28 mai

Como se organizar para ir morar sozinha?

Por Franciele

como se organizar para ir morar sozinha - 01

Apesar do blog ter mais de 1 ano de vida e vários textos falando sobre morar sozinha, eu percebi que não existe um post exclusivo com esse tema: “como se organizar para ir morar sozinha”. É um tema que gera bastante dúvidas, tanto que é um dos assuntos que eu mais recebo por e-mail.

Lembro de quando eu me mudei. A mudança em si foi bem simples, pois contei com a ajuda do meu pai para gerenciar os móveis e etc. Mas me lembro de quantas noites eu perdi calculando e pensando se o sonho de morar sozinha caberia dentro da minha realidade ($$$).

Todas nós amadurecemos, e claro, muita coisa que eu fiz na época seriam feitas de uma maneira completamente diferente hoje. Mas na minha opinião, isso faz parte do nosso aprendizado. E hoje estou aqui para dividir com vocês o que eu aprendi durante todo esse tempo e como eu me organizaria se estivesse me preparando para sair de casa hoje. Se preparem pois o texto vai ser grande!

como se organizar para ir morar sozinha - 02

01) O planejamento: se planejar é o melhor aliado de quem quer morar sozinha, casar, comprar um carro, viajar ou fazer qualquer coisa na vida. Pois quando a gente se planeja, minimizamos as chances de erros e poupamos bastantes sofrimentos. Mas não comece retorcendo o nariz achando que se planejar pode ser uma coisa chata ou complicada, na verdade pode ser bem o oposto disso.

Depois que descobri o poder que o planejamento tem sobre a minha vida, me divirto bastante criando e ajustando meus planos e metas. A verdade é que não existe uma receita de bolo que vai funcionar pra todo mundo, pois planejamento é algo muito pessoal e cada pessoa terá que descobrir o que melhor funciona para ela.

Existem diversas maneiras de se organizar, mas uma das formas mais eficazes que eu vejo hoje é usar um caderninho de organização. Várias pessoas já me perguntaram se eu parei de usar o meu, mas a resposta é que não! E confesso que não consigo mais viver sem. Ele fica bem aqui do meu lado e é um material de consulta para várias  coisas. Através dele eu consigo organizar a minha vida diariamente, consigo escrever aquelas ideias malucas que aparecem do nada e também consigo gerenciar meus projetos. Se você chegou no blog agora, clica aqui para saber tudo sobre o caderno de organização.

Agora como o caderno pode te ajudar? Simples! Na aba projetos, separe uma parte para ir organizando os próximos tópicos que você vai conhecer agora.

como se organizar para ir morar sozinha - 03

02) Descobrindo quanto as coisas custam: depois de já ter um local para se organizar, o próximo passo é descobrir o quanto as coisas custam. A gente sempre fica sonhando que a nossa casa vai ser linda, cheia de mimos e blá blá blá, mas quando fazemos a soma do preço da geladeira + preço da mesa, já sentimos aquela facada entrando no peito.

Descobrir quanto as coisas custam é o momento em que muitas pessoas desanimam, pois montar uma casa por completo não fica nada barato. Você tem que analisar a sua situação: preciso me mudar com urgência ou posso esperar mais um pouco? Pois em alguns casos, muitas meninas se mudam para estudar em outra cidade, porque mudaram de emprego ou qualquer outro motivo que exija urgência. Mas se morar sozinha é o seu sonho e você está fazendo isso para conquistar a sua independência, veja se esse realmente é o momento certo.

Quando vamos montar uma casa, logo assimilamos com a casa dos nossos pais, onde sempre tivemos tudo. Mas nem sempre para quem está se mudando rola de comprar tudo de uma vez, então a questão é priorizar. Priorizar é uma coisa muito importante, pois sim, da para viver uma casa sem sofá, mas será que da pra viver sem geladeira?

como se organizar para ir morar sozinha - 04

03) Juntando grana: siiiiim! Está muito enganado quem pensa que da pra ir morar sozinha sem grana. Além de já ter que desembolsar para os móveis da casa nova é preciso estar de olho em algo que muita gente esquece: as reservas. No Brasil não é costume nas escolas ou até mesmo nas famílias o ensinamento de poupar. E se você até hoje nunca conseguiu guardar dinheiro e sonha em morar sozinha, pode se preparar para começar.

