28 Em Finanças/ Morando Sozinha

Montando seu apartamento sem gastar muito

Se você está planejando começar a viver sua vida adulta, longe dos seus pais e com seu próprio apartamento, com certeza já deve ter passado por aquele momento: “Quanto será que isso vai me custar?”.

Essa foi a dúvida que mais ficava batendo na minha cabeça quando comecei a me preparar para ir morar sozinha.

O medo de não ter grana suficiente era o pior de todos, mas quando comecei a planejar cada etapa dessa transição, as coisas foram ficando mais fáceis e por fim, foi divertido ver como eu fui capaz de bancar toda essa experiência por conta própria.

Vou te explicar exatamente o que eu fiz para conseguir montar meu apartamento investindo no básico e como você também pode.

Pé no chão e… vamos fazer uma lista!


Montar uma casa não é barato, ainda mais quando você pensa naquelas decorações lindas do Pinterest.

Se a grana está curta, esqueça essa ideia por um tempo. É importante sermos realistas e focar primeiro no que é realmente importante, ok?

Você já pensou no que não poderia viver sem?

Facilitei essa resposta para você e aqui vai uma lista de coisas importantes para a sua casa nova.

Geladeira: você não vai querer sua comida estragando, certo?


Fogão + panelas: você vai precisar cozinhar (mesmo que ache que não vai) ou você irá gastar uma fortuna pedindo comida em delivery todos os dias.


Mesa + cadeiras: uma mesinha simples é ótimo, dá para fazer suas refeições e estudar.


Cama + colchão: você não vai querer passar pela experiência de dormir em um colchão inflável, você precisa de uma cama.


Armário pequeno + arara: se a grana estiver curta para comprar uma guarda roupa, invista em um armário pequeno e uma arara para pendurar suas roupas.


Tanquinho + varal: você não vai querer lavar suas roupas de cama na mão, mesmo que nesse primeiro momento você não compre uma máquina de lavar que tem mil funções, um tanquinho já ajuda 100%.


Com esses itens você já é capaz de começar a sua vida. Com o tempo você pode sentir falta de outros itens, como sofá, televisão, microondas e etc, mas isso você vai comprando quando tiver mais grana disponível no seu orçamento.

Você também pode se descobrir uma pessoa minimalista. Eu passei por isso algum tempo atrás e fico pensando em quanto dinheiro poderia ter poupado se tivesse realmente questionado cada compra que fiz para a minha casa.

Muitas vezes, compramos algo que achamos que vamos precisar, mas não precisamos de fato. Algumas coisas não se encaixam no nosso estilo de vida ou com a nossa personalidade.

 


Já fez um planejamento para suas finanças?

Clique no botão abaixo e faça o download do nosso Planejador de Metas Financeiras gratuito, para que você possa começar a planejar seu futuro hoje mesmo!

QUERO O PLANEJADOR DE METAS FINANCEIRAS


Quando você começa a sua vida com pouca coisa, você percebe que nem precisa de tanto e pode acabar abrindo mão de algumas coisas, como a TV por exemplo. Conheço pessoas que não possuem TV em casa, pois trabalham e estudam bastante, e nas suas horas vagas se contentam assistindo filmes e séries no Netiflix. Com o dinheiro que gastariam pagando um plano mensal de TV por assinatura, eles viajam ou pagam por cursos que gostariam de fazer.

R$110 (plano de TV por assinatura) x 12 meses = R$1.320

 

Uma 2ª opção


Você já pensou alguma vez em comprar coisas de segunda mão?

Quando me mudei, comprar um sofá estava fora de cogitação, pois um sofá legal no modelo que eu queria custava uma pequena fortuna. Até que navegando em um site de itens usados, encontrei um sofá lindo que custava infinitamente menos do que um sofá novo na loja.

Quando entrei em contato com o casal que estava vendendo o sofá, eles me disseram que só estavam se desfazendo dele porque não cabia no apartamento novo que eles acabaram de comprar. Resultado? Comprei um sofá lindo, por um preço que não encontraria em nenhum outro lugar.

