33 Em Morando Sozinha

Vou morar sozinha, o que comprar?

Finalmente você está tendo a oportunidade de realizar o sonho de ir morar sozinha, mas ficou perdida com tantas coisas para comprar? Esse post veio para vai te ajudar.

Quando me mudei pela primeira vez (em 2011) eu não tinha nada. Nem os móveis do meu quarto na casa dos meus pais eu levei na mudança, então tive que começar uma casa do zero.

Começar do zero é algo que custa bem caro. Principalmente se você pensar em uma casa como um todo. Por isso o ideal é você começar pelas compras de sobrevivência, que são aquelas coisas que realmente não da para viver sem.


O básico 

Se você vai se mudar em breve comece priorizando os seguintes itens:



Geladeira: provavelmente vai ser o item da sua lista que custará mais caro, mas infelizmente não da para viver sem. Quando me mudei fiquei quase um mês sem geladeira e deu para levar de boa só nas primeiras semanas. Depois comecei a sentir muita falta, pois eu não podia comprar nada que precisasse ficar na geladeira e por isso tinha que ir ao mercado quase todo dia. Foi um mês bem complicado. Por isso, priorize ao máximo esse item.

Fogão: muita gente adora o microondas, mas acredite, ter um fogão é mais importante. Mas, como você também tem outras coisas para comprar, se pergunte: “Eu tenho o hábito de cozinhar em casa?”. Se a resposta for não, nesse primeiro momento você pode substituir o fogão por uma panela elétrica, por exemplo. E eu sou prova viva que funciona! Enquanto meu fogão não chegava minha mãe me emprestou a dela e salvou a minha vida.

vou morar sozinha o que comprar -02

Máquina de lavar: dá para ficar sem? Da sim, mas é complicado ter que lavar roupas na mão (principalmente roupas de cama). Por isso a máquina também entra nos itens básicos.

❤ Cama: eu poderia até falar colchão, mas uma cama de verdade é um item muito necessário. Há vários modelos no mercado, porém eu sou fã da cama box. Principalmente daquelas que possuem um baú para que você possa guardar roupas de cama. Se você puder dar preferência para esse modelo com certeza não vai se arrepender.


Ai você pode pensar: “Nossa, mas é só isso? Então vou morar sozinha agora!”.

Não se esqueça que isso é o básico do básico e em pouco tempo você vai começar a sentir falta das coisas que você sempre teve, mas esse já é um início para começar a sua vida morando sozinha. No começo a gente vai se virando com o básico, porém mais cedo do que você imagina sua casa já vai tomando forma e se transformando cada vez mais no seu lar, com a sua cara! 😀

Recomendo a leitura: Montando seu apartamento sem gastar uma fortuna

Então não se esqueça que depois do ~ basicão ~ você ainda tem que comprar o restante dos móveis (sofá, rack, guarda-roupa), TV, utensílios de cozinha, enxoval e os irresistíveis itens de decoração. Por isso eu aconselho que você também dê uma olhadinha nesse post aqui, pois vai te ajudar muito na hora de calcular esses gastos.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

33 Comentários

  • Resposta
    Monica
    21/08/2017 em 12:39

    Olá,
    Adorei as dicas, estou me planejando para ir morar sozinha, me mudo nas próximas semanas.
    Decidi sair de casa do nada, apenas para buscar minha independência e ser 100% dona do meu nariz. Vou comprar todos os meus móveis de uma vez, estou me planejando a meses, já ganhei muita coisa, sempre que posso compro uma coisinha, tipo jarra, um jogo de copos, uma colher… Essas coisinhas pequenas. Estou adorando a ideia, dizem q solidão pesa, mais acredito lidar bem com isso, minha família mora na mesma cidade então, posso vê-los sempre que eu quiser, fora os amigos e a melhor companhia de todas, a minha.
    Enfim, vou tentar e meter as caras.
    Beijos♥

  • Resposta
    Railson Flavio
    29/06/2017 em 22:12

    Realmente no começo é muito difícil, porque eu não tinha mais aquela mordomia da comida quentinha na hora do almoço, roupa lavada e etc. Tive que amadurecer, tinham as contas para pagar e é muita responsabilidade. Mas deu tudo certo.

