Morando Sozinha? Comece aqui

Quer aprender a guardar mais dinheiro? VEJA O DESAFIO

Quer organizar sua vida? SAIBA COMO

16 Em Finanças

Técnica dos envelopes – organize seu dinheiro de forma fácil

Muitas pessoas me mandam mensagens como: “Fran, recebi meu salário e poucos dias depois já estava zerada! Não sei onde o dinheiro foi parar.”

Existe uma técnica bem simples, mas que pode ser muito eficiente na gestão do seu dinheiro: a técnica dos envelopes.

Como funciona?


Você irá separar um envelope para cada gasto (mensalidade faculdade, mercado, luz, internet e etc). Anote no lado de fora qual categoria o envelope pertence, e de lápis (para poder usar o mesmo envelope no mês seguinte), escreva o valor referente aquela conta. Ex: Internet – R$90.

Fazendo isso, quando seu salário cair na conta, você automaticamente já irá mandar o valor correspondente para o envelope.

Com o dinheiro em mãos, você tem uma sensação mais real de quanto realmente está gastando. É uma sensação completamente diferente do que pagar com o cartão, por exemplo. Dessa forma, você está vendo o dinheiro ir.

Envelope semanal


Outra dica é separar seu dinheiro por semana. Isso garante que você tenha grana até o fim do mês e também tenha um limite de gastos semanais.

Esse valor deve ser usado para suas despesas variáveis, não as fixas, pois essas você já separou nos outros envelopes.

Escreva do lado de fora: semana 1, semana 2, semana 3 e semana 4. E em cada envelope você coloca o valor que você estipulou para a semana.

Para quem paga tudo pela internet?


Se você mantém todos os pagamentos pela internet, essa técnica também pode ser útil para você. Ao invés de usar envelopes físicos, você pode criar “envelopes virtuais”.

A ideia aqui é que você mantenha o controle do seu orçamento, então você pode usar uma planilha ou um folha para também fazer esse controle.

Comece pelas despesas fixas e com o que sobra, você distribuí como achar melhor na sua divisão semanal.

A única diferença é que você tem que se comprometer em respeitar o valor estipulado por você, já que seu dinheiro estará diretamente na sua conta corrente e não escondido em envelopes.


Essa ideia é muito boa para quem recebe o pagamento por semana ou para quem realmente vê o dinheiro ir embora muito rápido.

Aplique essa dica, tenho certeza que vai fazer muita diferença no controle do seu orçamento.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.