15 Em -

Como começar o que a gente ainda não começou

Planner

(Imagem: via)

Esses dias estava pensando sobre como eu costumava me sentir um pouco “chateada” nessa época do ano. Ano passado mesmo, eu sentia uma cobrança imensa de mim mesma, onde eu PRECISAVA cumprir todas as minhas metas ou se não meu ano não teria valido nada. Mas isso mudou, e como mudou.

Eu desencanei dessa coisa de que preciso ter uma listinha e ir riscando meta por meta ao longo de 1 ano. Na verdade, ainda tenho minhas listas, mas sem pressão, sabe? O que eu percebi é que em 1 ano muita coisa pode mudar e aqueles sonhos que você tinha lá no comecinho de Janeiro, podem não se encaixar mais, pois sua vida decidiu tomar outro rumo. E está tudo bem. Eu fico pensando como eu sempre quis ter o controle de tudo, quando na verdade a vida tinha outros planos muito mais legais para mim.

Hoje me sinto mais desencanada com isso e sei que independente do mês que eu estiver eu posso começar ou desistir de algo, pois a vida é assim, a gente vai se encaixando nelas aos poucos. Mas sabe de uma coisa? Eu gosto de começar, eu gosto de tentar. Seja dia 10 de Dezembro (?) ou dia 1º de Janeiro, não importa, qualquer dia é bom para começar (apesar de amar o dia 1º de cada mês e uma segunda-feira).

Eu ainda gosto de me sentir no controle, então sabe o que eu faço? Toda vez que quero fazer algo eu pego um papel e escrevo a minha meta, e ao invés de deixar ela lá, solitária, escrevo o passo a passo de o que posso fazer para que ela se realize. Se é algo que esteja ao meu total controle, também estipulo uma data, pois assim me comprometo de verdade até conseguir. Se é uma meta, digamos, difícil, me comprometo com ela também, mas sabendo que tudo tem seu tempo e tendo em mente que estou fazendo de tudo para torná-la em realidade.

Comece qualquer coisa que quiser, na hora que quiser. Mudar é bom, e a vida é muito mais criativa que a gente, então deixe rolar.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

15 Comentários

  • Resposta
    Nicole
    08/01/2016 em 18:19

    Engraçado sigo esse mesmo metodo a alguns anos, achei num livros e eh realmente otimo. Minha lista de metas eh enorme 500 pra cima e eh tão bom ver as q já cumpri. A mais importante pra mim agora eh me planejar pra adivinhe só…..kkkkk Morar Sozinha, tenhu 15 anos, me formo no ensino médio esse ano, com 16, ai vou morar um ano com uma tia antes pra me acostumar. Vc eh uma inspiração pra mim. Ahhhh e seu gatinho oinnn eh linduu, como o meu q eh cinza e se chama Fumacinha.kkkkkkkkkk

  • Resposta
    Desta vez… | Humanizando
    02/01/2016 em 09:08

    […] Leia também: Como começar o que a gente ainda não começou […]

  • Resposta
    Nicole
    27/12/2015 em 16:11

    Que textinho ótimo, Fran! Eu estou pra comecar um bloguinho meu faz um ano, mas fico enrolada e nunca começo. Você deu umas dicas ótimas! E já comecei a fazer uma listinha bem detalhada pra eu fazer aos poucos. E essa ideia da data é muito verdade, se não tiver data eu nem tenho noção de quanto tempo passou e eu não fiz nada… Obrigada Franzinha! Beijos

  • Resposta
    Anny
    16/12/2015 em 16:24

    Adorei o texto Fran, super inspirador e motivador para gente.

  • Resposta
    Mariana
    15/12/2015 em 22:50

    Penso igual, Fran…e aprendi isso com o tempo. Mesmo que queiramos não temos controlar tudo, porque a vida gira. E um passo pode mudar todo um caminho. A gente tem que aprender a caminhar conforme o tempo. Sem cobrança e curtindo mais.

  • Resposta
    Divana
    14/12/2015 em 07:45

    Oi Fran!
    Exatamente! Às vezes a gente quer se comprometer a fazer tanta coisa, mas nunca sabemos o dia de amanhã.
    Eu estou mudando muita coisa ultimamente, principalmente o que muita gente diz mas que poucos fazem: não deixe pra amanhã o que se pode fazer hoje, porque o amanhã você não conhece, mas o hoje sim (embora hoje tenha muitas horas ainda)…
    Abraços!