Sempre devemos pensar nas reservas como uma segurança e jamais como um cofrinho que você pode gastar quando quiser. As reservas devem ser para o aluguel, reparos ou qualquer outra intervenção do Universo.

como se organizar para ir morar sozinha - 05

04) Gastos mensais: depois é a hora de começar a visitar imobiliárias para encontrar o imóvel ideal pra você. Não se esqueça que em muitos prédios existem algumas taxas como a taxa anual de pintura, reparos, mensalmente tem o condomínio e o IPTU. Ah, outra coisa importante é saber quais são as condições do imóvel e se haverá necessidade de algum tipo de reparo. Também tente descobrir sobre o estado da parte elétrica, pois em muitos prédios a fiação é bem antiga e acaba consumindo mais energia.

Aproveite a planilha que tem disponível para download aqui no blog e já coloque todos os tipos de gastos que você vai ter como o aluguel, condomínio, luz, água, internet, transporte, mercado e etc. É impossível saber o valor exato de quanto você irá gastar mensalmente, pois isso depende de qual região você mora, qual é o seu padrão de vida, com quanta frequência você faz refeições em casa e várias outras coisas. Mas sempre da pra fazer uma média e ter noção de quanto tudo isso vai custar.

Com a experiência que eu tenho hoje, garanto esse é um ótimo jeito de você iniciar uma nova vida longe da casa dos seus pais.

Gostaram do texto? Então se preparem pois vem muito mais por ai. E se alguém tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe a sua dúvida pode virar um texto?

  • Isa

    28/05/2013

    Eu realmente estava precisando ler de um post assim. Procurei em diversos lugares e não encontrei! Obrigado Fran, e parabéns pelo blog! Está me ajudando bastante. :)

    Responder

  • Keith Pappen

    28/05/2013

    Gostei muito do post, ajuda bastante quem está começando essa vida financeira. Beijão <3

    http://www.detalhesamor.blogspot.com

    Responder

  • Ana Caroline

    28/05/2013

    Descobri ontem seu blog e já estou apaixonada *-* que perfeito. E já quase todos seus vídeos uhsausauh liiinda ta de parabéns

    Responder

  • Karla Grando

    28/05/2013

    Oi Fran!! Tudo bem??
    Ótimo post!! Parabéns!!
    Queria te convidar a conhecer meu blog (www.organizz.blog.br), nele também falo sobre organização!
    Ficaria honrada com a sua visita!
    ;)

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    Obrigada linda!
    Beijos

    Responder

  • Mariana

    28/05/2013

    Com certeza você conseguiu esclarecer muitas dúvidas. Estou me planejando para morar sozinha, juntando dinheiro, pesquisando sobre as despesas fixas, comprando coisinhas pequenas, tudo será feito de forma bem planejada!

    Parabéns pelo post

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    Obrigada Mari!
    Beijos

    Responder

  • Jessica

    28/05/2013

    Gostei demais do post! Apesar de ser algo que eu já sabia, é sempre bom ser lembrada. Ano que vem estarei mudando de uma cidade do interior do estado para a capital, imagina a diferença? Vai acontecer tudo ao mesmo tempo, se adaptar a nova cidade, a morar sozinha e tal. E tenho uma sugestão de post: qual a coisa mais difícil de morar sozinha, pela sua experiência?
    Beijo, te acompanho sempre!

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    ótima dica Jéssica!
    Beijos

    Responder

  • Ana Carolina Monari

    28/05/2013

    Oi Fran,
    Tudo bem?
    Eu adoro o seu blog e desde que eu o descobri não fico um dia sem ler… ele ajuda e muito na questão de organização e acredite que eu já até fiz o meu próprio caderninho para me ajudar a fazer o dia render mais.
    Sempre vejo posts seu falando sobre como “morar sozinha” e os gastos disso, mas eu tô planejando comprar um carro e está bem difícil. Queria saber se você poderia fazer um post para pessoas como eu que estão tentando poupar, mas que a caminhada está bem difícil.

