15 Em -

EXISTE IDADE CERTA PRA CASAR?

 
O noivado do momento é da nossa ex Hanna Montana, Miley Cyrus. Ela foi pedida em casamento no último dia 31 de Maio pelo ator Liam Hemsworth. O que mais me chamou a atenção é a idade da moça, a Miley tem apenas 19 anos! Apesar de já ter cara de mulherão, será que ainda é muito cedo para se casar? Pois caso vocês não saibam, na cultura americana quando um casal fica noivo, não é como aqui no Brasil que enrolamos por anos. Lá quando um noivado acontece significa que o casórios está bem próximo.
 
De certa forma entendo e apoio o casório da Miley. Por ser uma celebridade, deve ser impossível viver aproveitando a vida ao máximo, por causa dos fotográfos e tal. E sem falar que a moça é milionária, então qual empecilho os pombinhos poderiam ter? 
 
Mas na vida de real as coisas são um pouquinho diferente. Conheço muitas pessoas que casaram MUITO cedo, só para poderem se livrar do domínio dos pais. E isso é comum, pois nem sempre os filhos de adequam nos padrões estabelecidos pela família. E ai muita gente acaba indo morar sozinha ou acaba se casando.
 
Não julgo essa atitude um tanto quanto desesperada, mas também não sou a favor. Pois decidir morar sozinha ou se casar são decisões muito sérias e precisam ser tomadas com toda cautela possível. O fato de querer morar sozinha e não dar certo, pode ser um pouco mais fácil de se reparar do que quando você decide se casar. Tem gente que casa sem ter dinheiro, casa e muito menos emprego. Tudo para poder ter o gostinho de liberdade. Sei que não estou na pele de ninguém para poder falar que é fácil a convivência com a família, mas será que vale a pena sair de casa sem nenhuma base? Vale a pena passar dificuldades financeiras? E isso é bem grave, pois mesmo amando a pessoa, nem só de amor vive um casal. E ai um relacionamento que tinha tudo pra dar certo, termina por questões financeiras drásticas.
 
E por fim dessa conversa toda eu acho que não existe idade certa para se casar, assim como não existe idade certa para morar sozinha. O que existe é se você tem condições de fazer isso. Quando digo condições, não falo só de condições financeiras, mas também de maturidade, estabilidade e responsabilidade para lidar com tudo isso. Pois chegamos a algum lugar na vida por causa de todas as decisões que tomamos hoje. Então será que vale a pena se arriscar? Quero saber a opinião de vocês, existe idade certa para casar?
Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

15 Comentários

  • Resposta
    jordao
    20/05/2016 em 12:31

    Oi pessoal eu sou de moçambique sto namorando a 7 anos tenho 23 anos de idade, conhece minha deusa bem cedo ela tinha apenas 13 anos de idade hoje 20.
    Ainda acho que é cedo pra casar mas a minha parceira acabou perdendo o pai com quem ela vivia e apoiva em quase tudo que ela sonhava. Ela si sente disconfortavel com o comportamento da mae e das irmans e ensiste que ajente arume um lugar pra morar juntos. Qualquer conselho é valido pois sto mesmo precisndo.

  • Resposta
    Nanda
    04/12/2014 em 10:57

    Estou namorando a 3 anos e tenho 18 anos,e meu namorado tem 26 anos ele me pediu em noivado só que ainda não aceitei o pedido,amo ele muitissimo,como no blog fala ,não existe idadr para se casar,pois é não é nem isso,é porque só ele trabalha,e euainda não,então sinto um forte desconforto,estou concluindo o ensino médio,este ano mais tenho muita vontade de morar junto,até mesmo pra ter minha propria casa só eu e ele,pois ele e bastante carinhoso tem paciência comigo,me respeita ,e eu adimro ele muito por isso,então queria tanto aceitar esse pedido de casamento,mais eu estou pensando muito sobre o assunto.
    Amei o blog mais eu queria uma resposta pra minha.indecisão!!!
    Beijos da Nanda

  • Resposta
    luana da silva
    22/05/2014 em 09:43

    bem tambem concordo com voce nao existi nao idade certa eu mesmo quase me acasei com apenas 17 anos mais pensei bem melhor, mais tinha sim condiçoes de tudo isso so achei que seria responsabilidades de mais , agora veio a minha cabeça sera que em pleno final de ensino medio e uma boa hora pra se morar com um amigo. gostaria de uma ajudinha de voces meninas.

