4 Em Estudos/ Organização

Como montar o espaço de estudos perfeito

Num piscar de olhos podemos nos distrair com inúmeras coisas quando estamos estudando. Aliás, a concentração é essencial para ter um bom desempenho nas matérias e armazenar bem as informações (que não são poucas!).

É por isso que hoje vamos falar sobre como montar o espaço de estudos perfeito, que irá te ajudar a se concentrar e aumentar sua produtividade durante o período de estudos.

Conforto é a palavra-chave para que você tenha prazer em estudar. Ninguém merece ter que estudar em uma cadeira dura e uma escrivaninha baixíssima, certo?

1 | Escolha um lugar com boa iluminação e arejado


Se o seu cantinho de estudos for no seu próprio quarto, por exemplo, escolha um local com boa iluminação (natural, se possível). Também é bom ter o apoio de uma luminária para os estudos durante à noite.

(Imagens via: 1 | 2)

2 | Elimine as distrações


Durante seus estudos, elimine possíveis distrações do seu espaço: smartphone, televisão e redes sociais.

Algumas pessoas se dão bem com músicas leves de fundo (música clássica é uma boa!), também existe os white noise que já comentei neste vídeo, mas outras pessoas precisam de silêncio absoluto. Por isso é legal você testar diferentes ferramentas para ver qual pode ser útil para você.

Confira algumas dicas de estudos neste vídeo.

Também elimine possíveis distrações na sua mesa de trabalho. Tire tudo que não irá usar e deixe apenas o essencial.

(Imagens: via)

3 | Escolha a escrivaninha e a cadeira certas


Ergonomia é o que você precisa procurar nos móveis que for comprar. A escrivaninha precisa ter uma altura boa em relação à cadeira. E a cadeira precisa ter regulagens nos braços e na altura em relação ao solo.

Má postura gera dores no corpo todo e ninguém merece estudar com dores! Por isso, tudo precisa estar muito bem ajustado ao seu tamanho. Escolha muito bem, vale a pena até experimentar as cadeiras na loja mesmo.

(Imagem: via)

Dicas de decoração!


Agora que você aprendeu a deixar seu espaço funcional, que tal dar um visual especial para o seu local de estudos?

1 | Plantinhas são sempre bem-vindas


Se você gosta de mais cores, aposte em vasinhos com plantas variadas. Ou se você prefere algo mais sutil, invista em plantas. Olha uma lista de plantinhas ideais para ambientes fechados que separei:

(Imagem: via)

2 | De olho na iluminação


Como já disse, a iluminação é extremamente importante para garantir maior rendimento nos estudos e também tem um segredinho para escolher, olha só.

As luzes “quentes” são um pouco mais escuras, não escolha estas! As luzes quentes podem te deixar menos produtivo e com sono. Já as luzes “frias” são ideais para espantar o sono e te dar mais produtividade, então aposte sem dúvidas nestas.

(Imagem: via)

3 | Ambiente clean


Quantos menos coisas tiver em seu espaço de estudos, mais confortável e aconchegante ele será. Além disso, quanto mais coisas tiver em sua mesa de estudos, mais desconcentrada você ficará, vai por mim! 

Confira algumas dicas de decoração clean clicando aqui.

(Imagem: via)

4 | Quadro branco ajuda a organizar os estudos


Sabe aqueles quadros brancos de anotações? Eu uso em meu escritório e super indico para deixar as anotações em ordem. Você pode usar também para organizar sua semana de estudos!

Organize quais matérias você poderá estudar em determinado dia e também anote certinho os horários. Você verá como ficará tudo mais fácil e organizado.

Você também pode baixar uma checklist para organizar seus estudos.

(Imagem: via)

5 | Estante e nichos para organizar


Coloque perto de sua escrivaninha nichos para acomodar os livros que você irá usar. Quanto mais perto os livros ficarem de você, mais agilidade nos estudos e menos interrupções você terá.

Coloque do outro lado um livreiro para acomodar o restante dos livros e também alguns que ama ler e te inspiram. Logo, este cantinho de estudos poderá servir também para relaxar, ler livros e ouvir músicas.

Poltronas, quadros de fotos, puffs, abajures fofos e tudo que tiver a ver com sua personalidade são sempre bem-vindos. Transforme este lugar em um cantinho de inspiração para você. Tenho certeza que além de ir super bem nos estudos, você também terá muitos momentos especiais nele.

(Imagens: 1 | 2)

Gostou das dicas de como montar um espaço de estudos perfeito? 😀

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Resposta
    Deborah
    13/07/2017 em 07:30

    Adorei as dicas! Estou montando um cantinho aqui em casa para trabalhar no blog e para costurar, e apesar de ser um pouquinho diferente, vou usar várias dessas dicas!
    Beijos http://www.vivendojunto.com.br

  • Resposta
    Thaís
    10/07/2017 em 00:31

    Fran, o post ficou excelente! Eu montei meu cantinho de estudos/home office no ano passado. Projetei com uma amiga que é design de interiores e no fim das contas ainda fiz uma estante melhor para os meus livros. Senti que ficou um espaço muito mais organizado e consigo estudar e me organizar melhor, inclusive com o blog. Sobre a questão da iluminação é realmente tudo, inclusive a cor do local. Antes meu quarto era lilás, então era super apagado. Agora ele está num rosa quartzo que deixou o ambiente mais alegre e criativo! Incrível como pequenas mudanças fazem toda a diferença, não é mesmo?

    Um beijo!
    http://www.janeladesorrisos.com

  • Resposta
    Érika Silva
    05/07/2017 em 16:50

    Fran gostei muito do post. Admiro muito o seu trabalho.
    Uma dica que eu gostei é ter a mesa de estudos organizada. Não tinha me tocado o quão tumultuada a minha mesa de estudos é até olhar com atenção. O problema é que não sei se eu vou conseguir arrumar ela porque amo tudo que está em cima dela rsrs

  • Resposta
    Jheniffer Piovizan
    05/07/2017 em 14:45

    Dicas maravilhosas, amei cada uma delas. Vim pelo e-mail, você sempre com a dica certa no momento certo <33

  • Deixe uma resposta