65 Em Outros

Projeto Apartamento – parte 2

teste1

Na primeira parte do post, eu comecei a falar sobre a importância de um planejamento na hora de tomarmos qualquer decisão na nossa vida. E quando falo em decisões, me refiro a qualquer tipo delas. Mas vamos no focar na decisão de ir morar sozinha.

Todo grande passo que tomamos na vida, sempre gera em nós aquele famoso frio na barriga, que no fundo acaba sendo mais o medo de alguma coisa dar errado. Isso acontece, pois dar um grande passo na vida é fazer com que a gente pise em um território jamais explorado antes (e todos nós temos medo do desconhecido). Diariamente recebo e-mails de leitoras contando suas histórias e o que eu mais percebo é exatamente isso, o tal medo de dar o grande passo e alguma coisa acabar dando errado.

Eu podia escrever aqui frases como: “não tenha medo”, “vá e faça”. No entanto, a experiência que eu adquiri no assunto me diz que as coisas não funcionam bem assim. O medo é normal e faz parte. O que nós não podemos permitir é que esse medo nós paralise e seja uma barreira para que os nossos sonhos não se realizem. Medo, nós nunca vamos deixar de ter. Principalmente quando nos deparamos com uma situação completamente nova. Mas se houver planejamento, você só sentirá o frio na barriga por alguns instantes e pronto.

Encare o planejamento como o alicerce para o sucesso da sua vida (principalmente se seu projeto for morar sozinha). Toda casa sem uma boa fundação está sujeita a ter rachaduras, falhas e em casos mais graves, até desmoronar. O mesmo acontece com a gente. Quando decidimos sair da casa dos nossos pais, estamos assumindo um novo papel na nossa própria vida. É como se atravessássemos uma porta e ao fechá-la, nós deixássemos algumas coisas para trás. Pode soar um pouco estranho isso, mas quem já mora sozinha a mais tempo consegue entender melhor o que eu disse.

Quando você decide ir morar sozinha, muita coisa além do fato de você não morar mais com os seus pais muda. A principal delas é que: você muda. Agora pense no tamanho dessa responsabilidade. Afinal, é sobre a sua vida e seu futuro que estamos falando. Quando chegamos a esse ponto temos duas escolhas: o caminho mais “fácil”, que é fazer as coisas com pressa e correr o risco de dar tudo dar muito errado em pouco tempo ou escolher o caminho “difícil” (não difícil de dificuldade, mas aquele caminho que você terá que ter mais dedicação e empenho para com o seu projeto).

Quando eu falo em se empenhar e se dedicar, até pode parecer algo chato e que vai custar muito de você, mas não é. A verdade é que não existe sensação mais gostosa do que ver os nossos sonhos se realizando da maneira que nós planejamos. Eu sai da casa dos meus pais fazem 2 anos. E lá em 2011, no auge dos meus 18 anos (sim, eu fui morar sozinha com essa idade), mesmo sem ter muita experiência de vida, comecei me planejando da maneira certa e só fui cometer alguns erros (que se pudesse, faria completamente diferente hoje) mais no meio do processo. E dessa vez eu estou me mudando novamente. Nesse ano vou me mudar para outro apê, mas dessa vez só meu. E algo que já notei de cara, foi que meu comportamento está sendo completamente diferente de como foi em 2011. O primeiro motivo se deve a que eu amadureci. Afinal, muita coisa mudou nesses dois anos. O segundo motivo, é que a minha vida hoje é outra. Os sonhos de 2011 já não são os mesmos. Alguns se realizaram, já outros foram abandonados. Mas para resumir: tudo que aconteceu nesses 2 anos me fizeram pensar diferente. Principalmente quando me lembro dos erros, pois foram eles que me ensinaram o que não fazer. Mas antes de mais nada quero deixar bem claro uma coisa: não sou dona da verdade e nem estou afirmando que vou dar a fórmula do sucesso para ninguém. Pois se eu soubesse isso, estaria super ultra mega milionária, né? Mas vou falar aqui para vocês o que eu aprendi e o que eu ficaria muito feliz em ter alguém para me contar antes de ir para o lugar completamente desconhecido, o de morar sozinha.

Então você decidiu ir morar sozinha, certo? Bom, é nessa hora que surge a dúvida de por onde começar. Vamos iniciar fazendo o principal, que é planejar. Antes de mais nada, você precisa ter em mente que será preciso pesquisar várias coisas: quanto irá custar, quanto tempo você tem para juntar grana e quanto tempo falta até a mudança, quais são as condições da imobiliária, qual é o apartamento ideal, qual o bairro perfeito para você. Enfim, são várias coisas a serem vistas. Mas no projeto apartamento nós vamos tratar apenas do custo, pois é isso que nos ajuda a tomar as primeiras decisões.

Clicando aqui vocês podem baixar uma planilha que eu fiz para vocês. Ela é feita com a mesma estrutura da planilha de controle financeiro, porém essa é ainda mais simples. O objetivo principal dela é que você lance todos os gastos que você terá inicialmente com móveis, imobiliária, reformas, mudança e etc. E assim você vai conseguir ter uma visão geral de todos os gastos. A parte mais legal, é que nela vem um gráfico que vai mostrando a porcentagem concluída do seu projeto. O que eu acho essencial, pois a gente consegue acompanhar o quanto concluímos e o quanto ainda falta para atingirmos a nossa meta. Simulei nela alguns valores aleatórios só para vocês verem como funciona.

