40 Em -

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 03 *Momento fofura*

Hoje quero compartilhar uma daquelas dicas que pode ser de utilidade pública: como eu ensinei minha gata usar o arranhador.

Animal de estimação é igual filho. A gente tem que educar, levar no veterinário e dar muito amor. E eu lembro direitinho do dia que essa princesa chegou aqui em casa. Ela era tão pequetita e de cara a gente já se deu bem. O tempo foi passando e a nossa relação mudou, e mudou muito! Gatos são muito diferentes de cachorros, que costumam amar logo no primeiro momento. Posso dizer que os gatos se parecem muito com os humanos até na hora de se relacionar (eu ainda acho que a minha gata sabe falar, sério).

A Lilly fez 1 aninho agora no final de Fevereiro e muita coisa mudou desde o dia que ela chegou. A gente foi aprendendo uma com a outra sabe? E cada dia que passa eu aperto ela ainda mais, #superfelícia. Gatos já são muito intuitivos, mas uma coisa que eu tive que ensinar foi como usar o arranhador.

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 02

Ela é uma gatinha muito brincalhona, então todos os brinquedos que eu comprei até hoje ela brinca todos os dias ou já destruiu de tanto brincar. No entanto, o arranhador ela não passava nem perto! E isso foi complicado, pois ela “descontava” a necessidade de arranhar no meu sofá ou na minha cortina.

Gatos tem necessidade de arranhar, pois suas unhas nunca param de crescer e com o tempo formam uma espécie de “capa”. Isso pode começar a incomodá-lo e daí vem a necessidade de arranhar. Sem falar que também é um instinto natural.

Eu pensei em várias coisas e até cheguei a comprar um spray que vende em petshops que é feito de uma erva que atraí o interesse dos gatos. Mas quem disse que funcionou? Ela passava mais longe ainda do arranhador. Até que eu tive uma ideia que foi a salvação!

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 06

A maioria dos gatos gostam de fios. Quem ai já viu alguma imagem de um gatinho brincando com um rolo de lã? Eles gostam de perseguir o fio como se não houvesse amanhã. E essa também era uma das brincadeiras preferidas da Lilly. Então foi ai que eu tive a grande ideia de pegar uma cordinha (que soltou de uma bolinha que ela destruiu, kkk) e amarrar no arranhador. Tcharam! Na mesma hora esse passou a ser o brinquedo favorito dela.

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 01

Ela brinca sozinha perseguindo o fio, mas eu também participo às vezes e jogo ele de um lado para o outro. Ela se diverte! E foi ai que ela também aprendeu a usar o arranhador. Pois enquanto eu brincava com ela, eu também jogava o fio em cima da parte de corda do arranhador e quando ela tentava pegar, a unha agarrava. Foi questão de dois dias para ela aprender que ali ela podia arranhar.

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 05 *Ela se estica toda para arranhar*

Como eu ensinei minha gata usar o arranhador - 04

Não é demais? Me senti a Supernanny dos gatos, kkk. E espero que essa dica seja útil para você que tem um gatinho em casa e está tendo problemas para que ele aprenda como usar o arranhador. Depois que a Lilly aprendeu ela esqueceu o sofá!

Você também pode gostar

40 Comentários

  • Resposta
    Junior Cardoso
    08/01/2018 em 00:01

    Lendo em 2018 ❤
    Parabéns pelo post e pelo blog!! (Ele foi a primeira sugestão quando procurei no Google sobre o tema do post) Tenho um arranhador igualzinho ao seu mas a Lisiel (como a Lily) passava longe do arranhador!!
    Mas esse truque salvou meu sofá
    Em cerca de minutos a Lisiel já estava descobrindo o arranhador!! Vou usar nos próximos dias e venho comentar os resultados

  • Resposta
    Blogueiros Do Brasil
    30/05/2016 em 19:57

    Funcionou ! Muito obrigado pela dica ! Só restou agora convencer o cachorrinho recém chegado de que o arranhador é de uso exclusivo da gata aqui de casa. Ele pensa que é uma casinha de cachorro, rsrsrs.

  • Resposta
    Camila
    07/03/2016 em 16:02

    Fran sera que consigo fazer um desses em casa??