(Esse foi o sofá!)

Quando pensamos em coisas usadas, logo assimilamos com coisas velhas ou estragadas, mas não é bem assim. Em sites de compra e venda (ex: OLX, Mercado Livre, Enjoei…), você pode encontrar muita coisa boa, nova e de pessoas que precisam se mudar e precisam vender o que tinham logo, por exemplo.

Essa é uma ótima oportunidade, não deixe de considerá-la quando estiver montando seu apartamento, você pode se surpreender.

 

Foco no orçamento!


É muito fácil você extrapolar o orçamento quando vê tantas coisas legais que pode ter na sua casa nova.

A animação de ter um lugar para chamar de seu colabora para que você queira todas as luminárias com a letra do seu nome, eu sei. Mas, o primeiro passo para sair bem na vida adulta é aprender a mandar bem com o seu dinheiro. E isso, meus caros, é um desafio real!

Não saia de casa sem uma lista e não compre coisas aleatórias. Esteja com a cabeça no lugar e foque no que realmente é importante para você nesse momento.

 

Inspirações são sempre úteis


Vasculhar o Pinterest nessa hora é uma ótima ideia. Você pode encontrar várias inspirações de projetinhos DIY que não custam muito e vão deixar a sua casa charmosa e com a sua cara. E o melhor, dentro do orçamento.

Tenho 3 leituras para te indicar:

  • DIY – Renovando a mesa antiga (leia aqui);
  • DIY – Personalizando a geladeira (leia aqui);
  • DIY – Capa de almofada sem costura (leia aqui).

Curtiu as dicas? Hora de fazer a sua lista e colocar cada etapa em ação!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

28 Comentários

  • Resposta
    Denyse
    01/06/2017 em 13:07

    Oi, Fran, você não mora sozinha, eu vi um gato no seu sofá!

  • Resposta
    Luri Barbosa
    17/05/2017 em 15:47

    Que linda sua parede!
    Parabéns pelo blog e muito obrigada pelas dicas, foram ótimas!

    Para as meninas que se perguntam sobre a compra de um apartamento, já ouvi e li de vários economistas que não é o mais indicado nessa fase de vida. Primeiro, porque ainda não se está estabelecida. A qualquer momento pode surgir um emprego em outra cidade, uma viagem ou uma necessidade de mudança. Segundo, porque contrai-se uma dívida grande e se fica presa ao cumprimento dela. Terceiro que suas necessidades e/ou seu padrão de vida podem mudar de forma muito rápida. Procurem sobre os benefícios do aluguel nesse começo de independência, porque faz bastante sentido. 😉

  • Resposta
    Isabella
    09/05/2017 em 12:26

    Oi Fran, smp quis ter meu cantinho, ainda moro com meus pais e meu quarto é pequeno mas smp me viro com ele, minha casa é grande até e sinto q uso poucos cômodos dela, meus pais m deixam a vontade mas mesmo assim faz falta um canto p ouvir minhas musicas e poder ficar no computador (o computador é na sala e a tv tbm) meu quarto é praticamente para dormir e guardar minhas coisas, mas faz um bom tempo q estou querendo transformar o banheiro em apenas meu (mas smp acabam usando, ex: meu pai) não cabe na cabeça dele, ele quer decorar meu quarto do jeito dele tbm kkkkkk como se ele fosse receber pessoas la. Sei q esse sonho esta longe de acontecer, pq meus pais piraram quando comentei q queria morar sozinha, uma pergunta: Seu apê é alugado ou vc comprou? Sera q consigo comprar sozinha sem ajuda deles? Estou com 22 anos, e não vejo nada de mal em morar com meus pais, mas espero q chegando com do 30 eu já esteje com meio caminho andado e pelo menos ter meu cantinho nem q seje pagando apenas metade dele. OBS; tenho pavor de dividas, des dos meus 19 eu já separo meu dinheiro de contas e guardo grana, com 21 parei de usar cartão (só p emergências…nem ando mais com ele! E ando com dinheiro contado quando vou sair, pq já viu né, me policio para comprar apenas 1 item por mês (mimos) e mesmo assim tem mês q não compro e só pago as contas fixas. será que estou no caminho certo ? 1bj, parabéns pelo blog!

