12 Em Organização

Como fazer menos (e viver melhor)

Eu costumava acreditar que ser produtiva era realizar o máximo de projetos no menor tempo possível, mas com tempo fui percebendo como estava errada.

Por algum motivo eu me sentia compelida a aceitar várias demandas que surgiam na minha vida: mais um projeto, mais um compromisso, outra responsabilidade…

Eu acreditava que abraçar todas as oportunidades que chegavam até mim era a coisa certa a se fazer para crescer na vida, sabe?

Quanto mais dissesse “SIM”, mais portas se abririam para o sucesso. Mas, o resultado disso foi que em pouco tempo eu me sentia drenada, cansada e sem energia para nada.

Eu vivia com a sensação de que sempre havia algo pendente e que eu nunca fazia nada 100% (já se sentiu assim?).

Minha postura em relação a isso começou a mudar quando eu li um livro chamado “Essencialismo – A busca disciplinada por menos” do autor Greg McKeown.

Em uma parte do livro ele diz:

“(…) só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa”.

Isso fazia todo sentido!

O que adianta me comprometer com seis projetos diferentes e avançar 30% em cada um? Quando, se eu usasse toda a minha energia em apenas um de cada vez, além de conseguir realizar mais, eu estaria dando minha total atenção aquela única demanda.

E era isso o que eu mais precisava, pois eu sentia que ao invés de curtir o processo, eu vivia cansada e irritada por nunca dar conta de tudo. 

Decidir focar em um projeto de cada vez foi muito além de somente diminuir minha confusão mental, me ajudou a ter uma vida mais equilibrada e curtir de fato as coisas boas da vida.


💡 Um exercício para você:


Pense no que você poderia deixar em “modo de espera” ou simplesmente abandonar hoje. Qual tarefa/compromisso você poderia enxugar na sua rotina para ter mais tempo e se dedicar ao que é realmente importante?

Quando pensamos em abrir mão de algo nos sentimos estranhas, é como ir contra a nossa natureza que sempre diz que, para ser bem sucedida precisamos abraçar todas as oportunidades que aparecem, mas eu te desafio a ir contra essa ideia e experimentar os benefícios de focar em uma coisa de cada vez.

Isso muda a vida, juro!

➡ Se você deseja ir mais a fundo nesse tema, recomendo a leitura do livro Essencialismo.

Receba os conteúdos exclusivos
do Morando Sozinha no seu e-mail

Prometemos manter seu e-mail seguro, odiamos spam.

Você também pode gostar

12 Comentários

  • Resposta
    Ana Paula
    19/01/2018 em 22:38

    Oi Fran! Sou sua leitora a pouco tempo mas já posso dizer que foi Deus quem te colocou no meu caminho! Esse ano eu estou fazendo exatamente isso e ME colocando como prioridade! Ta dando tão certo e eu estou espantada como muitos sonhos, (que eu deixava de lado para satisfazer os planos dos outros ) eram tão simples,só precisavam do leu tempo e dedicação! Você é uma inspiração e uma benção na minha vida! Agradeço aos céus pela sua existência toda vez que leio um desses seus texto maravilhosos! ❤

    • Resposta
      Franciele
      20/01/2018 em 09:26

      Oi Ana, seja bem-vinda! Fico muito feliz em saber disso <3

  • Resposta
    Jessyka
    15/01/2018 em 07:45

    Nossa! Um pensamento muito simples e que faz todo sentido.
    É automático iniciar várias coisas ao mesmo tempo, sem conseguir finalizar a maioria delas por não ter tempo pra tudo.
    Com certeza, priorizar melhor certas coisas será um objetivo a ser cumprido esse ano! 😉

  • Resposta
    Entre Anas
    07/01/2018 em 18:19

    Sempre uma inspiração, Fran! <3

  • Resposta
    Tamara MR
    06/01/2018 em 14:08

    Fran, como sempre vc nos fazendo pensar sobre assuntos importantes. Obrigada por mais essa reflexão. Irei parar e anotar todas minhas “obrigações” atuais e quais posso abandonar. A gente sempre ouve sobre isso mas uma hora devemos parar e colocar em prática né?

    • Resposta
      Franciele
      07/01/2018 em 13:09

      Oi Tamara, tente! É difícil nos desapegarmos no começo, mas quando vemos o crescimento que temos a partir nas áreas que realmente importam, isso nos motiva a querer ainda mais longe 😀

  • Resposta
    Gabriela Farias Soares
    06/01/2018 em 12:18

    Tudo que eu precisava ler hoje! Amei a reflexão e vou tentar trazer isso pra minha vida sem dúvidas.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Resposta
      Franciele
      07/01/2018 em 13:09

      Oi Gabriela, fico feliz em saber disso! Obrigada por acompanhar os conteúdos <3

  • Resposta
    Carolina
    06/01/2018 em 00:49

    Estou tentando fazer isso em 2018. Focar no que realmente é importante pra mim. Dizer não é um grande desafio, mas temos que tentar, né?

  • Resposta
    Luma
    06/01/2018 em 00:01

    Oi Fran! Nossa, estamos tão acostumados a fazer mil coisas ao mesmo tempo quem nem percebemos o quanto ficamos atrasadas em tudo. Amei o seu post, desafio aceito!

    • Resposta
      Franciele
      07/01/2018 em 13:10

      Não é? Achamos que quanto mais abraçarmos, mais teremos sucesso, mas ta tudo errado kkkk

    Deixe uma resposta