    http://www.ideiamasculina.com.br

  • Resposta
    Luciane
    28/06/2017 em 23:24

    Comprei meu primeiro apartamento, reformei ele todo. Piso laminado, box no banheiro, closed planejado, cozinha planejada (tudo Ainda vão chegar) já comprei no privalia o painel da TV, o sofá. A geladeira pq não dá para viver sem, o microondas. Ou seja tudo. Menos a mesa da sala. Estou gastando tudo que ganho. Mas o apartamento é meu. Comprei financiado. Sei da crise. Mas tive que enfrentar. É lesado morar sozinha quando está acostumado a viver com os pais, sai agora com 31 anos. Eles estão sofrendo. Mas é a vida. É muito gasto para uma pessoa só. Mas uma hora deixo tudo no lugar. Amei esse blog. Muito bom mesmo!

  • Resposta
    Jeilanny
    31/05/2017 em 12:36

    Estou saindo pra morar sozinha … Tenho 21 anos e moro na casa dos meus pais , porém estou a procura da tão sonhada idependencia e decidi morar sozinha! Ta sendo uma Barra pesada pra eles compreenderem meus motivos e uma Barra pra mim também sair sabendo q vou deixa -los tristes . mas com o tempo tudo se ajeita

  • Resposta
    Amanda
    10/01/2017 em 15:28

    Pra quem está em dúvida se microondas ou fogão, é possível fazer comida no micro tá ? Aqui na minha casa fazemos arroz, feijão, macarrão e fica muito gostoso, é só pegar o jeito. Na minha lista de básico eu trocaria o fogão pelo micro e a cama pelo colchão (porque meu sonho é ter aquelas de palete, caixote de feira, e ainda sai bem mais baratinho). Isso já dá uma economia imensa não é ?

  • Resposta
    MARI
    09/09/2016 em 13:06

    JA MORO SÓ HÁ 7 MESES AMO MORAR SÓ MAIS, FICO MUITO PREOCUPADA COM MINHAS CONTA A PAGAR NO FINAL DO MÊS TIPO LUZ ALUGUEL E TAL, COM ESSA CRISE TUDO ME PREOCUPA , TENHO VÁRIOS SONHOS, DIGO EM COMPRAR MEUS MOVEIS QUE IAM DEIXAR MINHA CASA DO JEITO QUE EU QUERO.

  • Resposta
    Yara Karoline
    31/08/2016 em 10:58

    Olá! Quero morar sozinha mas o medo está me consumindo. Até pensei em dividir um aluguel em republica feminina, ta que é mobiliado, mas ai quando vou comprar minhas coisas? Onde vou colocar? Procurar uma kit sai mais barato, mas tipo sair com a roupa do corpo. Ganho um salario de r$ 1040,00 meu vale alimentação é R$585,00 . Estou com o nome sujo por conta do cartão de credito, mas quero logo da um jeito de pagar, pois ter créditos na praça ajuda muito até mesmo pra comprar os moveis. Não vou ter ajuda de ninguém. Sou solteira e não tenho filhos o pior na base do orçamento é que sou fumante e quando meu dinheiro acaba ai vou pedir ajuda pra minha mãe… Mas tenho que me livrar disso! Preciso de ajuda um incentivo, conselhos… Preciso muito sair de casa é uma questão de procura de paz. Estou com problemas em casa, estou com o nível de Stress muito avançado, depre… Por incrível que pareça minha casa minha família tira a minha paz. Por esse motivo quero sair de casa e outra estou criando sentimentos ruins e não quero isso. Sei que longe vamos voltar a ter um bom relacionamento de família… Estou sendo totalmente sincera e preciso da ajuda de vcs.

  • Resposta
    Karol Bune
    16/08/2016 em 11:54

    Adorei o post! Não vejo a hora de ter minha casinha ♥ sobre comprar os básicos pra quem não tem muita condições no momento eu acho que vale a pena arriscar em comprar usados. na Olx por exemplo.

  • Resposta
    Priscila Cardoso do Nascimento
    14/04/2016 em 09:11

    Olá,Fran,eu sempre moro Sozinha Hoje neste Apartamento e o Nome do meu Bairro é Campo de São Cristóvão aqui no
    Rio de Janeiro-RJ.Obrigada.

