35 Em -

MORAR SOZINHA OU MORAR COM AS AMIGAS?

 
Essa foi a primeira dúvida que surgiu na minha cabeça quando decidi que ia morar sozinha. E digo a vocês, demorei séculos para me decidir. Pois vamos combinar que não é uma decisão fácil e deve ser tomada com muita cautela. Então resolvi escrever este post para as meninas que estão em dúvida sobre essa decisão.
 
Antes de mais nada, quando você decide morar sozinha tem que pensar que muitas mudanças virão com essa decisão. Contas, alimentação, imobiliária, tudo isso está incluso nesse pacote. Na verdade, ninguém está pronta o suficiente pra lhe dar com isso antes de sair de casa, mas é algo que você se acostuma com o tempo e acaba tendo que aprender a conviver com eles. Mas eis a questão, o que na verdade é melhor? 
 
MORAR SOZINHA
Quando você se decide por morar sozinha muitas coisas devem ser levadas em conta de acordo com a sua personalidade. Por exemplo, já pensou se você lidaria bem se chegasse em casa e não visse ninguém para conversar? Pode parecer engraçado, mas acontece mesmo. Ainda mais quando você vem de uma família de quatro, cinco ou seis pessoas. E sobre as contas, já pensou melhor sobre isso? Pois tudo é dividido por apenas uma pessoa, que é você. Sem falar que, na maioria dos casos, as pessoas começam apenas com os móveis que tinham no próprio quarto. Isso faz com que você tenha que comprar pelo menos os itens básicos para a sobrevivência de uma casa. E ai, já são mais contas para pagar.
 
Outra coisa que é super importante saber, é que não adianta você ganhar R$1.000,00 e fazendo seus cálculos, ver que para morar sozinha vai gastar R$800,00. Isso é suicídio total, pois as contas variam SEMPRE a cada mês e sem falar dos imprevistos que ocorrem quando a gente menos espera.
 
Nunca devemos sair de casa com o intuito de nos livrar dos nossos pais, porque isso não acontece nem depois que a gente se casa. Você deve optar por sair, quando perceber que chegou a sua hora de ser independente e começar a tocar a sua própria vida. Mas como eu disse antes, para tudo isso acontecer você tem que estar preparada psicologicamente e principalmente financeiramente.
 
Mas convenhamos, morar sozinha no fundo tem suas vantagens. Não é que eu não gostava de morar com meus pais, mas chega uma hora que a sua consciência pede para que você tenha seu espaço e a sua liberdade. Eu não trocaria por nada, a sensação maravilhosa de entrar em casa e sentir aquele cheirinho de casa da gente, sabe? Poder assistir TV de madrugada sem ninguém te incomodar, parar por alguns instantes e olhar tudo ao redor e ver que tudo aquilo foi você que batalhou para ter. Isso é incrível!
 
MORAR COM AS AMIGAS
Quando eu decidi que ia morar sozinha, nunca me passou a ideia de que eu poderia dividir a minha casa com alguém. Mas pesquisando e analisando o que seria mais viável pra mim naquela hora, eu percebi que ia ser ótimo e eu economizaria muito mais do que se eu fosse morar sozinha de tudo. Na época, eu fiz uma planilha que se chama “Projeto Apartamento” e nela tinha tudo o que eu precisava para poder ter uma casa com itens básicos como geladeira, fogão, cama, e por ai vai… Quando eu somei todos os valores, nem podia acreditar que era aquele valor absurdo que eu ia ter que juntar para poder sair de casa. Na hora me bateu aquele desânimo e eu achei que nunca ia poder fazer isso. De acordo com a planilha e com o valor que eu podia juntar por mês, eu ia ter que esperar quase dois anos para poder comprar tudo à vista. Foi quando eu vi que eu tinha duas opções: esperava os dois anos ou poderia morar com alguma amiga e dividir tudo. E acabei optando pela segunda opção.
 
