16 Em -

Motivação: qual é a sua hoje?

Motivação

Um dia desses uma leitora (que pediu que eu não citasse o nome dela) me mandou uma mensagem lá no Facebook contando sobre vários acontecimentos na vida dela. Que, aliás, que exemplo de vida! Porém, ela me disse que mesmo depois de ter passado por tanta coisa na vida, ela sente que de uns tempos pra cá perdeu totalmente a motivação para correr atrás das coisas devido a muitos problemas na família e na vida.

Bom, eu nem tenho uma bagagem tão extensa de vida. No entanto, quando leio mensagens com as quais eu me identifico, gosto muito de vir aqui compartilhar as minhas experiências e falar sobre coisas que eu já vivi. E eu literalmente perdi a conta de quantas vezes recebi comentários dizendo que posts assim ajudaram a pessoa que leu a passar por um momento difícil. Então sempre que eu posso e estou inspirada (que é bem importante) venho aqui escrever uma mensagem para vocês. E por isso hoje vou falar sobre: motivação.

Se eu já me senti desmotivada alguma vez? Sim, muitas. E hoje acredito que ficar desmotivada é quem nem gripe, pode acontecer a qualquer momento.

É difícil falar porque a gente da uma desacelerada às vezes. Pode ser porque literalmente cansamos de fazer algo, também pode ser porque algo não vai bem na nossa vida e isso acaba desequilibrando todo resto ou porque a gente perde a fé e não acreditamos que nem se a gente lutar vai acontecer.

A verdade é que nós somos seres humanos, não uma máquina. A gente tem uma tendência muito forte a ficar extremamente motivado quando estamos felizes. No entanto, também temos uma tendência mais forte ainda para se desmotivar quando um obstáculo aparece.

É fácil ter motivação quando as coisas não estão caminhando como a gente gostaria? Não, não é. E isso me ensinou que a gente não precisa ser forte o tempo todo. Há momentos que a gente precisa mesmo dar uma desacelerada. Mas sabe uma coisa que diferencia as pessoas? É que há pessoas que vivem desmotivadas e outras que usam esse momento para reunir forças, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Para mim, motivação é a força que me faz lutar pelos meus objetivos. Quando a gente perde a motivação, perdemos também o sentido da vida. Afinal, pelo que vamos lutar?

Estar motivado 100% do tempo é uma tarefa impossível, porém somos totalmente responsáveis por não deixar a peteca cair. Por isso, quando você começar a sentir que seu nível de motivação está abaixando, tenha sempre em mente os motivos pelos quais você levanta da cama todos os dias e isso com certeza vai te inspirar a nunca desistir.

Você também pode gostar

16 Comentários

  • Resposta
    Thais Nathios
    03/01/2017 em 00:51

    Conquistar a minha independência financeira me motiva e muito!

  • Resposta
    Thais
    23/03/2015 em 14:43

    Ótimo texto, Fran.
    Só faço uma correção neste trecho aqui:
    “No entanto, também temos uma tendência mais forte ainda para se desmotivar quando um obstáculo aparece”

    O correto seria: ” No entanto, também temos uma tendência mais forte ainda para nos desmotivarmos quando um obstáculo aparece” ou ” No entanto, a gente tem uma … para se desmotivar quando um obstáculo aparece.

    😉

  • Resposta
    Ana HKL
    22/03/2015 em 16:15

    Fran, acompanho o Vida Organizada (vi vc por lá esses dias!) e as listas de que vc precisa ter pra se organizar com GTD foram cruciais para me dar motivação. Sab aqueles “dias de gripe”, que td dá errad, o projeto voltou duas vezes, a lampada do banheiro queimou, vc bateu o pé na cama, derrubou café na blusa branca, fora todo o resto? Aquela listinha de projetos a médio e longo prazo faz td isso parecer piadinha de criança. Mtas vezes, olhar lá na frente é o gatilho pra motivação. Como eu digo: vc tem q aprender a trabalhar cansada. E, as vezes, desmotivada.

  • Resposta
    Karen
    21/03/2015 em 13:00

    Que lindo Fran.
    Definitivamente você é uma das pessoas que me inspiram também!!!
    Quando a vida está meio ‘blágh’ a gente da uma desanimada de fato, mas realmente é preciso respirar fundo e principalmente ter fé que Deus está no controle de tudo! E uma hora ou outra, apesar de tanta luta nossa vitória chega! Um super beijo e parabéns pelas palavras.

  • Resposta
    Lorena
    21/03/2015 em 00:24

    Fran, você escreveu tudo que eu precisava ler… Assim como essa moça que te mandou mensagem, eu também estou muito desmotivada por problemas pessoais. São tantos que afeta até a minha saúde, mas hoje eu estava refletindo sobre isso… Se eu não largar essa tristeza, levantar e continuar a batalhar pela minha vida, ninguém fará isso por mim e eu não vou ser feliz nunca. Afinal, não existe nada melhor do que realizar nossos objetivos. Meus sonhos não são impossíveis, mas dependem exclusivamente de mim, de atitudes simples diárias… E eu tenho que manter o autoconfiança e, consequentemente, a motivação. Obrigada por ter escolhido esse tema, você me deu um super “empurrãzinho”! 😀 Beijos

  • Resposta
    Renata
    20/03/2015 em 23:21

    Oi Fran, obrigada pelo texto, de verdade.
    Eu ando bem desmotivada e quando a gente lê um texto assim e percebe que não é uma coisa só nossa, que todo mundo pode passar pelo mesmo, parece até um pouco mais fácil de lidar. Força na peruca sempre, é o jeito! haha
    Beijos

