27 Em -

Como buscar pelo sucesso na sua vida profissional

Como ter sucesso na sua vida profissional-02 (via)

Todo mundo sabe o quanto é importante investir na sua carreira. Eu até comentei sobre isso em um vídeo que postei esses dias. Hoje o mercado está cada vez mais competitivo, e quem saí na frente é quase sempre quem possuí um diferencial.

Recordo-me que há alguns poucos anos atrás era “um plus” a pessoa ter inglês (mesmo que básico) no currículo. E vejam só, hoje é um pré-requisito não só para empregos, mas também para alguns cursos de graduação. Isso mostra como o mercado está exigindo cada vez mais de nós e quem não acompanhar, infelizmente acaba ficando um passo atrás e pode perder grandes oportunidades.

E estou falando sobre isso, pois conheço meu público e sei que muitos leitores já estão no mercado de trabalho. Então esse é um assunto super legal para abordar por aqui.

Ir além do óbvio

Na faculdade ou em qualquer curso que fazemos, nós infelizmente não aprendemos tudo. A graduação é uma espécie de conhecimento básico e o restante você vai aprendendo com o tempo.

Recordo-me de quando fazia curso técnico, e como eu já comentei algumas vezes, eu era apaixonada pelas aulas de desenho técnico. Eu não só me preocupava em passar na matéria, eu me esforçava ao máximo para tirar as melhores notas e estudava em casa as aulas que o professor nem havia passado. Claro que tanto interesse era porque eu tinha encontrado algo que eu realmente gostava. Mas todo esse empenho me rendeu uma bolsa remunerada (no próprio colégio) para trabalhar com desenho técnico e assim que me formei também consegui um ótimo estágio na mesma área.

O que eu quero dizer com isso é que só vai além que decide sair do óbvio. Pode ter certeza que todo seu esforço vai servir para alguma coisa. Infelizmente não da para ser bom em tudo, mas escolha algo que você realmente se identifica ou seja excelente. Isso vale para uma matéria no colégio ou uma determinada função no trabalho. Quando você se destaca por ter especialidade em um determinado assunto as pessoas te consideram um referencial naquele setor. Você já ouviu alguém dizer: “Nossa, se fulano sair dessa empresa não sei o que vai ser do departamento X”. Isso quer dizer que o “fulano” é uma peça fundamental e tem um conhecimento em determinado assunto que ninguém tem.

Como ter sucesso na sua vida profissional- 01 (via)

Tenha mais para oferecer

Toda empresa procura pessoas com algo a mais para oferecer. Isso significa que quanto mais conhecimento acumulado você tiver, mais interessante você é para a empresa.

Adoro contar os ~ casos ~ da minha vida, pois já passei por algumas experiências que vale a pena contar.

Em um dia de trabalho normal na empresa onde eu trabalhava, o meu chefe chega para mim desesperado dizendo que o cliente havia mandado um determinado arquivo em alta resolução e precisava de um mapeamento nosso feito em Corel, pois lá no escritório deles era assim e blá, blá, blá. O fato era que o Corel era um programa que a gente não usava. Era uma empresa de engenharia ué! Mas por um acaso do destino adivinha o que aconteceu? Eu tinha começado a fuçar no tal do programa justamente algumas semanas antes, em casa mesmo, sabe? Ninguém havia me pedido ou havia um motivo especifico, eu só queria ver qual era. E eu sempre fiz isso e hoje tenho conhecimento em diversos programas que vai que… Bom, mais voltando a história, meu chefe estava um poço de raiva até que eu disse assim: “Ah, eu sei fazer isso ai!”. Cara, na mesma hora a expressão dele mudou. Ai e ele deixou o tal do projeto por minha conta e o resultado? Eu fiz, entregamos e deu tudo certo. Me recordo que desse dia em diante eu passei a ser vista de uma forma diferente e comecei a ter mais oportunidades de crescimento dentro do trabalho.

Não é fantástico? Uma coisa que eu nunca imaginei que poderia acontecer, aconteceu. E é por isso que eu digo que é importante você sempre ter mais a oferecer. Pois faz todo sentido a empresa querer investir mais naquele profissional que demonstra interesse e tem mais a oferecer que os demais, não faz?