  • Resposta
    Carol Lira
    13/12/2015 em 18:23

    Me identifiquei muito, ótima reflexão e conclusão.

    Bjos :3

  • Resposta
    Milena Azevedo
    12/12/2015 em 22:07

    Ah Fran querida. Vc simplesmente resumiu o meu sentimento atual. Estava querendo rever minha lista de metas para 2015 mas confesso que faltou coragem. Pois eu sei que não fiz nada. Porém a minha vida deu uma reviravolta e uma coisa que não estava nos meus planos e passou a estar foi a chegada de uma gravidez tão sonhada… Quero fazer planos para 2016 mas sem essa cobrança toda. E vc conseguiu escrever em poucas e simples palavras tudo que estou sentindo no momento . Beijos lindona.

  • Resposta
    Leiliane
    12/12/2015 em 18:32

    Fran,
    Hoje eu acredito que a vida nos torna mais criativas, pois precisamos nos adaptar e nesse momento de adaptação crescemos e descobrimos novas saídas e muitas vezes novas entradas. Que 2016 seja lindo!

  • Resposta
    simone ferreira
    12/12/2015 em 13:24

    post mais lindo dessa semana<3333333
    o jeito é arriscar e ir em frente nessas horas, né? afinal sempre é tempo de recomeçar!
    esse ano eu fiquei meio pra baixo só porque eu não fiz lista de metas, haha.
    valeu pela dica de pegar um papel, escrever uma meta, o passo a passo para realizá-la e estpular uma data.
    a melhor frase desse post? a última. mega concordo. "Mudar é bom, e a vida é muito mais criativa que a gente, então deixe rolar." sério, tirei essa
    frase como filosofia pra vida toda<333
    a! se eu tivece que definir um post e um video mais maravilindo dessa semana aqui do blog e do canal, eu escolheria esse post e o vídeo sobre momentos
    difíceis. adorei o post. me senti abraçada por cada palavra.
    bjss.

  • Resposta
    susany oliveira
    12/12/2015 em 13:18

    Hoje nao faço mais listas,não deu muito certo comigo, esse ano eu nao planejei muita coisa e o que eu planejei eu realizei e o ano esta sendo melhor do que eu pensei.

  • Resposta
    Larissa
    11/12/2015 em 15:48

    Fran, acho seu blog incrível! Eu sempre estou pro aqui comentando,e confesso que cada dia que eu entro, me sinto uma pessoa melhor. Por mais ”fútil” que a postagem pareça , elas sempre me dão uma mensagem boa. E esse tipo de postagem, nem preciso falar que me chama muito mais atenção né?
    Eu sou daquelas que se cobra muito…. e eu percebi com o tempo que as coisas não deveriam ser no meu tempo,mas sim do próprio tempo.
    Coisas boas acontecem o tempo todo,só que a gente foca tanto em ser melhor em tudo, que nem percebemos.
    Hj em dia, eu percebo que não basta só conquistar! A gente tem que conquistar e se realizar… E por isso, quando algo de muito ruim me acontece, eu já logo penso: ”Relaxa, é a vida te livrando do pior… uma noticia boa vai vir daqui 1 dia!” E isso sempre funciona..

    Um beijo Fran ♥
    http://pequenajuventude.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Priscila Regis
    11/12/2015 em 14:41

    Verdade Fran 🙂

    A gente se cobra demais, sofre demais e às vezes fazemos de menos, quando de se trata das listinhas de ano novo.
    Eu tinha uma ideias para janeiro, mas ai pensei: ei, por que não começar agora? E comecei, não há melhor coisa.

    beijos

  • Resposta
    jaciane
    11/12/2015 em 14:27

    Amei o texto, eu precisava dele eu penso que só posso começar na segunda e se não dê certo eu vou empurrando com a barriga até a próxima segunda. Obrigada! Fran

  • Resposta
    Fernanda
    11/12/2015 em 11:40

    Seus textos são ótimos Fran 🙂 As vezes a gnt acha que td vai mudar de um dia para o outro, não entendo essa cobrança por causa do final do ano… deveríamos pensar: poxa! não fiz esse ano, mas tenho um novo ano todinho pela frente pra conseguir. E sempre lembra que Deus está no controle de tudo, isso q importa 😀

    http://www.duo4ever.com.br/

  • Deixe uma resposta