Acho que tudo mundo tem medo de morar com alguém, pois todos nós temos nossas manias, crenças e esquisitices. Mas isso é normal, pois somos nada mais que seres humanos. Já faz quase um ano que eu e mais três amigas moramos juntas e pra falar a verdade, me sinto muito bem, pois acima de tudo somos amigas!
 
Nesse tempo de blog recebi várias perguntas sobre esse assunto e sempre respondi cada pergunta individualmente, mas como o blog foi crescendo várias outras dúvidas começaram a aparecer. Por isso, separei as perguntas que mais apareceram para respondê-las pra vocês:
 
1. O QUE É MELHOR: CADA UMA TER O SEU QUARTO OU DIVIDIR?
R: Sem dúvida, a melhor resposta é cada uma ter o seu. Aqui em casa por exemplo, somos em quatro e cada uma tem seu quarto. Isso ajuda muito no convívio, pois cada uma tem seu ‘mundo’ e todas respeitamos isso. Podemos secar o cabelo a hora que queremos, podemos ouvir música, ficar na net de madrugada. Coisas que teriam que ser repensadas se você dividisse o seu quarto com alguém. 
 
2. DEVEMOS COMPRAR NOSSOS MÓVEIS JUNTAS OU SEPARADAS?
R: Bom, como nós não temos nenhuma bola de cristal, nunca sabemos o que pode acontecer no dia de amanhã. Pode ocorrer de você ter que mudar de cidade ou acabar brigando com a sua amiga. Ai nessa hora, como faz com os móveis que vocês compraram juntas? Aqui em casa todas nós compramos alguma coisa, mas cada uma arcou com o que comprou. Apenas dividimos coisas comuns, como cortina pro banheiro, armário para produtos de limpeza e decoração no geral. 
 
3. DEVO TRANCAR O MEU QUARTO?
R: Esse costume é comum em repúblicas. Aqui em casa isso nem acontece tanto, só quando vamos viajar ou alguma coisa assim. Mas não porque temos medo uma da outra, é porque moramos em um apartamento no centro e tomamos algumas medidas de precaução. Pois temos objetos de valores em nossos quartos e sem falar que somos todas garotas então, cuidado nunca é demais.
 
4. E COMO É FEITA A DIVISÃO DAS CONTAS?
R: Dividimos tudo que é de uso comum como aluguel, luz, água, produtos de limpeza e internet. Ah, sem falar quando queremos um item novo de decoração para a casa, também dividimos entre todas nós.
 
5. É MELHOR MORAR COM APENAS UMA AMIGA OU MAIS DE UMA?
R: Olha, particularmente eu nunca moraria tipo eu e mais uma amiga. O porque disso é que apesar de você conhecer as pessoas a muito tempo, quando você divide o mesmo ambiente a situação muda. Se um dia sua amiga deixar vasilha na pia, você não vai se importar de lavar, pois foi apenas aquele dia. Mas se ela faz isso todos os dias, chega uma hora que você vai cansar. E quando for reclamar com ela, isso vai virar uma briga feia, pois sempre quem faz isso nunca gosta de ser chamado a atenção. E ai como só é vocês duas em casa, uma vai virar a cara pra outra, até chegar o dia que uma das duas irá embora. Então eu indico sempre: se for morar com as amigas, prefira morar em três. Pois assim são duas colocando moral em uma. Mas se você for (ou mora) com alguma amiga, procure deixar bem claro o que te incomoda e o que você espera dela, sobre a organização da casa e todo o resto.
 
Tudo isso eu só aprendi depois de todo esse tempo morando sozinha e são coisas que só acreditamos quando acontece com a gente. Espero que essas dicas ajudem vocês a se decidirem e se tiver alguma pergunta que eu não respondi e vocês querem saber, mande um e-mail para [email protected].