Planilha- pa- 01

Para as leitoras que já tem mais facilidade com o programa, fica fácil ajustar a planilha para que ela funcione de acordo com a sua necessidade. Mas isso não é obrigatório, viu? Pois ela já vem prontinha para você usar e já faz todos os cálculos sozinha.

Pronto, você já está com a planilha ai no seu computador? Então vamos começar a entender como ela funciona.

Muitas leitoras sempre me falam sobre o seu desejo de ir morar sozinha e como começar a se organizar para isso. Acho que a primeira forma é começar fazendo um levantamento de tudo o que você precisa e deseja. É isso mesmo. No começo eu recomendo que você lance na planilha tudo o que você gostaria de ter na sua casa nova, pois assim você consegue priorizar o que não pode faltar e “negociar” com você mesma quais desejos você quer realizar primeiro. Por isso que eu sempre digo que é muito difícil dizer o quanto você precisa para ir morar sozinha, pois isso irá variar de pessoa para pessoa. Mas se você fizer o seu “Projeto Apartamento” direitinho, você saberá um valor estimado do quanto você irá precisar.

Na primeira seção da planilha “Móveis e Objetos Para Casa” é onde você irá preencher com tudo que você considera necessário para a sua casa nova. Aconselho que você visite lojas online e comece a pesquisar os preços dos móveis, eletrodomésticos e itens para casa, se você nunca tinha feito isso antes. Agora não esqueça de usar o bom senso. Afinal, nem sempre o modelo de determinada coisa que você escolher hoje, será a que você irá comprar no futuro. E isso realmente acontece, ainda mais se o seu projeto apartamento terá uma longa data de duração. As vezes você irá gostar de uma geladeira que custa um determinado valor hoje, porém daqui uns meses ela pode estar com 40% de desconto, por exemplo.

1

A segunda parte eu acredito que seja a seção que dê um pouco mais de trabalho, pois é a seção onde você deverá incluir aqueles gastos com aleatórios. Mentalize por alguns momentos como seria sua mudança (do começo ao fim). Pense como seria empacotar as coisas, onde colocá-las, como o transporte será feito, se a imobiliária cobra alguma taxa, se o apartamento precisa de algum reparo. Enfim, são inúmeras coisas que você precisará pensar como irá funcionar e como estamos falando de planejamento, é necessário colocar todos esses gastos na planilha.

2 Ok, agora que você já sabe o quanto você irá precisar para realizar o seu desejo de ir morar sozinha. É nessa hora que muitas pessoas tomam o choque de realidade. E se aconteceu com você, fique tranquilha, pois isso é normal. Pois é a partir desse momento que você irá tomar as próximas decisões.

A primeira coisa que você tem que pensar é: quanto tempo eu tenho para realizar esse projeto? Assim você consegue se orientar melhor na hora de começar a juntar grana. Comigo aconteceu assim, na época o valor total do meu Projeto Apartamento era algo bem surreal para mim e foi ai que eu comecei a repensar sobre algumas coisas. A primeira atitude que eu tive foi começar a fazer alguns cortes na minha planilha, pois lembra que eu falei que era para você inserir tudo e só depois seria a hora de priorizar? Então, chegou essa hora. Reveja a sua planilha e pense o que está ali e que realmente não precisaria estar. Então corte.

pa

Depois de tudo isso você chegará ao valor necessário para a realização do seu sonho de ir morar sozinha. De uma coisa eu tenho certeza: barato não ficou. Mas isso é algo bom, pois esse é o primeiro choque de realidade que nós temos sobre tomar esse passo tão importante na nossa vida.

E por fim, para que tudo isso funcione será preciso apenas uma coisa: o seu empenho. Pois agora é hora de começar a economizar (se essa for a sua realidade, claro). Bom, assim está sendo a minha. Ainda estou construindo o meu Projeto Apartamento com cuidado e também já comecei a economizar para ele.

Tenho certeza que se você seguiu todos os passos desse post, com toda certeza começou a ter uma visão mais clara de tudo isso. E também acredito que seus olhos ficaram mais atentos a coisas que antes passaram batidas. Essa é a diferença de quando nos planejamos, pois conseguimos ver melhor as possibilidades e tomar decisões de forma mais tranquilha.

Bom, eu acho que escrevi muito e esse sem dúvidas é o post mais longo do blog. Mas eu o termino com  o coração cheio de alegria por poder compartilhar isso com vocês. Minha intenção com o blog sempre foi ajudar e espero que esse post tenha feito isso. Agora quero saber sobre o Projeto Apartamento de vocês. Façam e depois voltem aqui nos comentários para me contar. Quero saber tudo!

Você também pode gostar

65 Comentários

  • Resposta
    Mayara Alice de Campos Dias
    08/03/2019 em 11:45

    Bom dia Fran!
    Acabei de chegar aqui no blog, depois de alguns anos, mas essa planilha irá me ajudar muito!
    Obrigada!

  • Resposta
    Maíra S.
    18/08/2016 em 11:51

    Oi Fran! Acabei de chegar no seu blog por uma indicação da Marina do 2Beauty e estou há horas passeando por todos os posts sobre morar sozinha! Suas dicas são excelentes! Pretendo me mudar no fim do ano e estou fechando nessa semana os móveis planejados e estava me debatendo em dúvidas. A moça fez um projeto lindo para mim, com um quarto decorado dos sonhos, penteadeira, etc, mas eu tinha a sensação que estava um pouco exagerado para quem está montando um apartamento do zero. Como guardei uma boa quantia de dinheiro, estava achando que já poderia mudar com todo o apartamento decorado. Mas a sua planilha de planejamento foi fundamental, assim como a dica de olhar o preço dos eletrodomésticos. Acabei de descobrir que o preço de ter um quarto lindamente decorado é não ter dinheiro para comprar coisas muito mais necessárias. Ou seja, acabo de decidir fechar os planejados para a cozinha, banheiros e os armários básicos do quarto, e depois me divirto com a decoração. Obrigada! Vou continuar pesquisando tudo por aqui.

