44 Em Organização

Como eu uso o Evernote #1 – Como funciona?

Como eu uso o evernote

Eu comecei a usar o Evernote em uma madrugada, acreditam? Algumas pessoas já tinham me recomendado a plataforma, mas pela falta de tempo e interesse acabei deixando apenas um lembrete na minha agenda para pesquisar sobre o que se tratava quando eu tivesse um tempo.

Sobre anotar as coisas

Na verdade adquiri esse hábito de anotar tudo que me recomendam já faz um tempo. Às vezes as pessoas nos recomendam filmes, séries e livros que podem ser incríveis. Só que a chance de lembrarmos para procurar depois é bem pequena (bom, pelo menos eu dificilmente lembro depois). Então com a pequena atitude de anotar tudo em um determinado lugar ajuda bastante.

Até porque também recebo indicações de muitas coisas legais nos comentários aqui do blog e nas redes sociais diariamente. E lembrar de tudo seria impossível. Então agora toda vez que eu leio o recadinho de vocês me pedindo algum post especial ou sugerindo algo, eu já anoto para não esquecer. Inclusive esse post foi sugestão de algumas leitoras assim que eu comentei que tinha começado a usar o Evernote. Então se você quer ver algum conteúdo especial por aqui, é só pedir que eu estou anotando, aproveita!


E foi assim que eu comecei a minha jornada no Evernote, pesquisando sobre ele sem muitas expectativas durante uma madrugada. Mas foi uma madrugada que mudou a minha vida (sem exageros).

Confesso que depois que dei uma navegada na plataforma, entendi como funcionava e aprendi a usar, comecei a ler diversas dicas de outros blogs sobre como explorar mais os recursos e como organizar nossa vida através dele. Realmente eu encontrei muita informação por ai. Por um lado até que foi válido, mas por outro vi que existem alguns métodos que são muito complexos e cheios de “faz isso, faz aquilo”. Há quem goste, mas eu sou uma pessoa que gosta de coisas práticas. E organização tem que ser uma coisa funcional, não algo que eu perca muito tempo executando ou pensando. Então foi depois disso que eu cai na real que seguir métodos muito complicados não ia fazer muito sentido na minha vida (vocês vão entender mais pra frente).

Por isso vou começar a dividir com vocês como eu uso o Evernote e quero que vocês tenham a mesma experiência maravilhosa que eu. Acredito que muita gente já possa ter tido um primeiro contato com o Evernote, mas de início parecia ser complicado (já senti isso, acreditem). No entanto, acredito que se eu mostrar para vocês como eu uso ele na minha vida (sem muita complicação), vocês vão se amarrar. Então serão muitas dicas legais para você mesma criar a forma que você vai se organizar e facilitar a sua vida.

Mas antes de tudo não se esqueçam de que ~ a Fran aqui ~ é uma usuária comum. Não sou especialista ou com conhecimentos mirabolantes da plataforma. Eu apenas uso do meu ~ jeitinho ~ e é isso que eu vou compartilhar com vocês. Qualquer dúvida mais hard é legal que você comece lendo esse post no blog do Evernote e navegue pelas inúmeras informações bacanas que tem por lá, combinado?

 O que é o Evernote?

O Evernote basicamente é uma plataforma que você consegue organizar e planejar coisas.

Para começar a usar você primeiro precisar criar uma conta e depois fazer o download do instalador para o seu pc.

O mais legal do Evernote é que ele não tem certo ou errado. Ele é apenas uma plataforma que está esperando para você mesma criar a sua forma de se organizar nela. Então imagine as inúmeras possibilidades que isso te dá.

É muito legal você ter um lugar onde você pode centralizar informações da sua vida e acessá-las de qualquer lugar, pois a plataforma também possuí app para IOS e Android, então da para usar de qualquer lugar mesmo, pois hoje a gente saí sem carteira, mas nunca sem o celular né?

Como funciona?

O mais difícil é se nortear quando você percebe quantas coisas legais você consegue fazer. Mas para vocês terem uma noção mais clara imaginem o seguinte: o que faz parte da sua vida hoje? Veja algumas coisas bem comuns.