    Beijos e parabéns pela iniciativa

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    Obrigada pela dica Ana.
    Beijos

    Responder

  • Tátila Florentino

    28/05/2013

    Ótimo post Fran, como sempre!!! *—*
    Bom, você poderia falar também sobre a rotina de morar sozinho, como dicas de reciclagem, dicas de conservar roupas e não deixar com aparência de velhas, o priorizar ao fazer supermercado… nossa tem muita coisa que eu gostaria de saber já que estou há um passo do altar hehehehe… Muita coisa eu não sei ainda.

    http://www.alemdemim.com

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    Dica anotada linda.
    Beijos

    Responder

  • Carol

    28/05/2013

    Oi, Fran, acho que valeria a pena neste post dizer que existe a opção de alugar apartamentos mobiliados… é bem útil para quem quer morar sozinha mas não tem como pagar geladeira, fogão, armários, cama…
    beijos

    Responder

    Franciele

    maio 28th, 2013

    Carol, eu não sei apartamento mobiliado é a melhor escolha. Mas sim, pode ser ótimo.
    Beijos

    Responder

  • Valentina

    28/05/2013

    Oie! Boa noite. Gostei muito de suas dicas, principalmente da parte de planejar, pois minhas amigas e meu noivo não concordam com planejamentos, mas como sempre digo: Planejar é como ter placas em estradas, sempre sabemos pra onde estamos indo! pretendo casar em breve e desde o ano passado venho fazendo isso! Agora só falta encontrar um apê e ajustar algumas coisas em relação ao financeiro mesmo. Ah, sempre entro no blog pra pegar umas dicas de decoração, tô ansiosa pra morar na minha nova casa e arrumar tudo do meu jeito1 rsrsrsrs.
    Também amei a idéia do caderno, ja faço isso, mas o meu não é tão fofo e nem tão organizado quanto seu! hahahah
    bjus flor! Deus abençoe você.

    Responder

  • Thalita

    28/05/2013

    Fran, amo o blog.
    Preciso de uma help, estou sozinha tem 5 meses e ainda sofro de preguiça. rs
    Cozinhar para uma pessoa só (no caso eu) e coisinhas pequenas e simples, que são facilmente trocadas por um sofá.
    Tem alguma dica para dar um up?

    Responder

    Franciele

    maio 29th, 2013

    Eu tbm era assim, mas eu vi que não tem jeito tenho que me alimentar bem. Então ou faço em casa ou como na rua. O segredo é fazer porções menores :D
    Beijos

    Responder

  • Ana Carolina

    28/05/2013

    Ótimas dicas Fran!
    Bom para lembrar quando eu resolver morar sozinha! *-*

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    Responder

  • camila

    28/05/2013

    Oii Fran, ótimo mesmo.
    Esse seu caderno voce que confeccionou ou tem para vender? =D

    Responder

    Franciele

    maio 29th, 2013

    Ele tem pra vender sim, mas a temporada de vendas já acabou :/
    Mas logo vai ter de novo :)

    Beijos

    Responder

  • Elurdiane Andrade

    28/05/2013

    Gostei muito do post.Ultimamente tenho pensado em ir morar sozinha,então estou lendo bastante sobre esse assunto.
    :D

    Responder

  • Thairinne Dantas

    28/05/2013

    Adorando o blog como sempre… Pretendo morar sozinha em breve e guardo todas as suas dicas… Bjus ;)
    ;)

    Responder

  • Anna de Cássia

    28/05/2013

    Já me mudei, no momento estou tentando juntar dinheiro para a decoração do meu quarto e estou sofrendo na pele a dificuldade disso. E olha que eu sempre fui boa em juntar dinheiro.

