7 Em Finanças

UM POUCO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Todo mundo sonha com um futuro cheio de realizações. O sonho do carro, do apartamento e até do casamento, acabam ficando cada vez mais próximos de quem pensa no futuro. Eu sempre adorei planejar coisas, sempre fui daquelas que perdia horas de sono planejando algo que podia acontecer. Hoje em dia eu parei com isso e aprendi que tem coisas na vida que não podemos controlar. Mas sempre mantenho o pé no chão quando se trata de finanças.
Sempre aprendi que uma boa educação é a base do sucesso de qualquer ser humano. E desde cedo aprendi a gostar da tal da educação financeira. E quando fui morar sozinha, pude implantar todos os métodos aprendidos com muitas leituras. Leituras que só me fizeram bem e acrescentaram muito no meu conhecimento sobre dinheiro. Ainda quero aprender muito mais mais coisas, uma delas é investir na bolsa. Apesar do pouco que sei , adoro falar sobre o assunto e indicar coisas legais. Uma delas é a prática de ler livros que ensinam muito sobre o assunto. Hoje vou indicar dois que apesar de serem do mesmo autor são incrivelmente diferentes no assunto finanças. Um ensina a casais a lidarem com o dinheiro e o outro fala sobre economizar, aplicações e poupança.
Apesar de ser um livro indicado para casais, o conteúdo dele é incrível! Eu confesso que já li mais de três vezes e faria de novo. O livro tem uma leitura leve e o autor transmite todo esse conhecimento de uma forma tão pessoal que você passa horas lendo e nem percebe o tempo passar. Indico muito esse livro para quem está noivo ou para quem já é casado. Ajuda muito no planejamento da vida à dois. Eu já dei de presente para o meu pai e ele adorou.
Você pode encontrar para comprar aqui.
Esse é daqueles livros que todo mundo tem que  ter em casa. Educação financeira é uma coisa importante e principalmente quem mora sozinha. Nele você encontra dicas para investimento em poupança e vários cálculos de progressão financeira. Amei ler, apesar do livro ter muitas fórmulas e demonstrações matemáticas, é bem fácil de entender e o autor coloca tudo exposto de uma forma muito clara e que faz com que a gente entenda cada vírgula.
Você pode comprar aqui.
Fica a dica para quem mora sozinha e também para quem mora com os pais. Conhecimento sobre como aplicar e gerenciar o seu dinheiro nunca é demais, pois são as decisões que você toma hoje que influenciam no seu futuro que está bem perto.
Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

7 Comentários

  • Resposta
    Isabela
    09/05/2017 em 13:05

    Oi Fran, meu namorado me indicou o livro Pai pobre, pai rico, li apenas um pouco mas acho q quem precisa ler é ele, smp fui controlada des de criança, eu praticamente não comprava roupas, eu trocava com minhas primas e com 15 comecei a vender produtos em catalago e minha comissão (q era bem pouco no max 50,00) eu guardava ou já comprava alguma coisa q já estava ”paquerando” há tempos, eu guardava moedas de troco e não tinha uma conta, até q um dia (q odiei na época) estava p trocar os moveis do meu quarto e eu não estava em casa e meus pais resolveram juntar todo meu dinheiro guardado do cofrinho (e das minhas bolsas) e somar todas as moedas! Lembro q fiquei mt brava e somando td deu p pagar minhas contas do mês, e sobrou 1144,00 sendo 144 apenas em moedas (tinha moeda ate de 1 centavo D:) Isso foi em Dezembro de 2013 e eu estav teimando em não ter uma poupança pq achei q meu pai iria pegar meu dinheiro ( pq ele controlava minhas contas da adolecencia e usou td p ajudar ele a comprar uma casa) Ele me fez ir na minha conta poupança q tinha apenas 500 (q juntei des dos 10 anos) ficou parada la na poupança des de 2007 e meu pai me fez tirar esse dinheiro e juntar com os outros e abrir a conta. Hoje eu vejo q minha teimosia não valeu de nada e meu pai estava mt certo, mesmo assim ele é controlado mas enche a casa de baboseiras na decoração, por outro lado ele não gasta nada com ele. Amo suas dicas! bjos

  • Resposta
    vanderleaGomes
    24/02/2015 em 18:47

    Fran obrigada vc tem me ajudado muito…e espero que vc continue nos ensinando coisas maravilhosas vc é iluminada te adoro vc é instrumento de Deus pra nos auxiliar a viver melhor td que vc posta é super aproveitado e procuro sempre indicar seu blog para quem eu gosto pq vc é td de bom bjs

  • Resposta
    Meire
    22/02/2013 em 12:18

    Oi, Fran! Tudo bem lindinha? Eu queria te dar uma sugestão que talvez facilite pacas a procura das leitoras, sei que é trabalhoso, mas lá vai: colocar os posts cada um na sua qualificação, tipo esse de finanças – quando clicamos em finanças não aparecem todos os posts, e eu sei que tem muito (já te contei que li o blog inteirinho, lembra?)

    Ou outra forma é mudar a opção que mostra “arquivo”; tem a opção que você clica e ele mostra todos os posts do mês, aí você escolhe o que quer ler, tentei fazer em um dos meses e abrem todos os post ao invés dos títulos. Peço isso para você porque vira e mexe quero consultar algo no seu blog perco um tempão e não localizo snif, snif….

    Já te falei por e-mail há um tempinho, seu blog é para mim um oráculo financeiro e de organização da casa, e para relaxar você me ensinou a gostar das séries de TV.

    Adorei você ter colocado “receber as atualizações por e-mail”, só falta receber os comentários também, que você responde aqui e a pessoa recebe no e-mail dela no post que ela comenta.

    Beijoca,

    Meire

    • Resposta
      Franciele
      22/02/2013 em 21:42

      Oi Meire, agora todos os posts estão arquivados nas suas devidas categorias sim. E para uma consulta mais rápida, é só usar a barrinha de pesquisa 😀

  • Resposta
    Ana Carolina Araújo Moraes
    27/06/2012 em 11:29

    Oi Fran,

    Vim parar no seu blog depois que decidi morar sozinha e amei o seu espaço!
    Seguindo a sua dica estou lendo “dinheiro: segredos de quem tem”, muito bom!
    Procurei pela internet vídeos sobre educação financeira, descobri que há um programa da Tv Cultura que fala sobre isso. O site possui todos os episódios, que são bem curtinhos (12min), mas bem interessantes: http://www.tveducacaofinanceira.com.br/

    Obrigada por compartilhar suas experiências.

    Beijos

  • Resposta
    Letícia
    16/06/2012 em 14:02

    Fran, aqui em SP existem cursos dados pela BM&F Bovespa sobre educação financeira (eu fiz e amei) e sobre investimento na bolsa de ações (farei com o meu namorado nas férias). Entra no site pra dar uma conferidinha! http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/cursos.aspx?idioma=pt-br

    Beijos!

    • Resposta
      Fran
      16/06/2012 em 19:56

      Que legal a dica Letícia, não conhecia 😀

    Deixe uma resposta