25 Em Finanças/ Morando Sozinha

Quer morar sozinha? Saiba tudo sobre esse novo orçamento

Quer morar sozinha Saiba tudo sobre esse novo orçamento - 03

Já mostrei aqui no blog como montar uma planilha de orçamento doméstico eficiente, que é um método ótimo para fazer sua grana render o mês todo e você saber realmente para onde está indo o seu dinheiro. Morando sozinha ou não, você precisa aderir isso na sua vida.

Mas esse post é para as meninas que estão a um passo de conquistar a tão sonhada independência. Eu sei que muitas dúvidas surgem nessa fase (até porque já passei por isso) e também sei como o orçamento é o que mais pesa nessa decisão.

Por isso nesse post você vai descobrir coisas como:

  • Quais serão os seus principais gastos
  • Como se preparar para essa decisão
  • Como reduzir gastos desnecessários
  • Como gastar seu dinheiro com inteligência
  • Como lidar com as emergências

Quanto custa morar sozinha?

Essa é uma pergunta que eu não posso responder para você. Afinal, cada um pode arcar com um determinado padrão de vida e também tem suas preferências. E só isso já muda muita coisa!

Mas se essa é uma pergunta que está tirando suas noites de sono, não precisa estressar, pois é bem simples chegar a um valor aproximado do que você gastaria morando sozinha. É só fazer as contas. Coloque na ponta do papel:

  • Aluguel/prestação
  • Condomínio
  • Água
  • Luz
  • IPTU
  • Gás
  • Seguro
  • Internet
  • TV por assinatura
  • Supermercado

Basicamente são essas as despesas mensais de uma pessoa que decide ir morar sozinha. Mas vejam bem, essas são as contas básicas da casa e que agora você terá que arcar todos os meses. Obviamente você também pode retirar algo que não seja necessário para você e mais tarde na hora de usar sua planilha, não se esqueça de acrescentar os gastos aleatórios como faxineira, móveis, prestação do carro, cartão de crédito e etc. Nesse post vamos apenas nos concentrar em falar sobre o orçamento básico de quem quer morar sozinha.

Está com papel e caneta na mão ai? Agora é só descobrir quanto cada item vai custar.

Para o aluguel do imóvel você pode visitar imobiliárias ou até mesmo procurar em sites os valores de aluguel + condomínio. Assim você consegue ter uma base de quanto custa um imóvel do seu interesse que seja em uma região do seu agrado.

Os demais gastos também não são difíceis descobrir. Se você tem uma amiga que já mora sozinha na sua cidade, você pode perguntar a ela quanto gasta com luz, água, gás e supermercado, só para você ter uma base. Se você não conhece ninguém, tente ver na sua casa ou até mesmo com algum parente que more com apenas mais uma pessoa para ter uma noção aproximada desses valores.

Feito isso você consegue ter uma estimativa de quanto morar sozinha custaria mensalmente para você.

Quer morar sozinha Saiba tudo sobre esse novo orçamento - 02

Se preparar é importante!

Se eu pudesse voltar no tempo antes de ter ido morar sozinha sabe o que eu faria? Juntaria mais dinheiro.

O tempo que levou até eu ter a ideia de ir morar sozinha, conversar com a minha família e encontrar apartamento foi de mais ou menos uns dois meses. Nesse tempo claro que eu tentei juntar o máximo que eu conseguisse, mas se eu já estivesse poupando há mais tempo com certeza seria muito melhor para mim.

Se por ventura a ideia de morar sozinha já passou pela sua cabeça alguma vez, então comece a juntar dinheiro agora! Ter mais tempo para poupar, se planejar e sair com uma casa já montada é bem mais fácil do que ter que ver tudo com pressa e ir comprando as coisas aos poucos.

Gastos desnecessários

Esses dias estava pensando como muitas vezes já fiz mau uso do meu dinheiro. Já preferi comprar roupas pela quantidade e não pela qualidade, e hoje a maioria delas já não está em bom uso mais. Percebendo isso comecei a ficar mais chata na hora de comprar e acabei aprendendo a investir em coisas melhores. Mas veja bem, eu disse investir em coisas melhores, não gastar em coisas mais caras.

Um erro que eu não cometi (ainda bem) foi o de ter escolhido os móveis da minha casa pelo preço. Quando fui comprar coisas importantes como guarda roupa, cama, mesa e todo o resto, acabei preferindo coisas de melhor qualidade e que apesar do tempo, estão intactas até hoje.

O que eu quero dizer com isso é que a gente não só desperdiça o nosso dinheiro com coisas desnecessárias. Mas também desperdiçamos nosso dinheiro com coisas necessárias. Você pode precisar muito de uma cama, ai vai e compra aquela da promoção com o preço incrivelmente baixo. Porém em menos de um ano ela já começa a dar problema, o colchão deforma e etc. Resultado? Você não vai aguentar dormir em uma cama como essa por muito tempo e vai e compra outra. Ou seja, o preço de duas com certeza vai sair bem mais caro do que se você tivesse comprado uma boa na primeira vez. Pegaram a ideia?

