60 Em -

Por que morar sozinha?

ms-01

Foi a primeira coisa que passou na minha cabeça quando eu decidi sair de casa: “por que ir morar sozinha?“. Lógico, a gente quando é adolescente sempre sonha em sentir o gostinho da liberdade, saber como é ter o nosso espaço, não ter horário para voltar para casa e na minha opinião, isso é super normal. Faz parte da famosa fase das descobertas, onde tudo é muito novo.

Ta, e ai eu me mudei. O sonho ficou muito mais legal que eu imaginava, mas também veio com um monte de responsabilidades que eu mal imaginava que poderiam existir. Ok, aluguel está garantido, mas quem diria que o fato do preço do tomate ter subido afetaria tanto a minha vida? Aliás, agora é assunto rotineiro reclamar dos preços do mercado. Meu deus, acho que virei uma dona de casa.

Dona de casa, universitária, blogueira, professora, filha e namorada. Não sei se vai dar tempo de encontrar a amiga no final de semana, pois final de semana é o dia de tirar o pó da casa, arrastar os móveis e ai eu paro pra pensar: minha vida mudou mesmo. O tempo cada dia é mais escasso, e o tempo de sono também. Quando você percebe que várias coisas na sua vida dependem de você, isso amedronta, mas com uma xícara de café se transforma em mais umas 2 horas de energia extra. Veja bem, isso está se tornando tão natural, que já são 3 e meia da manhã e eu nem precisei tomar café. Acho que a gente se acostuma com isso.

Diariamente recebo e-mails de meninas me perguntando o que fazer e para que eu conte o que mudou na minha vida depois de sair de casa. A verdade é que TUDO mudou, nada ficou igual. O que causou isso foi uma série de acontecimentos, que no final me mostraram que tudo dependia só de mim. E foi ai que eu aprendi a batalhar e a perceber que todas as escolhas que eu fazia, me tornavam uma pessoa diferente.

Uma dica? Se pergunte “o porquê disso”, “por que preciso sair de casa”, pois uma estranha, nem a sua melhor amiga poderão te dizer qual é a melhor coisa a se fazer. Sabe por que? No final das contas uma mudança beeeeem grande vai acontecer, e vai ser dentro de você. Alguns lidam bem com isso, já outros surtam, choram, enlouquecem, pois isso é brincadeira de gente grande. Não é fácil, mas é legal demais. Eu digo pra você pensar mil vezes antes de tomar essa decisão, mas foi a melhor escolha que eu fiz.

Você também pode gostar

60 Comentários

  • Resposta
    Mariana Florencio
    08/09/2015 em 15:44

    Olá, tudo bem?
    Tenho 18 anos e estou pensando em sair de casa, estou meio confusa e com um pouco de medo, mas não estou tão preocupada com as despesas e as responsabilidades que virão, qanto a isso tudo bem, meu maior medo é de dormir sozinha. Não sei se quando saiu de casa foi igual, eu nunca dormi sozinha na casa de ninguém, é estranho para mim. Meus pais são separados a algum tempo, e cada um já tem outra família, então estou ocupando a vida da minha mãe. Sempre fui independente e me criei sozinha, moro com a minha mãe hoje mais apenas moro sabe, não tenho contato com ela e me sinto mal estando la, acho que me sentiria melhor morando sozinha.. Não sei direito o que fazer… O que acha?? Acha que vou aguentar morar sozinha??

  • Resposta
    Eloysa Lídia
    28/01/2015 em 20:39

    olá, tenho 17 anos moro em MT e consegui um faculdade no interior de SP. Meus pais me ajudarão com aluguel e algumas outras coisas. Terei que trabalhar.. Tenho muita vontade, mas não de sair mas de estudar. o que acha?

  • Resposta
    Evellyn Alves
    28/12/2014 em 19:36

    Olá tenho 16 anos e no final do mês de janeiro irei morar sozinha, por que ganhei uma bolsa de estudos numa grande escola e não teria como meus pais larga a vida deles e ir morar em outra cidade, principalmente pois eles precisam pagar o meu aluguel e me ajudar com as outras depesas, confesso que estou morrendo de medo. Mas sei que Deus está na frente e tudo vai dar certo.

