1 Em Carreira/ Estudos

5 conselhos para quem está saindo da faculdade

Se você está cursando o último ano da faculdade, já deve estar imaginando que muitas coisas irão mudar em sua vida.

Aposto que não é à toa que você decidiu cursar uma faculdade, muitos sonhos passam pela sua cabeça, desejos de mudanças e se dar bem nesta vida independente.

E para te ajudar a iniciar esta nova fase, vou te contar algumas dicas que te ajudarão a ter muito mais segurança e confiança para trilhar novos caminhos.


Você já faz parte da nossa #GIRLGANG? Ao se inscrever você receberá conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail.


1 | Comece a fazer planos

Sempre digo que planejamento é base fundamental para que qualquer sonho se realize.

O último ano da faculdade é um ótimo momento para começar a planejar o futuro com mais cuidado. Agora que você está se graduando em uma área que você gosta (torço por isso!) e terá seu diploma em mãos, é hora de começar a pensar em alguns detalhes: em qual área você gostaria de atuar? Seu currículo é atraente para essa área? Quais empresas são ideais para o seu ramo?

 

2 | A realidade nunca é fácil

Muitas pessoas possuem a falsa ilusão de que ao sair da faculdade tudo irá se resolver como em uma cena de filme, mas a realidade é que a sua jornada acaba de começar.

Quando saímos da faculdade somos uma espécie de diamante bruto, que aos poucos vai sendo lapidado.

Na faculdade você aprendeu uma série de conteúdos serão importantes para você, mas isso não é tudo. Somente quando você começa a praticar no dia a dia, é que você começa a se aperfeiçoar em certas áreas e começa a desempenhar seu trabalho com mais confiança.

Insegurança sempre teremos, mas o mais importante é não se apoiar nelas e entender que esse é o seu momento de aprender e crescer na sua profissão.

 

3 | Aprenda a cuidar de si mesma

Aprender a cuidar de nós mesmas nessa fase é essencial. Você a partir de agora passará a conviver com pessoas diferentes, terá que aprender a se comportar adequadamente no ambiente de trabalho, pois ninguém irá passar a mão na sua cabeça.

Esse é um momento da nossa vida onde nos sentimos perdidas, pois a vida inteira nossos pais nos disseram o que fazer, comer e vestir, mas quando nos tornamos adultas, ficamos perdidas com as decisões importantes que começam a aparecer constantemente.

Se dedique a aprender a cuidar de si mesma, como planejar seu futuro e crescer profissionalmente, pois ninguém fará isso por você.

Recentemente fiz um curso que me ajudou a entender essa parte da minha vida. Ele se chama Vida Equilibrada e é excelente para quem deseja encontrar o balanço entre todas as demandas que surgem na sua vida, e também aprender a lidar com os desafios sem pirar. No curso tem entrevistas com vários profissionais que ensinam técnicas de coach, PNL e algumas práticas como meditação e energia pelas cores.  Para mim foi um curso super válido e pelo preço (é baratinho) valeu super a pena!

Se você quiser saber mais detalhes, clique aqui.

 

4 | Planeje suas finanças

Um planejamento financeiro é imprescindível para começar sua vida adulta, pois  infelizmente, lidar com o nosso dinheiro não é algo que aprendemos na escola e nem podemos ficar dependendo dos nossos pais para dar aquele help caso a grana não dê para o mês.

Aqui no blog você encontra muitos conteúdos que te ajudarão nessa fase, separei alguns que você pode se interessar:

 

5 | Aproveite cada momento

Não fique preocupada demais com o futuro. Muitas coisas acontecem e estão totalmente fora do nosso controle.

Faça sua parte, estipule metas e qual é o seu planejamento de vida, mas não deixe de aproveitar o momento pensando no futuro.

Dar o primeiro passo pra vida adulta não é nada fácil. Mas se você tiver em mente um bom planejamento financeiro e um planejamento de metas (aqui eu explico isso), certamente você terá uma trajetória muito mais tranquila.

 


 

Gostou destes conselhos? Não deixe de anotá-los em sua agenda para não esquecer, e sempre que tiver perdida, leia-os novamente. Aproveite para compartilhar essas dicas com as amigas que também estão saindo da faculdade!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Resposta
    Laura
    02/08/2017 em 10:15

    Adorei seus conselhos e é exatamente isso que acontece. De todos, o que mais considero relevante é o fato de que as coisas não são como em um filme e é necessário ter isso em mente para não se frustrar depois (o que aconteceu comigo).

  • Deixe uma resposta