    Responder

  • Jéssica Vargas

    28/05/2013

    Oi tudo bem? adorei seu post e seu blog,
    queria perguntar se você não se sente muito sozinha?
    Vou morar sozinha por que quero um espaço pra mim, porém, quando penso na solidão me da um desespero haha, é normal isso no começo?
    Abraços.

    Responder

    Franciele

    junho 13th, 2013

    É normal um pouquinho de solidão sim, mas a gente acaba se acostumando :D

    Responder

  • \\Mel//

    28/05/2013

    Oi Fran tudo bem? Gostei muito do seu post sobre morar sozinha. Vai me ajudar muito, pois provavelmente ano que vem vou passar pela mesma experiencia que você passou. Espero também me sair bem, kkkkkkk
    Parabéns pelo blog, vou adiciona-lo a lista de preferidos, ok?
    Bjosssss e prazer em conhece-la!!!
    \\mel//

    Responder

  • Estefânia

    28/05/2013

    Amei as dicas, faz duas semanas que me mudei. Morar sozinha sempre foi um projeto meu. Me programei e planejei tudo. Eu ri quando você mencionou sobre sofá, pois eu ainda não tenho um! ;)
    Chego em casa apenas para dormir, no momento isso pode esperar. Juntei uma boa quantia em dinheiro antes de alugar um local, já tinha separado valor para aluguel e móveis indispensáveis.
    Parabéns pelo blog, gostei muito.
    Beijos.

    Responder

  • Soraya Lourenço

    28/05/2013

    Fran sinceramente amo esse teu blog!! <3
    estou começando a pensar em morar sozinha e já ando correndo atras. meu maior motivo é a minha independência e esse post clareou muito minhas ideias e de como devo dar esse passo enorme na minha vida! Já estou me planejando e pretendo sair de casa em junho de 2014. Espero conseguir! obrigada meeeeesmo, e já estou usando meu caderninho. beijooooos :*

    Responder

  • Brenda Oliveira

    28/05/2013

    Oi Fran…
    Tenho 18 anos e penso muito em morar sozinha,sou a mais nova de casa e por isso sempre fui muito mimada,mais gostaria de morar sozinha para aprender a ser mais independente, mas muitas pessoas do meu convívio me criticam pois acham que vou me arrepender, + cedo ou + tarde eu vou ter que acabar saindo da barra da minha mãe…vc concorda??? Será q estou pensando da maneira correta???

    Responder

    Franciele

    julho 31st, 2013

    Brenda, eu sai de casa com 18 anos tbm, mas por um outro motivo (pq eu morava mto longe do meu trabalho). Bom, não tem como eu te falar o que é certo ou errado, vc tem que ver se vc está pronta para assumir todas as responsabilidades de quem mora sozinha.

    Beijos

    Responder

  • Áurea Luz

    28/05/2013

    Que blog lindo Fran! Descobri ontem, navegando em algum outro de decoração, e estava nos comentários!
    Tenho 25 anos, fiz faculdade longe dos pais que moram no interior, mas fui morar com avó e primos. Voltei pra casa dos pais, e quis ir pra capital do meu estado, consegui um trabalho e aqui estou (Palmas-TO)… e a outra vó me deu, e dá todo o apoio necessário. Mudei ano passado, fui comprando as coisas aos poucos, e essa semana estou me mudando pro meu apê! Pela primeira vez sozinha, decorar da forma que eu quiser, rotina disciplinada (amém!), independência e acima de tudo responsabilidade!
    Tenho, faz um tempão, uma planilha de controles financeiros, mas volta e meia eu me descontrolava, e agora sei que isso não pode acontecer, pq ninguém vai me socorrer, é isso que tem que entrar na cabeça de quem quer ser independente, tem que ser em todos os aspectos!
    Mas, vou experimentar só agora, e acredite, estou morrendo de vontade de cozinha só pra mim rs!

    Estou apaixonada pelo blog, vim olhando tudo desde o primeiro post até chegar nesse, e seria injusto não comentar a não parabenizar!
    Muito lindo!
    *_*
    Continue nos inspirando com suas imagens caprichadas!
    Abraços!