  • Trabalho
  • Faculdade
  • Cursos
  • Casa
  • Documentos
  • Projetos pessoais
  • Viagens
  • Sonhos

Você deve ter se identificado com alguma dessas coisas ou quem sabe todas. Agora imagine se você pudesse organizar cada uma dessas áreas da sua vida.

Um exemplo: viagens

Você está pretendendo fazer a viagem dos seus sonhos, mas como organizá-la para que se torne realidade?

Bom, no Evernote você pode criar facilmente uma etiqueta com o tema “Viagem para o lugar X” e lá planejar minuciosamente como será toda a organização.

A plataforma te dá isso pronto? Não. É você que tem que colocar a mão na massa, ir destrinchando passo a passo da viagem e criando notas específicas para cada coisa. Onde será a hospedagem? Qual será o roteiro? Quanto custa as passagens? Tudo isso é você quem vai planejando no Evernote.

“Ah Fran, mas se a plataforma não me da tudo pronto qual é a diferença de eu ter um caderno e ir escrevendo tudo lá?”. Nossa, muita!

Eu sou uma das pessoas que mais ama fazer anotações em cadernos e faço o papel virar um carnaval com tantas canetas coloridas. Mas já faz um tempo que eu venho sentindo que esse método já não tem mais funcionado para tudo.

No caderno se eu quero planejar algo minuciosamente eu tenho que escrever com cuidado para que a anotação fique perfeita (eu perfeccionista? Imagina!). Mas mesmo assim com o tempo eu estava percebendo que dessa forma as coisas estavam ficando um pouco bagunçadas e era um drama quando eu queria mudar as anotações de lugar ou trocar a ordem, por exemplo. Foi ai que eu até animei em criar algumas planilhas no excel para organizar ideias e projetos que literalmente não estavam funcionando bem no papel, mas depois eu descobri o Evernote e tudo mudou.

Então você já está sacando qual é a parada? Pode ser que sim, mas pode ser que ainda não. Mas relaxa, no começo a gente fica meio assim com um pé atrás e pensando se isso funciona mesmo.

Já no próximo post vou te mostrar na prática como usar e ir organizando tim tim por tim tim lá no Evernote. Você vai gostar, prometo.

Por hoje vou finalizando por aqui e a missão do dia agora é: criar uma conta, baixar o programa e ir dando uma olhada em como funciona só para vocês irem se familiarizando. No próximo post sobre Evernote a gente já pode começar a organizar nossa vida juntas, combinado?

Você também pode gostar

44 Comentários

  • Resposta
    Ubiratan Castilho
    04/07/2015 em 12:25

    Fran virei seu fã vou acessar constantemente o teu blog as dicas do ever note são muito legais e vão me ajudar muito pois eu sou um desorganizado de carteirinha
    KKKKKK então vou procurar por minha vida nos trilhos com o ever note.
    Continue com o teu blog com essa matérias e outras interessantes, tá?
    Um beijo no coração e até qualquer dia desses.

  • Resposta
    Adriana Moreira
    13/03/2015 em 12:44

    Fran,

    Eu encontrei seu blog a semana passada e estou amando vir aqui ler suas aventuras pelo Evernote… rsrsrsrs… Eu baixei para o meu computador, mas fiquei perdida tentando mexer, por isso estou lendo devagarinho as suas dicas, que estão maravilhosas. Obrigada por me ajudar, mesmo sem saber a utilizar essa ferramenta. Estou precisando organizar muito o meu tempo… tenho tido muitos problemas por causa da quantidade de atividades e do meu tempo curto para todas elas!
    Abração!
    Drica.

  • Resposta
    Débora Oliveira
    14/01/2015 em 09:55

    Estou adorando destrinchar o seu blog, que apareceu na minha vida num momento que estou realmente buscando me organizar mais. Estou no ultimo ano da faculdade e super preocupada com o TCC e com os restantes dos meus compromissos esse ano. Sempre tenho medo de não dar conta e acho que os seus exemplos de organização vão me ajudar muito. Obrigada por essa ajuda. Sua casa é um charme de linda. Parabéns.