Por isso é importante investir no seu futuro profissional. Há várias formas de fazer isso, viu? Você pode procurar por cursos na sua cidade mesmo, mas também tem uma forma muito mais fácil, que é fazer os mesmos cursos online! Tem tanta coisa que da pra aprender como falar em público, gestão de projetos, planejamento estratégico, Excel e muito mais.

Reconheça as oportunidades

Outra coisa importante para o seu sucesso profissional é reconhecer as oportunidades. Elas aparecem em momentos inesperados ou também acontecem através de algo que a gente nem imagina que pode ser uma oportunidade.

Se seu chefe te pede para ficar até um pouquinho mais tarde ou te pede para fazer a tarefa mais chata do mundo, essa pode ser uma oportunidade. Mostre o seu melhor, não reclame e se empenhe. Essa pode ser uma oportunidade que a longo prazo ou a curto prazo (vai saber) e pode abrir portas para sua carreira.


*Postagem com conteúdo comercial (o que é isso?).

Você também pode gostar

27 Comentários

  • Resposta
    Maria jf Souza
    07/04/2015 em 20:27

    Fran, eu me formei em Marketing ha três anos, não estagiei na area, não estou trabalhando e isso me deixa frustrada, amo trabalhar e não consigo uma oportunidade por falta de experiência, o que você me aconselha? O que devo fazer para sair desse sufoco?

  • Resposta
    Geisyane
    07/04/2015 em 13:01

    Oi Fran!
    Sou super sua fã! Adorei o post de hoje!
    Eu moro em Mato Grosso do Sul e vou morar aqui até dezembro aqui nessa cidadezinha. Só vim pra cá porque meu marido é do Exército e foi transferido pra cá. Graças a Deus, esse ano intera os três anos exigidos. Provavelmente iremos para o Paraná… Tomara né rsrsrs Sou do Barra do Piraí (RJ) e larguei toda minha vida la pra vir pra cá e aqui não tem emprego N-E-N-H-U-M. Eu odeio ficar parada e depender do marido pra tudo… Sou do tipo independente financeiramente sabe?! Ainda mais agora, que acabei de voltar dos EUA, onde trabalhava 18hrs por dia… Eu queria saber se você poderia fazer um post com dicas e ideias sobre o que fazer pra fazer um dinheiro extra… Tipo, pela net ou em casa mesmo. Sou fluente no inglês e o único curso de inglês da cidade paga só R$300 por mês, e como gasto com passagem e alimentação na rua, eu acabava pagando pra trabalhar sabe? Trabalhei um ano lá antes de ir pros EUA pra pegar experiência ensinando mesmo… E tentei dar aulas particulares, mas pouquíssimos se interessam, porque a maioria dos habitantes são índios rsrsrs Por favor, diz que sabe de coisas que podemos fazer pra fazer um extra em casa… Tenho um blog, mas faço porque gosto e isso demora um pouco pra dar lucro, né…
    Beijos sua linda!

  • Resposta
    Anielle
    30/03/2015 em 17:02

    Vc é tão organizada Fran, tudo tão bem explicadinho, chega da gosto de ver! Até explicações do q é publicidade ou não tem no seu blog! Muito fofo! Minhas amigas estão pedindo muito (mais muito mesmo) pra eu fazer um blog! Vou me inspirar no seu, pode? Você pensa em cada detalhe e eu tbm sou assim, por isso adoro seu blog! Parabéns!

  • Resposta
    Linkagem amiga (07) | Palavras Destorcidas
    10/03/2015 em 10:08

    […] Como buscar pelo sucesso na sua vida profissional […]

  • Resposta
    Beatriz Ramirez
    09/03/2015 em 22:35

    Nossa,Fran! Adorei o post.É incrível como suas palavras conseguem motivar e nos levar para frente. Obrigada por ter escolhido se dedicar a isso, a ser blogueira e mudar vidas com as palavras.Acompanho seu blog desde 2013 e estou sempre vendo os últimos posts, simplesmente amo. Fiquei surpresa por ver que este post é de conteúdo comercial,porque você não joga o produto ou serviço de qualquer jeito visando o lucro a qualquer custo, você tem um propósito, sabe fazer isso bem feito. Parabéns! Ah, só duas críticas (construtivas) o menu cinza claro e branco está muito ruim de enxergar e o topo com o slogan do site no computador está grande demais e desvia atenção dos posts (que precisa rolar a página).No celular,porém, está fofo com aquele formato de coração no menu. São só detalhes,mas sei que você sempre busca o melhor. Beijos! #SuaFran