    Responder

  • Wanessa Brito

    28/05/2013

    Oi Fran, eu estava procurando ultimamente posts como esse e sempre achava que tava algo incompleto pq os que vi sempre falavam só das maravilhas de morar sozinha, e por ser universitária de ciências contábeis imaginava que não era como eu estava lendo, mas esse seu foi completo, sabe me ajudou ainda mais amadurecer. Pq há tempos penso em morar sozinha tenho 21 anos mais ainda tenho receio, minha vontade de morar sozinha vem se aflorando desde os 14 anos, mas não trabalhava e hj em dia mesmo com alguns medos e com a ajuda do seu poste tomei minha decisão que vou mesmo,agora é só procurar o momento certo para sair de casa, pois, eu não quero sair brigada com minha mãe. Muito obrigada,e parabéns pelo blog super mega bacana e a partir de agora já me tornei uma leitora fiel sua. Bjos

    Responder

  • Victoria

    28/05/2013

    Tenho 14 anos, mas já penso em morar sozinha aos 18, e isso serviu pra eu começar a me preparar a economizar :P
    Obs: Tenho uma saia igual a sua, preta com coração lilás/rosa (minha irmã diz que é rosa, mas pra mim é lilás.

    Responder

  • Amanda

    28/05/2013

    Ah,mas eu preciso de um emprego pra morar sozinha.Pra isso tem que terminar faculdade,arranjar trabalho. =/

    Responder

  • Amanda

    28/05/2013

    Ah,você saiu aos 18,tenho quase 18.Estou estagiando numa empresa,mas os gastos de morar só é complicado =/
    Você trabalha com o quê?

    Responder

    Franciele

    agosto 28th, 2013

    Eu era desenhista :)

    Responder

  • CRIS

    28/05/2013

    Amei seu blog!!! Acabei de encontrá-lo e curti,isso pq eu estava navegando à procura de idéias e também pq estou programando pra morar sozinha… é algo bem difícil, porém necessário!!! PARABÉNS!!! <3

    Responder

  • Francleide

    28/05/2013

    Oie Fran, assim como você também tenho esse apelido, acompanho o seu site já a algum tempo estas de parabéns, to tentando me organizar para morar sozinha, queria saber se você teria alguma planilha de todos os moveis e objetos que passam despercebidos ao ir morar sozinha, tipo os de maior necessidade.

    Responder

  • Diogo

    28/05/2013

    Olá, Pesquisei várias vezes na internet e achei seu blog, existem muitos textos, mas quase nenhum dava sua própria experiência como exemplo, mesmo sendo direcionado para mulheres eu acho que é de uso geral as informações, tenho 18 anos (farei 19 em novembro õ/) e já tenho em mente morar sozinho, pois sou muuuito exigente e ngm aqui parece querer subir na vida e brigo direto com quem mora aqui ;//.
    vou continuar acompanhando suas matérias quando possível. abraços.

    Responder

  • Aline Rodrigues

    28/05/2013

    Adorei seu blog! Realmente muito inspirador! Como estou prestes a ir morar sozinha, ando procurando e armazenando todo tipo de informações, principalmente da internet… Ainda estou assustada com a ideia, principalmente com relação as despesas mensais que hoje não tenho morando om a minha mãe, maaas, acho que por fim vai dar tudo certo. Só estou aguardando minha casinha ficar pronta e espero estar nela até o CARNAVAL.
    bjões e parabéns pelo blog.

    Responder

  • Camila

    28/05/2013

    seu blog me ajuda muito ! (:

    Responder

  • rosangela

    28/05/2013

    olha eu adorei ,foi minha melhor amiga que me indicou este blog, pois em momentos em que estamos tâo entusiasmados que muitas coisas importantes como essam passam despercebidos e depois vem aquela pergunta e agora??Adorei pode ter certeza que vai me ajudar e muito e o caderninho parece brincadeiras mas vou adotar isso para mim.