Você também pode gostar

35 Comentários

  • Resposta
    Samara
    27/11/2017 em 16:56

    Tudo que eu precisava ler

  • Resposta
    Michelle
    06/10/2016 em 11:39

    Que legal… Franc
    Duvida, quer saber! pergunta, moro sozinha senti ruim passa depressão?…
    me respondi

  • Resposta
    emanuele
    28/01/2015 em 12:30

    ameeei ..incrivel !

  • Resposta
    luana da silva
    10/07/2014 em 11:05

    ola fran tenho uma divida muito seria sobre esse assunto, tenho so 17 anos mais ja vou completar 18 no comesinho do ano que vem, entao meu namorado que começar a construir no nosso lote e tem umas amigas minhas que me chamarao pra morar com elas e duvida e enorme sera com quel dos dois vou sair bem em morar com amigas e diversao moderada ou morar com namorado e ser quase como casados , e sera que nao sou nova de mais tbm vou entrar na faculdade ainda em 2015 no mesmo ano dos meus 18 queria uma ajudinha galerinha oque fazer nesse caso. amooo suas postagens lindas de mais kk amo amo…

  • Resposta
    Júlia Queiroz
    15/06/2014 em 20:53

    Nossa, você conseguiu me ajudar bastante, ano que vem tem faculdade e muitos planos que desejo realizar, e um deles é morar sozinha, estava na dúvida de morar só ou com amigas! Obrigada!!! E amo seu trabalho, parabéns, estou anciosa pelo seu #book!

  • Resposta
    Conceição
    25/03/2014 em 16:06

    Eu tenho uma dúvida, já morei com três amigas, e também com minha irmã. Atualmente estou morando sozinha, tenho duas amigas que gostaria de convidá-las para morar comigo, mas a dúvida é sobre relacionamento com namorados, sou chata com esse aspecto, não gostaria de acordar e dar de cara com o namorado da minha amiga saindo do quarto e indo pro banheiro, ou encontrá-lo na cozinha, ou ter que guentar eles discutirem relacionamento até tarde da noite na sala, ai estou na dúvida até hoje, poi
    s já passei por isso antes.

  • Resposta
    Sabrina Galdino
    25/01/2014 em 20:29

    Olá, nunca pensei em morar com alguém, conheço uma amiga que daria tudo certo para morar, mas ela é filha única e mora com a mãe… não sei se ela deixaria a mãe sozinha, fora que ela falou que prefere morar em casas do que apartamento, isso porque só falei que pretendo ter minha independência…

  • Resposta
    Marcello Tavares
    30/12/2013 em 02:18

    Oi.. Também estou indeciso. Mas na verdade é a segunda vez que vou sair de casa. Da prumeia n deu muito certo porque perdi meu emprego e fiquei doente (tragedia). Mas agora està tudo bem e estou pensando em morar com um amiga. Eu tenho 20 anos ela tem 33. Mas somos bem amigos. Pretendo dividir agua,luz,net,tv e comida. Como eu tenho os meios de semna livres posso cuidar do ap o que seria ótimo pq ela tem 2 cachorras e 1 gato… E eu tenho uma gata. Hehe estou com esperanças que dé certo. Esse post foi de grande valia. Muito obrigado

  • Resposta
    Giulia Pompermaier
    28/12/2013 em 15:27

    Olá, Fran!
    Li todo o post com muito atenção e você está de parabéns. Seu conteúdo é maravilhoso. Desculpe se isto soar rude (eu tenho uma mania de correção, fico agoniada com erros ortográficos/gramáticos) porém, não pude deixar de notar alguns errinhos no texto. Na resposta da pergunta 1, primeira linha, dá uma lida que não tá batendo bem essa frase. Na resposta da pergunta 4 (1ª linha) você escreveu alguel. E no tópico “Morar com Amigas” no 2º parágrafo última linha você digitou “somo amigas”.
    Dá uma olhada pra arrumar, ok?
    Beijos, Giulia.
    http://www.makeaquarella.wordpress.com