  • Resposta
    RAQUEL CRISTINA
    13/02/2014 em 20:12

    EU ADOREI ESSE BLOG, MUITO INTERESSANTE .
    EU TENHO 21 ANOS NAMORO A 3 ANOS E MEU NAMORADO E EU ESTAMOS PLANEJANDO NOSSO NOIVADO E JA NOS PREPARANDO PARA UM FUTURO CASAMENTO MAS QUEREMOS FICAR UNS 1 ANO E 6 MESES OU 2 ANOS NOIVOS, POIS ESTAMOS NOS PREPARANDO FINANCEIRAMENTE PARA NÃO TERMOS PROBLEMAS DEPOIS QUE CASARMOS E ESTAMOS NOS DEDICANDO TAMBEM AO MAXIMO NOS NOSSOS ESTUDOS POIS QUEREMOS SER BEM SUCEDIDOS NO CASAMENTO MAS NAS NOSSAS VIDAS PROFISSIONAIS TAMBEM, NOS AMAMOS MUITO SOMOS MUITO COMPANHEIROS, AMIGOS, PRA NÓS JA SOMOS UMA SÓ CARNE RS

  • Resposta
    Daniela Carvalho
    15/06/2012 em 13:11

    Nossa não sabia que ela tinha ficado noiva e nem que ela já tinha 19 anos.. sinceramente eu pensava que fosse menos…kkkkkkkkk
    Mais eu acho que não existe uma idade certa pra casar não, acho que no momento que acontecer tem que se aproveitar eu mesmo.. me casei com 20…kkkkk
    muito legal gostei!!!

    beijos!!!

    http://simplismenteedanny.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Natalia Neri
    15/06/2012 em 04:15

    É exatamente isso! Idade para se casar ou morar sozinha não tem, o que mais importa é a pessoa ter acima de tudo responsabilidade e condições financeiras pra isso. Existem pessoas na faixa dos 25/30 anos que só parecem ter idade, porque maturidade mesmo não tem. Vai de cada pessoa mesmo.

    Fran parabéns pelo blog, beijos e sucesso sempre :*

  • Resposta
    Isabella Ramos
    15/06/2012 em 03:40

    Concordo! Esse negocio de poder e não poder levando em conta a idade da pessoa já passou a muito tempo. Hoje em dia, os jovens estão amadurecendo muito rápido, tendo responsabilidades e sabendo já cuidar do próprio nariz. Mas ainda tem aqueles que estão acostumados ao conforto e a comodidade da ajuda dos pais.
    Esses dias mesmo estava pensando, tem uma menina la da minha faculdade que tem a minha idade (19) e já trabalha, tem uma moto que comprou com o dinheiro dela e é totalmente independente e continua morando com os pais. Ai olhei pra mim mesma, nunca trabalhei e ainda dependo da carona do meu pai pra algumas coisas.
    Então acho que tudo tem a hora certa de acordo com o seu nível de amadurecimento e de responsabilidade que pode vir tanto com 19 anos quanto com 15.

    Gostei do post Fran, muito bom o assunto.
    Beijos.

    http://uteis-e-futeis.blogspot.com.br/

  • Resposta
    lully
    15/06/2012 em 02:52

    Eu sempre pensei que casar só depois dos 30. Mas aí fui visitar minha melhor amiga no Canadá e ela me contou que vai se mudar pra Holanda, pra morar junto com o namorado dela (ela é brasileira e ele holandês) assim que ela terminar a faculdade! Ela tem 23 e eu fiquei chocada. Aí ela falou, “Lully, tem tanta mulher que coloca a carreira em primeiro plano pra depois arranjar um companheiro que quando ela finalmente pára pra pensar nisso, ou ninguém mais quer ela, ou ela mesma já tá tão cheia de manias e coisas de ‘gente velha’ que não aguenta ning.”
    E aí me bateu o medo de estar adiando a minha felicidade! Afinal de contas, com a questão “marido” resolvida, dá pra se concentrar na carreira! Fiquei num super dilema… Mas como estou solteira e não pretendo me casar com ninguém antes de pelo menos um ano junta, isso é decisão pro futuro, hehe
    Beijos!