    • Resposta
      Franciele
      19/08/2016 em 14:20

      Que legal Maíra! Fico feliz em saber disso 🙂
      Boa sorte pra você nessa nova fase.

  • Resposta
    Jhessyk Silva
    10/07/2016 em 19:12

    Oi, Fran, sobre a planilha eu fiquei com uma dúvida, rs. Será que você poderia me ajudar? Quando alcançamos o preço acumulado equivalente ao preço que precisamos, o gráfico não deveria ficar preenchido com 100%? Não sei o que eu tô confundindo na minha planilha aqui, hahaha.

  • Resposta
    Suellen Romania
    17/03/2016 em 23:20

    Planilha perfeita pro meu momento! Além de linda, é inspirador olhar pra ela, muito fofa! (:

  • Resposta
    Suellen Alves
    17/03/2016 em 23:11

    Parabéns pelo blog! Você escreve de forma clara, leve, e de bom tom… Além da qualidade dos conteúdos, claro. A alguns dias venho procurando informações sobre o assunto, mas vejo muita baboseira por ai… Adorei aqui, viu? 😉

  • Resposta
    Priscila
    01/04/2015 em 15:06

    Fran, seu post está perfeito!! Morro sozinha a quase três e você conseguiu descrever exatamente a sensação e os desafios de morar sozinha!
    Adoro seu blog!

  • Resposta
    Joana Menezes
    20/01/2015 em 22:47

    Adorei o teu Blog! Tem dicas muito úteis! 😉 Keep out the good work … beijinhos!

  • Resposta
    Gleice Nascimento
    17/10/2014 em 10:33

    Olá Fran seus posts sobre morar sozinha, as planilhas tem sido de uma utilidade importantíssima pra mim, não sei como seria a minha vida sem o blog. Estou no planejamento de sair de casa. E só tenho a agradecer as dicas,obrigada por salvar nossas vidas. Muito sucesso pra você beijos.

  • Resposta
    Renata
    02/05/2014 em 01:12

    Oi Fran. Adorei seu post, alias, todo seu blog é muito legal e interessante. Tenho essa vontade de morar sozinha já há alguns meses e está e ajudando muito. E vc tem muita razão quando diz que é um passo mto gde e cheio de mudanças quando sai da casa dos pais para ter sua propria vida, sua propria casa, porque toda a responsabilidade de cuidar da casa, trabalhar, se alimentar fica por conta propria. Se a vontade não for realmente grande, fica dificil…. bjos

  • Resposta
    Tawani
    17/04/2014 em 12:22

    Fran, meu sem palavras!Estou com essa ideia de ir morar sozinha e o que me falta mesmo (ou faltava) é a organização, o tempo de parar sentar e colocar tudo na ponta do lápis, porque quando você não faz isso tudo fica muito fantasioso na sua cabeça e tudo parece simples, mas não é, percebi isso quando fui ver preço de AP. Sair das saias da mãe deve ser complicado, mas é um mal necessário. Obrigada pelas dicas maravilhosas, você me abriu os olhos 😀
    Beijos!

  • Resposta
    Dani Costa
    20/02/2014 em 22:04

    Oi Fran, tudo bem?

    Acompanho seu blog (confesso) a poucos meses rs mas sou apaixonada por ele rs as suas dicas e seus conselhos me inspiram todos os dias, acredite. Enfim, decidi morar sozinha, mas tenho uma dúvida e não consigo pensar em ninguém melhor do q vc pra me ajudar rs (sem pressão rs) e quero sua opinião. Minha mãe se mudou para o interior e vim morar com ela mas simplesmente não consigo, a cidade é pequena de mais e nem emprego consigo por aqui, ja tentei voltar pra SP já q estou mais acostumada, e foi um total fracasso rs ficamos (meu namorado e eu) apenas 3 meses, mas foi totalmente sem planejamento E foi qndo descobri o seu blog maravilhoso rs tentei mas sem planejamento não rola, então voltei pra cidadezinha e quero muito sua ajuda! Estamos querendo nos planejar e fazer tudo certo dessa vez, li seus conselhos sobre por onde começar, oq fazer, sobre colocar tudo no papel e ver o qnto de money precisaremos pra realizar nossos planos, mas a minha primeira dúvida é: vc acha q devo alugar primeiro e me estabilizar com calma ou devo começar o financiamento de um apê logo de cara. Não sou muito esperta pra essas coisas, mas sempre tive a sensação de q pagar aluguel é como um investimento sem retorno, ou seja, não é um investimento, oq nos faz jogar dinheiro fora, oq me faz pensar q começar um financiamento é como pagar aluguel todo mês, MAS q no fim das contas o ape vai ser meu! Não sei se estou pensando certo, se esse é mesmo o caminho ou se está tudo errado e eu q não entendo nada rs bom se vc puder me ajudar, com algum conselho eu agradeceria muito. Sei q vc não eh de dizer frases feitas apenas por dizer, ja li os seus posts o suficiente pra saber q vc eh bem realista e não dá conselhos vazios como “vai la e mete as caras” ou “se for pra ser vai ser” ou coisas do tipo q não ajudam muito, quero de verdade um conselho de quem ja passou pela experiência, sabe as dificuldades e sabe como aconselhar, ou seja, vc! Obrigada por ler tudo isso rs e agradeço de coração pela atenção.
    Beijos

    • Resposta
      Franciele
      23/02/2014 em 17:55

      Oi Dani!