Emergências

Nunca se esqueça do que vou dizer agora: esteja preparada para as emergências.

É cada coisa coisa que vocês nem imaginam! Um dia meu chuveiro queimou quando eu já estava atrasada para ir à dermatologista. Cheguei lá com o cabelo demasiadamente oleoso e ela falou: “Você precisa de algo especial para o cabelo Fran?”. Ai eu toda sem graça falei: “Não doutora é que meu chuveiro queimou antes de vir pra cá”. kkkkkk Ela caiu na risada quando eu contava toda a história. #micosmorandosozinha

Trocar a resistência eu até aprendi, mas acabei descobrindo que o problema mesmo foi o chuveiro que queimou. Então tive que chamar um eletricista e comprar um chuveiro novo. E tudo isso durante um dia comum, eu não estava esperando.

Quer morar sozinha Saiba tudo sobre esse novo orçamento - 01

Se prepare para gastar

Posso confessar algo? Uma coisa que eu demorei muito para aprender foi me preparar para gastar. Por muitas e muitas vezes eu já fiquei no limite do meu orçamento por ir até uma loja, gostar de algo, pensar se tem dinheiro na conta e se tivesse eu levava o que eu queria para casa. Mas eu me esquecia de que na semana seguinte era o vencimento de uma outra conta, ou seja, eu não poderia ter gastado com aquela coisa que nem era tão importante assim.

Eu nunca cheguei a ficar no vermelho, mas essas compras “inesperadas” me impediam de poupar uma grana, que era algo que eu já queria fazer a muito tempo.

Acho que depois de tanto errar e ver como eu podia fazer mais pelo meu dinheiro, comecei a viver essa ideia de se preparar para gastar na real. E posso falar, foi uma das melhores coisas que eu fiz. Agora gasto com a consciência tranquila!

Antes de sair de casa para ir ao mercado, ao shopping ou para comprar qualquer coisa, se prepare para gastar. Já saia de casa com uma quantia em mente que não extrapole o seu orçamento. Funciona super!

Regrinhas para você se dar bem

Então para resumir, as regras do sucesso para o seu orçamento quando você vai morar sozinha é:

  • Saber quanto cada coisa custa e se você pode arcar com elas;
  • Junte dinheiro antes de se mudar;
  • Faça escolhas inteligentes e gaste seu dinheiro com coisas boas;
  • Tenha dinheiro guardado para emergências;
  • Sempre saiba quanto você pode gastar.

Gostou das dicas? Você pode ler muito mais sobre morar sozinha ou finanças aqui no blog.


Conheça também o curso Finanças Para Garotas, saiba mais detalhes clicando aqui.

Finanças 12

 Participe da nossa #GIRLGANG e receba e-mails semanais com conteúdos exclusivos.



Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

25 Comentários

  • Resposta
    Tatiana
    13/11/2014 em 12:10

    Fran, adoro seu blog! adoro o jeitinho que você escreve… e com toda certeza morar sozinha é uma meta a esta altura da minha vida! Você dá dicas sem complicações e tudo muito possível! Obrigada!
    um super beijo,

    Tatiana Contar

  • Resposta
    Claudia
    13/11/2014 em 13:01

    Franciele achei bem interessante o seu post, realmente muitas vezes decidimos ter nossa independencia e não temos ideia de como é importante o planejamento. Já morei sozinha e fazer um bom orçamento é primordial para termos noção da nossa realidade e viver bem!! Bju

    http://blogdecasacharmmy.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Dani
    13/11/2014 em 15:50

    Fran, menina maravilhosa! Primeiro quero te dar os parabéns pelo vídeo da gatinha! Menina, hj meu dia tava daquele jeito… foi só ver seu vídeo que eu comecei a sorrir! Muito linda mesmo (já sou apaixonada por gatos mas não tenho… imagina o tanto que meus olhinhos brilharam! kkkk)!!
    Adoro suas dicas de organização, têm me ajudado muito. Agora, não sei se é pedir demais, mas para móveis, vc poderia indicar lugares para comprar? Com a sua experiência no assunto tenho certeza que vc nos ajudaria bastante!
    Beijo grande!

    • Resposta
      Franciele
      13/11/2014 em 21:48

      Oi Dani, obrigada pelo carinho! Se vc olhar na categoria “compras” aqui no blog tem um montão de lojas confiáveis pra vc comprar móveis, pode olhar 😉
      Bjsss

  • Resposta
    Julia
    13/11/2014 em 16:24

    Oi Fran!
    Eu tô tentando me organizar pra isso no próximo ano. Vou ler os seus posts sobre esse assunto, adorei esse, apesar dos temores vou em frente. Beijo.