  • Resposta
    mariana
    14/07/2015 em 20:38

    ola vim agorinha na net procurar sobre esse assunto confesso que achei que nao teria nada e caraca achei esse o arranhador da sol é igualzinho esse da lilly que linda vou agora ver se da certo tomara !!!!! minha sol brinca com tudo , sofreu um acidente com um cão o que nos desesperou e muito e quando ela retornou de dias no hospital presentei ela com um arranhador desses mais ela nem tchum kkk vou agora testar a dica!!! beijinhus

  • Resposta
    Denise
    30/03/2015 em 15:59

    Fran,
    O único arranhador que meus gatos pegaram de primeira é um de papelão prensado que fica dentro de uma caixinha, de formato retangular. Aqui no RJ tem em qq pet shop. Alguns vem com um saquinho de catnip, para incentivar.
    Fiquei curiosa: faz um post com as fotos de sua gatinha quando chegou na sua casa.
    bjs

  • Resposta
    (Friday) Link Party – #4 - Blog da Mari Sanches
    13/03/2015 em 16:34

    […] Franciele, do blog Morando Sozinha, fez um post muito legal e útil pra quem tem gatos com “problema de identidade”, rs. […]

  • Resposta
    Michely Cavalcante
    12/03/2015 em 13:10

    É isso aí Fran!
    Meus 3 gatos também aprenderam a usar o arranhador e meu sofá agradeceu demais!
    Como aqui em casa a família felina é grande, comprei um arranhador daqueles tipo “casinha”, tem até rede de balanço! rsrsrs
    Eles amam!
    Bjs :*

  • Resposta
    Michele
    10/03/2015 em 22:52

    Amo quando você faz posts sobre a Lily, Fran, ela é muito fofa… Eu ainda não tenho um gatinho mas estou me planejando para adotar um em breve, então os posts são super uteis, leio todos 😀

  • Resposta
    Lelii Martins
    09/03/2015 em 13:32

    Meu gatinho também nem olha pra o arranhador, no máximo dá umas mordidinhas naquele ‘circulo’. haha Pensei em comprar o catnip pra ver se adiantava, mas já que você disse que não funcionou com sua gatinha, vou testar a técnica dos fios primeiro!

    Beijos,

  • Resposta
    Ellen Papalardo
    09/03/2015 em 13:08

    Olá Fran, poderia mostrar qual seria sua rotina de limpeza em relação ao pelos da sua gata? Eu tenho 2 gatos e eles soltam muito pelos e não sei o q faço para melhorar essa situação. Caso vc tenha alguma dica, poderia nos passar por favor?

    Obrigada

  • Resposta
    Hemylle
    08/03/2015 em 21:37

    Que fofis! Se eu tivesse um gatinho ainda tentava usar as dicas pra ensinar também. haha

  • Resposta
    Manuela Lopes
    07/03/2015 em 11:06

    Oi Fran!
    Tenho um persa de 6 anos (Mingau) e uma SRD que adotei agora no começo do ano (Tina), tem cerca de 4 meses ainda, mas já usa o postinho instintivamente! Nem precisei ensinar a ela; não sei se foi vendo o Mingau usá-lo que ela ficou curiosa pra tentar também.
    Mas alguns clientes que têm gatos me perguntam de vez em qdo como eu fiz pra que eles não gostassem do sofá. Escolhi o tecido do meu sofá já pensando no meu gato (na época, eu só tinha o Mingau ainda), por isso optei pelo ultra suede. Mas a maioria dos tecidos de origem sintética acamurçados é “cat friend”, ou seja, eles não gostam de arranhar. Então, #fikadika aqui pra todo mundo! 😉
    Bjão!!

  • Resposta
    Bruna Yamagami
    07/03/2015 em 06:58

    Fran, adorei esse post! Também acredito que os gatos são muito parecidos com os humanos e entendem exatamente o que a gente fala, só ignoram as vezes, rs. Eles são puro amor! Também trabalho em casa e passo bastante tempo longe da presença humana, e os gatos lá de casa são uma ótima companhia, as vezes me seguem em todos os cômodos, como se cada coisa que eu fizesse fosse muito importante!
    Sua Lilly é muito linda! Parabéns!

  • Resposta
    Daniele
    06/03/2015 em 22:44

    Que fotos mais fofas!!!! a Lilly é muito lindinha.

    Adorei a dica, o meu gatinho também nem olha pro arranhador.