      Então, eu acho que tudo depende, sabe? Pagar aluguel pode não ser a melhor opção, mas comprar um imóvel tão de imediato também não pode ser. Tudo depende… Você tem que pensar o que vai ser melhor para vc em primeiro momento, até estabilizar as coisas. É difícil para mim te dar um conselho assim, pois essa é uma decisão bem séria, mas eu acho bacana vc conversar com a sua família para vc ver o que vai ser melhor pra você 😀

      Espero ter ajudado nem que um pouquinho, rsrsrs
      Beijos!

      • Resposta
        Dani
        25/02/2014 em 21:52

        Ajudou sim! Muito obrigada, talvez seja melhor me planejar com calma e começar com aluguel mesmo, afinal sou muito nova pra ter um ape só meu por enquanto rs

        Muitíssimo obrigada!
        Beijos

  • Resposta
    comprar views no youtube
    20/02/2014 em 13:06

    parabéns belo blog, adorei !

  • Resposta
    Amanda
    19/02/2014 em 12:04

    Olá,

    Meu projeto apartamento foi por pura necessidade e apesar de todo o planejamento q vc descreveu, o friozinho na barriga foi inevitável.

    Eu morava longe do trabalho, ou seja, dirigia 60 quilômetros por dia. No começo era divertido, afinal eu adquiri prática no volante mas depois de 8 anos nesta rotina louca, saindo cada vez mais cedo e chegando cada vez mais tarde, percebi q tinha alguma coisa errada e decidi sair de casa (somente depois dos 3.0, tomei coragem – rs)

    Vi muitos imóveis p/alugar e confesso q gostei do primeiro mas desconfiei q fosse apenas empolgação e visitei muitos outros (a decepção e a admiração andavam de mãos dadas nestas visitas – rs). Por falta de trena (coisa de meninos?), eu media os imóveis por pegadas (uma atrás da outra – rs) e rascunhava no papel uma plantinha c/as minhas medidas improvisadas e principalmente os itens q eu considero de segurança (tem grade? preciso de cadeados p/tal janela? e a vizinhança? a porta emperra? precisa pintar? se a pintura é recente, será q está escondendo algum problema mais grave, como infiltração? e se entrar um rato neste teto de pvc ou madeira? já teve algum assalto neste prédio? os outros inquilinos moram ali faz tempo?)

    Consegui alugar o primeiro apartamento q visitei pq me senti abraçada assim q estive ali (é difícil explicar isto, mas me senti em casa sem nunca ter ido ali, não é esquisito? – rs)

    O prédio é pequeno, somente 2 andares (sem elevador, salão de festas, parquinho, piscina e sem condomínio – iupi!). Fica na avenida principal do bairro, num cruzamento, ou seja, o barulho do trânsito começa cedo, mas como não tenho problemas em acordar cedo…

    No quarteirão onde moro tem banco, mercado, podólogo, restaurante (o famoso quilo), farmácia, cabeleireira, costureira, lanchonete, pizzaria, doceria, etc.

    Primeira providência: a pintura e a faxina pesada (descobri q o cano da área de serviço não suporta muito volume de água – pensei em me jogar no chão qdo vi o apartamento alagado… Imagine tirar toda a água torcendo o pano um milhão de vezes?)

    Sou mão de vaca assumida e apesar de ter vendido o carro, decidi comprar somente o necessário: cama, micro ondas, geladeira e máquina de lavar (pagando à vista, o desconto era considerável – ah, e nada de garantia estendida…)

    Levei um tempo p/me habituar, me sentia num acampamento, numa situação provisória (talvez não me achasse merecedora de conquistar este sonho)

    Demorei muito p/mobilar o apartamento todo e reconheço q falta muita coisa mas o gostinho de comprar as suas coisas é maravilhoso (meu comentário parece um post mas foi gratificante dividir isto)

    Bjos,

  • Resposta
    comprar seguidores instagram
    19/02/2014 em 08:21

    Adorei o Post, Parabéns!!!

  • Resposta
    Juliana Leite
    15/02/2014 em 01:35

    Fran!!! Amei! Eu e meu noivo estamos nesta fase pré casamento, e estamos pensando na reforma e mobiliação do nosso ap, isso vai ajudar muito a gente! com certeza quando contarmos para os noivinhos sobre isso la no canal, eles vão amar!! vou linkar este post num post de linkagem e quando formos falar sobre a reforma e planejamento do nosso ap com certeza vamos comentar sobre essa planilha, esse post… mesmo que ainda passe um tempinho até essa fase da realização chegar! Obrigada ! 🙂

  • Resposta
    Prosa MineiraResumo da Semana » Prosa Mineira
    14/02/2014 em 16:16

    […] Apartamento Parte II – Morando […]

  • Resposta
    Nat
    14/02/2014 em 11:43

    Vim aqui só pra dizer um pouco da minha experiência. Comentário um pouco longo, mas espero que ajude!!

