23 Em -

Como eu faço para conciliar o trabalho e a faculdade

Como eu faço para conciliar o trabalho e a faculdade (Imagem: via)

Essa é a minha realidade desde que eu comecei fazer faculdade e tenho certeza que muitas meninas também passam por isso: ter que trabalhar e estudar. E como tenho recebido vários pedidos para falar um pouco sobre isso, decidi fazer um post contando um pouco de como estou organizando minha crazy vida desde que voltei para a facul.

Sim, é uma loucura. E também exige muita dedicação e organização para fazer as duas coisas funcionarem ao mesmo tempo. É muito fácil acabar se enrolando com os estudos quando você sempre leva trabalho para casa, quando você deixa a matéria acumular ou quando você simplesmente perde aula por precisar estender o expediente por mais algumas horas. E eu sei o que é isso, pois vivo situações assim quase todos os dias. Mas, sabe de uma coisa? Com o tempo eu consegui encontrar um equilíbrio e fazer as duas coisas funcionarem bem, e é isso que eu quero compartilhar com vocês no post de hoje.

Mudanças são necessárias

Eu decidi trancar a faculdade por um tempo e valeu muito a pena, pois finalmente consegui me focar em projetos grandes como meu livro, linha de produtos do blog e viagens a trabalho que aconteceram nos últimos meses. Contudo, como meta para esse ano decidi voltar a estudar, mesmo que um diploma não seja algo tão essencial para o meu trabalho hoje. É algo que eu almejo mais como realização pessoal, sabe?

Então, lá fui eu, toda animada achando que seria moleza ter aulas todos os dias de manhã (bem cedo), trabalhar de tarde, fazer inglês duas vezes na semana, cuidar de uma casa, ter um namorado, dar atenção para minha família e ainda fazer listas imensas de cálculo nos finais de semana… Não, não deu certo.

A primeira semana de aula me fez refletir e eu vi que precisava fazer mudanças e delegar algumas delas (se possível). Pensando sobre isso, percebi que, o que eu realmente precisava era ganhar tempo. Como resultado, acabei encontrando a solução em duas coisas: parar de cozinhar durante a semana e parar de limpar casa, explico.

Minha primeira atitude foi encontrar um restaurante, já que eu perdia quase duas horas todos os dias cozinhando, indo ao mercado, limpando a cozinha e lavando louça. Por sorte, através da indicação de uma amiga, acabei encontrando um restaurante de comida saudável MARA que entrega meu almoço todos os dias aqui em casa. Ou seja, ganhei duas horas a mais no meu dia.

A segunda mudança foi procurar por uma pessoa para me ajudar com a limpeza do apê. Todo final de semana eu perdia cerca de 6 a 8 horas só limpando a casa e fazendo as demais tarefas. Encontrei uma pessoa maravilhosa que me ajuda fazer até a compra no mercado quando eu preciso (um anjo na minha vida!). Com isso, acabei ganhando um sábado inteiro para estudar.

Como eu faço para conciliar o trabalho e a faculdade - 2 (Imagem: via)

Tempo cronometrado

Eu sempre fui viciada em fazer listas com todas as minhas tarefas, pois dessa forma consigo produzir bem mais. Agora isso ficou ainda mais intenso.

Antes das minhas aulas começarem eu poderia ficar tranquilamente trabalhando até bem tarde para entregar um job no dia seguinte. Agora isso não é mais possível. Então, além de fazer um cronograma do meu dia colocando o horário para cada tarefa, eu também aprendi a programar as coisas com mais antecedência, pois é fato que agora eu tenho menos tempo do que tinha antes para trabalhar. Isso significa que preciso ser bem organizada para que eu consiga produzir mais em menos tempo (e tem funcionado).

Outra coisa que mudou foi que agora eu tenho um horário para parar de trabalhar. Pode até soar engraçado para algumas pessoas, mas ter um horário para parar de trabalhar é um desafio diário para quem trabalha em home office. E agora, mesmo que a lista de tarefas ainda esteja cheia de pendências, o fim do expediente é no mesmo horário todos os dias. #aiqueorgulho

Momentos do dia

Não dá para viver só com a cabeça no trabalho e nos estudos. Se você não der um break a cabeça pira e você não vai conseguir se dar bem em nenhum dos dois. E esse momento de pausa para mim agora é sagrado.

