4 Em Morando Sozinha

A crise dos 20

Alguma vez você já sentiu aquela sensação de não saber o que estava fazendo com a sua vida e ainda teve medo de estar fazendo tudo errado?

A gente sempre ouviu falar sobre a crise dos 30, mas lembro de quando fiz 20 anos, foi estranho.

Muitas questões começaram a surgir na minha cabeça: qual é a carreira certa para mim? Será que devo arriscar? O que eu quero para a minha vida? Será que vou ser capaz de viver a vida que eu desejo?

Eu me sentia ansiosa o tempo todo e minha cabeça parecia que ia explodir com tantas questões. Foi aí que decidi chamar isso de “A Crise dos 20”, pois foi quando comecei a perceber que isso não acontecia apenas comigo, mas com praticamente todo mundo que também estava na casa dos 20.

Hoje, 4 anos depois, sinto que essa ansiedade para controlar o futuro já passou. Hoje sei mais o que quero e não me descabelo se a vida tomar outro rumo, pois em muitos casos isso é maravilhoso!



Essa fase me marcou, e como sei que muita gente que me segue também pode estar passando por isso, separei algumas dicas que podem te ajudar a ter mais clareza nesse momento tão delicado.

 

1 | A sua vida é única, não se compare


Você já reparou como a gente tem o hábito de viver comparando a nossa vida com a vida das outras pessoas em alguns momentos?

Ainda mais hoje, que vivemos na era das redes sociais. Tudo parece tão certo, tão perfeito, tão fácil, que quando você não atinge esse padrão, você começa a sentir que está fracassando. Mas, sabe qual é a verdade? Você é única, a sua vida tbm é única, então não adianta se comparar, pois pessoas diferentes vão sempre viver experiências diferentes.

Se você olha para alguém que tem algo que você quer ou o estilo de vida que você deseja e você usa isso como motivação para perseguir os seus sonhos, sensacional, faça isso sempre! Mas, se você olha para alguém e se questiona o tempo todo pelo fato de você não ter aquela vida incrível, isso só vai te empurrar ainda mais pra baixo.

Quando você se compara, você está deixando de viver a sua vida para viver a vida de outra pessoa. A cada dia você vai achar a sua vida menos interessante e seus sonhos vão ser cada vez mais deixados de lado.

E como você se livra disso? Deixando de prestar atenção em quem te faz questionar a sua vida.

 

2 | Você deve viver a vida que faz sentido apenas para você


Nos 20 a gente vive com aquela pressão de terminar a faculdade cedo, encontrar um bom emprego, ganhar dinheiro, viajar o mundo e ter centenas de experiências, que de fato são incríveis, mas se nenhuma delas não fizer sentido para você, não vai valer a pena correr atrás delas.

Eu lembro quando eu montei a minha empresa, eu ouvia de todo mundo que era arriscado demais, que era muito nova, que eu devia estudar para um concurso público, que eu devia adiantar matéria na faculdade para formar logo. E por muitos momentos eu me peguei pensando se essas pessoas estavam realmente certas, que talvez era melhor mesmo eu abandonar essa “ideia arriscada de abrir o próprio negócio” e fazer logo um concurso para ter uma vida estável. Mas no fundo, o que despertava a minha paixão era empreender e ter liberdade que eu queria. O resto, não fazia sentido para mim. Hoje eu vejo que foi a melhor decisão do mundo. Eu acordo cheia de alegria todos os dias e tenho a liberdade que sempre quis.

É muito difícil ignorar a opinião das pessoas, mas a gente tem que vencer essa barreira todos os dias. Temos que focar nas coisas que nos fazem felizes, mesmo que não faça sentido para as outras pessoas.

 

3 |  Nos momentos felizes a gente comemora, nos momentos difíceis a gente cresce


Eu tinha medo dos momentos difíceis. Quando algo saia do meu controle eu achava que estava fazendo tudo errado.

Até que eu comecei a perceber que os momentos difíceis eram os mais importantes para mim. Toda vez que aquela fase passava eu me sentia mais forte.

Então se as coisas não estão saindo da maneira que você pensou, tente olhar por outro ângulo. Tente ver o que esse momento difícil está te ensinando. É difícil enxergar isso no começo, mas a gente sempre tem o que aprender em momentos assim (confia em mim).


Quando finalmente entendi essas 3 coisas, comecei a me desfazer das inseguranças que eu mesma criava e a minha vida ficou muito mais leve.

Sua missão após ler esse post é tomar uma atitude. Analise o que está te impedindo de ser a pessoa que você deseja e siga as dicas que você aprendeu aqui hoje. Tenho certeza que vai ser libertador!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Resposta
    Bárbara Mac
    26/06/2017 em 12:21

    Faço 20 ano que vem também. E amei o post.
    Sou ansiosa para quase tudo na vida, e sou dessas que complica o mais fácil sem querer. Mas eu acredito nisso mais que tudo: a sua vida é feita de FASES. E tem que aproveitar o melhor de cada do jeito que você ama. Não do jeito que as pessoas acham que é certo. Levarei isto para a vida inteira!

  • Resposta
    Laís de Souza
    10/05/2017 em 22:29

    Tenho 23 e já sou formada, estou em uma crise para entender se realmente eu quero dar um determinado passo na minha carreira, mas vai dar tudo certo 🙂
    Ótimo post Fran!

  • Resposta
    Laura Figlioli
    10/05/2017 em 10:32

    Faço 20 já ano que vem.. Eita que vou ter crise hahahah
    Adoreeeei seu post <3 Parabeens.
    Amo suasss dicas

  • Deixe uma resposta