18 Em Finanças

A melhor maneira de controlar seus gastos com roupas novas

A melhor maneira de controlar seus gastos com roupas novas

Na última semana, eu estava em uma loja e o vendedor que me atendeu estava insistindo para que eu aceitasse a promoção incrível que a loja estava oferecendo. Era algo mais ou menos assim: se você levasse 3 peças, a 4º era de graça.

A promoção até que era interessante, mas eu só me interessei por uma única peça. Então, eu disse ao vendedor que só ia levar somente ela, pois eu tinha a seguinte regra: “Só compro algo novo, se combinar com pelo menos cinco outras peças no meu armário”. Na mesma hora em que eu disse isso, ele me olhou com uma expressão de alegria e me contou que estava precisando ouvir esse conselho. Ele vivia comprando coisas por impulso, por “ser bonito na vitrine” e depois não conseguia usar com as peças que ele já tinha em casa. Ou seja, dinheiro parado no armário.

Isso já aconteceu comigo também durante um tempo, mas não acontece mais! Recentemente fiz uma limpeza completa no meu armário. Deixei somente aquelas peças que realmente uso e o mais importante, que combinam entre si. E é tão gostoso agora abrir o guarda roupa e ver como ficou mil vezes mais fácil montar meus looks.

As compras também se tornaram mais fáceis, pois agora só entra algo novo se realmente valer a pena (tem que combinar com cinco outras peças, lembra?). E é libertador pensar assim! É libertador pensar que você comprou um casaco novo e vai usar ele mil vezes.

PULOS DE ALEGRIA!

Valorize mais o seu dinheiro e compre mais consciente. Eu nem preciso dizer como sua vida financeira e seu estilo de vida vão agradecer.

Você também pode gostar

18 Comentários

  • Resposta
    Maria Carolina
    17/06/2016 em 20:34

    Eu também estou adotando esse sistema. Penso no meu guarda-roupa, lembro do que tem lá. Se combinar, eu levo. Adorei o post.

    http://www.mcarolina.com.br

  • Resposta
    Carol Justo
    18/06/2016 em 02:21

    Essa dica de antes de comprar pensar se vai combinar com seu guarda-roupa é incrível, as pessoas compram por comprar, por achar bonito e acabam nem usando (sim, isso já aconteceu comigo). Hoje em dia eu cuido mais e tento sempre comprar roupas neutras que eu vou poder usar sempre, sem que a moda vá embora e eu deixe de usar, compro somente o que me faz bem, pra mim usar sempre.

    http://www.pinkisnotrose.com/

  • Resposta
    Juliana Borges
    18/06/2016 em 09:44

    Ótima dica, Fran! Até um tempo atrás, eu comprava qualquer coisa que eu achava bonita e acabava não usando nada. Meu armário foi ficando cheio de peças que eu não usava e isso me atrapalhava a focar no que eu realmente uso. Uns meses atrás, eu comecei uma super limpeza no meu armário. Agora é até gostoso abrir o armário e ver ele bem mais vazio, bem mais adequado à minha vida <3

  • Resposta
    Thaís
    20/06/2016 em 11:21

    Oi, Fran!

    Eu já pratico um pouco essa ideia há um tempinho e tem dado certo. Depois de muito comprar algumas roupas no impulso de ”ai, que linda!!” e chegar em casa percebendo que nada no meu armário combinava, comecei a perceber que era dinheiro gasto em dobro ou jogado fora, porque vou eu comprava mais uma peça para que as duas então combinassem ou deixava a roupa parada no armário. Ótima dica, adoro seus posts sobre finanças!
    Um beijo.
    http://www.janeladesorrisos.com

  • Resposta
    Lilian
    20/06/2016 em 13:50

    Gostei bastante da proposta! Mas no meu caso o problema não seriam as roupas novas e sim os livros, que nunca paro de comprar, rs.