  • Resposta
    Táti Florentino
    28/12/2014 em 20:42

    Fran, já que vc anota tudinho, anota aí uma ideia: Você poderia fazer um dia um projeto chamado Morando Sozinha em (…). Basicamente vc viaja por um tempo para algum lugar e compartilha com a gente suas experiências. Eu sei que é bem grandioso isso, mas seria incrível. E claro que você não moraria de fato em vários lugares, como uma nômade, mas seriam viagens tipo de um mês ou algo do tipo, e já pensou se fosse fora do Brasil? Haha. Bom, é uma ideia incrível e bem complicada em realizar, mas anota aí. Quem sabe um dia… haha
    Beijos!!

    Te admiro muitão!

  • Resposta
    Fernanda
    24/12/2014 em 13:14

    Fran adoro o seu blog, venho aqui todos os dias e preciso te dizer que amo ele, amo suas dicas e a forma como você escreve de forma simples e pratica, esse post de hoje ta nota 10!!!!

  • Resposta
    Como eu uso o Evernote #2 - Como organizar a vida - Morando Sozinha
    23/12/2014 em 13:42

    […] você chegou aqui agora, recomendo a leitura do texto anterior “Como eu uso o Evernote #1 – Como funciona?” para você se […]

  • Resposta
    Michele Marques
    19/12/2014 em 12:13

    Fran! Que maravilha… Estava mesmo precisando de uma ajuda com o Evernote! Eu acompanho o site http://www.vidaorganizada.com da Thais Godinho (que super recomendo!). Ela usa bastante o evernote e dá várias dicas. Mas como ela já é uma usuária “avançada” fico um pouco perdida ainda. Seu post virá em boa hora para eu me animar a começar… do começo! Eba! Ah… Assim como algumas meninas já falaram nos comentários, a Thais usa o método GTD do David Allen junto com o Evernote. Já comecei a implantar alguma coisa desse método com aquele sistema do caderninho (que aprendi com vc!). Mas fiquei com vontade de conhecer melhor a ideia. Vou começar o ano com a leitura do livro do David Allen, “A Arte da Fazer Acontecer”. Achei ele com um super desconto no site do Extra. Paguei 22,00 realidades com frete grátis. #ficadica

    Aguardo ansiosamente pelo seu post. Acho que 2015 promete, como todo mundo “fazendo acontecer”. Beijos, querida!

  • Resposta
    amanda
    18/12/2014 em 11:27

    fran adorei esse programa, super facilitou minha vida, e é fofo!! fran não sei como entrar em contato com você então vou escrever por aqui mesmo, vendo esse post, eu lembrei de uma coisa, que me faz muita falta, mais já procurei e não achei 🙁 queria que você me ajudasse e sei que várias outras meninas vão gostar, eu queria um lugar na internet onde eu pudesse fazer um diário, um diário pessoal sabe onde ninguém pudesse ver. sinto falta disso, pois eu gosto de diário mais ultimamente não tenho tempo para escreve-lo a mãe, e o tempo que tenho e mais gosto é no computador onde trabalho. se conseguir me ajudar vou ficar muito feliz fran,
    obrigada desde já! *-*

    • Resposta
      Franciele
      18/12/2014 em 12:07

      Oi Amanda, vc pode usar o evernote pra fazer isso. É só criar um espaço para o seu diário 🙂
      Bjus

      • Resposta
        amanda
        18/12/2014 em 14:14

        poxa vida, vou dar uma olhada, brigada fran, agora vou poder ter um diário no pc *-*

      • Resposta
        amanda
        18/12/2014 em 14:15

        @Franciele, poxa vida fran, vou dar uma olhada, muito obrigada, agora vou ter um diário virtual *-*

  • Resposta
    Tati Bueno
    18/12/2014 em 11:10

    Sou designer visual e estava penando para encontrar um programa que fosse suporte para um trilhão de tarefas que possuo no dia.
    Confesso que baixei sem expectativa e “menina do céu”…
    …ele é perfeito pra mim.

    Essa dica organizou meu dia e meu trabalho.

    Thanks!!!