    Com carinho, Evellyn!

  • Resposta
    TALITA ESTEVAM
    17/07/2014 em 14:56

    COMO FEZ PRA SE ORGANIZA NOS PRIMEIROS MESES??
    ADOREI SEU BLOG 🙂

  • Resposta
    Fernanda
    04/07/2014 em 00:16

    Fran, reecontrei seu blog e acho que li ele todinho de novo haha! Inclusive fiz um post sobre ele lá no meu. Se quiser vet, o link é esse aí: http://detalhesdafefa.blogspot.com.br/2014/07/na-minha-opiniao-melhor-amiga-de-quem.html E, ah, parabéns pelo blog, pelo livro, por todas as conquistas. Tu é sinistra! haha <33

  • Resposta
    Anah
    27/06/2014 em 10:51

    Meu sonho!!!

  • Resposta
    Nathy Santiago
    19/05/2014 em 08:30

    Ah… e esqueci de dizer…
    Já tenho 27 né… preciso tomar conta da minha vida!

  • Resposta
    Nathy Santiago
    19/05/2014 em 08:29

    Amei seu blog… Divertido, responsável com o astral lá em cima.
    Então, já estou planejando ir morar sozinha, até Março de 2015. Já comecei com todas as pesquisas (enxoval, moveis, etc).
    Claro que de cara não vou poder comprar tudo, mas o quarto e a cozinha já estão garantidos.
    Penso em morar só, pq sei que preciso “sair das asas dos meus pais”, gostaria de sair casada sabe?! Mas, como estamos em tempos de vacas magras…rsrsrsrs. É melhor ir só mesmo. Acho que será até melhor.
    Boa sorte p vc e boa sorte p mim!

  • Resposta
    Jéssica
    08/05/2014 em 20:58

    Fran.. adorei seu blog… tenho planos de ter meu próprio canto para mto logo!

  • Resposta
    Stephanie
    17/04/2014 em 10:29

    Oi Fran!!! Seu blog esta me ajudando muito e esta me dando uma vontade louca de fazer um tambem!Porque historias e experiencias nao faltam para serem compartilhadas, e tudo é algo novo! hahaha
    Gostaria de saber com quantos anos vc saiu de casa, porque estou para fazer 21 anos e estou louca para fazer isso, pois as ideias minhas e dos meus pais nao estao mais batendo e só nao sai ainda porque preciso pagar minhas dividas hahaha
    Beijooo

  • Resposta
    Rafaella
    27/03/2014 em 20:17

    Oi Fran. Acompanho teus blogs e este texto se encaixou perfeitamente pelo que estou passando. Aliás, pelo que vou passar. No momento tô com aquele friozinho na barriga de não saber como vai ser exatamente essa experiência nova… Tenho 17 anos e tô cursando o terceirão. Pois é… fase de indecisões e como se não bastasse isso meus pais vão mudar de país. SIM, de PAÍS! Eles vão para Doha, e depois de muito pesquisar vi que o curso que quero fazer não é muito “aberto” lá. Quero fazer jornalismo.. rs. Então optei por ficar aqui e depois ir fazer inglês lá. Não agora, futuramente. Tenho um namorado aqui no Brasil.. Então as coisas estão bem enroladas e ler teu blog me deixa mais ansiosa para essa nova experiência. Foi ótimo achar seu blog! 🙂

  • Resposta
    Nany
    16/03/2014 em 17:24

    oi Fran amei seu blog!eu tambem tive recentemente que tomar essa decisão de ir morar sozinha entre aspas com um parente, embora só façam 2 dias ja sinto meio q triste por deixar minha mãe especialmente, meu pai acredito que não esteja sofrendo tanto,mas precisava faze isso para dar a eles uma chance de serem felizes e para mim de ter mais liberdade!como é recente ainda choro muito mas espero q seu blog possa me ajudar!diferente da maioria não é por causa facu, por isso tenhu tempo extra e acho q dificulta mais.um beijo

  • Resposta
    Patricia
    03/03/2014 em 15:55

    Oi Fram amei o Post nossa realmente deve ser bem diferente, legal e empolgante morar sozinha em breve isso tbm vai acontecer comigo e vou compartilhar td com vc boa experiência de vida q vc tem parabéns continue assim sempre nos ensinando um pouco mais.