  • Resposta
    Luisa Nascimento
    02/05/2017 em 13:53

    Fraaaaan, adoro suas dicas !
    Acho que só esqueceu de colocar como um item principal para a casa a geladeira, considero ela muito mais importante do que o fogão. Acredito que o fogão por uma fase inicial pode ser substituído por um micro ondas. A geladeira no caso, seria uma das minhas prioridades.

    Fran, queria muito dicas de como comprar uma apartamento ou casa, com detalhes sobre financiamentos, como economizar o dinheiro para dar entradas.

    • Resposta
      Franciele
      03/05/2017 em 09:38

      Oi Luisa, a geladeira está na lista sim, é a primeira da lista, inclusive! Acho que passou despercebido na sua leitura, hahahha. Sobre a compra de um apê, é impossível eu te dar uma base, pois para cada pessoa as condições variam muito. O que eu te recomendaria seria procurar por um apê que você gostaria de morar, ter uma base do preço que ele custaria e em seguida, fazer algumas simulações em sites de bancos, isso pode te dar uma base.
      Bjs

  • Resposta
    flavia justino
    19/02/2017 em 18:09

    otimas dicas,fran bjjjjjsssss

  • Resposta
    Filho de Jah
    08/02/2017 em 12:47

    Ei Fran, o post é muito burguês!!! Gastar pouco é fazer sofá com palete e pegar coisas no meio da rua. Isso inclui lixar e pintar o próprio imóvel!

    Vlw Bjs
    # Paz e fume um! _\l/_

  • Resposta
    Ingrid vidal
    09/09/2015 em 07:47

    Eu faço um curso de artesanato gratuito que inclui o material,as garrafas de vidro ,vidro de maionese e outros eu ganho ou acho ,é decoupage decoro minha casa ,o quarto do meu filhos com nichos ,letras em MDF,presenteio ainda ganho muito dinheiro pintando ou faço decoupage no vidro grande de palmito que vira pote de biscoito,faço abajur de garrafão de vinho de filtro de café ,pinto telha ,na internet ensina,mais se puder faz o curso que vai ser a sua melhor escolha,começo fazendo lembrança para o natal porta panetone ,abajur com garrafão de vinho com o papai noel,vamos lá comece juntando as garrafas que vão para o lixo azeite Nescau lata de massa de tomate mucilom e transforme em arte faça pátina espero que Deus abençoe muitas pessoas com este meu comentário mude a sua história tenha uma vida maravilhosa come bem, vista bem, tenha a melhor casa ,faça o melhor artesanato porque somos filhos de Deus como tal comemos na mesa do Rei e não as migalhas que cai no chão que é dada aos cachorrinhos,leia a bíblia converse de madrugada com Deus deixe Ele ser seu melhor amigo pois o senhor te levará a lugares jamais imaginável .

  • Resposta
    Thais
    02/06/2015 em 10:42

    Oii ameeeeei seu glog , gostaria de saber como faço pra usar o cupons Magicos

    • Resposta
      Franciele
      02/06/2015 em 13:00

      No site deles vc encontra todas as infos Thais 🙂

  • Resposta
    THABATA
    30/04/2015 em 16:04

    SEMPRE acompanho o blog gosto muito!
    fiz uma lista das coisas mais necessárias para uma casa nova. Vou começar a comprar as coisas pro novo apartamento meu e do meu noivo, e esse post me ajudou a pesquisar mais sites de compras pra fazer isso.
    isso foi o que ACHEI de mais LEGAL