    • Resposta
      Franciele
      10/03/2015 em 11:40

      Oi Bia, obrigada pelo carinho, fico muito feliz em saber que vc gosta e acompanha 😀

      Sobre o menu, na verdade ele não é cinza, é um bege mais claro. Será que não é a configuração do seu monitor que ta alterando as cores?
      Bjokas

  • Resposta
    Lilian
    08/03/2015 em 23:25

    Oi Fran!

    Amo seus posts e com este não foi nem um pouco diferente. Engraçado é que me vi nesse texto, rs. No meu trabalho eu sou a pessoa que fala melhor o inglês e em diversos momentos fui chamada pela minha própria chefe para atender (trabalho em um cartório em SP) estrangeiros. O legal de tudo isso é realmente as oportunidades que se abrem para nós; no meu caso em 6 meses como auxiliar fui promovida a escrevente. E as coisas não param por aí, ter oportunidades tanto na vida profissional, quanto na acadêmica e na pessoal quase sempre depende de nós e do nosso próprio esforço. E a cada vitória a vontade de me superar novamente cresce mais! Um beijo Fran, obrigada pelo post! <3

  • Resposta
    Narah
    05/03/2015 em 23:42

    Oi Fran! Será que você poderia ensinar a criar layouts para blogs? Eu sou super perdida nisso e não queria usar os layouts livres do blogger ou qualquer outro. Agradeço desde já!
    Bjo bjo e sucesso pra vc! :*

  • Resposta
    Paola Alves
    05/03/2015 em 16:37

    E não desistir jamais também é muito importante! Porque muitos obstáculos vão vir, a gente vai cansar, mas é importante continuar porque ás vezes a espera é longa heheheh, na maioria das vezes na vdd :DDD http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Tati Bertucci
    05/03/2015 em 16:15

    Oi Fran! Eu vi o título do seu post e vim correndo ler, porque eu adoro o seu profissionalismo e quando você fala que alcançou as coisas com muito trabalho e dedicação. Então vim pegar mais uma dose de inspiração.
    Agora eu me esforço para ter postagens todos os dias no meu blog, de segunda a sexta, é uma inspiração que você me deu. Beijos e sucesso! =)
    http://www.blogqueroir.com

  • Resposta
    Fernanda
    05/03/2015 em 10:00

    Olá Fran…obrigada pelas dicas estava presisando… Fran as dicas sobre o Evernote vai continuar? ?? Bjs

  • Resposta
    Bruna Sabrina
    05/03/2015 em 09:00

    Fran,

    Adorei o tema do post,
    Muitas vezes acabamos caindo na rotina das tarefas do dia-a-dia como se nunca mais fossemos sair dali, mas não é bem assim, precisamos investir um pouquinho todos os dias em nossas carreiras para podermos chegar onde queremos.
    Também faço Engenharia de Produção e acredito que esse curso nos faz enxergar de outra maneira sobre as coisas.

    Parabéns!

    Beijos

  • Resposta
    Simone Benvindo
    05/03/2015 em 08:37

    Diferencial, ouvi essa palavra em todos os anos na faculdade, temos que nos aprimorar a cada dia, nos superarmos se não ficamos para trás.
    http://www.charmese.wordpress.com

  • Resposta
    Karen Souza
    05/03/2015 em 03:43

    Fran,
    Amei o texto e as dicas! TUDO que você disse é pura verdade.
    Hoje em dia, saí na frente quem se destaca, quem busca sempre ser melhor no que faz!

    Obs: Adoro a forma como você fez este post comercial, ficou totalmente descontraído e você trouxe situações reais para nos incentivar a procurar pelos cursos ofertados! Tu é demais, quero ser como você quando crescer hahahaha

    Beijo ;*

  • Resposta
    Let's go, Jess!
    05/03/2015 em 00:30

    Estou enfrentando esse dilema desde que sai da escola. Já trabalhei mas foi como vendedora pois ainda não sei o que fazer na faculdade (quero fazer um curso de fotografia mas isso esta tendo de esperar, infelizmente). Então ainda vou percorrer nessa área e acho que um bom diferencial pra quem se torna vendedora é sempre sorrir e tratar as pessoas com paciência. Assim como faço no meu blog, sempre tentando responder atenciosamente e mostrar simpatia.

