15 Em Finanças

Técnica dos envelopes – organize seu dinheiro de forma fácil

Muitas pessoas me mandam mensagens como: “Fran, recebi meu salário e poucos dias depois já estava zerada! Não sei onde o dinheiro foi parar.”

Existe uma técnica bem simples, mas que pode ser muito eficiente na gestão do seu dinheiro: a técnica dos envelopes.

Como funciona?


Você irá separar um envelope para cada gasto (mensalidade faculdade, mercado, luz, internet e etc). Anote no lado de fora qual categoria o envelope pertence, e de lápis (para poder usar o mesmo envelope no mês seguinte), escreva o valor referente aquela conta. Ex: Internet – R$90.

Fazendo isso, quando seu salário cair na conta, você automaticamente já irá mandar o valor correspondente para o envelope.

Com o dinheiro em mãos, você tem uma sensação mais real de quanto realmente está gastando. É uma sensação completamente diferente do que pagar com o cartão, por exemplo. Dessa forma, você está vendo o dinheiro ir.

Envelope semanal


Outra dica é separar seu dinheiro por semana. Isso garante que você tenha grana até o fim do mês e também tenha um limite de gastos semanais.

Esse valor deve ser usado para suas despesas variáveis, não as fixas, pois essas você já separou nos outros envelopes.

Escreva do lado de fora: semana 1, semana 2, semana 3 e semana 4. E em cada envelope você coloca o valor que você estipulou para a semana.

Para quem paga tudo pela internet?


Se você mantém todos os pagamentos pela internet, essa técnica também pode ser útil para você. Ao invés de usar envelopes físicos, você pode criar “envelopes virtuais”.

A ideia aqui é que você mantenha o controle do seu orçamento, então você pode usar uma planilha ou um folha para também fazer esse controle.

Comece pelas despesas fixas e com o que sobra, você distribuí como achar melhor na sua divisão semanal.

A única diferença é que você tem que se comprometer em respeitar o valor estipulado por você, já que seu dinheiro estará diretamente na sua conta corrente e não escondido em envelopes.


Essa ideia é muito boa para quem recebe o pagamento por semana ou para quem realmente vê o dinheiro ir embora muito rápido.

Aplique essa dica, tenho certeza que vai fazer muita diferença no controle do seu orçamento.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

15 Comentários

  • Resposta
    Jhullyana Silp
    06/06/2017 em 10:51

    Amei a dica, seu blog está de parabéns. Achei hoje procurando uma planilha para controlar meus gastos. Simplesmente amei, virei fã! Bjs

  • Resposta
    Bia
    29/05/2017 em 00:54

    Ótima ideia! Sou um caos para controlar gastos, ainda mais quando são duas pessoas e as contas são “divididas” (quem receber primeiro para haha). A ideia do envelope ajuda um pouco a visualizar o salário, vou ver se consigo colocar em prática!

    bjus

  • Resposta
    Priscila Santos
    18/05/2017 em 13:33

    Oi!!! Conheci o blog hoje! Para quem paga pela internet as contas e uso o aplicativo do Banco do Brasil, dá para fazer o acompanhamento por uma aba chamada “minhas finanças”, dai tem como classificar as movimentações, por ex. supermecado, internet, beleza, etc. É bem interessante porque ele já sabe quais os eventos, vc só tem q classificar.

  • Resposta
    FLORENCE VIDAL PERFEITO
    14/05/2017 em 10:42

    Oi, Fran! Estou seguindo a sua dica do desafio das 52 semanas. Comecei em meados de abril e achei que está dando certo.
    Tenho uma dica de economia para você divulgar, que aprendi com uma amiga. É bem simples também. Sofremos tentações para comprar diariamente. Pois bem! A técnica é a seguinte: toda vez que você conseguir evitar um gasto, seja por ter conseguido uma promoção de algo que precisava/ gostaria de adquirir (e comprou mais barato) ou por ter se convencido de que não precisava tanto assim de algo e resolveu não comprar, isso significou uma economia. O exercício é fazer um somatório dos gastos evitados na semana e repassar esse mesmo valor para uma conta de poupança ou outro investimento de preferência. É incrível o quanto dá para economizar. Essa técnica associada ao desafio das 52 semanas dá a maior grana!! Potencializa muito a economia. Fica a dica para você divulgar para quem quiser pensar no amanhã e agir no hoje. Bjs

