7 Em Organização

3 passos para criar prioridades na sua vida

Uma vez ouvi que quando não temos o controle da nossa vida, damos poder para que outras pessoas decidam por nós.

Isso não poderia ser mais verdade!

Algo que acontece nos tempos de hoje é que temos opções demais e isso tem gerado uma enorme sobrecarga nas nossas vidas.

Por algum motivo somos levadas a pensar que devemos dar conta de tudo, que devemos ser uma daquelas garotas que acordam de madrugada para ir à academia, depois corremos para o trabalho e no fim do dia entregamos nossa total dedicação à faculdade.

Em alguns dias você também consegue encaixar aulas de inglês, e nos fins de semana você leva trabalho para casa. Sendo que você também precisa se sentir bonita, fazer as unhas, estar presente para sua família e amigos, fazer listas de exercícios da faculdade, organizar sua vida e ainda estudar para o seu curso de inglês… Socorro! Como dar conta de tudo isso?

Primeiro, quem disse que tem que ser assim?

Achamos que precisamos fazer tudo ao mesmo tempo, caso contrário, vamos ficar para trás e seremos ultrapassadas. Por isso, nos comprometemos com coisas que nem gostamos, pois alguém disse que essa “coisa” era importante.

Muitas pessoas concluem faculdades apenas pela pressão social de familiares e amigos, mas pouco tempo depois percebem que esse não era o caminho para elas. E é só depois de viverem se sentindo frustradas é que elas tomam coragem para perseguir o verdadeiro desejo de seu coração.

A imagem acima é do livro “Essencialismo – A disciplinada busca por menos”.

Na imagem da esquerda, você vê um exemplo de alguém que se compromete com muitas coisas ao mesmo tempo. Logo, você percebe que essa pessoa dispersa muita energia, mas não avança em nada.

Na imagem da direita, o exemplo mostra alguém que decide concentrar sua energia em apenas uma determinada coisa. O que acontece é que, essa pessoa avança infinitamente mais do que a pessoa a que se compromete com tudo.

Quando assumimos muitas responsabilidades, a sensação que temos é de que estamos realizando mais e sendo produtivas, mas não passa de ilusão.

No fim não conseguimos nos dedicar em quase nada, pois a todo momento tempo uma nova prioridade.

E é normal acharmos que temos que viver assim, pois todo mundo a sua volta tem esse tipo de
comportamento.

Mas, como já dizia a sua mãe…

Você não é todo mundo!

O primeiro passo para criar prioridades é quebrar padrões de comportamentos baseado no que as outras pessoas querem. Você deve criar a sua própria rotina, as suas próprias prioridades.

O segundo passo é definir o que é prioridade para você nesse momento, pois quando não existe uma prioridade, qualquer coisa se torna prioridade. E você se torna aquela pessoa que gasta sua energia em coisas que mal te fazem sair do lugar.

O terceiro passo é estar preparada para dizer não (talvez essa seja um dos passos mais difíceis). Você não pode se comprometer com tudo. Você terá que aprender a dizer não para muitas coisas a fim de ser bem sucedida dentro da prioridade que você escolheu.

De alguma forma, somos levadas a pensar que o certo é viver “na loucura”e tocar mil projetos ao mesmo tempo.

Mas, como você aprendeu aqui hoje, definitivamente esse não é o caminho. Então, quem você deseja ser? A pessoa que dispersa energia em muitas coisas e pouco realiza ou a pessoa que direciona suas energias para a prioridade certa e tem sucesso em tudo que faz?


Tenho 3 desafios para você…

| Em uma folha de papel, liste todas as demandas e prioridades que você tem lidado atualmente. Quais são os compromissos que você assumiu?

| Reflita por alguns minutos quais desses compromissos realmente tem feito real impacto na construção da vida que você deseja.

| Decida o que você pode deixar para trás e não é uma prioridade para você neste momento, mas por algum motivo você tem carregado essa responsabilidade.


Depois me conte nos comentários como foi esse exercício para você!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

7 Comentários

  • Resposta
    Raissa Medrado
    18/09/2017 em 01:01

    Definir prioridades pode ser mais difícil do que se imagina. Meu principal problema é querer tantas coisas ao mesmo tempo que as vezes não sei em qual focar, até por isso comecei e me interessar tanto por organização e disciplina, principalmente por ver que falta isso em mim. É importante reconhecer esses defeitos e ter coragem para mudar. Adoro seu trabalho.

    Beijos.

  • Resposta
    Tatá
    28/08/2017 em 14:11

    Nossa!!! Como isso me fez refletir sobre algumas coisas. Muito obrigada Fran

  • Resposta
    Barbara Valentim Silva
    28/08/2017 em 09:41

    Estou adorando o seu blog! Tem me ajudado bastante!
    Obrigada pelas dicas, Fran.

  • Resposta
    Marketing Digital
    23/08/2017 em 15:46

    Olá Franciele tudo bem?

    Gostei bastante das suas dicas sobre nossas prioridades. Estou lendo o Livro “Metas de Brian Tracy e estou amando a leitura.” Só hoje já li mais de 40 páginas e já vou retornar a leitura. já leu esse livro? Se não, fica minha recomendação. Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho que está fazendo aqui no seu blog.

  • Deixe uma resposta