    Decidi comprar um apartamento em Floripa, quando terminei meu namoro à distância, de 6 anos, e decidi que era essa cidade maravilhosa que eu queria morar!
    Sou de SP e morava em Floripa fazia 2 anos, pra trabalhar e fazer mestrado.
    Foi tudo tão rápido! Tinha um dinheirinho pra dar a entrada, fiz uma simulação na Caixa, pra saber quanto poderia financiar. Assim, determinei o valor do meu orçamento.
    Comecei a procurar apartamento no começo de abril/2013.
    Como eu já conhecia a cidade, restringi a busca em 3 bairros. Olhei nem 10 apartamentos e me apaixonei!! Novinho, tinha sido entregue fazia 6 meses, mas a compradora nunca morou lá. Dois quarto, 50m², pequeno mas perfeito pra quem vai morar sozinha. Dá pra morar lá até com marido e um filho pequeno, sem problemas!
    Assinei o contrato de compra dia 22 de abril e dei entrada no financiamento, que demorou um bocado pra sair. Sempre tinha uma coisinha pra resolver. O contrato do financiamento saiu dia 19 de julho (3 meses), que foi quando recebi as chaves!
    Felicidade!!!!
    Mudei no começo de agosto, pois precisava ainda comprar algumas coisas básicas, como geladeira e fogão. A cama, armários planejados (cozinha, banheiro e quarto), sofá, máquina de lavar, TV, home e alguns pequenos itens eu já havia comprado entre o período de assinatura do contrato de compra e a liberação das chaves.
    Realmente os gastos são enormes. Não reformei o apartamento, que era novo! Mas tive de comprar tudo! Desde móveis até o box, luminárias, granito da cozinha, torneiras, etc!
    É ruim não ter o apartamento todo pronto, mas ao mesmo tempo é uma delícia ter sempre alguma coisinha pra fazer. Aos poucos vou decorando do meu jeito!
    Aí que eu adoro o seu blog, que me inspira muitas vezes! Esse é um resumo da minha história. Se quiser algum diz, posso contar em detalhe mais sobre como foi comprar um apartamento aos 24-25 anos, sobre gastos com mobilia, etc.

    Super Beijo!!

  • Resposta
    Angélica
    12/02/2014 em 14:24

    Oi Fran, acabei de conhecer seu blog e adorei!!!
    Já moro sozinha a 11 anos (saí da casa e da cidade dos meus pais aos 19 pra estudar), nos primeiros anos morei em repúblicas (já dividi a vida com bastante gente rsrs) e nos últimos 3 anos estou sozinha. Agora estou vivendo a mais especial experiência da minha vida… que é planejar a mudança para o MEU teto e vi que seu blog vai me ajudar mto. Claro que já cuido do meu cantinho com carinho, mas a empolgação de ir pro canto definitivo é diferente de qualquer outra. Estou cheia de planos e ideias (o ap só fica pronto em setembro) e sua planilha e as dicas vão me ajudar a me organizar nas economias pra deixar meu lar doce lar realmente a minha cara.

    Obrigada! Bjos

  • Resposta
    Andrea
    09/02/2014 em 22:21

    Lindo! Muito bem escrito e fala sobre as coisas certas, sempre nos lembrando que a realidade não é tão cor de rosa assim mas que as coisas se ajeitam se conseguirmos evitar a afobação e tentar pensar com mais cautela… não é o meu caso, mas admiro seu esforço, sua dedicação e por dividir isso com tantas leitoras… tenho certeza que será útil!
    Boa sorte no novo Projeto Apartamento, pra você pra quem quer que esteja lendo essa mensagem 🙂

    Beijão

  • Resposta
    Carol Couto
    07/02/2014 em 16:56

    Como assim não conhecia seu blog???? Moro em JF tbm, meu ap tá chegando ano que vem, então acho que venho aqui te visitar bastante. Bju

  • Resposta
    Lari Nunes
    07/02/2014 em 15:34

    Ai, Fran. Como eu adoro o seu blog. =D
    Já baixei a planilha de controle financeiro e comprei o caderno para ser mais organizada com as minhas coisas pessoais e com o meu blog. Confesso que ainda não fiz o caderno e ainda não to usando a planilha. #vergonha
    Mas vou baixar essa também e vou colocar tudo pra andar juntinho.
    Acho que vou mudar apenas o nome do projeto, pois não pretendo morar em apê e nem sozinha. Pretendo casar =D
    Acho que vai chamar “Projeto casamento”. Até rimou com o seu, né? Rsrs
    Eu consigo imaginar o quão difícil deve ter sido pra tomar essas decisões, mas é como você disse. Se houver planejamento, suporte da família e dedicação tudo vai bem.
    Claro que imprevistos acontecem, mas é com os erros que a gente aprende.
    Assim que eu botar todos os projetos pra andar volto aqui e te conto, ok?
    Beijos e bom final de semana, gata!
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br

  • Resposta
    Andy
    07/02/2014 em 00:39

    Fran , você não sabe como eu ADORO o seu blog , sempre com bons conteúdos. Adoro quando você fala sobre os livros que está lendo ou quando posta algum video novo ^^
    Espero que dê tudo certo no seu APT novo ^^
    Parabéns pelo blog!

    Besu~

  • Resposta
    Daiana
    06/02/2014 em 23:32

    Gostaria de saber quanto vc gasta com transporte principalmente quando ia a faculdade. Eram todos os dias? vc usava ônibus?