  • Resposta
    Bruna Lyrio
    19/12/2013 em 22:55

    Adoro acompanhar esse blog, porque sempre tem essas dicas essências, tenho 16 quase 17, mas já tenho vontade de morar sozinha mas não para me afastar dos meus pais, mas para seguir minha vida e encontrar minha independência.
    http://imperiorosa.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Priiii
    16/12/2013 em 16:29

    Oiii Fran, amei teu blog… Muito realista, e me identifico com tudo que você escreve… Realmente a vida de morar sozinha não é fácil, morei um ano com uma amiga, mas como você falou, acaba que se você não fala o que te incomoda vai irritando, e com o passar do tempo não dá mais certo!! Agora estou morando sozinha, não pago aluguel o que ajuda muito… Mas me sinto muito só, será que deveria arrumar alguém pra morar junto??

  • Resposta
    Valdiane Castro
    27/11/2013 em 00:42

    Fran, estou A P A I X O N A D A pelo blog, sério mesmo. Super me identifiquei, moro sozinha já tem 3 anos, aliás, 2 anos dividi ap com colegas e já tem um pouco mais de um ano que vim morar sozinha mesmo.Não sei como cheguei aqui no blog, acho que alguma amiga curtia sua página no face e eu fui dar uma olhada, gostei e aqui estou, me declarando (rs).

    Estou adorando acompanhar seu blog. Bjos e sucesso!

    • Resposta
      Franciele
      27/11/2013 em 14:11

      Ei linda! Que legal, amo saber disso!!! Seja bem vinda sempre 😀
      Bjs

  • Resposta
    Maysa Gonzaga
    19/11/2013 em 21:44

    Moro em uma república e acabei tendo que dividir o quarto, mas minha colega de quarto é super sussa e nos damos muito bem. Porém aqui em casa cada um tem suas próprias despesas: cada um compra sua própria comida, seus próprios produtos de limpeza e tals…tudo para não dar briga. E sim, é muito melhor chegar em casa e ter gente pra conversar e não se sentir sozinha!

  • Resposta
    Raquel Fernandes
    10/11/2013 em 14:46

    Acho muito melhor morar sozinha, na minha opinião as únicas coisas que me fariam mudar de ideia é eu ter uma amiga, bff aquela amiga de verdade, que pra falar a verdade eu não tenho e que também é bom dividir os custos,,, mas a convivência eu sei que sou muito chatinha com tudo e não vai dar certo, né? E também acho muito legal chegar em casa abrir a porta e se sentir adulta, dona de tudo que está aí e que fui eu que consegui com meu esforço.

  • Resposta
    Sara
    04/11/2013 em 22:34

    Quantos anos você tinha quando resolveu morar sozinha? e já tinha feito faculdade e tinha seu emprego, ou resolveu ‘começar a vida’ toda junta (morar com amigas,primeiro emprego,pagar faculdade..) ?? bj

  • Resposta
    Kellyane
    15/10/2013 em 13:26

    Holá! Tenho uma pergunta para te fazer,
    moro na Bolívia a mais de um ano e moro sozinha, vim aqui para poder estudar. Ano que vem um amigo de infância meu irá vim embora para cá, e como eu não gosto de ficar sozinha estou pensando em morar com ele. Tem algumas dicas para me dar? Será que me darei bem morando com um HOMEM? Me diria que sim ou não em relação a morar com homem? amigo de infância..

    Aguardo sua resposta, abraços Kelly

  • Resposta
    Mariana Briet
    25/09/2013 em 14:01

    Moro com meu namorado e mais um amigo nosso, e estamos dando super certo! Acabamos decidindo que tudo que vamos beber, comer, e gastar será dividido em 3 e por sermos muito amigos nós acabamos comprando coisas em avulso e nem cobramos, nós equilibramos os gastos e dedicamos um cartão de crédito para a familia, que só é gasto com as coisas que precisamos.E também compramos todos os móveis juntos, um dia dividimos tudo de um jeito igual… Mas adoro morar desta forma, mesmo eu sendo a unica mulher da casa, eu me sinto avontade e amo meu aconchego!