  • Resposta
    Alice Paim
    21/02/2014 em 21:53

    Verdade Fran, a decisão é sua e você tem que está bem consigo mesma se não tudo fica bem bagunçado 🙂

  • Resposta
    Mellyssa
    26/01/2014 em 22:41

    Eu casei gravida bem novinha com 18 anos, e mesmo tendo um marido e um filho, sinto essas grandes responsabilidades. É difícil mais a gente se adapta fácil as mudanças são a melhor parte, adoro olhar pra traz e ter a certeza que me tornei uma pessoa melhor… muito bom sua postagem, foi a primeira que li e tive que comentar, mas ainda não vou embora gostei tanto que vou ler mais algumas ;D beeijo
    http://blogmellyssa.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Glenda
    20/01/2014 em 12:22

    Oi Fran!
    As palavrinhas que mais têm ecoado em minha mente são “eu preciso mesmo morar sozinha?”
    Me formei no ensino médio, passei no vestibular pra estudar numa estadual da minha cidade e tenho minha vida toda desenhada aqui. Mas, nos últimos dias, tenho pensado muito em tentar uma federal com a nota do enem e, tipo assim, não sei o que fazer!
    Alguns dias eu acordo decidida a ir embora, mas algumas horas depois fico decidida a ficar aqui. E estou vivendo nesse pingue e pongue sem ter certeza do que devo fazer. O pior de tudo é saber que essa escolha é MINHA. Ninguém pode decidir isso por mim e por isso tudo é mais difícil.
    O que tem me motivado mais a ir embora é poder ser ‘eu mesma’. Sabe, às vezes é difícil mudar velhos hábitos, e eu me sinto como se fosse duas pessoas – a Glenda que vive, e a Glenda que está escondida dentro de mim e sequer minha família conhece.
    Enfim, sei que sou muito empenhada e acho que eu seria uma boa companhia pra mim, rs, mas né, sempre dá um friozinho na barriga antes de tomar uma decisão dessas!

  • Resposta
    Gabriela
    19/12/2013 em 13:16

    Pretendo me mudar com umas amigas, mas é pra outro estado, para podermos começar nossa faculdade e nossa vida, mas temos medo de não dar certo, mas estamos muito ansiosas para ir e batalhar muito , porque queremos ser independente, mostrar a nossa família que conseguimos tudo que quisermos , desde que batalhemos !

  • Resposta
    Isa Valentim
    10/12/2013 em 17:20

    Fran, está precisando de colaboradores?

  • Resposta
    Francieli
    05/12/2013 em 17:03

    É engraçado quando vejo que as pessoas querem morar sozinhas para ter liberdade, saírem e voltarem na hora que quiserem. Slá, eu queria morar sozinha pra ter as responsabilidades e cuidar da minha própria vida mesmo sabendo q isso é difícil kkkkk

  • Resposta
    luana
    25/11/2013 em 15:52

    O problema é quando você vai morar sozinha em outro Estado.

  • Resposta
    Maysa Gonzaga
    19/11/2013 em 17:32

    Descobri seu blog há poucos dias e estou encantada com tudo! Tenho me identificado muito com suas dicas, seus gostos e com tudo que você escreve. Saí da casa dos meus pais (numa cidade do interior de Minas) com 17 anos e me mudei para casa de uma tia em BH, lá fiquei 1 ano e meio e já senti grande diferença. Agora já faz pouco mais de 1 ano que moro sozinha (numa pequena república)e tenho sentido todas essas responsabilidades que você citou. Mesmo morando em uma república, onde sempre tem muitas meninas pela casa, sou eu que cuido dos meus gastos e das minhas próprias coisas, seja na hora de cozinhar ou de limpar a casa, porém ainda recebo ajuda dos meus pais. Atualmente tenho pensado muito em procurar um trabalho que me dê uma independência maior, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de acabar não dando conta de tudo, principalmente da faculdade. Curso o segundo período de engenharia química. O que acha disso tudo? Gostei muitíssimo do seu blog e você é linda! Beijos.