    Amo seu blog. bjs

  • Resposta
    Silvia
    06/02/2014 em 14:44

    Oi Fran!
    Acompanho sempre seu blog e to achando o máximo esse projeto pois estou nessa fase da vida também!
    Baixei sua planilha e percebi que quando vc atinge o valor total do quanto irá gastar ficará 50%/50%. Demorei pra me tocar disso! rs Não sou acostumada a usar graficos no excel!
    Boa sorte para todas nós! 😉

  • Resposta
    Kimberly
    06/02/2014 em 14:20

    Oi Fran! Fiquei super feliz em ver que você mora pertinho de mim – 5 horinhas hihihihi – mas eu moro em Minas bem no interior! Eu amo o seu blog, e amei esse post! Eu tenho um blog também e se Deus quiser eu vou conseguir trabalhar só nele e irei morar sozinha! Parabéns por tudo! Ah qual email e caixa postal que nós podemos te enviar cartas, elogios, sugestões?

    Um beijo, Kimberly.

  • Resposta
    Letícia Albano
    06/02/2014 em 09:26

    Fran!!
    você como sempre salvando os meu dias rsrs.. Essa planilha de apto é o máximo, eu amei.. Beijinhos
    Continue escrevendo, nós amamos!

  • Resposta
    Cris Dellani
    05/02/2014 em 23:44

    OI Fran, linda!!
    Estou adorando esses posts sobre o projeto do seu apê, e já baixei a planilha para mim, estou na reta final do meu apê e sempre fiz como você, sempre fiz projetos em planilhas com todos os gastos, tudo que ainda era necessário comprar, quando tempo eu ia levar para comprar tal coisa, juntando um valor x… e por ai vai! Ano passado baixei a sua planilha de controle financeiro, usei o ano todo e esse ano já arrumei tudo para usar de novo! Eu já tinha uma mas não era tão fofinha 🙂
    Estou sempre seguindo seu blog, não comento sempre, mas estou sempre por aqui, de olho em tudo!!
    Bjão
    Blog: Meu Palácio de 64m²

  • Resposta
    Stéfanny Ohara
    05/02/2014 em 23:36

    Oi Fran! queria saber se você lê a revista lush ? é que eu adorei e pensei que vc também adoraria.. podia até falar dela aqui no blog. Dá pra ler na web 🙂 beijos
    http://www.revistalush.com.br/edicoes.html#

    • Resposta
      Franciele
      06/02/2014 em 11:03

      Não conheço não, mas obrigada pela dica lindona!
      Bjs

  • Resposta
    Silvana
    05/02/2014 em 19:49

    Muito bom! Há um tempo fiz uma planilha de reforma geral da minha casa, e abri uma coluna de prioridades. Como eu já estava “instalada”, dava pra me dar ao luxo de escolher o que fazer primeiro. Com essa organização toda dá até pra economizar para umas roupitchas e makes (rsrs).

  • Resposta
    Fabricia velasques
    05/02/2014 em 19:00

    Normalmente eu não leio post tão grande assim Mais quando li o tema me apaixonei e li tudinho kkk e exatamente por essa fase de planejamento que eu to passando , amei o post e me ajudou de mais , muito sucesso pra vc espero um do poder chegar pelomenos no nível que vc está Mil beijos fabricia

    • Resposta
      Franciele
      06/02/2014 em 11:07

      <3

  • Resposta
    Almerissa
    05/02/2014 em 17:24

    Ai Fran! Adorei a planilha. Estou numa fase de procurar um canto para morar sozinha. Eu também sai de casa aos 19 (tenho 33) e nessas idas e vindas já morei fora do país, comprei e vendi móveis. Atualmente moro com uma irmã que comprou um apê e está indo para o imovel. logo terei de me mudar em breve… Achei uma casinha fofa para alugar, preço dentro do budget. Mas preenchendo a sua planilha com o que eu preciso comprar desanimou sabe! Tipo a minha mãe me deu uma geladeira, mas até agora os gastos com moveis básicos está em 8 mil moedas! Oi!!!!
    Agora fiquei na dúvida se realmente vale a pena ter um cantinho alugado e privativo ou se vale a pena ir para uma casa que procuram pessoas para dividir (aqui em SP tem muito disso, você aluga somente o quarto).
    Você vai pagar aluguel sozinha ou é imóvel próprio?

    • Resposta
      Franciele
      06/02/2014 em 11:08

      Eu pretendo alugar inicialmente 😀

  • Resposta
    Julia Schlosser
    05/02/2014 em 16:58

    Oi Fran! Adorei o post! Foi bem esclarecedor e, por coincidência, entrei aqui exatamente para encontrar um post assim. Sigo o blog há um ano e sempre o adorei. Estou planejando fazer faculdade na capital em 2015 e, assim, sair de casa. Minha empolgação começou a dar as caras e esse post me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Sua força de vontade e coragem está me ajudando bastante a tomar as decisões certas. E essa planilha chegou bem em tempo! hahaha Obrigada <3

  • Resposta
    Soheyla Mathias
    05/02/2014 em 16:17

    Fran, tudo bem lindona!!!

    Eu adoro tudo que você escreve e isso não é segredooo!!! Mas ultimamente, ando olhando muito suas ilustrações, você tem dom mesmo pra desenho neh?! Parabens! você é super caprichosa… você faz no AutoCAD ? Qual o nome da ferramenta?

    Super beijo lindona! Que você tenha cada vez mais sucesso!

    Adoro o seu trabalho!