    Blog Dani News

  • Resposta
    Camila Souza
    06/03/2015 em 15:39

    Que post maaaaais lindo Fran. Estou apaixonada pela Lilly, é muita fofura em um pacotinho tão pequeno. Sempre criei cachorro e sou louca pelo mundo canino, o que me fez desde criança nunca nem pensar em gatos ou me aproximar deles, mas ver a Lilly nos seus vídeos e posts causou essa aproximação (mesmo que virtual) e estou encantada pelo mundo dos felinos, quem sabe não adoto um?! Bjus em vcs duas, adoro seu canal :*

  • Resposta
    Nahiana Horta
    06/03/2015 em 12:42

    Ahhh não acredito! Uma ideia tão simples…. Tenho um arranhador igual ao teu. Entretanto eu pedi para o meu pai aumentar o tamanho e comprei um cano e essa corda para deixá-lo maior, já que meu gato é grande e eu pensava ser por isso que ele não arranhava. Mas de nada adiantou e fica lá só de enfeite. Vou fazer o teste com os meus para ver se funciona! Tenho dos gatos: https://instagram.com/p/tN4LcZt3z3/?modal=true!
    Beijinho!

  • Resposta
    Regiane
    06/03/2015 em 12:09

    Oi Fran, adorei o post meu gatinho já começou a destruir o meu sofá, vou comprar um arranhador para mim! bjs

  • Resposta
    Susany Oliveira
    06/03/2015 em 08:47

    Fran ela é a coisa mais fofa, e esses olhos enormes?! da vontade de apertar heheh. Tenho que comprar um desses para as minhas gatas, as danadas ja destruíram um sofá da minha mãe e estão começando a fazer isso no novo kkk.

  • Resposta
    Ana Paula Porto
    06/03/2015 em 03:28

    Fran, sua gata é tããããão linda que eu esmago em pensamento toda vez que você posta fotos dela. Hahah gatos são incríveis <3

  • Resposta
    Nina
    05/03/2015 em 23:02

    Essa Lily é muito fofaaaa….quero amassar tb!!! Faço isso com os meus aqui!!! Também é bom dar uma cortada na unhas deles de vez em quando, tomando muito cuidado para não machucar!!! Sempre corto os dos meus, já estão acostumados pois fazem isso desde bem pequeninos! Até de tomar banho eles gostam!!!

  • Resposta
    Lívia Deusimar
    05/03/2015 em 21:41

    Oiiii Fran, vim aqui contar minha experiência, tenho um gatinho que é meu amorrr o nome dele é Olaf, já comprei vários brinquedos para ele e ele sempre brinca com todos (Ó GLORIA) rs, em uma de minhas viagens para Fortaleza passei em frente de um pet onde vi um arranhador que meus olhinhos brilharam lembrando do meu Olaf, minhas irmãs que já tem experiência com muitos gatos (Olaf é filhote da gatinha dela) me falaram não compra é dinheiro jogado fora, maaaas meu extinto de mãe falou mais alto e decidi comprar, quando cheguei em casa, mostrei a ele, passei um pouco a pata dele para que ele pudesse sentir e por incrível que pareça ele pegou de primeira, e até hoje ele usa, maaaas não abandonou minha mala também não que era a que ele tinha costume de arranhar antes, claro que usa a mala bem menos, e a cama também quase não arranha mais ela. Rs PS: aproveitei enquanto meu ap ainda não tem sofá hahahaha! Agora já posso comprar um :P. beijos amo seu blog, insta, face, Vlog e etc… :D:D:D

  • Resposta
    Patricia Leardine
    05/03/2015 em 18:50

    Ótima ideia, Fran! Eles também gostam de arranhar caixinhas de papelão, madeira (tomar cuidado para não ter nenhum tipo de farpa) e, claro, todos os tipos de coisas revestidas com cisal. Tenho muita vontade de comprar aqueles cat castelos, sabe?! Mas lá em casa elas arranham o arranhador e todas as outras coisas (incluso a cama) rsrs

  • Resposta
    Céli Hend
    05/03/2015 em 17:08

    Fran o arranhador geralmente se move, a não ser que ele seja fixo em algum local, por isso eles gostam de arranhar em lugares firmes, como o sofá ou a base da cama box por exemplo.Os meus só passaram a usar o arranhador depois que preguei ele kkkkk.

    • Resposta
      Franciele
      05/03/2015 em 18:19

      Mas esse arranhador que fica no chão não precisa ser preso não. Na hora que ela vai arranhar o peso que ela coloca é pra baixo, assim ele não se move 🙂

  • Resposta
    Júlia Abilel
    05/03/2015 em 15:59

    Oi Frann!! Meu deus, como a sua gatinha é linda!! Eu tenho duas em casa, as adotei assim que me mudei e foi uma dificuldade absurda para convencê-las a usar o arranhador, queria ter visto sua dica (genial, convenhamos hahaha) antes!

