6 Em Dicas/ Populares/ Vídeos

Rotina de estudos

Já que as aulas voltaram, nada melhor do que começar o ano com o pé direito e estabelecer uma rotina de estudos.

Eu sempre tive minha rotina de estudos bem definida. Claro que, minhas estratégias de estudo foram melhorando com o tempo, mas eu sempre tive esse compromisso. E me ajudava muito, pois nunca fui daquelas alunas que estudavam um dia antes da prova e tirava 10, sabe? Nunca! Eu tinha amigos assim e ficava impressionada como eles conseguiam.

Já com uma rotina de estudos, eu sempre conseguia ir bem nas provas. Estudava com mais tranquilidade, a matéria entrava na cabeça mais fácil, sem falar que também conseguia manter as listas de exercícios em dia, e nunca deixava para a última hora.

Rolou uma curiosidade para saber as minhas dicas? Então vem cá que eu vou te contar tudinho.

Você pode assistir o vídeo ou ler o post 🙂


1. Marcar um horário na sua agenda para estudos

Quando temos um tempo livre, a última coisa que fazemos é estudar (quem se identifica? kkk). Por isso, a minha dica é marcar um horário na sua agenda como se fosse um compromisso. Assim não tem mais desculpa.

A rotina vai depender muito da sua disponibilidade. Vamos supor que você estude apenas de manhã, dessa maneira fica muito mais fácil se programar para estudar todos os dias na parte da tarde. Agora, se você trabalha o dia todo e ainda estuda à noite, que é o caso de muita gente, você tem que ver na sua rotina qual é o horário e a frequência ideal para você.

Se você não tem muito tempo para estudar durante a semana, uma dica importante é não perder aulas atoa. Assim, você não perde explicação da matéria e você pode revisar o conteúdo na hora do seu almoço no dia seguinte para sempre ficar fresco na memória.

Rotina-de-estudos-2

2. White Noise

Se você tem dificuldades de se concentrar, algo que pode te ajudar é utilizar a técnica sonora White Noise.

Nesse canal no Youtube, você encontra vários sons que você pode ouvir durante o período de estudos.

Eles ajudam na concentração, o que é maravilhoso para quem está em casa e a família está assistindo TV ou às vezes o vizinho está fazendo uma obra que não deixa você concentrar. Escolha um som, coloque o fone e veja a diferença que vai fazer.

3. Fazer uma lista de tarefas

Listas são uma ótima maneira de aumentar sua produtividade nos estudos.

Você já teve a sensação de ter milhões de coisas para fazer, mas não sabia por onde começar? É lista de exercícios, provas, livro que o professor pediu para ler e por aí vai…

A minha dica é fazer uma lista de tarefas organizada por prioridades.

Antes de começar a estudar, faça uma lista em ordem de prioridade com todos os tópicos que você precisa estudar e desenvolver naquele dia. Além de ser uma ótima ferramenta, também te ajuda a pensar: “não vou sair daqui enquanto não terminar todas essas tarefas”.

Ah e claro, seja realista nas suas metas!

Baixe um modelo de lista de tarefas grátis: clique aqui

Rotina-de-estudos-1

4. Organize a papelada

Quem aí tem coleção de xérox? Principalmente na faculdade, a gente acumula muitas folhas, é impressionante!

A dica para resolver isso é bem prática. Use uma pasta com divisórias internas e em cada seção coloque as folhas separadas por matéria.

Também assista o vídeo “Dicas de estudos“, que contém várias outras dicas preciosas.

5. Não existe milagre

Todas as dicas desse post são apenas ferramentas que vão te auxiliar, mas elas não fazem milagre por você.

Estude e se dedique ao máximo, pois se tem uma coisa que eu aprendi e já comprovei diversas vezes na minha vida é que, se você se dedica e se esforça ao máximo, não tem porque o que você deseja não acontecer.

Bom estudo!

Você também pode gostar

6 Comentários

  • Resposta
    Tizaila
    29/02/2016 em 12:04

    Fran! Amei o post e principalmente por tu ter feito o vídeo e mesmo assim escrito no blog.
    Adoro seu conteúdo, principalmente os vídeos mas nem sempre tenho disponibilidade pra dar um play nas últimas novidades do YouTube, e por isso é ótimo essa disposição dos posts. E também é um diferencial, pois os outros blogs que acompanho geralmente não fazem isto.
    Obrigada, Fran! E parabéns.

  • Resposta
    Cynthia
    29/02/2016 em 20:56

    Como você disse, não existe milagres mas nada que uma lista de tarefas não resolva, uso para os estudos, para o trabalho e até tarefas pessoais. Ajudam que é uma beleza! 🙂

  • Resposta
    Laís de Souza
    01/03/2016 em 20:48

    Muito bom artigo, simples e valioso!

  • Resposta
    Gabi
    03/03/2016 em 17:22

    Amei! Não vejo a hora de voltar pra rotina de estudos com a faculdade! HAHAH

  • Resposta
    Sabrina
    10/03/2016 em 14:58

    Salvei esse post nos meus favoritos Fran! Vou reler ele sempre que esquecer algo, suas dicas são sempre ótimas. Os white noises eu uso tb quando tento meditar, outra dica que aprendi com vc! obg <3

  • Resposta
    Marina Bom
    30/04/2016 em 00:47

    Adorei suas dicas, obrigada!

  • Deixe uma resposta