    Bjo Soh

    • Resposta
      Franciele
      06/02/2014 em 11:08

      Obrigada linda! Eu não desenho mto, mas nessa do post eu usei o Corel para desenhar 😉
      Bjs

  • Resposta
    Ana Paula dos Santos
    05/02/2014 em 10:51

    Estou amandoeste “Projeto Apartamento”!
    Fran, você paga pelo seu editor?

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 12:54

      eu comprei a licença 😉

  • Resposta
    Raquel Diogo
    05/02/2014 em 08:55

    Olá Fran, adorei o seu post! É muito útil para quem está a pensar viver sozinha.
    Eu penso nisso faz tempo mas ainda falta juntar muito dinheiro, sem dúvida alguma que a sua planilha vai ser uma grande ajuda para controlar tudinho. Obrigada 🙂 *
    P.S.: Adoro o seu blog! 😀

  • Resposta
    Izabella
    05/02/2014 em 02:18

    Olá Fran, adorei o post. Estou indo morar sozinha esse ano, mas vou dividir o apartamento com algumas garotas. Vou aproveitar essa sua dica excelente e começar a me planejar, porque quem sabe ano que vem, já não posso estar em um lugar só meu? Acho que tudo depende da minha força de vontade. Você é linda, seu blog é muito bom e me inspiro muito nele em relação à qualidade dos posts.

    Beijos, todo sucesso para você!

  • Resposta
    Estela Carvalho
    04/02/2014 em 21:35

    Fran, adorei o projeto, já havia feito um, mas o meu se chama projeto intercâmbio.
    Fiz meu caderninho adaptado para o intercâmbio e agora vou baixar esta planilha e vou adaptá-la para meu intercâmbio.
    Estou adorando as dicas, porque reverto todas elas para o meu projeto de agora, que é o intercâmbio.
    Obrigada Fran!!!

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 12:56

      Que legal Estela, fico feliz lindona ^^

  • Resposta
    BRUNA
    04/02/2014 em 21:09

    Longo? Que nada… nem reparei que era tão longo de tão interessante! Muito obrigada! Já comecei a pesquisar os preços do móveis! Super ansiosa para o próximo post! Beijo

  • Resposta
    Rafaela Silva
    04/02/2014 em 20:00

    Nossa muito bom o post e comecei a pensar nas coisas que preciso fazer para finalmente realizar meus sonhos de uma forma menos fantasiosa, por isso colocar no papel tudo ajuda tanto! Fran você poderia dar dicas de sites online para ver preços de móveis? Muito obrigado pelo post, ajudou muito!! Beijos!! (:

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 12:57

      É só procurar em lojas que vc goste Rafa 😉

  • Resposta
    Camilla BR
    04/02/2014 em 18:53

    Oi Fran,

    super bacana o post de hoje!

    Lendo seu post de hoje lembrei exatamente como conheci seu blog. Um belo dia resolvi começar a me planejar financeiramente e aí eu achei o blog da Bru (comprandomeuapê), acompanhando assiduamente os posts dela, um dia ela indicou o seu blog. Eu apareci por aqui como quem não quer nada e acabei “viciada” no seu blog também! A primeira coisa que li por aqui foi sobre sua planilha (muito fofa, ounn) sobre organização financeira, e hoje ganhei de presente mais um planilha (super fofa!) para me ajudar no meu projeto apê! Obrigada mesmo por todas as suas dicas, elas são valiosíssimas!

    Parabéns pelo trabalho lindo que você faz aqui, e pela loja! Gosto muito dos seus vídeos também! Tô inscrita nos dois canais!

    Agora eu sou uma “viciada” em blogs!!!! Acompanho o seu, o da Bru, o da Jéssica (keepcalmanddiy), da Wendy (wendy´slookbook), o da Mimis (blogdamimis)! Muito obrigada mesmo! Os blogs ajudam demais quem tá do lado de cá!

    Ah, falando nisso, uma vez a Jéssica indicou um site muito legal. O future me. Já ouviu falar? Vou deixar o link aqui, acho que você pode gostar! (http://www.keepcalmdiy.com/2013/08/mensagem-vinda-do-passado-futureme.html)

    Beijo,
    Camillinha

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 12:58

      Oin, que linda você! Obrigada pelo carinho Camilla <3

  • Resposta
    Lia
    04/02/2014 em 17:26

    Ei Fran… andei sumidinha… é que viajei para Argentina… e qdo voltei infelizmente meu avô estava mal na uti com derrame. Minha vida anda numa correria. Mas tenho fé que tudo vai melhorar.
    Estou cada dia mais encantada com seu blog. Ele tem mudado minha vida… eu era muito desorganizada e torrava todo meu salário. Hoje tenho caderninho de organização… tabela pra finanças e estou juntando pra reformar minha casa/apê.
    Bjão e obrigada pelas dicas de sempre! 😉

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 12:59

      Oi linda! Fico feliz em poder ajudar mesmo de longe viu? E desejo melhoras para o seu avô!

  • Resposta
    Priscylla
    04/02/2014 em 17:25

    Oi Franzoca!
    Moro só a alguns anos e posso deixar uma dica para as meninas.
    Geladeira só nova e que tenha A em economia. Geladeira de segunda máo ou mais velha só dá dor de cabeca nas contas de luz.
    O mesmo vale para o fogáo. O meu explodiu na minha cara! #aloka!
    Sofá pode ser substituido por tapete com um monte de almofadas fofas…ou uma mini mesinha com alguns pufs(mais economico).
    Mesinha de centro e outros assentos podem ser feitos com tutoriais pela internet!
    O importante para quem está saindo de casa pela primeira vez é a ECONOMIA.Economizar em tudo o que puderem.

