrela, coração e imprimindo o texto forever!
    Precisava muito de uma direção. Sou muito desorganizada, meu dinheiro sempre escorre elo ralo.
    Obrigada ♥

  • Resposta
    Barbara
    23/10/2014 em 21:44

    Adoro ver as planilhas de oraçamento, estou morando a pouco tempo junto! E isso realmente ajuda!

    Beijos, Love is Colorful

  • Resposta
    Bruna
    23/10/2014 em 17:52

    Olha, eu ando usando um programa pra isso, chama YNAB. Infelizmente é só em inglês, mas é legal porque tem um app pra celular e dá pra você inserir os gastos facilmente. Eu ainda preciso ter mais disciplina pra anotar tudo, mas o programa é muito bom. Tem outros similares em português também.

    • Resposta
      Camilla BR
      05/11/2014 em 15:53

      @Bruna, Oi Bruna, eu tbm uso um programinha bem bacana, e ele é todo em português. O nome do programa é Yupee. Você já ouviu falar desse? Eu gostei bastante. Se você quiser conhecer como é o site é esse aqui: http://www.yupee.com.br/

    • Resposta
      Camilla BR
      05/11/2014 em 15:57

      Oi Fran,

      Muito legal! Gosto muito de ler sobre os posts de planejamento financeiro, para mim o planejamento ajuda para que corra tudo bem!

      Eu posso dizer que passei por essas fases de aprendizado do planejamento, antes anotava em uma agendinha, depois em uma planilha excel (inclusive já testei a do MS), e agora uso um aplicativo muito legal chamado Yupee (http://www.yupee.com.br/). Como você é uma planejadora em nível avançado, pode ser que curta esse aplicativo.

      Beijo,
      Camillinha

  • Resposta
    Camila
    23/10/2014 em 17:36

    Fran! Você é demais!!!

  • Resposta
    Rose Soares
    23/10/2014 em 17:06

    Muito bom , adorei flor. Vou coloca-las em prática o mais rápido possível. Beijos.

  • Resposta
    Paola Alves
    23/10/2014 em 16:15

    Adorei o controle, achei bem prático! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • Resposta
      Camilla BR
      05/11/2014 em 15:51

      @Paola Alves, seu blog é uma gracinha! Parabéns! 🙂
      Vi seu comentário em um outro post aqui e fui visitar! 🙂 hahaha

  • Resposta
    Thaís Anacleto
    23/10/2014 em 15:03

    Fran, posta mais looks!!!

  • Resposta
    Suellen
    23/10/2014 em 14:56

    VocÊ é incrível, Fran. Estou começando a organizar as minhas finanças por sua causa e com a sua ajuda. Já imprimi as planilhas e estou anotando tudo.
    Valeu mesmo. <3

  • Resposta
    Michelly
    23/10/2014 em 14:34

    Oi Fran, ótimas dicas!
    Eu uso a planilha financeira que você fez e postou para nós. Depois disso nunca mais me atrapalhei.
    Vou tentar seguir estas novas dicas!
    Beijos

  • Resposta
    Thais Braga
    23/10/2014 em 14:17

    Fran, uma dica que eu sempre dou as minhas amigas é estipular limites de valores que você tem pra gastar.
    Exemplo:
    R$ 200,00 de cartão de crédito ( a parcela não pode passar desse valor no mês)
    R$ 200,00 de feminices ( não posso gastar mais que isso em maquiagem, produtinhos e tal por mês)

    E assim vai, cada um adapta a sua realidade.
    Dá pra ter tudo que você quer, sempre, sem se desesperar porque faltou dinheiro pra algo no mês.
    Ah, e se você por acaso não gastar tudo, você junta o que sobrou de todos os tópicos e investe em algo mais caro ou na poupança.

    • Resposta
      Camilla BR
      05/11/2014 em 15:47

      @Thais Braga, Eita! Pela primeira vez eu vejo alguém que faz a mesma coisa que eu! Nossa, isso realmente faz toda a diferença e ajuda demais!!!! Um dos meus diários financeiros foi sobre isso!

      Legal saber que não sou a única que faz essas coisas!

      Beijo

    Deixe uma resposta