20 Em -

5 erros comuns em um apartamento pequeno

im (Imagem: via)

Decoração é amor, e por isso a gente sempre quer deixar o nosso cantinho cada vez mais parecido com a gente. É nessa hora que encontramos ambientes com diferentes estilos, pois a personalidade do dono conta muito. Uma prova disso é uma rápida navegação na tag decoração aqui do blog.

Gosto é uma coisa que não se discute, mas você sabia que alguns erros na hora de decorar a sua casa podem fazer com que uma decoração deixe de ser aconchegante e passe a ser carregada? E isso é uma realidade, principalmente quando falamos em morar sozinha, onde a procura por imóveis pequenos é ainda maior.

Pensando nisso, elegi 5 erros comuns (que até eu mesma já cometi) e junto a solução para tornar a sua casa um lugar ainda mais agradável.

e-01

Esse é um conflito, principalmente para quem gosta de colecionar coisinhas (olha eu aqui!). A gente sempre quer espalhar a nossa identidade pela casa, só que isso em alguns momentos pode ser complicado. Pois isso acaba poluindo o ambiente e faz com que tenhamos a sensação que ele é ainda menor.

Se você mora em um apartamento com pouco espaço, o ideal é deixar a menor quantidade de coisas expostas. Deixando assim, o ambiente mais clean e amplo visualmente. Uma dica é sempre optar por móveis (numa sala, por exemplo) com gavetas espaçosas. Assim você não precisa deixar os filmes, cds e objetos expostos.

e-02

Não sei se vocês lembram, mas antigamente era quase uma regra ter todos os móveis combinadinhos. Hoje isso mudou e conseguimos ver decorações lindíssimas com peças coloridas. Uma decoração colorida é linda e trás alegria para a nossa casa. Porém temos que saber usar essa tendência com um pouquinho de cuidado, pois facilmente podemos cair no erro e deixar o ambiente carregado de informações.

A solução é escolher qual estilo levar para sua casa, pois não adianta querer tudo num ambiente só. É preciso ter atenção as cores e ao estilo escolhidos, e avaliar se eles combinam entre sim.

e-03

Posso dizer que não fui pega por essa ~ onda ~ dos eletrodomésticos. As marcas querem vender, e por isso acabam lançando vários produtos com funções únicas. Isso em um apartamento pequeno pode ser um desastre. Pois será que você precisa de uma máquina de fazer crepe? Será que você precisa de uma máquina de fazer iogurte? Será que você precisa de uma panela para fazer arroz? Hahaha, sério gente. Nada contra, pois eu adoro essas novidades. Mas a questão é: você precisa? Você vai usar? Você tem onde guardar?

 Eu fiz uma compra recente e tenho o maior orgulho de indicar para vocês. Eu comprei um multiprocessador que é uma mãe! Ele é liquidificador, ralador, fatiador, misturador e batedeira. Ou seja, em um único aparelho eu consegui eliminar vários outros. Além de ser muito fácil limpar e ocupar pouco espaço.

e-04

Um dos dramas de quem vai morar em um “apêrtamento” é ter onde guardar as coisas. Nós temos o costume de guardar de tudo um pouco e com o tempo isso vai acumulando, acumulando… E quando percebemos estamos ocupando o nosso espaço com coisas que nem são tão importante para nós.

Priorize! Você realmente precisa de tudo isso? Eu sou super adepta aquelas faxinas do desapego. Aqui em casa eu sempre faço e todo mês sempre separo roupas e coisas que eu não uso mais para doar. E em um intervalo maior, tipo de 2 em 2 meses, eu sempre gosto de olhar as gavetas e me livrar das tranqueiras que eu acabo guardando. O que mais me impressiona é como sempre tem coisas para jogar fora e no final o clima muda. O ambiente fica incrivelmente mais leve.

e-05

Mas eu ganhei essa mesa da minha mãe, que ganhou da minha avó que ganhou… Móveis vintage e herdados de família são muito simbólicos. Eu particularmente acho lindo, porém é preciso analisar a sua realidade. Será que cabe na sua casa? Será que um objeto tão robusto vai ficar legal na sua micro sala de jantar integrada com a sala?

O ideal é você optar por móveis com poucas informações e um visual mais clean. Isso deixa sua casa mais ampla e harmônica. Hoje no mercado também existem móveis com multifunções. Vocês já viram a cama box que tem uma espécie de baú na parte de baixo? É uma ótima opção para quem tem um guarda roupa pequeno e não tem muito espaço para guardar as roupas de  cama.

E vocês, se identificaram com as dicas?

Você também pode gostar

20 Comentários

  • Resposta
    Beatriz Alcantara
    28/09/2015 em 21:41

    Amei as dicas.. Tenho 18 anos e vou morar sozinha em quarto cozinha com uma amiga nós somos estudantes e trabalhamos muito. Queria deixar o lugar leve aconchegante com poucos espaço!

  • Resposta
    Kamila Gramlich
    29/06/2014 em 21:38

    Realmente.. Morar em ‘apertamento’ é complicado.. Vou fazer 2 anos morando sozinha e ainda não consegui montar o apt que tenho alugado por conta da dificuldade com o espaço… quero um sofá na sala, mas se colocar um, não cabe a mesa do pc, etc kkkkk é tenso!