  • Resposta
    Meire
    04/02/2014 em 15:36

    Fran, você sabe o quanto eu gosto desse tipo de post que você escreve? GOSTO MUITO! Com certeza já vai fazer parte da lista de links, por falar nisso você recebeu o e-mail com os links?

    Beijoca, linda e felicidade nessa nova jornada.

    • Resposta
      Franciele
      05/02/2014 em 13:01

      Eu vi sim Meire! Obrigada pelo carinho <3

  • Resposta
    Luciele
    04/02/2014 em 14:32

    Oi Fran.. muito legal seu post. Admiro sua coragem de sair de casa aos 18 anos. Inspira muitas meninas e com certeza amadurece demais. Eu sai de casa aos 21 depois de formada, então foi mais fácil pq ganhava bem, então dava pra pagar as despesa de boa. Mas sempre ecomomizei pra ter minha casa própria que com certeza é um projeto muiito maior, mas tedá uma liberdade imensa depois. Hoje ainda não posso realizar esse sonho, mas seu blog já me deu novo ânimo pra decorar meu quarto e voltar a sonhar!!! até usei um site da caixa econônomica pra simular um empréstimo. No final deu 350 parcelas em 30 anos.. kkk mas pensando bem, temos que pensar no futuro… só assim conseguimos realizar nossos sonhos! Grande bjo!

  • Resposta
    Loh
    04/02/2014 em 14:19

    Muito boa sua planilha, estou planejando morar sozinha com a minha filha! Adorei e vou usar!
    Obrigada

  • Resposta
    Leila - Blumenau-SC
    04/02/2014 em 14:00

    oii, Fran! sempre acompanho o seu blog e estou no segundo caderninho de organização.
    Moro sozinha a quase 2 anos,mas no começo tive que dividi com outras pessoas, até junho terei que me mudar pois meu irmão virá morar comigo e depois virá minha mãe, pois eles não tem mais ninguém que os ajude e estou muito feliz de agora poder ajudá-los, pois morar sozinha e longe de casa foi a única opção ,ou saia de ksa e tentava a sorte em outra cidade, ou ficava na mesmice me lamentando como muitos…
    Agora, o frio na barriga é diferente, é de voltar a morar com a família, mas por outro lado me sinto feliz e realizada por poder ajudá-los agora e trazê-los pra perto de mim. Família é tudo! Mas é óbvio que pretendo morar só de novo, só vou esperar eles se adaptarem…kkk
    Quisera ter encontrado alguém pra me dá umas dicas, quando sair de ksa, pois quebrei muito a cara…
    Parabéns pelo seu blog, vc é muito especial, viu?!

    Bjus e boa sorte no novo AP.

    Leila.

  • Resposta
    Ionara Oliveira
    04/02/2014 em 13:35

    Amei Fran! agora eu começo …

  • Resposta
    Mayara
    04/02/2014 em 13:27

    Obrigada pela planilha Fran, vai me ajudar muito!Irei me casar em Setembro e a nossa casa sai em Abril,portanto estou bem no meio desse processo de orçar móveis, eletrodomésticos, reforma etc. É bem como vc explicou, no começo a gente quer tudo! Mas depois, quando as contas vão para o papel a gente vê o que é prioritário, pelo menos para tornar a casa ou apê novo habitável kkkk

  • Resposta
    Isabelle
    04/02/2014 em 13:17

    Oi Fran! Já faz um bom tempo que tenho essa vontade de sair de casa, ter meu cantinho. Mas nunca consegui me planejar direito. Adorei o post, e to começando a organizar e planejar o meu projeto apartamento, e me surgiu uma duvida, que é uma duvida q sempre me ocorreu quando começava a tentar planejar, é o levantamento de tudo que precisamos.
    Vai parecer uma pergunta com resposta bem obvia, mas esse tudo inclui o mínimos detalhes, certo? Tipo, roupa de cama, de banho, talheres, prato, até o tapetinho do banheiro?…

    Adoro seu blog. E espero outros posts com dicas para o projeto apartamento. ^^

    Xero linda! =**

    • Resposta
      Franciele
      10/02/2014 em 10:16

      Sim, mas vc pode fazer do jeito que vc quiser. Não tem regra 😉
      Bjs

  • Resposta
    Stephany
    04/02/2014 em 12:59

    Fran, concordo com cada letrinha que colocou nesse post.
    Estava morando há quase dois anos com uma amiga, mas ela vai casar e resolveu sair de casa pra conseguir economizar pra reforma. Achei que conseguiria me bancar sozinha, mas ainda não posso, então chamei meu primo pra morar comigo (ele queria há séculos sair da casa dos meus tios). Vai ser uma nova experiência, novos momentos e costumes. Quando fui morar com a minha amiga, era uma novidade pras duas, agora vai ser uma novidade só pra ele (na maioria dos aspectos). Por isso, sei que muitas coisas vou “ensiná-lo”, enquanto outras ele vai ter que aprender sozinho. Era um sonho pra ele, que está se realizando. E eu já começo a me planejar melhor pra ter um lugar só meu.
    Só não entendi uma coisinha. O ap que você vai morar é seu ou alugado?
    Beijos e sucesso!

    http://www.feitacommuitoesmero.blogspot.com

    • Resposta
      Franciele
      10/02/2014 em 10:18

      Eu ainda não sei, vou deixar pra ver isso só mais pra frente 🙂

    Deixe uma resposta