  • Resposta
    Carolina Garcia
    18/12/2014 em 02:14

    Ola Fran, td bem?
    Sou nova por aqui, adoreeei seu blog, vce esta de parabens!
    ps: Estou esperando anciosamente o próximo post sobre evernote, acabei de criar o meu, porém estou perdidinha. Espero que seja mesmo funcional… Beijos e até logo 😉

  • Resposta
    Carminha
    17/12/2014 em 16:27

    Francisco eu tentei usar um método bem complicado de organização no Evernote mas ele era tão complicado que acabei me desorganizando totalmente. No fim das contas eu voltei pro caderninho de organização e agora eu estava pensando em migrar pro Evernote pela praticidade do programa, mas de uma forma bem parecida com o caderninho. Mas mesmo assim vou manter um bloco de anotações pequeno porque tem momentos que não dá pra usar o celular. … que bom que vc se encontrou no Evernote sempre achei sua cara! Abraços Carminha

    • Resposta
      Franciele
      17/12/2014 em 16:50

      Francisco, quem? hahaha

      • Resposta
        Carminha
        17/12/2014 em 17:53

        @Franciele,
        kkkkkk o editor de texto do celular me faz passar cada mico!!! Desculpa o erro grotesco! Beijos

  • Resposta
    Marília carvalho
    17/12/2014 em 15:39

    Como pode existir uma pessoinha como você, criatura!? Obrigada pela dica! Amo seu blog e queria te dizer que você é uma inspiração! Bjos, fofura!

  • Resposta
    Luiza
    17/12/2014 em 14:44

    Oi Fran! É a primeira vez que comento aqui, mas pego várias dicas com você, mesmo não morando sozinha (não vejo a necessidade pra mim! rsrs), mas os outros tipos de dicas que você dá são demais! O post sobre apps para seriados foi a descoberta da pólvora pra mim!
    E agora mesmo você leu meus pensamentos, eu comprei um tablet a uns dois meses e uma das coisas que vieram pré-instaladas foi o Evernote, já tinha ouvido falar dele, mas achava que era só coisa de blogueira (perdão pelo preconceito inicial!), mas dei uma segunda chance a ele e abri de novo esses dias, tinha até umas lições de inglês e tal… Agora com seu post vou dar uma olhada mais sincera e dar uma chance decente a ele, eu adoro fazer as minhas anotações em caderninhos, tenho um só para as finanças (enjoei de usar o excel, pois quando não dava pra ligar o notebook ficava sem anotar os gastos que surgiam), vou ver se ainda tenho espaço no celular pra instalar ele e acessar minha conta, eu já criei ela pelo tablet! Estarei aguardando os próximos posts!
    Beijos,
    Luiza

  • Resposta
    Larissa
    17/12/2014 em 11:58

    Oi Fran!

    Quais são as planilhas que você usa para se organizar?

    Você fez elas ou pegou em algum lugar?

    Tendo possibilidade disponibilize as planilhas.

    Obrigada pela atenção

    • Resposta
      Franciele
      17/12/2014 em 12:00

      A planilha que eu mais uso é a de controle financeiro, fui eu quem fiz e está disponível para download aqui no blog na página de “para baixar”.
      Bjus

  • Resposta
    Juliane Martinello
    17/12/2014 em 10:13

    Oi Fran!

    eu andava com saco cheio de blogs, fazia quase um ano que não olhava nenhum, até que um dia, não sei como, achei o seu. E não deixo de vir aqui um dia sequer!

    Quando abri hoje e li sobre o evernote foi quase o destino falando comigo hahaha eu já tinha baixado o app ha um tempo mas sempre com preguiça de ver como funciona. Meu noivo sempre se incomoda comigo pelo fato de eu não anotar NADA, nem o horário da manicure (pra tu ter uma ideia), então imagina a confusão que eu sou. Ele anota tudo, e nunca esquece de nada. Já eu não preciso nem dizer né?

    Já estou aqui testando ele e ansiosa para o próximo post sobre!
    Mto obrigada ♥

  • Resposta
    Josi
    17/12/2014 em 06:57

    Fran, adorei a ideia. Já cumpri minha tarefa! rs. Quando será o próximo post? #ansiosa
    Amo seu blog e seu jeito fofo e delicado. Super beijo!