No período da noite sempre vou para a academia fazer aula de dança, musculação e aeróbico, que é ótimo para relaxar. Quando chego em casa, aproveito para o restante do meu tempo para ler, ver séries e a melhor coisa é que logo o sono chega. Digo isso quase chorando de alegria, pois para uma pessoa que sempre teve problemas de insônia, isso é mágico! Há dias que 22:30h eu já estou dormindo, #pasmem.

Por isso é importante valorizar cada momento do nosso dia, o momento de estudar, o momento de trabalhar e o momento de relaxar, pois cada um é fundamental para que tudo funcione em harmonia. Imagina se eu resolvo trabalhar na hora de ir para a aula? Vou perder matéria. E se eu resolvo trabalhar até tarde ao invés de descansar? No dia seguinte eu não consigo absorver nada na aula, isso se eu não perder a hora por não ter dormido o suficiente. Por isso o equilíbrio é tão importante.


Espero que eu possa ter ajudado vocês com esse texto contando um pouco da minha rotina. E para ver mais dicas, clique aqui.

Você também pode gostar

23 Comentários

  • Resposta
    Eduardo Gonçalves
    26/05/2016 em 22:10

    Oi Fran,

    Muito interessante esse seu post,
    Identifiquei como será minha realidade ano que vem, com o porém de que terei de mudar de cidade pra estudar,
    mas tá valendo…

  • Resposta
    Mari B.
    10/11/2015 em 14:39

    Nossa, trabalhar e estudar ta me deixando no mínimo exausta rsrs
    Por morar em uma cidade e trabalhar em outra (moro no litoral e trabalho e estudo em sampa), perco pelo menos umas 5 horas do meu dia no trânsito. E pior q nem dá pra aproveitar pra estudar, pq eu enjôo se ler na estrada. Acordo todo dias as 4:30h, pego fretado as 5:50h, chego no trabalho as 8:30h (na ida eu durmo,senão não aguento). faço minhas 6 horas de estágio e vou pra faculdade,q é a noite. Só chego em casa a 1h da manhã, ou seja, não durmo quase nada.
    Não faço engenharia, mas faço química, então é loucura total tbm nos estudos rsrs
    Minha sorte que to tendo umas aulas livres,e acabo lendo um pouco pra relaxar,senão não dava.
    Espero q vc consiga levar sua rotina numa boa e que não seja mt cansativo pra vc! Adorei as dicas e adoro o blog 😉
    Beijos 😀

  • Resposta
    simone ferreira
    19/10/2015 em 13:04

    Amei esse post<3<3.
    haha dicas ótima, bem útil&adorei! o// bjsss<333

  • Resposta
    Vi Alloy
    21/09/2015 em 14:13

    No meu caso a equação é um pouquinho diferente: Trabalho o dia todo, estudo à noite e ainda tenho o blog pra administrar. Sem neuras fui encontrando o meu jeito de fazer tudo dar certo, mas dá trabalho, viu? ahahaha

    Beijão

  • Resposta
    Vitória Barbosa
    20/09/2015 em 21:37

    Nossa muito obrigada. Estava precisando muito dessas dicas. Estava quase ficando louca sem saber o que fazer. Já acompanho o blog um tempo e o mais legal é que você adivinhou o que EU estava precisando… kkkkk muito loco, né?

  • Resposta
    Nikaelly Lima
    20/09/2015 em 21:12

    Olá Fran, eu comecei ler o post animada, pois achei que você falaria algumas dicas de como não ficar louca com as rotinas estressantes e conciliar tudo, mas quando terminei de ler me senti um pouco frustrada, porque basicamente as mudanças que você fez na sua rotina para que o seu dia funcione dependem exclusivamente de dinheiro, já que você está almoçando fora todo dia (o que é bem caro aqui na minha cidade) e tem uma pessoa pra te ajudar com a limpeza (que também pesa bastante nas contas no fim do mês). Gostaria que você desse algumas dicas que não dependessem exclusivamente de pagar alguém para te ajudar.

