1 Em Carreira

8 Maneiras de se destacar no ambiente de trabalho

Se destacar no ambiente de trabalho é a melhor forma de ganhar reconhecimento e ficar mais próxima daquela oportunidade que você tanto almeja.

Seu desempenho depende somente de você e para se destacar não adianta seguir a receita de todo mundo, você precisa “pensar fora da caixa” e criar o seu valor dentro da empresa. Você pode ser criativa e fazer isso de várias formas.

Neste post, você encontra 8 dicas que podem abrir sua mente e te ajudar a encontrar oportunidades no seu mercado.

 

1 | Transmita confiança

A confiança é essencial em um ambiente de trabalho. Seu chefe precisa saber que pode contar com você para o que der e vier, até mesmo em relação aos assuntos mais sérios da empresa. Ele precisa saber que quando você se propõe a executar uma tarefa, você é capaz de dar o seu melhor.

Tenha certeza que este comportamento irá chamar muita atenção dos gestores da empresa.

 

2 | Fique longe de intrigas

Você e eu sabemos que em toda empresa existe aquele grupo de pessoas que provocam intrigas e fofocas.

(Imagem: via)

 

Além de deixar o ambiente desagradável, esses acontecimentos diminuem o sentimento de confiança e união da equipe. Se você quer se destacar no seu trabalho, passe longe dessas situações. Seja neutra, não se envolta e faça o melhor trabalho que puder.

 

3 | Seja organizada

Organização é um hábito crucial para que você tenha destaque no trabalho. Um ambiente e uma mente desorganizada, podem afetar toda sua jornada de trabalho.

Além disso, a desorganização passa falta de credibilidade. Ao passo que, ao se mostrar uma pessoa centrada e organizada, você transmite a imagem de confiança e responsabilidade. Isso pode te abrir portas em vários momentos.

Preste atenção no seu horário, seja pontual. Repare como você organiza sua mesa, ela vive cheia de coisas? E os arquivos no computador? Tudo está no seu devido lugar?

Crie um olhar clínico para o que você pode melhorar na sua organização, além de afetar sua produtividade durante o expediente, ao se organizar, você também está passando uma imagem de alguém de confiança.

 

4 | Seja flexível

Uma nova tarefa foi proposta à você? Sua rotina de trabalho terá mudanças? Tente se adequar da melhor maneira possível.

(Imagem: via)

 

Reclamar e dizer que não sabe fazer algo pode demonstrar que você não tem interesse algum em colaborar com o sucesso do novo projeto. Se você não sabe executar tal tarefa, peça que alguém te ensine ou demonstre vontade de entender como o novo processo funciona. Isso pode te levar longe!

A flexibilidade a mudanças somente irá mostrar o quanto você está apta a fazer parte do crescimento da empresa. Muitos gestores priorizam isso, além de procurarem pessoas proativas que se comprometam 100% com o processo.

 

5 | Atualize-se

Já parou para pensar se aquele cargo que você tanto almeja precisa de um curso específico? Adquirir novos conhecimentos nunca é demais. Aliás é o melhor investimento que você pode fazer em sua vida.

Buscar por autoconhecimento também é essencial para o seu desenvolvimento pessoal.

Há uma frase que diz: “Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se torna”.

Leia, busque informações atualizadas na sua área e faça cursos técnicos, MBAs, idiomas ou graduação, se necessário. Também preocupe-se com o seu desenvolvimento como pessoa, pois sucesso é algo que atraímos pela pessoa que nos tornamos.

O diploma por si só não garante uma nova posição, mas a partir do momento que você traz inovações para empresa, você começa a ter maior valor de mercado.

 

6 | Tenha espírito de liderança

Para crescer exponencialmente dentro de uma empresa, você primeiramente precisa pensar como grupo e não de maneira individual.

O líder é aquele que tem capacidade de motivar uma equipe, não perde tempo com reclamações desnecessárias e além de tudo, faz mais do que lhe pedem.

O líder não é como os outros, ele se destaca em tudo que faz.

 

7 | Cuide da sua comunicação

Outra questão muito importante,  e que nunca passa despercebida dentro de uma empresa, é a maneira como você se comunica. Além de escrever corretamente, procure se expressar com clareza.

A boa comunicação é um fator decisivo para uma carreira bem-sucedida. Tenha em mente que expressões informais e fala incorreta em excesso podem causar má impressão para seus superiores.

(Imagem: via)

 

Se seu ambiente de trabalho pede tal conhecimento, invista um tempo em expandir seu vocabulário e procure saber quais são as expressões mais usadas no mercado.

Exemplo: no mercado de marketing as expressões briefing, payback, budget, brainstorming, asap e etc…

 

8 | Faça conexões

Imagine que você é gerente de uma empresa e precisa eleger alguém para uma posição de confiança. Quais características você consideraria em uma pessoa para esse cargo?

Ser capaz de fazer conexões com certeza é um fator primordial. Um líder tem que ser capaz de se comunicar, interagir e ajudar quando preciso.

Crie conexões no ambiente de trabalho, seja gentil e solícita quando os outros precisarem de você. Saiba ensinar as pessoas, saiba ouvir e principalmente saiba dar bons conselhos quando necessário.


Essas são apenas algumas sugestões que com certeza podem te levar longe.

Agora eu gostaria de saber de você: existe alguma dica ou atitude que já te garantiu destaque no trabalho? Adoraria saber mais nos comentários!

 

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Resposta
    Thauane
    10/12/2017 em 14:00

    Nossa Fran, não li essa postagem antes, não estava empregada, nem achei que fosse estar tão cedo, mas enfim, consegui um emprego numa escola do meu bairro, serei secretaria, estou em fase de experiência e suas dicas agora foram ótimas para mim! Preciso lidar com esse novo ambiente mesmo sem ter experiência na área e sendo tão novinha (18 anos). Obrigada por suas postagens, você é ótima!

  • Deixe uma resposta