  • Resposta
    Natália Pimenta
    13/11/2014 em 16:43

    Adorei Fran! Mas essa leitora perdida ainda espera um post sobre limpeza da casa (produtos e etc.) rsrs ando estragando minhas roupas na máquina de levar o.O beijo

  • Resposta
    Ana Maria
    13/11/2014 em 19:49

    Adorei o post Fran. Adoro essas dicas.
    Beijos

  • Resposta
    Thâmara
    13/11/2014 em 22:05

    Oi Fran! To morando ha dois meses sozinha e fiz algumas coisas q vc disse que ta dando super certo e outras e nao faco q acho q vale super a pena fazer!!!
    Adoro seu blog..parabéns!!!
    já sou fã..q Deus te abençoe sempre..
    bjao

  • Resposta
    Camilla BR
    14/11/2014 em 15:45

    Oi Fran,
    menina, excelente post! Sempre tive dúvidas para estimar qual era o “custo básico” de uma casa. Agora você me ajudou demais! Valeu mesmo. Esses dias comentei no blog da Bru (comprando meu apê) que eu gosto muito desse tema e amo a forma como você e ela colocam as coisas. Obrigada!
    Eu gosto muito de ler sobre finanças pessoais, e ficar estimando o valor das coisas que eu preciso comprar. Por isso mesmo eu criei um blog sobre planejamento financeiro. Em um vídeo antigo seu sobre o caderno de organização eu lembro de ter feito um comentário sobre como me organizo. Continue compartilhando suas experiências, ajuda muito!
    Beijão

  • Resposta
    Sophie
    18/11/2014 em 12:05

    Amo seu blog!
    Minha mãe ao longo de 2 anos, comprou vários móveis pra mim poder usar quando eu me mudasse pro centro da cidade. Porém… minha vida tomou outro rumo e vou para outro estado (SP >> SC).
    Você acha que compensa levar esses móveis com a transportadora? Sabe o custo disso?

  • Resposta
    Isa
    01/12/2014 em 16:22

    Oiiii Fran ! A muito tempo visito o seu blog Que e uma maravilha …simplesmente amooO !

  • Resposta
    Jessica Pinafo
    02/12/2014 em 00:19

    Adorei… vaí me ajudar muito nessa nova etapa da minha vida.
    É bom ter uma referência pra nós preparar. Obrigada pelo blog.
    beijos

  • Resposta
    Daiany Gomes
    03/12/2014 em 14:05

    ADOREI AS DICAS! Estou começando a me planejar pra morar sozinha ano que vem, e algumas coisas eu até já estou fazendo (fiquei feliz em saber disso ahahah) como juntar grana e pesquisar coisas com boa qualidade e preço justo

  • Resposta
    Kelly
    22/12/2014 em 14:27

    Às vezes fico sem tempo para visitar o blog, mas sempre volto, adoro!
    Guardo moedas num vidro igualzinho o seu e acho um charme, rs.
    Beijos

  • Resposta
    simone ferreira
    18/02/2015 em 14:39

    caramba, adorei seu blog! rs. também estou planejando morar sozinha, ano q vem, me mudarei de estado, moro no goias e morarei na capital da bahia, ess
    blog vai me ajuudar muiiitoooooooooo!
    bjs!

  • Resposta
    simone ferreira
    19/02/2015 em 18:10

    pode ter serteza que quando eu estiber morando sozinha, se eu tiver com dúvidas deixarei nos comentários!
    bjos querida!

  • Resposta
    simone ferreira
    19/02/2015 em 19:31

    a, desculpaaa coomentar mais uma vez, tenho uma duvida a esclarecer kkkk.. quando se vai morar sozinha, precisa comprar lixeira, para o banheiro: ou
    não? ou depende? rs!

  • Resposta
    Sirleia
    08/04/2015 em 03:17

    Ameeeei esse blog aprendi coisas que precisava aprender! Que sem duvidas vou vou se previnir antes de morar sozinha!

  • Resposta
    Beta
    09/04/2015 em 23:12

    Obrigada!!! É a primeira vez que entro nesse blog e já está me ajudando bastante. Com suas dicas estou me prevenindo mais. Mais uma vez, obrigada!!

  • Resposta
    Adriana
    14/04/2015 em 20:31

    Estou entre a cruz e a espada. Meu apartamento está para sair no mês que vem e, até mês passado, pensava em alugar. No entanto, diante de uns problemas em casa (com madrasta), estou pensando seriamente em ir morar no apartamento. O problema é que estou com as contas no limite. Este mês beirou o vermelho. Vou ganhar alguns eletrodomésticos e móveis de minha cunhada, que está para se mudar e buscava alguém para doar. Mas ainda me preocupo com o custo da mudança em si e com as despesas regulares. A única coisa que me tranquiliza é que tenho um emprego estável, salário que dá para manter a minha vida, mas estou comprometida com alguns investimentos (inclusive o proprio apê) que estão me deixando apertada até o início do ano que vem, quando terei uma folga no orçamento. Qual é o seu conselho? Não posso esperad mais alguns meses porque tenho que decidir logo entre morar ou alugar o apê e, alugando, teria de adiar morar nele por ao menos 1 ano, tempo que não quero mais passar na casa de meu pai. Socorro, Franciele. O que você faria tendo a visão de quem já mora só?

  • Resposta
    Os links mais legais da semana | Atividade Desordenada
    10/01/2016 em 19:46

    […] >> Orçamento para morar sozinho. […]

  • Deixe uma resposta