  • Resposta
    Stephanie Fagundes
    04/11/2013 em 22:53

    Fran, gostaria de saber como vc fez pra resolver onde ia morar, tipo, vc alugou um lugar? Estou pensando em me preparar para morar sozinha, mas estou perdida com relação a isso, não quero morar de aluguel mas sei que pode demorar pra comprar ou financiar um apartamento, e meu medo de morar de aluguel é não conseguir mais ter meu próprio cantinho e ter que pagar aluguel por um bom tempo. E mais um detalhe: atualmente ganho pouco, trabalho na escola que estudo e só depois que terminar (em Março)vou conseguir um emprego “normal”… Não sei o que fazer, por favor me dê uma luz!
    Adoro seu blog, beijos :*

  • Resposta
    Mylena Oliveira dos Santos
    07/10/2013 em 10:40

    Olá Fran, com quantos anos você mudou de casa?

    • Resposta
      Franciele
      07/10/2013 em 11:51

      Foi com 18 🙂
      Bjs

  • Resposta
    luana
    07/10/2013 em 09:27

    olha eu tenho 16 anos e namoro ja a quase 3 anos, mais acho que ja esta dando aquela vontade se sair de casa sei que organizo minha financias super bem mais ele nao, sera que e o momento certo de sair de casa ou devo esperar a formatura e tal ainda mais que termino meus estudos ano que vem e comesa a faculdade. nao sei se devo ir sair de casa logo agora preciso de ajuda. obrigada

  • Resposta
    MARA
    26/09/2013 em 13:39

    ISSO DE MORAR SO AINDA ME ASSUSTA,APESAR DE ANOS MORANDO SO,E´PRA COMPLETAR ESCOLHI MORAR UM POUCO LONGE DA MÃE.NÃO VOU NEGAR MAS TEM HRS QUE BATE UM DESESPERO SIM…SAUDADES…E QDO ME PEGO FAZENDO COISAS QUE EM CASA NÕ PODIA ENTENDO AS VANTAGENS…E ESSA MANIA DE DIZER LA EM CASA SE REFERINDO A CASA DOS PAIS A GENTE NUNCA PERDE…RSRSRS

  • Resposta
    Bielly Yohanne
    21/09/2013 em 12:25

    Tenho 16 anos e desde os 15 penso em morar sozinha, não pelo meus pais por que eles são demais… Mas por mim mesma, quando me deparei com seu blog e com o blog “Comprando meu apê” foi tipo uma luz no fim do túnel!!!! Muito obrigada mesmo… Uma pergunta você acha que para morar sozinha, seria melhor uma casa ou um apartamento?

    • Resposta
      Franciele
      23/09/2013 em 09:25

      Isso depende da região onde vc pretende morar. As vezes um apartamento pode ser mais seguro né?
      Bjs

  • Resposta
    Lauana
    31/07/2013 em 17:12

    Olá, tenho 21 anos e com 18 resolvi morar sozinha, já tenho uma vida fora de casa!!!
    * Acabei criando um blog pelos mesmos motivos, sou estudante de Engenharia Elétrica e todos ficam me perguntando como consílio faculdade, casa, emprego, namoro, e família morando longe… Então decidi criar meu blog que para compartilhar esta experiência com algumas pessoas…
    Se der dá uma passadinha lá … http://experienciaufc.blogspot.com/-

    * Conheci seu blog hoje e adorei, prometo ficar sempre presente, PARABÉNS por tudo!!!

  • Resposta
    Denicy
    26/07/2013 em 17:56

    Ola, Fran!!
    Tem um mês que descobrir o seu blog, e amei tudo isso.
    Pois bem, eu estou mudando pro meu Apartamento daqui uns meses, e adorei o que você escreveu.Ah, eu tbm trabalho sou universitaria e namorada, espero sobreviva e nao enlouquecer com a minha vida nova (rsrsrsr). Por isso ja estou adotando as suas dicas que são muito legais e importates para nos que vamos começar uma vida, vida de liberdade e responsabilidade!
    Beijos, beijos…
    Vc esta de Parabens!