    http://www.pontofrio.com.br/Eletrodomesticos/Fogoes/Piso4Bocas/Fogao-Continental-4-Bocas-Novita-FGCT004PN-Inox-321059.html?recsource=busca-int&rectype=busca-19 R$ 499,90
    http://www.pontofrio.com.br/Eletrodomesticos/Lavadoras/Lavadorasde7kge9kg/Lavadora-de-Roupas-Brastemp-8-kg-Clean-BWC08A-100118.html?recsource=home-0_4-4_1_29055&rectype=11218-int R$ 849,00
    http://www.submarino.com.br/produto/111957454/geladeira-refrigerador-electrolux-defrost-cycle-dc35a-2-portas-207-litros-branco R$ 1.016,90
    http://www.submarino.com.br/produto/110387007/batedeira-mondial-pratica-black-b-12-preto-3-velocidades-tigela-grande-em-pp-de-3-6l-com-1-par-de-batedores?DCSext.recom=Neemu_Departamento_viu-comprou-1&nm_origem=rec_departamento_viu-comprou-1&nm_ranking_rec=1 R$ 54,90
    http://www.submarino.com.br/produto/7142173/liquidificador-britania-diamante-filter-preto-400-w-1-5-litros-4-velocidades?DCSext.recom=Neemu_Departamento_geral-3&nm_origem=rec_departamento_geral-3&nm_ranking_rec=1 R$ 69,90
    http://www.submarino.com.br/produto/118544741/ferro-a-vapor-philips-walita-easyspeed-rosa-e-branco R$ 89,90
    http://www.submarino.com.br/produto/111969893/ventilador-de-mesa-arno-turbo-silencio-maxx-preto R$ 155,50
    http://www.submarino.com.br/produto/113830385/aspirador-de-po-e-agua-arno-aguapo-animal-care-1.400w-12-litros-de-agua-e-10-de-po-preto R$ 250,00
    http://www.submarino.com.br/produto/115054130/cama-box-casal-box-colchao-castor-class-poliester-molas-bonnel-138x188x48cm R$ 920,00
    http://www.submarino.com.br/produto/109916240/guarda-roupa-roupeiro-3-portas-de-correr-s363-branco-kappesberg R$ 999,90
    http://www.submarino.com.br/produto/121112623/cozinha-compacta-madesa-smart-branco-2-pecas-armario-aereo-balcao R$ 380,90
    TOTAL R$ 5.286,80

  • Resposta
    Raissa
    28/04/2015 em 11:18

    Amei seu blog S2

  • Resposta
    » Arquivos O que rolou essa semana? #4 - Só Para Meninas | blog feminino por Rafaelli Antes
    28/04/2015 em 00:02

    […] Como mobiliar sua casa gastando pouco [Morando Sozinha] […]

  • Resposta
    Iuli Theisen
    27/04/2015 em 17:13

    A M E I ♥

  • Resposta
    Karla M.Guarnieri
    26/04/2015 em 15:40

    Que máximo o achei seu blog no Google por acaso e vi que vc tem o mesmo sobrenome do meu esposo aaaaa uma Guarnieri kkkk

  • Resposta
    Paloma Sarilho
    24/04/2015 em 15:31

    Fran, como eu adoro o seu jeito de fazer o ‘Publi’, não soa forçado…acho fofo, porque você utiliza realmente o conhecimento do seu mundo para indicar algo pra gente, quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs, um abraço, fica com Deus e Bjooooo ^_^

  • Resposta
    Susany Oliveira
    24/04/2015 em 11:35

    Esse post foi feito para mim haha. Fran em breve vou me mudar e dividir AP com algumas amigas e vamos ter que começar do zero, como a grana é curta vamos começar pelo básico de sobrevivência haha. Bjs

  • Resposta
    Belle Hendges
    24/04/2015 em 02:32

    Demais o post, Fran! Realmente, mais fácil mobiliar começando por coisas essenciais, deixando as supérfluas por último. Mas pra mim a cafeteira é essencial 😛

  • Resposta
    Mariana
    23/04/2015 em 19:07

    Oi Fran!
    Sou muito fã do seu blog!

