8 Em Finanças

SUA GRANA EM ORDEM

Pra quem mora sozinho, a vida financeira é tudo. Sem ela nada poderia se tornar realidade, pois morar sozinho inclui aluguel, alimentação e despesas. Uma vida financeira mal organizada pode levar você de volta a casa dos seus pais rapidamente. Já ouvi várias histórias mal sucedidas, de quem quis sair de casa e logo teve que retornar. Uma delas, a moça juntou grana por um tempo, mas na animação de comprar tudo novo, fez com que ela se endividasse feio. Comprou vários itens novinhos, o que fez com ela não aguentasse pagar as parcelas. O resultado? Em menos de três meses de volta a casa dos pais.
Eu sempre gostei de manter minha vida financeira em ordem. Tem gente que vai gastando, gastando, e quando se da conta o dinheiro acabou. No final do mês a gente não vê nem água na geladeira. Pessoal, cuidado! Isso é muito sério. Tente se organizar legal. Não precisa ser neurótico a ponto de contar os centavos, mas ter sua grana controlada faz com que você não passe grandes sufocos. Como o mês ta começando, eu como todo mundo me sentei para fazer minhas contas. A minha rotina começa colocando todos os dados numa planilha de Excel, que eu mesma fiz. Partindo dai começo a me planejar como devo proceder ao longo do mês. Separei em tópicos como começar a se organizar, vocês verão que é fácil e divertido. É ótimo planejar seu mês e fazer planos de como investir ou gastar sua grana, vamos lá:
1. Tenha uma planilha para você
Aconselho todo mundo a ter uma planilha pessoal. A minha eu mesma fiz para atender as minhas necessidades. Ela acompanha a entrada e saída de dinheiro, os parcelamentos que eu fiz, minha lista de compras mensais e várias outras coisas. Você tem que pensar em algo que atenda a somente você. Tem gente que coloca até lista de compras na planilha, e eu acho muito legal personalizar tudo do seu jeito. Coloquei uma planilha muito fofa disponível para download. Ela esta bem simples, apenas com o controle de despesas, mas você poderá baixar e personalizar do jeito que quiser, clique aqui para baixar. Para as mais curiosas, um preview.
(clique na imagem para ver em tamanho maior)
 
Depois de já ter a sua planilha em mãos é hora de adicionar dados importantes. Se você trabalha, adicione o valor do seu salário + toda a grana que você economizou. O importante é colocar quanto realmente você tem disponível. A partir disso você começa a preencher sua planilha com os gastos básicos: aluguel, alimentação, luz. E depois você coloca os demais: contas, roupas e objetos pessoais. A planilha que eu coloquei disponível para download é toda programada. Uma vez preenchendo o valor disponível, a cada nova despesa, ela informa o quanto ainda resta do seu dinheiro.
2. Separando o dinheiro
 
 
Tem gente que diz que tem problemas em ficar com dinheiro guardado, pois tem medo de gastar. Para evitar que isso aconteça, porque não separar o seu dinheiro? Funciona assim, você pode comprar envelopes e por fora colocar para que fim devera ser destinado o dinheiro. Assim você pode fazer um envelope para o aluguel, luz, alimentação. Eu além de fazer isso, estipulo uma meta semanal de gastos. Defino que para aquela semana vou ter uma certa quantia e se eu gastar tudo, terei q esperar até a semana seguinte para poder ter dinheiro novamente. Assim, além dos envelopes para as contas, tenho um envelope para cada semana e dentro a quantia disponível para poder gastar. Assim, a gente não fica estressado por estar sem grana no final do mês.
PS: Que tal se inspirar na ideia ai embaixo para criar seus envelopes?
3. Guarde sempre
Para muitos guardar dinheiro é um problema sério. Mas quando você mora sozinho, é preciso sempre ter um caixinha reserva. Você nunca sabe quando aquela chave vai agarrar ou a pia vai dar problema. Além de que, a gente nunca sabe o dia de amanhã. Estamos sujeitos a gripes e resfriados. Então deixar guardado uma graninha é importante pra todo mundo.
4. Mantenha os parcelamentos a vista
Quando eu me mudei, comprei várias coisas. Entre elas, vários móveis. Mas como eu não tinha a grana na hora, optei por parcelar. Na minha planilha pessoal, eu criei uma seção personalizada, onde eu posso acompanhar o andamento do pagamento dos parcelamentos. Assim, cada vez que eu pago uma parcela eu anoto e dessa maneira posso saber o que eu já paguei e o que ainda falta. Indico pra todo mundo fazer isso, ainda mais a galera que ta comprando geladeira, cama e que parcela em várias vezes. Anotar, faz com que você se empenhe em querer acabar com aquilo logo.
Manter sua vida financeira em dia pode dar um pouquinho de trabalho, mas reduz muito as chances de ficar sem grana no final do mês.
Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

8 Comentários

  • Resposta
    Bruna
    12/03/2015 em 14:26

    Fran estou lendo seu blog há varios dias, ja li muuuuitos posts, primeiro vi as paginas 01 até a 151 e agora estou nessa parte de por onde começar, lendo de trás para frente, esta me ajudando muuuito logo logo vou me mudar, mas tem muuuitos conteudos que eu tento baixar e não consigo 🙁

    Porque sera

    Beijos obrigada por tudo

    • Resposta
      Franciele
      12/03/2015 em 21:14

      Oi Bruna, é pq o post é antiguinho, mas vc encontra o arquivo seção “para baixar”.
      Bjs

  • Resposta
    Linoca
    14/01/2013 em 15:01

    Ai que tudo essas dicas. Já baixei e comecei a usar! Beijoos

  • Resposta
    Rafa
    05/02/2012 em 18:36

    Nossa parece que vc adivinhou meu pensamento, estava precisando MESMO de uma planilha. Ela é linda, amei Fran!

  • Resposta
    Karol
    05/02/2012 em 18:35

    Comecei a usar essa planilha, que graça!

  • Resposta
    Danielle
    05/02/2012 em 18:34

    Estou apaixonada por essa planilha que vc deixou disponível para download. Que gracinha *——–*

  • Resposta
    Thais
    05/02/2012 em 18:33

    É verdade, quem mora sozinho precisa ter disciplina mesmo. Amei o post, ta de parabéns.:)

  • Resposta
    Amanda
    05/02/2012 em 18:32

    Ameeeei as dicas!

  • Deixe uma resposta