11 Em Estudos/ Organização

Técnica de memorização para estudos: como lembrar mais do que você estudou

Você já passou horas estudando um conteúdo, mas pouco tempo depois acabou esquecendo tudo que estudou?

Eu acredito que esse seja dos maiores desafios que enfrentamos, seja quando estamos aprendendo uma nova língua, uma matéria nova na faculdade ou qualquer conteúdo novo.

É por isso que hoje vou te mostrar o passo a passo de uma técnica que salvou minhas horas de estudos e hoje consigo me lembrar muito mais de tudo que estudei. E o melhor, de uma forma simples, que você vai conseguir aplicar aí na sua casa também.



Estudos já comprovaram que toda vez que aprendemos uma nova informação ela é armazenada na nossa memória de curto prazo. E como o próprio nome já sugere, essa memória dura por pouco tempo.

O que faz com que a gente realmente aprenda um conteúdo e fique com ele guardado na nossa memória, é quando esse conteúdo passa da nossa memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

A maneira como vamos usar isso nos estudos é bem simples, pois vamos utilizar a Técnica de Repetição Espaçada, isso vai te ajudar a passar as informações que você aprendeu da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

O gráfico abaixo te mostra mais detalhes sobre o que acontece tempo depois de você ter aprendido um novo conteúdo. Note que, uma vez que você aprende algo, isso começa a cair no esquecimento ao longo do tempo.

Fonte: lendo.org

O que fazemos na técnica de repetição, é “refrescar” a sua memória com o conteúdo que você aprendeu em espaços de tempo estratégicos, para que assim, você possa ter a informação armazenada na sua memória de longo prazo.

Eu tenho usado essa técnica para meus estudos com a frequência 1-7-14-30, isso significa que após aprender um novo conteúdo minhas revisões são feitas na seguinte ordem: 1 dia, 7 dias, 14 dias e 30 dias após aprender o conteúdo.


Baixe também a checklist de estudos! Nela você pode fazer suas anotações e listar suas revisões.

Você pode assistir o tutorial de como usar o método de cartões com repetição espaçada para estudar clicando aqui. Super recomendo, o tutorial exemplifica bem.


Desde que passei a aplicar essa técnica, tudo mudou nos meus estudos. Além de estudar durante menos tempo, eu sinto que o conteúdo realmente começa a ficar natural para mim ao longo do tempo (o que é completamente diferente de apenas decorar).

Você pode usar essa técnica para concursos, vestibular, inglês, cursinho e etc. A técnica é sempre a mesma, você deve revisar nesses períodos estratégicos (1-7-14-30), pois isso garante que o conteúdo não vá se perder.

Eu quero muito que você teste aí na sua casa e depois me conte como foi essa experiência para você.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

11 Comentários

  • Resposta
    Adriana
    18/07/2017 em 13:20

    Vídeo fantástico! !!!!! Parabéns pelo conteúdo passado.

  • Resposta
    Hérica
    05/07/2017 em 21:47

    Amei a técnica!
    Já sabia que para aprender é essencial a revisão, mas não estava funcionando muito bem com revisões aleatórias e mal organizadas. Vamos ver como vai agora.
    Já criei a conta no aplicativo e inseri alguns conteúdos que estou vendo. 🙂

  • Resposta
    Laís de Souza
    10/05/2017 em 22:45

    Amei demais essa dica!
    Vou usar muito para estudar para concursos!
    Só uma dúvida Fran, e depois dos 30 dias quando devemos voltar a revisar os assuntos novamente?
    Tipo tem uma frequência depois dos 30 dias?
    Bjus linda!

    • Resposta
      Franciele
      13/05/2017 em 10:03

      Oi Laís, não tem, a não ser que você queira. Por isso você deve criar a última coluna dos “arquivados”, pois lá você vai deixar os conteúdos que já passaram por todas as revisões.
      Beijos

  • Resposta
    Eva Victória
    08/05/2017 em 15:57

    Amei Fran <3
    Tenho certeza que vou tirar muito proveito dessa técnica 🙂

  • Resposta
    Entre Anas
    03/05/2017 em 19:10

    Eu faço jornalismo e tenho, mais ou menos, uns 3 textos grandes por aula que não tem exatamente perguntas/respostas. Preciso descobrir um jeito de fazer essa técnica se encaixar nos meus estudos hahaha Porque parece agora na minha cabeça que vai virar uma bagunça e acabar consumindo muito tempo.

  • Resposta
    Érika Silva
    28/04/2017 em 13:17

    Não entendi os números (1,7,14 e 30) da planilha de checklist para estudos =(

    • Resposta
      Franciele
      28/04/2017 em 19:33

      Érika, essa é a frequência da técnica de memorização ensinada nesse post, por isso é legal você ler e assistir o vídeo para obter as informações por completo 🙂

  • Resposta
    Simone
    27/04/2017 em 16:16

    Queria ter aprendido esta técnica quando eu estava na faculdade. Adorei

  • Resposta
    Thami Sgalbiero
    27/04/2017 em 00:43

    Estou aqui nessa hora da noite estudando pra uma prova que vou ter ainda hoje, pela manhã, estou desesperada por ter esquecido a matéria que estudei mais cedo, daí abri meu e-mail e encontrei esse post <3 vou testar para as próximas provas! 😉

  • Resposta
    RAFAELA SOUZA BARBOSA
    26/04/2017 em 17:53

    Meus parabéns pelo vídeo e pelo post!!!

  • Deixe uma resposta