13 Em -

Dicas para quem tem pouco tempo para limpar a casa

(Imagem: via)

Se tem uma coisa que vem inclusa no pacote “agora eu tenho a minha casa” é a limpeza e manutenção do seu lar. Por mais que você more sozinha ou apenas com uma outra pessoa, você percebe logo nas primeiras semanas como uma casa suja muito. É chocante, pois sempre há coisas para fazer e é uma espécie de serviço infinito.

Limpar a casa além de ser um trabalho que exige a nossa dedicação, também exige um pouco do nosso tempo. E tempo é uma coisa que a gente tem que aprender a gerenciar hoje em dia, não é?

Nesse post trouxe algumas dicas para você otimizar o tempo que você passa limpando a casa e poder ter mais tempo livre para se dedicar aos estudos, ao trabalho ou ter mais tempo livre para você (merecemos :D).

Diarista vale a pena?

Se você vive na correria e quase nunca tem tempo para se dedicar as tarefas domésticas, contratar uma diarista pode ser uma ótima opção.

No meu ponto de vista vale muito a pena contratar um serviço semanal ou quinzenal para deixar a casa ultra mega limpa e fazer aqueles trabalhos de limpeza que dão bastante trabalho como arrastar os móveis, limpar janelas, limpar a geladeira e etc. Porém é um serviço que tem seu preço e não pode ser interessante assim para todas as pessoas. Mas se você não dispõe de tanto tempo, é uma ótima opção.

Tarefas diárias

Por mais que sua vida seja muito corrida, 15 minutos é muito pouco tempo e dá para fazer bastante coisa. Então tire sempre alguns minutos do seu dia para realizar essas tarefas simples e você já vai notar diferença na limpeza e organização da sua casa.

Fazer um pouquinho todo dia

Uma coisa que também funciona para quem tem pouco tempo, é fazer um pouquinho todo dia.

No começo de cada semana você pode fazer uma listinha com tarefas simples, por exemplo: “Segunda vou limpar o quarto” ou “Na segunda vou trocar a roupa de cama e tirar pó dos móveis”. Isso é uma mão na roda para quem tem pouco tempo e fazer um pouquinho todo dia pode ser bem melhor do que perder um dia todo limpando a casa.

Não deixe coisas para depois

Se você já não tem muito tempo, também não fique deixando coisas para depois. Algumas coisas são tão simples de fazer imediatamente que se você ficar adiando só dificulta a sua vida, como por exemplo: deixar coisas espalhadas, lavar a louça depois ou guardar as roupas que você tirou do varal.


Gostou dessas dicas? Leia mais dicas de como cuidar da sua casa clicando aqui.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

13 Comentários

  • Resposta
    LinkRoll {1} | Felicidade Sem Clichê
    07/06/2015 em 19:50

    […] Dicas para quem tem pouco tempo para limpar a casa. […]

  • Resposta
    Tati
    20/05/2015 em 13:44

    Oooi Fran, tenho um dica que é tão simples que chega a ser boba, mas que faz uma grande diferença: a noite e quando não estiver em ksa feche sempre as janelas. Eu tinha mania de deixar a janela da cozinha do meu ap aberta e a poeira que entrava durante a noite era absurda! É isso.. bobinhas a dica mas que dá uma amenizada na

  • Resposta
    Pryh
    20/05/2015 em 01:46

    No caso das roupas do varal uma coisa que rende aqui é já ir tirando o dobrando, temos uma mesa na varanda e isso facilita, mas do contrário colocar uma ou duas cadeiras perto já devem ajudar.
    Acho que a diarista também, para quem não tem muitas condições nem mesmo para uma limpeza a cada quinze dias, vale a pena contratar esporadicamente, por exemplo, aquelas faxinas sazonais bem mais pesadas que fazemos só umas duas ou três vezes no ano.

  • Resposta
    Angélica
    18/05/2015 em 22:10

    Estou morando sozinha desde Fevereiro e realmente: limpeza parece um serviço infinito hahaha Amei as dicas!

    Escolhas Alternativas

  • Resposta
    Linkagem amiga (12) | Palavras Destorcidas
    18/05/2015 em 20:01

    […] Dicas para quem tem pouco tempo para limpar a casa […]

  • Resposta
    Lorena
    18/05/2015 em 19:20

    Fran, eu sou asmática e tenho rinite. Não tenho crises muito fortes e nem constantes, mas moro numa rua bem movimentada e aqui junta muito aquele pó preto de asfalto, principalmente na sala de estar que fica na frente da casa… Tem que limpar todos os dias e é sempre aquela espirradeira, porque sou muito alérgica a poeira. Acho essa ideia da diarista uma boa, poupa tempo, poupa o corpo do cansaço e das alergias que são muito comuns hoje em dia… Só temos que ter cuidado com a pessoa, que deve ser de confiança… E também cuidado com a continuidade para não virar um vínculo empregatício. Por fim, essa dica que você deu sobre não deixar nada para depois é valiosíssima! Quanto mais acumular, mais difícil pra limpar. 🙂

  • Resposta
    Lelii Martins
    18/05/2015 em 15:36

    Tenho dificuldade de organizar essas tarefas domésticas mesmo. Já tentei separar por dias do tipo ‘quarta é dia de limpar a área de serviço’, no entanto nem toda semana funciona, porque sempre aparece um imprevisto ou atividade extra. Só meio que consegui ‘automatizar’ a cozinha, banheiro e a troca/lavagem de roupas. O resto é meio ‘quando dá’. haha

    Queria muito uma diarista, mas estou descobrindo que é bem difícil achar uma boa e de confiança.

  • Resposta
    Bárbara Almeida
    18/05/2015 em 12:32

    A melhor dica sem dúvida é limpar um pouco todo o dia, já dei essa dica no meu blog e é a que mais vale a pena na minha opinião!

    Beijos, Love is Colorful

  • Resposta
    bia reys
    18/05/2015 em 11:28

    essa dica de 15 minutos por dia, é ouro (apesar de ainda não ter conseguido aplicar T_T), mas com certeza as dicas foram válidas, Fran. 😉

    Riscos e Rabiscos

  • Resposta
    Viviane Schulze
    18/05/2015 em 10:54

    Oi Fran, comprei seu livro na pre-venda e fiquei apaixonada! Li ele todo rapidinho. Ainda não estou indo morar sozinha mas já indiquei pra várias amigas! Quando chegar meu momento vou ter que ler tudo de novo! haihahaiu

    Fiz um video-resenha lá no meu canal falando do seu livro: https://youtu.be/-X3ByCfevVA 😉

    Beijão!

  • Resposta
    Paola Alves
    18/05/2015 em 10:24

    Fazer de pouquinho e não deixar as coisas pra depois é uma coisa que tem me ajudado muito! Porque a roupa por exemplo: ao invés de tirar e jogar no canto, porque já não colocar no lugar certinho? Deixando lá você só estará adiando o trabalho né? Uma hora vc já vai ter que pegar HAHAHAHAH já pego na hora e não fica nada pra dps =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Iandara
    18/05/2015 em 09:46

    Ótimas dicas Fran!
    Acho que é no blog Tudo Organizado, que tem um cronograma de como limpar a casa, um pouquinho por dia..
    Achei bacana pra quem vida corrida né! hehehe
    Beijos ♥

  • Deixe uma resposta