  • Resposta
    Luisa Nascimento
    20/06/2016 em 15:43

    Fran, adorei a dica.
    As vezes vejo algo muito bonito e barato e acho que devo levar e um dos meus maiores defeitos é ser indecisa. As vezes fico indecisa em qual peça levar e acabo levando uma peça que não precisava e gastando dinheiro “atoa”, acredito que com essa dica além de me controlar financeiramente vou conseguir escolher mais facilmente.

  • Resposta
    Jéssica Teles
    20/06/2016 em 15:48

    Eu conheço bem as compras por impulso, mas já consigo controlar bem melhor.
    Me conhecendo melhor consegui entender mais o que eu gosto ou não, então não levo pra casa se ainda estiver em dúvida e assim diminui bastante o gasto com roupas que acabava mal usando. O difícil as vezes é não gostar haha!

    Beijos, o blog tá lindo *-*
    Blog Jéssica Teles ♥

  • Resposta
    Larissa Santos
    21/06/2016 em 21:22

    Eu comecei aderir isso após ler suas dicas aqui,e estou gostando muito,meu bolso agradece ! Tenho roupas que não usava nunca e resolvi comprar outras que combinasse com elas, e advinha, agora tenho mais looks diferentes no meu guarda roupas e economizo bem mais !
    Bjoos Fran!

    http://larissasantosinteriores.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Talita Rodrigues Nunes
    22/06/2016 em 16:45

    Bem que eu tô precisando seguir esse conselho e rever de vez o meu guarda-roupas!
    Já comecei uma faxina nele (http://somelhora.com.br/index.php/2016/04/12/projeto-quero-minha-barriga-de-volta-marco-2/), mas preciso terminar esse processo! Mais dicas, por favor!

  • Resposta
    Ingridy Grigório
    26/06/2016 em 21:13

    Fran, suas dicas como sempre são maravilhosas. Levar pra vida essa ai, pensando duas vezes antes de comprar uma roupa e se realmente preciso dela.

    sefosseprimavera.blogspot.com.br

  • Resposta
    FERNANDA LUCENA
    28/06/2016 em 10:53

    Oi Fran
    precisava msm ler isso, compro por impulso
    Qd vou ver, nada combina com nada e aí se torna uma bola de neve

    Bjoooos

  • Resposta
    Deborah
    28/06/2016 em 11:20

    Eu também só compro uma roupa se combina com pelo menos 3 peças do meu guarda-roupa! rs Sou menos exigente que você mas já ajuda bastante, e evita esse consumismo irracional que as vezes toma conta da gente dentro de uma loja de roupa.

    To adorando as dicas do blog!

    Beijos
    http://www.vivendojunto.com.br

  • Resposta
    Adrielly Sabino
    01/07/2016 em 04:56

    Ótima dica Fran. É bom que ajuda a refletir sobre o sentido da vida e também no auxílio ao próximo. Amei!!

  • Resposta
    Paula
    01/07/2016 em 08:22

    Isolo aí! Também ter uma lista de itens que precisa, evita comprar por impulso.

  • Resposta
    Gih
    04/07/2016 em 15:19

    Adorei a dica Fran! Muitas vezes compro as roupas no impulso e acabo não usando 🙁
    Beijos!
    http://www.vidadesolteira.com.br

  • Resposta
    Nat Ramos
    08/07/2016 em 10:05

    Oiie Fran, parou de postar? Estou com saudades 😉

  • Resposta
    Adriana Dias
    08/07/2016 em 16:47

    Esse post foi um tapa na cara! Hahaha Eu gasto com roupas que ficam no paradas no guarda-roupas, tenho várias peças que nunca usei e estão lá com a etiqueta. Isso é ainda pior do que comprar uma que não combine com 3 peças suas, que pelo menos vai dar pra usar com uma ou duas, né? E quando a peça nunca é usada? Tenho que mudar isso e vou adotar essa prática! Obrigada, Fran <3

    http://www.ape103.com

  • Resposta
    Débora Delgado
    20/08/2016 em 12:11

    Ando precisando adotar essa ideia. Vou comprando um monte de coisas e nunca sei como usar depois 🙁
    A Garota e o Tempo

  • Deixe uma resposta