  • Resposta
    Carolina
    07/07/2013 em 19:27

    Oii Fran!!! Estou conhecendo teu blog hoje, mas ja amei.
    Eu ainda não moro sozinha, estou me organizando para que isso aconteça, mas ja vivo como se morasse. Trabalho manhã e tarde e minha mãe trabalha tarde e noite. Então chego em casa sozinha, e até a hora de dormir, estou sozinha.
    Tenho minhas obrigações em arrumar meu quarto, lavar minhas roupas, e ajudo nas despesas da casa (agua, comida…) então um pouco dessa rotina de sozinha eu ja tenho.
    O que me incomoda, é quando chega fim de semana, e minha mãe despeja tudo aquilo que fiz durante a semana, e ela não gostou: o copo que não lavei, a roupa que lavei na terça e não na segunda (minha roupa diga-se de passagem) alguma coisa que deixei do lado direito da pia e não no esquerdo… Sabe, coisas totalmente fúteis, mas que ela tem prazer de me dizer, pois como ela mesma diz: a casa é dela, portanto tenho que agir como ela quer.
    Isso me incomoda muito, pois não enho privacidade, mesmo ajudando a sustentar a casa.
    Então penso: ja que pago, que pague pelo meu cantinho onde vou chegar em casa e vou ficar tranquila, em paz, e posso fazer as coisas no meu momento.
    Teu blog esta me dando cada vez mais coragem para que isso aconteça logo logo!!!

    Parabéns!!

  • Resposta
    Laura
    11/06/2013 em 11:37

    Oie
    Estava navegando na internet e vi seu blog.
    Tenho 20 anos e tenho uma vida de 15, moro com meus pais e 1 irmão.Só que os meus pais não me deixam sair, SIM EU TENHO 20 ANOS 🙁
    Eles me ameaçam a me mandar embora se eu sair de noite,só saia quando namorava pois ia nas festas e dormia na casa dele e eles confiavam nele. Hoje em dia me separei dele e não saio mais de casa.
    Tenho medo de sair e me divertir e meus pais me trancarem pra fora para sempre, rsrsrsr, isso não é brincadeira viu? kkkkkkk
    Meu pai me trata como se eu fosse uma intrusa, sinto que ele não sente mais amor por mim como antes e minha mãe nem olha direito na minha cara. Enfim, além disso quando saio de casa eles NA HORA LIGAM E QUANDO VOLTO FALAM UM MONTE. VOLTO A REPETIR, TENHO 20 ANOS, KKKKKKK.

    Por isso quero me mudar, não aguento mais isso, e não é por rebeldia, só acho chato ainda ser controlada em tudo pelos meus pais.
    O problema é que sei que se eu sair, eles vão ficar muito magoados e bravos comigo e provavelmente vão se recusar em me ajudar em qualquer aspecto da casa, ou seja, EU SEI QUE VOU TER QUE SER MUITO MULHER PARA ENCARAR!
    ESTOU MORRENDO DE MEDO, MAS TENHO CORAGEM! Eu gostaria muuuuuito de dicas para como se manter, que tipos de contas vou arcar, como ter cuidado com o imóvel (quero alugar) essas coisas, pois volto a dizer TENHO 20 ANOS kkkkkkkk e já ta na hora de eu criar coragem e enfrentar meus medos.

    obrigada por ler esse textão, hahaha bjos . Laura 🙂

  • Resposta
    Grasiele Lima
    27/05/2013 em 21:14

    Oi Fran! Adoro seu blog, depois que comecei a acompanha-lo percebi o quanto sou apaixonada por decoração e também comecei a sonhar em morar sozinha. Por enquanto ainda está tudo no papel, mas pretendo futuramente tirá-los e lá e transforma-los em realidade. Não sei se você já fez um post sobre isso, mas seria legal se você contasse pra gente como foi o seu primeiro dia, ou primeira semana, morando sozinha, as dificuldades que você teve, o que você pensou, etc.

    Beijos.

    • Resposta
      Franciele
      27/05/2013 em 23:44

      Oi Grasi, eu já contei partes dessa história em alguns textos no blog, mas estou trabalhando em algumas novidades que tem a ver com isso, hehehe.
      Beijos

  • Resposta
    Liara Marmet
    16/05/2013 em 14:32

    Fran quando que vai sair o resultado do sorteio do Apaixonada por sapatos?