  • Resposta
    Priscila Cardoso do Nascimento
    14/04/2016 em 09:05

    Olá,Fran.Eu sempre moro Sozinha Hoje neste Apartamento.Obrigada.

  • Resposta
    Lídia Almeida
    04/02/2016 em 13:26

    Nssaaaaaaaaaaaa Fraan . Eu adoro seus posts. Eu moro sozinha agora mas antes morava pertinho de JF . Arantina 🙂

  • Resposta
    isabella
    28/11/2014 em 15:56

    oi fran posso te pergunta uma coisa ,onde vc fez o blog?

    • Resposta
      Franciele
      28/11/2014 em 20:07

      Ele foi feito usando a plataformar wordpress!
      Bjs

  • Resposta
    5 coisas que não podem faltar quando você vai morar sozinha - Morando Sozinha
    31/10/2014 em 21:11

    […] ❤ Vou morar sozinha, o que comprar? […]

  • Resposta
    Links da Semana #20 | Física de Mentira
    05/10/2014 em 14:02

    […] Morando Sozinha – Vou morar sozinha, o que comprar? […]

  • Resposta
    Mi
    03/10/2014 em 17:35

    Eu já passei por essa experiência 3 vezes! uma quando fui fazer faculdade, depois voltei pra casa dos meus pais, quando arrumei meu primeiro emprego em outra cidade, e quando mudei de estado. Desta ultima vez me vi na seguinte situação: me desfiz de todos os móveis pois parar o frete saia mais caro que comprar novo. Me vi numa cidade estranha com apenas uma mala e um colchão de ar, quando aluguei apartamento foi assim que vivi durante umas duas semanas e logo providenciei o básico: fogão e geladeira! um colchão e depois fui comprando outras coisinhas: conjunto de louças, panela talheres e copos. Mas em seguida é necessário uma pia e uma mesa. depois da pia e mesa um roupeiro e uma cama (roupa em mala vai se levando, mas uma hora vira o caos!), e com o tempo microondas, maquina de lavar, rack pra tv, sofá e assim por diante. Mas digo com toda a experiência de quem começou do zero três vezes: fogão, geladeira e (óbvio) colção são os 3 itens de compra imediata e um conjuntinho de prato, copo e talher. há muito mais coisas que são necessidades também que a gente nem se dá conta como: vassoura, rodo, balde, pano de prato, bacia, etc que são miudezas mas que fazem uma falta enorme! E quem acha que o microondas deveria ser em primeiro em lugar do fogão esquece que o fogão é versátil também no quesito esquentar comida congelada no forno! mas claro, pra quem mora sozinha um microo ajuda muito, quando se tem o costume de deixar comida pronta só pra esquentar depois.

    • Resposta
      Mi
      03/10/2014 em 17:37

      pagar* colchão*

  • Resposta
    MANU
    30/09/2014 em 16:22

    Muito legal essas dicas Fran, quero mais tá? Bjooo

  • Resposta
    Taisrocha
    30/09/2014 em 14:18

    uma dica pra quem quer morar sozinha.

    Quando eu comecei a planejar morar sozinha, comecei a organizar as coisas necessárias e baratas. Comprei coisas que cabiam no meu quarto lá na casa de minha mãe como um Rack a Tv e o Dvd.
    quando terminei de pagar essas coisas comprei uma sanduicheira e liquidificador.

    Chegou o dia da mudança corri e comprei um micro-ondas logo fui obrigada a comprar a geladeira e fogão.
    Minha mãe me deu o tanquinho dela ( fundamental para lavar edredons, toalhas, roupas pesadas em geral).

    Acho que se você tem plano de morar sozinha deve se organizar na casa dos seus pais ter uma base é fundamental coisas baratas como prato, colher, pano de prato, panela, copos.

    ao decorrer você vai sentir necessidades como guarda roupas, armário de cozinha etc.

  • Resposta
    Taisrocha
    30/09/2014 em 14:08

    uma dica pra quem quer morar sozinha.

    eu comecei a comprar as coisas morando com minha mãe tipo fui comprando coisas pro meu quarto na casa de minha mãe como Tv, DVD, toalhas, sanduicheira, liquidificador fui me organizando.
    Na hora de mudar comprei a geladeira o fogão, micro-ondas e ganhei um tanquinho ( importante para lavar edredom, toalha e roupas pesadas.