  • Resposta
    Bel
    03/09/2013 em 12:43

    Morei sozinha com mais duas meninas por quase 1 ano. O conselho que dou para quem quer dividir é: só divida se vocês foram muito amigas e tiverem um nível grande de intimidade. Porque comigo não deu certo, não eramos tão intimas e muito diferentes uma da outra apesar de se conhecer ha algum tempo.
    Hoje moro sozinha e é a melhor coisa que eu ja fiz, sem contar que posso levar meus amigos e familia lá pra casa, sem ter que pedir/combinar com a colega que mora junto. Boa sorte pra quem vai fazer essa mudança, beijos. 🙂

  • Resposta
    Carina Travasso
    13/08/2013 em 16:07

    Fran, eu precisava muito da sua ajuda. Eu tô em processo de mudança (futuramente morar sozinha) e caso você ainda tenha essa planilha “PROJETO APARTAMENTO” gostaria muito que você me enviasse, desde já agradeço pela sua atenção querida. bjos e seu blog é lindo <3

  • Resposta
    tata
    09/08/2013 em 16:40

    Caraaaa,voce é linda demaaais! Eu to amando ler esse blog,tem me ajudado todos os dias =)
    Aiiiii te mandei um e-mail e to aguardando ansiosamente a resposta!!!

  • Resposta
    Raquel Klein
    08/07/2013 em 18:58

    eu e mais duas amigas estamos tentando passar na UNB, porque uma delas ganhou um apartamento da madrinha. Já fizemos os cálculos de quanto vamos gastar só para mobiliar o apartamento, e é bem caro, então chegamos á conclusão de que é melhor dividir tudo. Não acho que vamos brigar muito, porque a gente sempre se entende, e estamos tentando, desde já, estabelecer umas regras. Nossos pais apoiam, porque a UNB é uma das melhores universidades do Brasil, e eles vão nos dar apoio financeiro. Esse blog está nos ajudando muito á pensar, obrigada!

  • Resposta
    Stephanie Oliveira
    27/11/2012 em 23:59

    Opáá acheii oque queria!! Tava com essas dúvidas a mais ou menos uma semana,,,quando sentei com minha amiga e derrepente surgiu essa idéia de como seria se morássemos juntas… Ela me considera como sua melhor amiga ..Pensamos iguais..porém sou mt religiosa..(Evangélica) e ela afastada..Gosta de bagunça..anda com más amizades..cheguei a comentar com ela..que se acontecesse de irmos morar juntas..teria que mudar mt coisa.. vendo isso chuguei a conclusao de que nao dariamos certo por esse motivo! Mais isso ainda me encomoda..to com esse ENORME desejo de sair de ksa p conquistar minhas coisas..Assim como vc..sou apaixonada por decoraçoes..sonho em fazer tudo do meu jeitinho!! Ao mesmo tempo isso vai de agua a baixo..Pois meus pais sao separados e moro atualmente com meu pai..Não posso deixar ele no momento até que arrume alguem..(oque nao vai acontecer) Disse que nao vai por mulher dentro de ksa…entau resumindo= ele precisa de mim..!! Mais meu sonho ainda procede..!! PS: Tenho 17 anos….

  • Resposta
    Andreia Miranda
    13/05/2012 em 10:29

    Adorei o post tá lindo(seu blog tá super fofo,amei!!!!) eu tava mesmo pensando nisso pois daqui a pouco eu faço vestibular e na cidade onde moro não tem boas universidades então eu vou ter que me mudar e sempre fiquei com essa duvida na minha cabeça kkkkk
    bjs…visita meu blog???
    somentegirls10.blogspot.com

    boa sorte no blog!