  • Resposta
    carolina
    16/05/2013 em 07:16

    Me senti exatamente assim. Morar sozinha é bom demais, mas tem responsabilidades. Dinheiro que voce nao pode gastar tao a toa,supermercado … mas pra mim valeu super a pena.

  • Resposta
    Daiane
    15/05/2013 em 23:50

    Viciei no seu blog gataaaa

  • Resposta
    Renata
    15/05/2013 em 23:48

    Seu blog é mto inspirador e mto diferente de tudo que eu já por ai. Parabéns por estar fazendo um trabalho tão diferente.
    Beijus

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2013 em 23:56

      Obrigada Renata ;D

  • Resposta
    Luana
    15/05/2013 em 23:47

    Acabei de conhecer o seu blog e estou ENCANTADA!!!!!!

  • Resposta
    Marcella
    15/05/2013 em 23:46

    Gosto muito dos sus textos e do seu blog. Venho aqui todos os dias e não me canso! Parabéns pelo seu trabalho lindo 😀

  • Resposta
    Moça Bonita
    15/05/2013 em 19:37

    Comigo isso aconteceu sem ser oficial, meus pais se separaram, minha irma casou, meu irmao foi estudar fora, minha mae trabalhar em outra cidade. Quando vi e me dei conta estava morando sozinha e sendo literalmente a dona da minha casa que ali cresci. Dificil, mas um amadurecimento gostoso!

  • Resposta
    camila
    15/05/2013 em 19:34

    Oii Fran, eu nunca imaginei morar fora de casa, só quando casasse, mas se eu quisesse fazer faculdade, teria que vir morar na capital. E com 18 anos eu vim, vim com a cara e a coragem, morar sozinha e tudo o mais . No começo foi bem estranho, mas hoje não quero mais voltar a morar com os pais ;D

  • Resposta
    Bia Medeiros
    15/05/2013 em 15:41

    O único motivo de que eu querer morar sozinha é pelo fato de ESTAR sozinha. Odeio barulho dentro da minha casa, minha irmã passa o dia assistindo televisão, eu não tenho meu próprio espaço… E o pior: minha mãe me trata como se eu fosse uma criança. Tenho 18 anos, mas nem me deixa trabalhar e conseguir pelo menos sentir um pouco de independência financeira. Gostei bastante do texto. Beijão!

  • Resposta
    Milene Santos
    15/05/2013 em 12:23

    Oi Fran, faz muito tempo que moro sozinha, desde dos meus 23 anos e no começo foi meio que facio porq era tudo novo, e eu adorava tudo, e quando tinha saudades corria pra minha família, hj ta sendo mas difícil porq faz 5 anos que vim pra SP, no começo morei com primas mas logo depois tive que procurar meu canto e foi ai que se tornou tudo mas difícil, porq não tenho minha família mas perto de mim, e quando me sinto só tenho que ser forte, e quando dar, viajo pra la,mas fica dificio com passagens tão caras, outro dia entrei sem querer na net e achei uma passagem na promoção vc acredita que fui passar um fim de semana na casa da minha irmã em Recife, foi o meu melhor fim de semana kkkkk em anos.
    Eu adoro morar só, as responsabilidades são grandes mesmo, as vezes to tão casada pra fazer algo quando chego do trabalho e vou deixando e quando vejo a pia lotada de coisa é que eu vejo se eu não fazer não vai ter ninguém pra fazer pra mim, ai coloco a mão na massa, e quando chega o fim de semana vejo se não lavar roupa arrumar a casa ou ate mesmo cozinhar não vai ter ninguém pra fazer, isso é triste mas com um tempo acostumamos ne! isso dar um ar de responsabilidade e de liberdade e isso não tem preço, indico a todas que sente vontade,porq faz aprender a dar valor a muita coisas que não enchergamos quando moramos com alguém.
    e passamos a enxergar tudo com outros olhos.

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2013 em 12:58

      É verdade Milene, vc falou tudo!