  • Resposta
    Tatiane
    04/03/2015 em 21:00

    Fran,

    Parece que você escreveu esse post para mim! Estava refletindo exatamente sobre isso hoje…

    Parabéns pelo blog! É tudo lindo (fotos, layout, vídeos, seu ap…) e os conteúdos muito bem escritos e fundamentados.

    Beijos!

    • Resposta
      Franciele
      04/03/2015 em 22:31

      Oi Tati, fiquei muito feliz com o seu comentário. Muito obrigada!
      Beijocas

  • Resposta
    Vivian
    04/03/2015 em 20:36

    Muito legal o post!
    Parabéns pelo seu trabalho 😉

    Bjs!

  • Resposta
    Mariana Brito - Gema de Ovo
    04/03/2015 em 17:52

    Me identifiquei demais com o seu texto. Enquanto lia lembrei de vários momento semelhantes que passei quando estava estagiando. Embora já tenha passado da fase de estágio, eu adorei as dicas e já estou seguindo elas.
    Gema de Ovo | Decoração, DIY & Ilustração

  • Resposta
    Beatriz Lopes
    04/03/2015 em 17:16

    Você disse tuuuuudo Fran!
    Adoro quando dá essas dicas e me inspiro em você, para ir além.
    Vejo muitas portas sendo fechada para mim que fiz tudo conforme o combinado: línguas, curso técnico, faculdade e então, resolvi fazer do meu jeito. Escrever sobre aquilo que domino e amo! E também é uma forma de trabalhar no que eu escolhi.

    Beijão e que você faça mais posts assim!

    http://www.falandoemturismo.tk

  • Resposta
    Iuli Theisen
    04/03/2015 em 16:55

    Concordo com tudo o que tu disse!
    Na semana passada mesmo, um professor meu falou que não dá mais pra ser um pessoa graduada, porém generalista. Se quiser ser realmente reconhecido e ganhar bem, tem que se especializar. Claro que, com isso, num primeiro momento as oportunidades parecerão poucas, mas com tempo, dedicação e excelência, as empresas é que procurarão por você, e não mais você pelas empresas.
    Espero um dia ser tudo isso aí, empenho é o que não falta, rs! *fingers crossed*

  • Resposta
    Mariana Kalenna
    04/03/2015 em 15:45

    Fran, mais uma vez você surprendeu suas leitoras com um post magnífico. Muitas pessoas se sentem perdidas após sai do Ensino médio, começando um curso tecnico ou de graduação e notam que estão em uma área tão abrangente, que nao sabem por onde começar. Suas dicas de organização, de incentivos e dicas ajudam muitas dessas pessoas a seguiram em frente nesse novo mundo.
    Falo por experiência própria. Tive q ir morar sozinha por conta dos estudos, em outra cidade e encontrar seu site foi simplesmente perfeito. Me ajudou bastante!
    Tenha orgulho do seu trabalho, pois a cada dia, você ajuda a nós leitoras a construir nossas vidas de uma maneira melhor.
    Obrigada! ☺️☺️☺️

    • Resposta
      Franciele
      04/03/2015 em 22:34

      Oi Mari, que comentário lindo, muito obrigada <3

  • Resposta
    Carol Yung
    04/03/2015 em 14:39

    Oi Fran, queria saber se você poderia fazer um post ou vídeo sobre como começar a dar aulas particulares, com dicas de quanto tempo de aula por aluno, quanto cobrar, como se “divulgar”. Um beijo e que você cresça cada vez mais.

    • Resposta
      Franciele
      04/03/2015 em 22:35

      Oi Carol, isso é um pouco complicado de fazer, pois depende muito de qual é a área de atuação, a região que vc mora e etc. É interessante ir se guiando mais pelo mercado mesmo.
      Beijos

      • Resposta
        Carol Yung
        04/03/2015 em 23:20

        Tudo bem então, obrigado mesmo assim.s2

    Deixe uma resposta