    Responder

  • Matheus Henrique

    28/05/2013

    Nossa, mesmo não sendo mulher, adorei este blog, pois na sua essência me ajudou muito a pensar sobre tudo o que preciso parar morar sozinho. Estou prestando um concurso público e se eu passar, mudarei de cidade. O blog me auxiliou na reflexão sobre tantas coisas que preciso me organizar antes de sair de casa. Beijos a todas!

    Responder

  • Marianne

    28/05/2013

    eu tenho doze anos mais quero ir morar só com 14 o que eu faço e eu não quero ir morar só por causa de problema com a família eu so quero ir para ter a experiencia

    Responder

  • Raquel Fernandes

    28/05/2013

    OI, eu conheci o seu blog antes de ontem, e já acho o máximo,é o meu preferido e estou começando um blog tem alguma dica? e queria perguntar quanto você gasta pelo blog????? Beijos

    Responder

  • Nathália

    28/05/2013

    Oi Fran,
    eu comecei usar sua planilha esse mês e está sendo per-fei-ta para minha organização financeira.
    Ah, muitas dicas do seu blog estão sendo super úteis pra mim, que estou me planejando pra morar sozinha, e já recomendei pra algumas amigas :)

    Falei da sua planilha no meu blog hoje, e também já fiz um caderninho de organização pra mim (que também está funcionando muito bem) mas falo dele em algum dia lá no blog!!

    Obrigada pelas dicas, viu!!

    Responder

  • Olga

    28/05/2013

    Oi, Fran. gostei muito das dicas e me deram um ponto de visao mais abrangente da minha decisao. mas fica uma duvida, responde pro meu e-mail, se possivel: da pra fazer essa mudanca com poucos recursos, gravida e ainda buscando emprego? bjs

    Responder

  • Giulia Lima

    28/05/2013

    Oi Fran ! Gostei muito do Post , todo mundo tem esse desejo mas , falta o $$ ! giulialima.blogspot .

    Responder

  • Sávia Isabelle

    28/05/2013

    Ola Fran, ameeeeei seu blog. Estou pensando em ir morar sozinha, ou com meu namorado… Este poste e a planilha estão me ajudando bastante !<3

    Responder

  • Maycon Ramos

    28/05/2013

    Sei que o Blog é feito pra mulheres , Mas seu Blog podia ser Aberto pra todos , porque Me ajudou demais , e homens tambem quer morar sozinho ,rs
    Agora em Fevereiro estou indo morar SOZINHO , vou me mudar de cidade por causa de Estudo , e to tentando me Organizar , e o blog ta me ajudando demais . Obrigado

    Responder

  • Carolina Souza

    28/05/2013

    Eu pretendo me mudar da casa dos meus pais em menos de dois anos, e há mais ou menos um mês achei seu blog. Amei tudo e to tentando me programar para começar a guardar dinheiro e ser mais organizada pra na hora H não sair nada errado. Suas dicas estão sendo muito uteis pro começo do meu planejamento. Obrigada

    Responder

  • Carol

    28/05/2013

    Oi Fran! Me mudo daqui exatos 1 mês e 10 dias para o interior de Minas pra estudar na UFV. Eu, que nasci e cresci no litoral e em capitais, tô me sentindo meio perdida. Seu blog tem me ajudado muito! Encontrei ele hoje de manhã e estou devorando os posts :)
    Beijos!

    Responder

  • Alessandra Damasceno

    28/05/2013

    Oi Fran. Gostei muito das dicas!
    Tenho 16 anos e já planejo morar sozinha.Sonho com meu apê todo arrumadinho tempo todo, mas sei que vou começar do zero, que vou ter muito a pagar e que no início vai difícil. Digamos que já tenho meio caminho andado, pois sou muito organizada, mesmo fugindo da organização vez ou outra.Sou até mais organizada que minha mãe. Sei como lhe dar com gastos e como me organizar pra economizar o máximo possível e nunca ultrapassar meu salário.Sim, MEU salário, sou jovem aprendiz e recebo meio salário, e pra tirar um pouco o peso das costas da minha mãe, uso desse dinheiro pra comprar as minhas coisas. Tenho tudo anotado num caderninho.Desde o que vou pagar esse até os próximos meses.Por exemplo, meu guarda roupa já velhinho, então decidi comprar outro, dividi em seis vezes (aliás, meio salário não da pra muita coisa) e já tenho anotado no caderninho até a última parcela.
    Continue com os posts, que amo tanto.
    Beijocas :*
    http://aledamasceno.blogspot.com.br/