  • Resposta
    Aline Sousa
    20/03/2015 em 19:24

    Poxa, Fran, esse texto veio a calhar. Essa semana me senti muito triste e desmotivada. Minha vida tem passado por muitas mudanças bruscas e o desconhecido sempre me atormenta, mas ler isso me fez relembrar do motivo dessas mudanças e me fez ter mais certeza que quero lutar pelo meu sucesso. Eu sabia que o caminho não seria fácil, mas quando a gente topa é quase impossível não deixar a peteca cair, perder um pouco o equilíbrio, mas nada que um choro e um texto desses e o apoio de quem a gente gosto pra fazer a gente voltar pro campo de batalha. Obrigada! Sou sua frãn ❤

  • Resposta
    Jess Andrade
    20/03/2015 em 19:22

    Acho muito importante posts assim pois eles mesmos ajudam na motivação. Ver que você não é a única pessoa que passa por tais coisas é algo que já transmite algo bom.

    letsgojess.blogspot.com

  • Resposta
    Leane
    20/03/2015 em 16:22

    Oi Fran! Tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que adoro seu trabalho e a capacidade que você tem de ser tão versátil sem deixar de ser você mesma. Isso se chama sensibilidade! Faz pouco tempo que descobri o blog, mas desde então tenho acessado todos os dias, assim como o canal no Youtube. Falando em inspiração e motivação, ultimamente você tem sido uma das minhas principais. Obrigada e sucesso!

  • Resposta
    Mariana
    20/03/2015 em 14:52

    Eu tipo leio seu blog todos os dias, mas por conta da correria acabo nem comentando sabe? Mas hoje PAREI TUDO pra comentar, CARA ESSE POST FOI PRA MIM. Ontem mesmo me peguei super desmotivada, sem motivação, e tentei entender o motivo. Na verdade acho que muitas vezzes nem existe algo específico, é coisa da gente mesmo. Seu post de hoje me ajudou bastante! Aliás, sempre tiro coisas positivas quando leio suas postagens, sinto que é tudo feito com bastante carinho e dedicação. Beijo e fica com Deus ;*

  • Resposta
    Paola Alves
    20/03/2015 em 14:27

    Adorei o texto Fran, acho que é bem isso mesmo! Por isso é tão importante ter sonhos e após alcançá-los termos mais e mais, porque assim estaremos sempre em busca de algo, motivados, fazendo a vida ter sentido e valer a pena <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Giovanna Santos
    20/03/2015 em 14:06

    Sabe Fran,
    Esse começo de ano eu estava, tipo, muito motivada (eu e uma amiga minha fizemos muitos planos juntas desde que conhecemos o seu blog <), mas sábado passado eu estava resfriada e sem conseguir dormir (como tem sido ultimamente) e comecei a pensar na vida, comecei a pensar em como eu estava no começo do ano, em como você me levantou quando tudo estava dando errado mesmo sem saber, e do nada, (simplesmente do nada mesmo, só pensando) eu me motivei, hoje eu estou gripada (como sempre) e acordei as 5:30 da manhã e aproveitei o feriado da cidade que não tem aula, fiz uma mega faxina na casa sozinha, daquelas de lavar a parede e tudo mais. Acabei agora, quero amanhã tirar o dia de folga e fazer um Spa Day.
    Oque eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que mesmo quando tudo começa a dar errado, você tem de levantar a cabeça e dar a volta por cima.
    Isso é simplesmente e somente um relato meu, que vivi recentemente e ainda vivo. Espero que assim como voce fez comigo, faça com elas. Continue sempre sendo essa fofa que você é :3 Muito obrigada mesmo, e desculpa por te fazer ler tuuudo isso aqui.
    Beijinhos <3

  • Resposta
    Fique Rosa
    20/03/2015 em 11:35

    Que linda mensagem Fran!
    É realmente difícil ter foco quando estamos desmotivados com alguma coisa, mas acredito que, se a gente sacode a poeira, seguir em frente fica muito mais fácil.
    Temos que nos respeitar e entender que as vezes, é preciso tirar um tempo pra pensar e resolver alguns problemas que estamos enfrentando, mas não podemos deixar que eles dominem a nossa vida.

    Beijos :*
    #fiquerosa

  • Resposta
    Gabriela
    20/03/2015 em 10:24

    Esses momentos de desacelerar também são importantes pra repensar se estamos seguindo o caminho certo. http://www.alemdolookdodia.com

  • Resposta
    Susany Oliveira
    20/03/2015 em 10:11

    Quando estou desmotivada eu gosto de fazer coisas que me deixem feliz, sair para um lugar tranquilo sozinha, ou com amigos, assistir filmes para distrair, no geral, sair da rotina mesmo. Depois que eu faço isso me sinto bem melhor, e mesmo que nem tudo sejam flores e eu passe por momentos difíceis, gosto sempre de dizer a mim mesma, que se cheguei até aqui, não vai ser mais um obstaculo que vai me parar. Tenham Fé em Deus, seja qual for a sua religião, tenho certeza que ele vai te dar forças para continuar lutando pelo que você quer.

  • Resposta
    Marília
    20/03/2015 em 09:45

    Bom dia, querida. Eu acho que a desmotivação acontece porque a maioria das pessoas não vêem sentido no trabalho que fazem e muitas vezes são cercadas de pessoas que só reafirmam esta ideia. Eu sonho em um dia encontrar um trabalho que faça realmente sentido para mim e que não seja imposto pelos outros…e acho que muitas pessoas sentem isso… Pessoas como você, que fazem o que ama e lutam por isto, inspiram mesmo a gente e mostra que um sonho deve ser buscado sempre. Obrigada pelo seu trabalho. Um abraço bem apertado em você. =]

  • Deixe uma resposta