    • Resposta
      Franciele
      17/12/2014 em 12:01

      Vou tentar colocar no ar na próxima segunda \o/

  • Resposta
    Simone nobre
    17/12/2014 em 04:19

    Olá Fran! Por coincidência ou não, hoje justo hoje resolvi pouco antes de ver a postagem usar o Evernote pra organizar minha vida. Comecei com as medicações que preciso tomar todos os dias. Rs
    Vou esperar o próximo post ansiosamente! ;*

    Ps.: Estou morando sozinha há uma semana e meia!! Rs

  • Resposta
    Bela Hanajima
    16/12/2014 em 23:50

    Sou VI-CI-A-DA no Evernote. Acho que é o aplicativo pra celular/computador que eu mais uso. haha

  • Resposta
    Natália
    16/12/2014 em 21:43

    Oii Fran,
    já tentei usar o evernote e achei mto dificil mais estou super ansiosa para recomeçar pois sei que suas explicações sempre são clara!!

    Beijos

  • Resposta
    Ana
    16/12/2014 em 19:57

    Oi fran!
    Eu uso o evernote a algum tempo e digo que ele quebra um galho enooooorme me ajudando a deixar os posts do blog prontos e anotando as ideias em qualquer lugar visto que ele tbem tem como sincronizar com o celular!
    Estou ansiosa pra ver suas dicas!
    Beijo grande!

  • Resposta
    Adriana K.
    16/12/2014 em 19:05

    Oi Fran! Sou nova por aqui, descobri seu blog há pouco tempo, mas estou adorando suas dicas, tem ajudado bastante na organização da minha vida que anda uma bagunça! hehehehehe
    Eu tb descobri o Evernote por esses dias e já me familiarizei um pouco com ele, estou amando. Realmente facilita muito a vida, manter nossas anotações num lugar só. Ainda mais que vc pode consultar pelo cel, muito prático mesmo! Uma ferramenta deles que adoro é o Web Clipper em que vc pode salvar artigos e/ou paginas inteiras da net pra guardar ou até mesmo ler depois. Noooosssa, isso é fantástico! Já criei várias pastinhas com assuntos do meu interesse como receitas, moda, beleza, decoração, livros, filmes, etc. Antes eu salvava no word e era a maior trabalheira pq sempre alterava a formatação do texto, sem falar que ficava td espalhado ne… no início a gente fica meio perdido mesmo, mas aos poucos vamos criando nosso próprio método. Muito legal saber que vc tb está usando, vamos trocar dicas em!! ansiosa pelos próximos posts…rsrsrs Bjs!! 😉

  • Resposta
    wilma
    16/12/2014 em 18:54

    Fran, só vc mesmo! eu já li tanto post sobre o evernot, mas era tudo grego, eu sabia que podia ser legal, mas não entendia nada do que diziam, mas vc é tão simples em explicar que já comecei a me interessar, vou baixar sim e acompanhar seus posts!! obrigada. Bjossss

    • Resposta
      Franciele
      17/12/2014 em 12:03

      @wilma, Obrigada Wilma, vou tentar ser bem clara msm pq não tem mistério 😉

      Bjus

  • Resposta
    Anna de Cássia
    16/12/2014 em 18:44

    Oi Fran! Não uso o EverNote mas pelo que você falou achei bem parecido com o OneNote, que é um programa do Office e já vem no computador junto com o word, power point e etc. Todas as funcionalidades que você citou funcionam no OneNote também, mas eu acho ele ainda mais prático porque não precisa instalar nem se cadastrar, ele já vem no computador mas ninguém sabe disso. E tem em aplicativos também, dá pra sincronizar e salvar numa nuvem. Ele salva tudo automaticamente ( mesmo sem você apertar em salvar), e uma coisa que gosto muito é que ele tem um botão de recorte da internet. Então, por exemplo, se você está pesquisando sobre a viagem e encontra um roteiro de pontos turísticos interessantes, você aperta no botão de recorte do OneNote, seleciona na página o que você quiser e depois faz ctrl v na aba da viagem no OneNote, aparece lá todo o texto e fotos exatamente como estava no site, é uma maravilha! E ele ainda tem a opção de uma aba protegida por senha para você anotar senhas de banco, cartão e até de contas online também, acho ótimo 😀 Ah, e no OneNote também podemos mudar a aparência da página, mudar a cor, colocar umas imagens bonitinhas na margem enfeitando… não sei se no EverNote dá pra fazer essas fofurinhas. Eu transferi todo o meu caderno GTD (que aprendi a fazer aqui com você) para o evernote e achei ótimo, porque sempre tinha preguiça de carregar ele pra onde eu ia, e com tudo no celular fica mil vezes mais fácil.