  • Resposta
    Leandra Putz!!!
    11/05/2012 em 23:12

    Linda tudo é um caso a se pensar. Tudo tem seu lado bom e lado ruim. Com as amigas se divide as contas e tudo fica menos pesado, mas na hora de ter seu espaço pode ficar complicado. Sozinha é legal, tem todos os cantos da casa pso pra vc ver o que quer na tv, mas as contas pesam mais, vc vai ao mercado sozinha fica sozinha muito tempo.

    depende do que vc quer mesmo.

    bjk

    Leandra – http://www.cherryboomshop.com

  • Resposta
    histeriafeminina
    11/05/2012 em 17:51

    Muito legal as dicas…

  • Resposta
    Taty
    11/05/2012 em 16:36

    Eu tomei essa decisão de morar sozinha tem pouco tempo. E concordo com vc em todos os aspectos. É uma delicia, mas tem lá suas responsabilidades!

  • Resposta
    Mariana Náthaly - Bloggue-Te
    11/05/2012 em 14:03

    Tirou muitas das minha duvidas, mas o que ainda cutuca a minha cabeça é sobre o dinheiro. Quando fizer 18 anos vou para sp fazer faculdade junto com minha irma, mas da onde vai sair o dinheiro pra pagar tudo? Sei que vou ter que trabalhar, mas não vou conseguir um emprego de uma hora para outra. Enfim, ótimo post, vou mostrar isto para minha irma já. ♥

  • Resposta
    Paola S. Xavier
    11/05/2012 em 03:24

    A cada dia me surpreendo com esse blog. Acompanho desde que começou e vejo quanto carinho você dedica todos os dias aqui. Amo, amo, amo o morando sozinha de coração e sem falar que amei esse post. Tuas dicas são muito sinceras e você explica tudo nos mínimos detalhes.

    Não quero parecer que estou puxando sarra, mas tudo aqui é realmente lindo. Parabéns Fran, vc merece tudo de bom!

    Beijos Paola

    • Resposta
      Fran
      11/05/2012 em 03:27

      Ei Paola, de verdade, obrigada pelo carinho. Realmente me dedico muito aqui e realmente amo o que eu faço. Fico muito feliz quando pessoas como você falam tantas coisas lindas sobre o que eu faço com muito carinho.
      Muito obrigada <3
      Beijos!

  • Resposta
    Joyce
    11/05/2012 em 02:04

    Nooossa , eu simplismente amei o post! sério! tenho 16 anos ainda oaksoaks mas tenho um sonho de morar com a turma, tipo, que nem vc falou, com mais duas, porque seilá, acho magico haha
    principalmente quando eu assisto new girl , que mora 3 meninos e a Jess, me da uma vontade de ir morar com eles 😛 achei que vc morasse sozinha mesmo hsuahsuahs não com as amigas… tem fotos? haha tipo, noite de cinema ? 😛

    • Resposta
      Fran
      11/05/2012 em 02:31

      Moro com mais três amigas sim Joyce. E tenho fotos sim, já fizemos pequenas ‘festinhas’ aqui em casa.

  • Resposta
    Luisa Castro
    11/05/2012 em 00:50

    Eu adorei esse post, é meu maior sonho morar sozinha mas ainda eu não tenho dinheiro para pode me bancar sozinha mas é isso o meu objetivo, então eu to procurando um emprego

  • Resposta
    Laís
    10/05/2012 em 18:13

    Fran, acho que esse é um dos melhores posts do blog! Amei muito, sério! Esclareceu bastante dúvidas que eu tinha sobre o assunto e me fez pensar mais nas duas opções.

  • Resposta
    Caroline Martins
    10/05/2012 em 18:11

    Era tudo que eu precisava ler! Eu e mais uma amiga vamos morar juntas ano que vem, no Rio! E era exatamente essas duvidas que eu tinha; Obrigada!! Beijos (:

  • Deixe uma resposta