4 Em Carreira/ Morando Sozinha

5 maneiras inteligentes de lidar com o stress na vida adulta

Ah a vida adulta! Uma fase cheia de emoções, dificuldades, choros, sorrisos, vitórias, aprendizados e… Stress!

A vida adulta exige muita maturidade e visão estratégica para driblar todas as dificuldades que inevitavelmente teremos no caminho. O stress hoje, é um vilão, e é até considerado o mal do século.

Nosso cotidiano tem ficado cada vez mais agitado: multidão, trânsito, engarrafamento, grana curta e muitos outros fatores que são apenas uma faísca para o stress aparecer.

Neste turbilhão de emoções que a vida adulta nos proporciona, saber lidar de maneira inteligente com o stress é um hábito que precisa ser adquirido. Por isso, nesse post vou te contar 5 maneiras inteligentes de lidar com o stress na vida adulta.

1 – Entender a origem 


Preste atenção na sua rotina e tente descobrir a origem do seu stress. Normalmente este processo não é fácil, já que a resposta pode não ser tão óbvia.

Você precisa olhar pra dentro de si e fazer as seguintes perguntas:

  • Seu stress é permanente ou esporádico?
  • O stress já faz parte da sua vida?
  • Você acha que o stress faz parte da sua personalidade?
  • Você acha que os outros são culpados pelo seu stress?

Após identificar onde está a raiz do problema, fica muito mais fácil desenvolver soluções para não se sentir mais assim.

2 – Desenvolver soluções


Fuja de formas prejudiciais de lidar com o seu stress, isso só irá piorar seu estado emocional e ainda será prejudicial para sua saúde.

Preste atenção se você está desenvolvendo estes seguintes hábitos para lidar com o stress:

  • Ingerir bebida alcoólica excessivamente
  • Comer doces ou comida em excesso
  • Permanecer muitas horas em frente ao computador ou celular
  • Dormir em excesso
  • Perder o contato com amigos
  • Deixou de fazer atividades físicas ou atividades de lazer
  • Está se sentindo muito nervosa e violenta ultimamente.

Estes são normalmente hábitos que pessoas estressadas adquirem. Ao invés disso, tente desenvolver soluções sadias para dar a volta por cima.

Leia um livro, ouça as músicas que você ama, escreva um poema, escreva um diário para desabafar ou até mesmo vá dar uma volta ao ar livre pra espairecer.

Insista nestas soluções saudáveis para libertar sua mente e entenda que o stress sempre irá existir em sua vida, a questão é ser ou não derrotada por ele.

3 – Não se contaminar


Terceiros normalmente são a causa do stress de alguém. Por isso, é extremamente importante que você adquira aquela “carapaça dura”, que não se abala e não se contamina com o estado de espírito pesado das pessoas.

Se possível faça até uma meditação no seu trabalho para colocar a mente no lugar. Prazos curtos, pessoas que só reclamam, pessoas mal humoradas, chefe estressado… Tudo isso, pode te contaminar num piscar de olhos e ser uma fonte interminável de stress.

4 – Manter uma rotina


Tenha sempre um momento do dia para você. Esta é uma maneira incrível de mandar o stress para bem longe.

(Imagem: via)

Todos nós precisamos, após um dia corrido, cansativo e agitado. Precisamos de um cantinho silencioso para desacelerar a mente, ler um bom livro, fazer exercícios e ter aquele momento de paz.

Torne isso uma rotina em sua vida como uma forma de renovar seu espírito para ser mais resistente a todos os desafios do dia seguinte.

5 – Monitore sua respiração


Sabia que você pode curar o stress e a ansiedade quase que instantaneamente apenas através da respiração? Normalmente o stress gera respiração ofegante, que faz o coração acelerar e envia automaticamente para o cérebro a mensagem de que você está super nervosa.

Portanto, quando se sentir nervosa por conta do stress, respire profundamente algumas vezes, feche os olhos e note como seu coração irá desacelerar, sua mente se acalmar e então logo o cérebro receberá a mensagem de que você está completamente calma. É tiro e queda!

Estas técnicas são preciosas para acabar com o stress que não traz benefício nenhum na vida de alguém.


Espero que você tenha gostado destas dicas e quando perceber que está estressada, tente alguma delas. Fará um bem incrível para você!

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Resposta
    Elle
    02/07/2017 em 16:41

    O post está super completo! Adorei!
    O que mais tento fazer é controlar o stress pela respiração, realmente funciona MUITO!

    Beijoss
    http://landofpermanentbliss.blogspot.com

  • Resposta
    Carol Justo
    02/07/2017 em 10:53

    A minha fuga para o stress era comer demais. Comia o tempo todo mas isso estava me fazendo muito mal e eu decidi mudar minha alimentação há duas semanas atrás, acabou que eu também fui promovida no meu trabalho para um ambiente muito mais calmo, onde eu não preciso mais atender os clientes chatos (trabalho em call center) e comecei apenas a tratar no sistema a reclamação deles sobre os produtos, ouvir gravação e raramente eu preciso ligar para eles. Ou seja, melhorou muito. No setor onde eu estava as ligações entravam uma atrás da outra e variava a forma em que os clientes estavam, era muita cobrança para bater a meta, cliente gritando no seu ouvido… Agora eu decido a hora de ligar para o cliente, é muito melhor. Acho que meio que o universo está conspirando a meu favor e espero que isso seja só o inicio de tudo.

    Essa dica de respirar fundo eu usava muito, era só o que me acalmava, se não a respiração eu comia doce.

    Beijos da Carol Pink is not Rose

  • Resposta
    Lívia Bellot
    26/06/2017 em 14:01

    Eii Fran! Adorei o tema do post, tem tudo a ver com a fase que estou passando, se livrar do estresse não é das tarefas mais fáceis né?! rs Fala mais sobre isso viu?!
    Beijos ♥

  • Resposta
    Adele Santos
    26/06/2017 em 07:07

    Adorei, Fran!
    Muito obrigada pelo texto super objetivo e dicas incríveis! Veio na hora certa…vc leu nossas mentes?
    Bjs!

  • Deixe uma resposta