  • Resposta
    Flávia
    12/05/2017 em 10:04

    Adorei as dicas!! Vou testar, sou péssima para controlar os gastos! hehe

  • Resposta
    Nataly
    11/05/2017 em 08:52

    Olá Fran, a priori gostaria de deixar registrado que eu amo seu blog, seus videos, em fim, amo as dicas que você passa para nós.
    Adorei essa técnica do envelopamento. Eu pago tudo pela internet e é muito difícil eu ter dinheiro na carteira e sei que isso é o meu pior inimigo, pois tudo que quero comprar eu passo no debito ou no crédito. Por mais que eu não tenha saldo positivo em conta eu passo o cartão e utilizo o cheque especial, é um vicio sabe. Já cancelei um cartão de credito e estou com apenas 1 para casos “emergenciais”, mas na verdade eu me saboto um pouco.
    Com essa técnica eu vou sacar o dinheiro disponivel para eu gastar durante as semanas e deixar o cartão de débito e crédito em casa e mesmo se houver algum imprevisto que eu precise de dinheiro eu tenho esse da semana. Claro que os imprevistos são: ” meu deus um sapato em promoção”, por este motivo não vou andar com valores altos para não poder compra-los (é meio que um vicio- amo sapatos).
    Agora é só dá uma reformulada na planilha de orçamento mensal e já adotarei essa técnica no próximo mês.

    Obrigada e Beijooos!!!

  • Resposta
    Laís
    11/05/2017 em 08:47

    Primeiramente, passando pra dizer que tô amando o seu blog!! E a técnica dos envelopes realmente funciona! Aprendi com minha mãe e durante bastante tempo fiz uso dessa técnica e é incrível como conseguimos ter o controle do nosso dinheiro! Passei um tempo sem fazer e fiquei totalmente perdida. Vale muito a pena! Bjs

    • Resposta
      Franciele
      13/05/2017 em 09:55

      Oi Laís, ela é realmente muito eficaz! Fiz durante muitos anos da minha vida 😀

  • Resposta
    Bruna Leme
    11/05/2017 em 07:55

    adorei a Idéias, vou super colocar me pratica.

    Obrigada!! 🙂

  • Resposta
    Laís de Souza
    10/05/2017 em 22:25

    Achei essa dica ótima! Vou fazer esses envelopes também para contas de longo prazo e ir guardando dinheiro aos poucos!
    Amei Fran!

  • Resposta
    Joyce
    10/05/2017 em 22:07

    Oi, Fran!

    Achei genial essa técnica! Vou aplicá-la!! Adorei!

    Beijos!

  • Resposta
    Sybylla
    10/05/2017 em 15:12

    Eu mantenho um caderno na minha mesa só para finanças e em cada folha para cada mês coloco meu salário e todo dinheiro que entra. Abaixo coloco as despesas por ordem de valor, do maior para o menor e uso o celular como calculadora para fazer as contas. Todas as prioridades são anotadas ali. O que sobra – se sobra! – é o dinheiro que vou poder dispor no mês. Eu não confio em sacar dinheiro e manter na mão, sei que tem quem faça, mas acho perigoso, prefiro tudo no banco. Não tenho compulsão por compra, então pra mim tá tranquilo.

    Com tudo anotado, pago pelo app do banco no smartphone, lendo o código de barras pela câmera, mesmo que seja pela tela do notebook, que também funciona.

    Infelizmente só posso fazer esse controle com o meu dinheiro. A aposentadoria da minha mãe vai embora sem que eu veja, então fica tudo na minha mão. E ela não consegue, não quer, ou não se importa em se organizar, uma pena.

  • Deixe uma resposta