8 Em Finanças/ Morando Sozinha

Planejamento financeiro para quem quer morar sozinha

planejamento-financeiro-para-quem-quer-morar-sozinha

Se você está planejando ir morar sozinha, com certeza uma das primeiras coisas que terá que se preocupar é com um bom planejamento financeiro para essa nova etapa da sua vida. Com organização e calma, tudo tende a correr bem.

O que passa pela cabeça de muitas pessoas (e passou na minha também), é sobre o que priorizar, o que comprar, o que incluir no orçamento. E isso é muito importante, pois há momentos para tudo, ainda mais se você está começando com um orçamento limitado.

Então vamos as dicas?

O essencial primeiro


Comece priorizando as coisas essenciais, nesse post conto o que comprar quando se vai morar sozinha.

Se seu orçamento está apertado, priorize modelos de eletrodomésticos mais básicos e considere a possibilidade de comprar móveis de segunda mão. Há alguns sites de compra e venda onde você pode fazer bons achados.

Se planeje para os gastos mensais


Além dos gastos com a mobília da casa nova, é importante já ter na ponta do lápis gastos como luz, condomínio, gás, internet…

Se você não faz ideia de quanto esses serviços custam na sua cidade, peça ajuda para sua família ou para uma amiga que já mora sozinha, para que você possa ter uma noção inicial de quanto gastará por mês.

Tenha sempre uma reserva


Começar essa nova etapa da sua vida fazendo dívida e pedindo empréstimos ao banco, não é a melhor opção.

Se for possível, planeje-se para comprar tudo à vista ou pelo menos já ter uma parte da grana. Eu fiz isso e contei em um vídeo como foi o passo a passo desse processo aqui (coloque seu nome e e-mail para acessar o vídeo).

É importante também considerar ter reservas, pois imprevistos e gastos podem aparecer no caminho.

Se preparar é importante! Já dizia o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”.

Você também pode gostar

8 Comentários

  • Resposta
    Naty
    11/11/2016 em 19:31

    Eu adorei seu blog, muito bom e com muitas dicas!
    Beijos, espero uma visita sua tb, será muito bem vinda!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

  • Resposta
    Carol Justo
    13/11/2016 em 10:22

    Seu blog é maravilhoso, eu não tinha nada disso quando eu sai de casa, eu não tinha noção do que fazer e confesso que to aprendendo isso agora. Minha sorte é que eu fui morar com meu namorado que tem uma boa mão de vaca e é super cuidadoso com o dinheiro e por isso a gente consegue juntar, ter a reserva direitinho e aumentar o dinheiro do banco… Essas dicas são super valiosas, conheço uma menina que saiu de casa e hoje com 20 anos está cheia de divida e o nome do SPC… Isso definitivamente não é bom.

    http://www.pinkisnotrose.com

  • Resposta
    Lua
    21/11/2016 em 17:33

    Fran, desculpe a sinceridade, mas seu blog MORREU, né? A gente vem aqui e nunca tem post, quando tem parece que foram escritos por e para qualquer pessoa da face da terra… totalmente impessoais e frios. Acho que nada disso é o que se espera de um blog, sei que sua escrita não é assim… Até me perguntei se vc não paga alguém para de vez em nunca vir aqui escrever essas coisas. Tá muito fraco mesmo! Não sei se você desistiu do blog, enjoou, ou se arrumou, simplesmente, outra fonte de renda e aí isso aqui parou de fazer sentido pra você. Acho que você não vai gostar de ler isso, mas como leitora, me sinto obrigada a dizer. Na verdade, acho que não sou mais sua leitora. Obrigada por tudo até aqui.

    • Resposta
      Franciele
      25/11/2016 em 11:21

      Ta certa, quando a gente não gosta de algo é só parar de acompanhar, sem drama 🙂
      Bjs

      • Resposta
        Lua
        27/11/2016 em 15:30

        Triste, Fran. Você acha legal perder leitores/seguidores… :/ Escrevi aquilo pois te acompanhava aqui há um bom tempo e tenho certo carinho por você, mas percebi que isso SÓ serve pra te fazer ganhar dinheiro (não que tenha problema em lucrar com o blog, vc entendeu…), achava que existia alguma tipo de sentimento no seu blog. Não é o caso. Agradeço novamente por tudo até então. Tchau.

        • Resposta
          Franciele
          27/11/2016 em 15:56

          Até mais querida, infelizmente não tem como agradar a todos e se essa é a sua opinião, tudo bem, não vou tentar te convencer do contrário, é seu direito pensar como quiser 🙂
          Beijos

          • Raquel Medeiros
            27/11/2016 em 18:35

            Gente, olha como existe pessoas sem noção nesse mundo!!!

            Fran, nem se incomode em responder, vc sempre foi muito atenciosa com suas leitoras. Isso é gente que não tem o que fazer e fica de implicância com os outros…

            Segue sua vida feliz, faça o que te faz feliz. Deixa essa gente sugadora que só quer coisa de graça e na mão. FALO MESMO!!!

  • Resposta
    Marcela J.
    27/11/2016 em 19:07

    Linda, conheci seu blog por indicação de uma amiga e estou amando!!! Super de qualidade, não é atoa que faz tanto sucesso! Já te adoro, bj grande

  • Deixe uma resposta