    Gostaria de pedir que desse dicas de programas que voce usa para imagens, tipo Photoshop, Illustrator
    e se pudesse fazer um tutorial com exemplo seria bacana
    Bj!

    • Resposta
      Franciele
      25/04/2015 em 23:36

      Oi Mari, infelizmente esse não é um tema que tenha a ver com o blog. Sugiro que vc procure por blogs especializados no assunto 🙂
      Bjs

  • Resposta
    Kamila Gramlich
    23/04/2015 em 19:02

    Ei Fran! Realmente mobiliar a casa do zero é tenso! Sei porque tive que fazer isso quando comecei a morar sozinha. Comprar geladeira, fogão, máquina de lavar… colher, garfo, tudo! Minha mãe me deu uma panela, 2 pratos, 1 colher, 2 garfos, 1 faca e falou: S-E-V-I-R-A nos 30. HAUDSHADH

    Vou dar uma olhada no cupons mágicos, tô precisando trocar algumas coisas da casa 😀

    diariodocorset.blogspot.com

  • Resposta
    Daiana Queiroz
    23/04/2015 em 17:09

    Olá!
    Estou exatamente nessa fase, vou mudar em julho para outro estado, e vou mobiliar o novo apartamento do zero. Estou bem animada, pois depois de 6 anos de casada, finalmente vou mobiliar e decorar minha casa do meu jeitinho, mas estou também bem assustada com os preços e bastante ansiosa para decorar cada cantinho do novo lá. Gostei bastante da dica dos cupons de desconto, vou dar uma olha.
    Bjs…

  • Resposta
    Kahira Ruibal
    23/04/2015 em 16:02

    Fraaaan linda ! Queria muuuuito saber de onde é o Planner da foto ! To louca por um desse *—*

    Beijinhos :*

  • Resposta
    Janaina Silva
    23/04/2015 em 14:08

    Fran, dicas ótimas!
    Eu tento sempre ter o essencial. Não gosto de lotar a casa de coisas. Adoro comprar à vista e aproveitar os descontos. Por isso, sempre planejo as comprinhas ^^

    Não sabia desses cupons mágicos!

    Adorei acompanhar suas compras p o apto. De certa forma, a gente se sente participando de todo seu projeto de mudança de apto, decoração ^-^

    Bjoss Fran
    Hora do chá! http://www.ochacomamigas.blogspot.com.br

  • Resposta
    Marina
    23/04/2015 em 14:02

    Ótimas dicas, Fran!

    Outra coisa que ajuda muito a evitar que a gente gaste por impulso é começar a morar com o básico (como vc falou) e ir sentindo aos poucos o que é que a gente realmente precisa e o que é supérfluo e pode esperar um pouquinho mais…

    Beijos

  • Resposta
    Paola Alves
    23/04/2015 em 13:26

    Comecei a decorar o meu quarto e viciei, imagina quando for meu apê? hahahaahah! Dá arrepio só de pensar em todas as coisas que vou ter que comprar, mas mesmo assim não vejo a hora <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Mariana Constantino
    23/04/2015 em 13:23

    Fran, quando me juntei com meu noivo, tínhamos alguns eletrodomésticos e quase nada de utensílios. Com a grana quase a 0 e pagando aluguel compramos somente o básico mesmo. Cada mês que desaperta compro uma coisinha de diferente, minha casa praticamente não eh decorada, mas não falta nada no nosso dia a dia.
    Creio que as coisas de decoração podem ficar um pouco mais pra frente sempre, o importante eh ter o básico para ter um pouco de conforto no dia a dia.
    Agora nossa prioridade eh o casamento, e mais uma vez os mimos de decoração vão ficar mais pra frente, mas se não tivermos prioridades o dinheiro vai todinho embora em bobeira!

    Adoro seu blog. bjs

  • Deixe uma resposta