    Responder

  • jazilla

    28/05/2013

    Olá sou novs. Bem tenho apenas 14 aninhos e tipo sou louca pra mora só estudar fora ser idependente .e tipo foi bom ter lindo oq vc postou pra mim penssar antes de gastar . bem si tudo de certo vou sair de casa em março mais espero que tudo occorra muito be.. bgd

    Responder

    Regina

    julho 2nd, 2014

    Olá,Jazilla! por acaso eu li o seu comentário, e vi que vc ja quer ir morar sozinha? é isso msm? Olha vc é mto nova pra tomar essa atitude,vai juntando($$$) pra quando vc tiver seus 18 anos poder prosseguir com essa ideia..#ficadica :)flor

    Responder

  • Mery

    28/05/2013

    Adorei o blog tem dicas maravilhosas,eu tenho 27 anos,um filho de 5 anos e não aguento mais morara com os meus pais,rsrs.
    Com ajuda do blog estou conseguindo me organizar para até no fim do ano já está em minha casa.
    Obrigada Fran pelas dicas uteis.

    Responder

  • Nessa

    28/05/2013

    Oooi, Fran! Vou fazer treze anos e ajudo na loja dos meus pais. Eu ganho R$ 300,00 todos os meses e vou começar á juntar pois quero ir para São Paulo ( onde eu nasci ) para fazer faculdade de Medicina. Provavelmente irei com dezessete anos.
    Estou há alguns dias pesquisando várias coisas e vim parar no seu blog e no seu canal do Yout, o que dizer? EU AMEI! Você está me ajudando – e muito – Obrigada!

    Responder

  • Disleane Rodrigues Ramos

    28/05/2013

    Fran, boa tarde!
    Muito bom seu blog, eu pretendo ir morar no Rio de Janeiro em Junho de 2015, você acha que já tenho que juntar as economias? Obrigada.

    Responder

  • Bia Glitzenhirn

    28/05/2013

    Adorei o texto, mas confesso que procurava algo a mais, com por exemplo, de começo é legal ter tantos pratos, tantos talheres, coisas desse gênero entende. Já tenho uma lista prévia, mas queria mais dados para ver o que de importante esta faltando.. Acho que seria útil para muitas pessoas essa informação. Beijos :**

    Responder

  • ricardo

    28/05/2013

    ola mi xamo ricardo tenho 18 anos e estou lutando paa morar sozinho
    moro em salvador
    trabalho em uma loja de calçados com menr aprendiz
    e ganho atualmente meio salario
    pxa fis como vc min falou axei um aluguel bem massa a casa e maravihosa e ainda sobrou dinheiro pra eu comprar a minhas coisas no meu cartao dando a entrada … poxa pesei que era impossiel mais nao e nao
    apertando da li da qui comseguimos basta querer….
    obrigado pelo epurrazinho que vc min deu
    bjs

    Responder

  • Myra

    28/05/2013

    Olha to querendo sair de casa e ter uma vida de independência, mais não sabia como saber a administrar,não conhecia seu blog,amei ter lido ele todo,casa de pai e mãe é bom,mais quando a gente ta pequeno,depois que a gente cresce as coisas vão mundano. Quero muito ser independente,quero saber administrar minha vida sozinha,quero saber o que é ter responsabilidade?Quero mim amadurecer,ser uma mulher.
    Muito obrigado pela pessoa que fez esse blog ela mim ensinou muita coisa que eu não sabia.