    Beijos!

  • Resposta
    Aline
    16/12/2014 em 17:55

    Nossa Fran, também uso demais o Evernote e inclusive já usei exatamente como no exemplo q vc deu pra viagens hehehehehhe (perfeccionista, nó? Imagina) 😉

  • Resposta
    Stela Maris Soares de Oliveira
    16/12/2014 em 17:51

    Eu tenho uma super resistência a computador até porque o meu notebook fica no quarto e eu gosto de fazer as coisas vendo TV, ouvindo né, porque moro sozinha e gosto de ter a sensação de gente falando rs então eu uso o tablet na sala. Vou ver se consigo transformar o tablet em um grande aliado e fazer tudo nele, espero que o Evernote me ajude. kkkk Já ouvi falar dele no site da Vida Organizada, blog da Thais, e ela também fala do GTD, ai que medo que isto me dá, mas vamos ver se dá certo!

  • Resposta
    jULIANE J.B
    16/12/2014 em 17:18

    Frannnnn me interesse muito! Sou uma pessoa muito desorganizada e quero muito mudar isso, rsrs.
    Tem como usar o Evernote somente no celular?
    Beijos

    • Resposta
      Franciele
      16/12/2014 em 20:43

      Tem sim Ju!
      Bjs

      • Resposta
        MariaLucena
        24/03/2015 em 15:49

        @Franciele, F

        Fran como uso ele no celular, ja procurei as etiquetas e nao encontro?

        • Resposta
          Franciele
          25/03/2015 em 10:42

          Oi Maria, essas dúvidas de execução do programa é legal que você tire suas dúvidas com o suporte do Evernote 🙂
          Bjs

  • Resposta
    Lívia Bellot
    16/12/2014 em 15:58

    Oiii Fran! 🙂
    Gostei muito do post e da proposta também.. confesso que mesmo com várias dicas suas,ainda sou um desastre no quesito organização quando se trata de planejamento sabe?
    em casa sou organizada com minhas coisas e tudo mais, porém quando se trata de algum projeto ele nunca sai do papel.. quando chega lá né? rsrs
    Ainda não testei o Evernote, mas quem sabe não é a solução! 😉
    Obrigada pelas dicas e espero pelo próximo post!!
    Beijooooos

  • Resposta
    Diana Ferreira
    16/12/2014 em 15:46

    Fran, gostei muito do post!!!!
    Já abri uma conta e estou ansiosa para começar a explorar o Evernote!!!!
    Mas, confesso que achei um tanto complicado, mas tenho certeza que com os seu passo a passo tudo ficará mais claro hihi
    Beijinhos e sucesso sempre 🙂

  • Resposta
    Viviane
    16/12/2014 em 15:24

    Oi,

    Eu uso o Evernote há algum tempo já. E acreditem ele é realmente muito funcional em termos de organização. super prático. Gostei do post. É levar trocar ideias! Eu implantei o GTD um método de organização criado por David Allen. Muito bom.

    Fran, ontem eu estava fazendo comprinhas de natal e vi uma coisa que lembrei de você. Isso que nem te conheço pessoalmente pensa! Mas enfim, era uma pisca pisca todo de coração. Lindo…!

  • Resposta
    Thainá
    16/12/2014 em 15:23

    Fran, estou sempre por aqui mas pouco comento, vou me policiar pra ser mais participativa. Mudando de assunto, o que me chamou atenção foi o título e o tema do post. Eu já tinha ouvido falar do Evernote e quando tentei usar também achei meio confuso e pensava desta mesma maneira que você citou: se anoto tudo em papel, pra que anotar virtualmente? Na hora, desisti de tentar… mas sigo um Blog sobre organização que a dona usa e recomenda demais, sempre despertando em mim uma vontade de pôr em prática. Agora caí aqui de paraquedas e acho que vou incluir o ever nas minhas promessas de 2015… rs. Amo seu blog e você me inspira muito com o meu.
    Beijos, fica com Deus.

  • Deixe uma resposta