  • Resposta
    Manu Sampaio
    15/06/2012 em 00:40

    Uau, super concordo com você. No caso da Miley, ela não tem nada a perder (mesmo sendo muito nova) já que é ricaça e deve amar muito o Liam (boatos até disseram que ela tinha um anel de castidade, que só podia perder a virgindade quando se casasse), mas é como você disse, eu não tenho nada contra casamento cedo, só sou contra gente precoce e imatura que faz as coisas por desespero e não pensa nas consequências.
    Beijos ♥

    http://www.garotadeallstar.com

  • Resposta
    Patricia
    14/06/2012 em 23:27

    Eu morei sozinha durante quase 7 anos e confesso que não penso em casar/juntar tão cedo, mesmo namorando há 4 anos. Tenho certo receio e acho até egoísmo de minha parte, pois acostumei a fazer tudo sozinha e penso que dividir o teto com outra pessoa talvez não seja tão simples. Mas casar está sim nos meus planos futuros (sempre pensei em casar com 30 anos). Cabe a cada um descobrir a hora certa.
    :*

  • Resposta
    Letícia
    14/06/2012 em 21:45

    Quase vi meu namorado falando comigo agora. Todas as vezes que eu brigo com os meus pais, falo pra ele pra gente ir morar junto, ele me diz exatamente o que você escreveu. E quer saber? No final eu sempre acabo concordando com ele.
    Amei o texto.
    Com carinho,
    Letícia

  • Resposta
    Jaque
    14/06/2012 em 19:03

    Eu concordo com você. Acho que tudo depende da maturidade e responsabilidade da pessoa. Já vi pessoas casando super cedo e outras bem tarde, acho que vai da pessoa, mas não acho que existe idade certa pra casar.
    xoxo

  • Resposta
    janelasdedaniela
    14/06/2012 em 19:02

    Eu concordo em dizer que não há idade certa pra casar, porém acho que é algo que tem que ser pensado com muito carinho, hoje em dia as pessoas tratam o casamento como uma coisa simples que depois se num der certo podem terminar o casamento. Pra mim é uma coisa muito forte, tenha certeza que é isso que você quer. acho que ele não pode ser levado como o namoro que quando terminar terminou.

  • Resposta
    Cacau
    14/06/2012 em 18:54

    Oi Fran,
    eu moro sozinha há um ano, e em outra cidade. Poucos meses depois meu namorado de longas datas juntou-se à mim nessa história e assim planejamos ficar por muito tempo. Nossas famílias quiseram nos casar, planejaram mil almoços e jantares para nos rotular e sentirem-se confortáveis com isso, mas desde o início bati o pé dizendo que não tinha ninguém casando: era um test-drive de viver juntos e fora da casa dos pais. Concordo contigo que não tem data certa pra casar, e que o mais importante é ter condições de sustento para dar esse grande passo. Essa foi a minha estratégia: quando vi que tinha condições de me bancar (sem grandes luxos, é claro), não pensei duas vezes em cair no mundo e não me arrependo. Com o tempo percebi que morar junto faz a gente pensar junto, ou pelo menos pensar por 2. Não somos casados, mas somos uma família, e acho que isso muitas vezes sequer é cogitado por muita menina que põe um anel no dedo e dá tchauzinho pros pais. É um processo de amadurecimento muito duro e intenso, mas recompensador na mesma medida. Mais do que considerar as questões práticas para fazer o morar junto dar certo, sou mais radical ainda: pense só no racional, pelo menos no começo, porque no amor tá tudo bem. Da grana ao trabalho, das manias aos vícios, é uma forma de proteger o relacionamento, sabe?

    Desculpa o texto grandão, me empolguei com seu tema, sua forma de escrever. Visito sempre seu blog e me identifico bastante. Beijo! 🙂

  • Resposta
    Jaqueline
    14/06/2012 em 18:48

    Cara, você disse tudo! A primeira coisa que penso antes de casar é ter uma instabilidade financeira, e mesmo que existam momentos em que a gente quer sair de casa o mais rápido possível é preciso ter maturidade e pensar se é realmente aquilo que a gente quer e que na primeira dificuldade que aparecer ir voltando pra casa dos pais. Isso não existe! Sou noiva, tenho 18 aninhos e sou muito feliz por isso. Decidi que vou fazer tudo o que eu preciso agora e não tenho pressa alguma pra casar porque eu sei como estou e quando for o momento certo , a gente vai com tudo!

    Adorei muito o texto mesmo Fran, e pra mim, não existe idade pra casar, só existe maturidade, responsabilidade e tantas outras coisas que você falou no post.
    http://www.garotaxmulher.com

  • Deixe uma resposta