    Responder

  • Danielle

    28/05/2013

    Oi Fran,tdo bem?Como faço para adquirir o caderno de organizações?Estou no vermelho e quero me organizar…Obrigada

    Responder

    Franciele

    abril 2nd, 2014

    Esse foi uma edição limitada Dani :/

    Responder

  • Regina

    28/05/2013

    Olá,Fran! conheci seu blog agora e achei super interessante,estou com essa ideia de ir morar sozinha com uma prima um pouco mais velha que eu…e seus conselhos e postagens já me fizeram pensar direitinho sobre esse assunto..muitíssimo obrigada:)!! Ahh uma pergunta: Os seus pais ajudam vc em alguma coisa($$$)? bjos

    Responder

  • Jenefer Nascimento

    28/05/2013

    Oi Fran, tudo bem? Bom conheci o seu blog ontem através do youtube e desde já estou amando, Parabéns! Enfim tenho 16 anos e pretendo morar sozinha aos 18 e desde já quero me planejar, muitos dizem que é muito cedo porém é um sonho, uma decisão que eu quero tomar, se é que me entende. Enfim tenho várias dúvidas e você já eliminou várias, e adorei a dica do caderninho. Gostaria de saber se você mora de aluguel, e se sim tem planos para ter a sua casa própria? O que seria melhor eu procurar uma casa para alugar ou para comprar, porque nem todas casas de aluguel dão toda liberdade para decorar livremente. Trabalho como Jovem Aprendiz e quero voltar esse dinheiro já para meu projeto de morar sozinha, seria uma boa? Bom, agradeço desde já e desculpa pelo texto enorme que deveria ser uma simples pergunta. Beijos!

    Responder

  • Fernanda Ferrari Lira

    28/05/2013

    Estou amando o blog. Eu estou pensando em morar sozinha e graças as suas dicas estou conseguindo fazer tudo com calma. Parabéns. Bjs

    Responder

  • Dayanne

    28/05/2013

    linda linda, eu conheci essa semana seu blog e eu estou admirada, parabéns pelo seu trabalho, e por cada conselho. Eu tenho um blog porem nao me sinto preparada pra administrar entao eu acho que devo parar, mas nao vim falar disso, vim falar sobre esse poster perfeito. Não funciona apenas para quem quer morar só, tambem serve muito bem pra quem mora ainda com os pais porem que ser “independente” , pelo menos o maximo possivel para uma pessoa que mora na mesma casa que os pais kk. Eu estava aqui lendo seu blog e adorei!parabéns mesmo, mil beijos!

    Responder

  • Giselle Rayane

    28/05/2013

    Eu saí de casa ha pouco mais de um mês e to dividindo a casa e as despesas com outra garota que já morava aqui.
    Estou ainda me adaptando, gostei das dicas e do blog! ;*

    pode dar uma passadinha no meu blog?! Tem algumas coisinhas a venda lá e espero que goste de algo!
    http://refugiosinsanos.blogspot.com/
    Desde já, obg! ;*

    Responder

  • Marcella

    28/05/2013

    Ooii ameii esse post apesar de ter visto agora, descobri seu blog faz um mes ou um pouco mais de tempo, mas soo agr fuui mora sozinha e estaa me ajudando muito suas dicas… Muitoo obrigada
    Beijo da sua Frãm :*

    Responder

  • Daiane

    28/05/2013

    Oiii! Adorei o post! Daqui um ano fica pronto meu apartamento, e pela primeira vez vou morar sozinha!!!

    Quer dizer, não totalmente sozinha pois meu namorado vai morar comigo…

    Mas já estou fazendo contas e organizando tudo até ficar pronto… Pensando em gastos com móveis e eletrodomésticos, e os gastos mensais…
    O que eu conseguir já estou comprando, como toalhas e cobertor, potes plásticos, talheres… Tapetes e toalha de mesa… Vou comprando agora já que não tenho muitos gastos comparando com o que vou ter no momento em que morar sozinha.

    Vou ficar “futricando” seu blog, pois preciso de idéias de alguém que já teve essa experiência.

    Obrigada!

    Responder

* Quer sua foto nos comentários? Clique aqui.

Veja mais vídeos

Layout por Fran Guanieri     Ilustração por Giovana Medeiros     Programação por Ana Flávia Cador