  • Resposta
    Gabriela Mendes
    15/05/2013 em 12:16

    Que post bacana Fran!
    Morar sozinha é algo que fará parte da minha vida num futuro bem breve e me fiz essa pergunta por várias vezes até me sentir confiante o bastante para perceber que essa é a melhor hora. Acompanho desde muito tempo o seu blog mas nunca ou quase nunca comento(#vergonha kkk) mas sempre aprendo algo novo com seus posts. Deve ser sintonia entre mineiras! kkkkkkkkkkkk Sucesso!

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2013 em 12:57

      HAHAHA, tks Gabi.
      Bjs

  • Resposta
    Mariana Almeida
    15/05/2013 em 11:57

    Você já pensou em escrever um livro? Acho seus textos de uma facilidade de leitura tão grande e vc os desenvolve tão bem. Eu seria a primeira a comprar, hehehe

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2013 em 12:04

      Ah obrigada Mari!
      Bjs

  • Resposta
    Nati
    15/05/2013 em 11:57

    Ver essa imagem – https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/248347_458601077561262_928405745_n.jpg – e ler o teu texto me deu mais vontade, coragem e forças para mudar a minha vida. Óbvio que não vou mudar drasticamente tudo do dia pra noite, mas aos poucos no dia a dia, acho que consigo mudar. Obrigada! Beijos

  • Resposta
    Fabiola
    15/05/2013 em 11:55

    Eu gosto tanto do teu blog guria, ainda mais de textos assim. Vc é mto querida. Beijocas

  • Resposta
    Alyssa
    15/05/2013 em 11:25

    Ahn, Fran, esse PQ do título é separado e sem acento.

  • Resposta
    Luini
    15/05/2013 em 08:56

    Tenho muita vontade de morar sozinha mas acho que ainda não é o momento para mim, to fazendo faculdade e não tenho tempo para estágios/trabalho , não tem nem como eu me sustentar sozinha, e acho que não teria graça eu ser bancada pelos meu pais rs. Sei lá, acho que a experiência de morar sozinha é algo que todo mundo tem que passar um dia. Quem sabe daqui a uns 2/3 anos isso aconteça comigo. Eu sonho em ter um cantinho para chamar de meu sabe, ter a minha privacidade, a casa ter a minha cara. A unica coisa que tenho medo é de me sentir sozinha, porque ao mesmo tempo que sou “independente” sou uma pessoa que sempre quer ter cia rs. Enfim, adorei seu post Fran.

  • Resposta
    Luh
    15/05/2013 em 04:56

    Muito bom o texto Fran!

    Tomar decisões, às vezes, não é fácil. Porque, sempre teremos q abrir mão de alguma coisa neh?
    Eu passei na faculdade, moro com meu irmão, agora começo a trabalhar e por tudo que passei tive q abrir mão de alguma coisa. O que mais me deixa o meu coração apertado é de não poder ir visitar os meus pais qdo quero, pq a passagem é cara demais e a distância tb ñ ajuda. Bate a saudade e pedir colo é por email ou pelo skype ^^

  • Resposta
    Kelly Leão
    15/05/2013 em 04:47

    Realmente muita coisa muda!
    E, apesar de eu ter “surtado” um pouco no início, hoje tb posso afirmar q foi minha melhor decisão. 🙂
    Tb to acordada, no meu caso, estudando. Mas ao contrário de vc eu preciso ainda de café e não fico de virada, durmo cedo e acordo de madrugada! 😉
    Bom dia pra vc Fran. :))))
    Bjsssss….

  • Resposta
    Gii Silva
    15/05/2013 em 04:25

    poderia escrever um livro. escreve tão bem !!
    beijos e sucesso!

    • Resposta
      Franciele
      15/05/2013 em 11:54

      Auuuun, obrigada Gi <3

  • Resposta
    Jéssica
    15/05/2013 em 03:41

    Quando sair de casa pensei nisso tudo. :3 E quando comecei a perceber que estava me tornando dona de casa me bateu um desespero e uma vontade de correr pro colo da mamãe. Só que falei pra mim mesma que deveria ir em frente e aceitar a vida que escolhi. Amei o post.

  • Deixe uma resposta