    A dica é: seu é plano seu morar sozinha comece a organização nas casas de seus pais.

    • Resposta
      dayane
      25/09/2015 em 16:55

      @Taisrocha,
      poxa exatamente isso vou morar sozinha com meu filho e vou comprando já essas coisas como tv e tal boa dica

  • Resposta
    Bruna Zampieri
    30/09/2014 em 13:21

    Meus planos de morar sozinha estão num futuro bem longe, mas é bom ter consciência do que vou precisar. Ótimo post! Ah, você já viu a Tag Morando Sozinha que a Kah (E aí, beleza?) e a Lia (Just Lia) criaram? Fizeram em vídeo para o canal de uma delas. Dá uma olhada, acho que seria bem legal ver suas respostas também 🙂

  • Resposta
    Letícia Kato
    30/09/2014 em 12:01

    Fran, o que você acha do microondas na lista de itens básicos? Fico imaginando na hora de requentar a comida, deve dar trabalho lavar as panelas…Fora que acho que deve ser mais rápido quando estamos com pressa e precisamos comer uma comida congelada.

    • Resposta
      Franciele
      30/09/2014 em 18:38

      Eu não acho tão necessário não… No BÁSICO acho que o fogão é que vale 🙂

  • Resposta
    Barbara
    30/09/2014 em 11:52

    Comecei a morar sozinha esse ano, e aprendi que morar fora da casa dos pais não é tão fácil como parece.

    Chegar cansada do trabalho e ainda ter que cozinhar me mata! E finalmente aprendi a economizar hahaha

    Beijos,
    http://loveiscolorful.com/

  • Resposta
    Gabi Barbará
    30/09/2014 em 04:28

    Mulher!!!! Isso eé uma maquina de lavar da SMEG????? meu jesus! eu nem sabia que eles tinham! Que coisa mais linda! Preciso disso pra minha caverninha!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!
    Me ajude a tornar o Barbaridades ainda melhor!

  • Resposta
    Érica G. de Oliveira
    29/09/2014 em 23:58

    Acabei de mudar de apto, de um mobiliado para um que não tenha nada, e foi bem isso que falei pra minha mãe, tendo Geladeira, fogão e cama, o resto a gente arruma com o tempo! hehehe

  • Resposta
    Suh Carvalho
    29/09/2014 em 21:10

    Adorei as dicas, vou repassar tudo para uma amiiga que está querendo morar sozinha, e fica louca só de pensar nas coisas que tem que comprar…hahahaha, eu já passei por isso e amei essa parte de comprar as coisas aos poucos e como você disse: “a casa vai se tornando seu lar, com a sua cara” Um bjão Linda

  • Resposta
    Stephanie Salateo
    29/09/2014 em 19:50

    Quando eu fui morar sozinha só comprei uma geladeira, o resto fui pegando usado de quem não queria mais, tipo a vizinha da minha mãe que comprou um fogão novo e me deu um velho, mas fiquei 1 ano fazendo comida em forninho elétrico até instalar o fogão e poder cozinhar. O mais legal de morar sozinha é perceber que vc não precisa de muito pra ser feliz.

    • Resposta
      dayane santos
      25/09/2015 em 17:00

      @Stephanie Salateo,
      poxa que legal você mora sozinha com sua filha , eu vou morar sozinha com meu filho
      mas tenho um pouco de medo

  • Resposta
    Camila
    29/09/2014 em 16:57

    Fran, quando casei comprei a máquina de lavar primeiro, todo mundo falava que não era essencial. Mas é sim!! Uma mão na roda, principalmente pra nós que não temos tempo. Bjus

  • Resposta
    jé e lari
    29/09/2014 em 14:11

    olá ,gostei muito deste post ,nós começamos a blog agora e precisamos de uma ajudinha ,estou te seguindo e gostaria muito que vc nos respondesse ,um beijo da lari e da jé.

  • Resposta
    Danieli Barbara
    29/09/2014 em 14:08

    Fran,
    É bem isso mesmo, quando fui para a faculdade eu tinha só isso e olha que a máquina de lavar roupa era daquele tipo tanquinho (eu mesma torcia as roupas). É só quando você tem que fazer as coisas por conta própria que começa a perceber que não precisa de muito para viver bem! Beijos!

  • Deixe uma resposta