    Um beijão enorme pra você e pra Lillylinda

    Júlia Abilel
    http://www.abilolando.com

  • Resposta
    Tiely
    05/03/2015 em 15:04

    Fran sua gatinha é muito linda , valeu pela dica!

  • Resposta
    Nise
    05/03/2015 em 15:02

    Que gata linda, fofa, super LINDA!!! Eu amo gatos *____*

  • Resposta
    Natalia Santos
    05/03/2015 em 14:07

    Gente que fofura, amei o post Fran, muito útil!
    Tenho muita vontade de ter um gatinho, sempre gostei e quando criança sempre tive um, porém depois que vim morar em SP não pude mais ter, porque morava com minha irmã e ela não gostava, e agora sou casada e meu esposo também não gosta, então não tenho. Mas ainda vou convencê-lo ahahahaha!

  • Resposta
    Helen Fernanda
    05/03/2015 em 12:54

    Ficaram muito lindas as fotos! ♥

  • Resposta
    Jéssica Souza
    05/03/2015 em 12:48

    mais do que utilidade pública Fran HAHAHAHHA
    Tenho dois gatos aqui que nunca nem olharam para o arranhador, mas em compensação os sofás estão destruídos! Já tentei de tudo, mas esse da cordinha não, vou fazer hoje! É minha ultima esperança hahahah
    Quero comprar um sofá novo e não um “arranhador gigante”!

  • Resposta
    Vivi Lemes
    05/03/2015 em 11:10

    Aiii meu Deux do céu, essa mima é a coisa mais gostosa que eu já vi na vida!! Que vontade de amassar ela!!! <3
    Sou apaixonada por gatos, tenho uma também, ela é peludona e gigante, se chama… Mima. kkk O nome era Brigitte, mas não pegou.
    Serio Fran, essa sua gatinha é linda de morrer.
    A minha mimota arranha as árvores em volta de casa, então não tenho esse problema, mas tenho amigos que compraram arranhador pra NADA. Vou hoje mesmo passar a dica.
    Bjoo

  • Resposta
    Bia Moraes
    05/03/2015 em 10:31

    Geniaaal, Fran! Tem três gatinhas aqui em casa que também passam longe do arranhador! E um sofá absurdamente arranhado! Pelo menos é só um! Hahaha 🙂

    Vou testar sua técnica e depois conto se deu certo! ^^
    ;**

  • Resposta
    Memories
    05/03/2015 em 10:29

    Valeu pela dica, meus gatos nem ligam para o arranhador!

  • Resposta
    Beatriz Lopes
    05/03/2015 em 10:12

    Fraaaaaaaan!
    Segundo dia consecutivo que você “adivinha o que está acontecendo comigo” hahaha.
    Eu sou apaixonada por gatos e babo nos vídeos que você faz com a Lily, aqui e no snapchat, mas por morar de frente para uma avenida – já perdi uns gatinhos atropelados – e pouco espaço em casa fiquei sem criá-los por um tempo. E HOJE…
    Descobrimos uma coisa L-I-N-D-A na garagem e eu tô mega feliz e pensando em como cuidar e educá-lo. E seu post foi D-E-M-A-I-S <3

    Beijão.
    http://www.falandoemturismo.tk

    • Resposta
      Franciele
      05/03/2015 em 12:33

      Ai que lindo Bia <3 Eles enchem a casa de amor né? Esse ai foi um presente pra vc, rsrsr
      Bjs

    • Resposta
      Carlos Henrique
      15/07/2016 em 06:11

      Funcionou!
      Eu amarrei os brinquedos da Judith no arranhador. Ela foi a loucura com a descoberta – e eu também. hahaha
      Muito obrigado. De verdade 😀

  • Resposta
    Lilo
    05/03/2015 em 09:58

    Bom dia!!
    Puxa, sua dica me deu muita esperança. Tenho duas “pestinhas” dessas em casa e estão destruindo meu sofá.
    Já rasgaram o forro do sofá, o fundo da minha cama e o que mais eles encontram pela frente…rsss
    mas como são dois “bebês” ainda estou tentando ensiná-los.
    Vou tentar sua dica.
    Beijo e obrigada.
    Lilo

  • Deixe uma resposta