  • Resposta
    Kênnia Méleus
    09/04/2014 em 00:02

    Fran, acho incrível a sua habilidade de passar dicas tão boas de um jeito tão gentil. Adoro o seu blog, a sua simpatia, cada canto da sua casa! Obrigada por dividir conosco um pedaço tão importante da sua vida, por ser tão fofa que a gente te sente bem perto, como uma amiga mesmo. Parabéns pelo blog e por tudo.
    Beijos.

  • Resposta
    Morando Sozinha – blog de decoração, culinária, faça você mesma, música, estilo de vida e muito mais! » Blog Archive » Decorando o quarto com móveis de cores diferentes
    08/04/2014 em 20:45

    […] post mostrando uma decoração com móveis de cores diferentes e aqui estou! Eu já tinha comentado em outro post como essa regra que existia antigamente de usar todos os móveis combinadinhos caiu nos últimos […]

  • Resposta
    Jessica Lauton
    03/04/2014 em 15:28

    Daqui 2 meses tô casando e mudando pra um kitnet, vulgo #minicafofo, que é super pequenininho e tô seguindo diretrizes bem parecidas com as tuas dicas. Morar em lugar pequeno é um exercício constante de desapego, priorização e organização. bjbj

  • Resposta
    Morando Sozinha – blog de decoração, culinária, faça você mesma, música, estilo de vida e muito mais! » Blog Archive » Vale a pena ter um multiprocessador?
    01/04/2014 em 11:44

    […] passada fiz um post falando sobre 5 erros comuns em apartamentos pequenos e acabei comentando que comprar um multiprocessador foi a salvação da minha vida, pois e ele é […]

  • Resposta
    Manuela
    01/04/2014 em 02:44

    Adorei asdicas, caso daqui a 5 meses e to na corrida para a compra de móveis ja que minha casinha linda tem uma sala pequena !

  • Resposta
    jULIANA
    27/03/2014 em 10:54

    Fran sei exatamente o que é isso, moro em um quarto e sala..e to procurando uma mesa com 2 cadeiras e to nisso temposssss. Já que não posso ocupar muito espaço rsrsrs ta dificil, e qd vc acha é o preço absurdo….adoro suas dicas e seu blog.bjssss

  • Resposta
    Daniele
    25/03/2014 em 10:08

    Fran, amei as dicas!!! foram ótimas. beijão

    Blog Dani News

  • Resposta
    Nathália
    25/03/2014 em 09:36

    Adorei as dicas, super valiosas!!!

    Ps: Adoro seu blog!

  • Resposta
    Mayra Catharino
    24/03/2014 em 22:20

    Eu tenho uma cama dessas baú na casa dos meus pais e é SENSACIONAL! Cabe tudo e mais um pouco … Uso para guardar malas e ainda sobra espaço para meu pai guardar as varas de pescar dele, hahahahahaha! E vou te contar uma coisa, ainda sobra espaço 😉
    É um suuuper investimento, vale muito a pena e as coisa que a gente não usa muito ficam escondidas. Mas o legal é colocar coisas que você não usa tanto no cotidiano.

    Adorei o post!
    Beijos.

  • Resposta
    Maria Caminha
    24/03/2014 em 18:16

    Tive que comentar nesse post, simplesmente pq me identifico HORRORES. hahah Moro em um ap de 1 quarto em Londres e, juro pra ti, se não fosse a tal da cama-baú… Acho que precisaria encher pelo menos umas 6 malas de coisas que não caberiam em lugar algum. O bacana é que, como há muitos aps moderninhos e micro (aluguel absurdo em tudo que é canto), nem é tão necessário inventar muito para contornar a situação.

    Outra coisa que ajudou muito, já que tenho muitos sapatos: dá um google em “shoe wheel” e divirta-se! (: Btw, curto muito tuas dicas de organização – somos mega parecidas nesse aspecto! Um bj! x

    • Resposta
      Franciele
      25/03/2014 em 10:51

      Ah que legal Maria! Muito obrigada pela dica do shoe wheel, adorei! rsrsrs

  • Resposta
    Vanessa Ester
    24/03/2014 em 16:59

    Oi. Gostaria de saber a marca do seu multiprocessador. Obrigada

    • Resposta
      Franciele
      25/03/2014 em 10:52

      O meu é o da Walita!
      Bjs

  • Resposta
    Bárbara
    24/03/2014 em 15:54

    Oi Fran!
    tudo verdade o que você falou. Hoje em dia até os móveis a gente pode projetar e fazer tudo do jeito que queremos. Um ambiente pequeno também pode ser espaçoso.

    ótimas dicas!
    :**

  • Resposta
    Kah
    24/03/2014 em 11:25

    Fran fiquei super curiosa com esse multiprocessador!
    Estou quase comprando um mas ele não tem batedeira. Você pode falar mais sobre o seu?

    • Resposta
      Franciele
      25/03/2014 em 10:53

      Vou fazer um post falando sobre ele Kah, segura um cadinho só 😉
      Bjs

  • Resposta
    Maria
    24/03/2014 em 10:55

    Olá,parabéns ,amei o seu blog!!
    Como você fez seu cabeçalho?Está lindo!!
    Beijinhos

    • Resposta
      Franciele
      25/03/2014 em 10:53

      Foi uma ilustradora que fez 🙂
      Bjs

    Deixe uma resposta