    Obrigada 🙂

  • Resposta
    Links da semana #5 - Penúltimo Andar
    14/09/2015 em 00:11

    […] Como conciliar trabalho e faculdade (Morando Sozinha) […]

  • Resposta
    Gabi
    11/09/2015 em 10:53

    Oi Fran, tudo bem? Queria deixar meu comentário e dizer que acabei de conhecer o seu blog e estou apaixonada!!! Vc é uma gracinha e super delicada, me identifico com vc em várias coisas e por isso estou sempre aqui e já te sigo nas redes sociais!

    Beijos :*

    • Resposta
      Franciele
      11/09/2015 em 10:54

      Oi Gabi! Seja bem vinda! Amei se comentário e ter vc por aqui.
      Bjokas

  • Resposta
    Hilda Marques
    11/09/2015 em 10:52

    ADOROOOOO seus textos princesa!!
    :*

  • Resposta
    Gabi Lopes
    11/09/2015 em 10:51

    Vc faz milagre Fran! Preciso aprender a me organizar assim pq meus dias n rendem nada 🙁

  • Resposta
    Yara
    11/09/2015 em 10:50

    Fran, me espelho demais em vc garota!

  • Resposta
    Bárbara Alves
    11/09/2015 em 10:48

    Amei vc compartilhando sua experiência Fran! Adoro posts mais pessoais 🙂
    Beijos grande, sou sua Frãn <3

  • Resposta
    Erika Silva
    11/09/2015 em 00:12

    Fran eu simplesmente amei todas as suas dicas! Eu não trabalho realmente, só ajudo um pouco minha mãe na loja de moda feminina da minha família mas mesmo assim parece que eu nunca tenho tempo pra nada! Um dos motivos e que eu sou extremamente distraída e preciso perder muito tempo estudando. Estou tentando organizar melhor minha rotina para conseguir tempo para mais coisas e suas dicas me ajudaram bastante =)

  • Resposta
    Millena
    10/09/2015 em 23:40

    Fran admiro muito sua dedicação e esforço, sério! Tanto com o blog, com os estudos, tudo…e isso é muito inspirador pra mim. Espero que um dia eu tenha essa mesma organização e força de vontade que você tem, te desejo todo sucesso do mundo porque você merece de verdade, viu? Beijinhos e adorei seu livro (já garanti o meu <3)!

  • Resposta
    Camyla
    09/09/2015 em 11:30

    Olá Fran, me identifiquei muito com o post, eu já trabalho, faço curso de inglês e ano que vem farei faculdade a noite, sei que vai ser uma loucura, mas tentarei me organizar da melhor forma possível.

    Um grande beijo!

    PS: Amei seu livro e fui no lançamento dele no RJ, você é uma fofa.

  • Resposta
    Poliana
    08/09/2015 em 20:02

    Ano que vem essa vai ser minha vida, trabalho, faculdade , cuidar da casa, espero que eu consiga organizar tudo. To pedindo muito pra Deus kkkkkkkk.

  • Resposta
    Bruna
    08/09/2015 em 17:28

    É, Fran, essa vida não é fácil não. Mas força e foco que você tira de letra. 🙂 Às vezes ter menos tempo acaba nos tornando mais produtivos, porque sabemos que não podemos perder um minutinho sequer, senão tudo sai dos eixos.
    Boa sorte com sua nova fase. 🙂

    bjs

  • Resposta
    Lucas
    08/09/2015 em 15:42

    Olá Fran, tudo bem? Muito interessante o seu artigo. Uma dúvida: Como você faz com a janta?
    Abraço!

    • Resposta
      Franciele
      08/09/2015 em 21:38

      Oi Lucas, eu faço todos os dias, normal 🙂

  • Resposta
    Thais
    08/09/2015 em 09:35

    Ei Fran! Eu amei o post! Trabalho o dia todo, de 7 às 17hs e faço engenharia também. Me vi muito nesse post, pois também tenho que me organizar senão sai tudo errado. Tenho uma pergunta: Você tira algum tempo do seu dia ou na semana só para planejar o que tem que fazer? Teve uma época que estava viciada em organizar cada minuto do meu tempo e fiquei um pouco estressada. Como você faz?

    Beiiijos, adoro você!

    • Resposta
      Franciele
      08/09/2015 em 21:38

      Tiro sim! Toda sexta eu faço um planejamento para a semana seguinte, mas sem neura sabe? rsrsrs

    Deixe uma resposta