19 Em -

Qual a sua vocação?

Qual a sua vocação-11 (Imagem: via)

Atualmente venho abordando dois assuntos com mais frequência por aqui: faculdade e carreira. É muito legal ver vocês se identificando com as dicas. Afinal, muitas leitoras estão vivendo ou estão prestes a viver esse momento.

Escolher qual profissão seguir não é lá uma decisão fácil. A gente fica muito insegura e cheia de dúvidas quanto à profissão dos sonhos. Mas você sabia que existem métodos que podem te ajudar a descobrir qual a sua vocação? Um deles é o teste vocacional e é sobre ele que vamos falar hoje.

O que você mais gosta de fazer?

Qual a sua vocação-3

(Imagem: via)

Muita gente acredita que o emprego dos sonhos é trabalhar com que se ama. Ok, nesse ponto eu até concordo, pois eu comecei esse blog por um hobby e hoje ele é meu trabalho em tempo integral. Mas essa regra não se aplica a tudo. Por exemplo, muitas leitoras já deixaram comentários dizendo que eu deveria seguir a área de arquitetura ou design de interiores, pois eu ia me dar super bem por causa das minhas ideias e por gostar tanto de decoração. Mas o que eu sempre falo é: eu amo, mas não seria algo que gostaria de trabalhar em tempo integral.

A primeira dica quando você estiver escolhendo a sua profissão é: separe o que você gosta de fazer do que você gostaria de trabalhar.

O teste vocacional

Muitas pessoas mesmo depois de avaliar o que realmente gostariam de fazer, nem sempre conseguem chegar a uma decisão. Afinal, são muitas opções de mercado e algumas profissões geram um leque infinito de possibilidades.  Por isso, orientação vocacional é uma ótima alternativa para quem está nesse momento por justamente ir além só de um teste.

Hoje, existem diversos profissionais no mercado que são especializados em orientar melhor a pessoa e, dessa forma, ela tende a encontrar a melhor solução.

O teste vocacional faz parte da orientação e vai ajudar muito nesse momento. Ele foi criado para direcionar o aluno, ajudá-lo a se autoconhecer e conseguir decifrar melhor seus interesses. É um teste sério e até pode ser feito até pela Internet, mas se você tiver a possibilidade, procure um profissional.

Qual a sua vocação-2

(Imagem: via)

Normalmente o teste vocacional é composto por um questionário com várias perguntas que te guiarão para um resultado aproximado de qual área seguir e quais tipos de profissões mais se aproximam com o seu perfil. Por exemplo, se você for mais criativo, as profissões da comunicação e design vão ter muito a ver com você. Mas se você é mais analista, gosta de fazer tudo de forma muito criteriosa, provavelmente pode resultar numa profissão como contador ou administrador.

O teste vocacional nada mais é que um guia que, vai te nortear sobre qual área profissão você provavelmente se encaixaria. E isso é muito legal, pois com tantas opções de cursos é normal ficar em dúvida.

Ficou curiosa para saber qual seria a profissão ideal para você? No site da Veja tem um teste vocacional que pode ser feito gratuitamente.

Você também pode gostar

19 Comentários

  • Resposta
    Érika Silva
    07/10/2016 em 10:59

    Adorei o post mas não consegui realizar o teste vocacional da VEJA, acho que deu algum problema =(

  • Resposta
    Andréa Lopes
    27/07/2016 em 23:18

    Frann grava um vídeo falando sobre o seu curso? Me interesso pela área e estou pensando em fazer o vestibular!
    Adooro você! Obrigada por me ajudar a organizar minha vida :*

  • Resposta
    isabela
    21/09/2015 em 23:40

    Fran, espero que dê tudo certo!
    Me sinto perdida ás vezes, por que não sei que profissão seguir. Já fiz um monte de testes vocacionais, depois de um tempo voltava a fazer de novo o mesmo, com as mesmas perguntas e praticamente saía as mesmas coisas. Coisas que gosto (ou acho que gosto).
    Fran, você faz faculdade do que?

    Beijos! 🙂

    • Resposta
      Franciele
      24/09/2015 em 09:17

      Oi Isa, eu faço engenharia de produção.
      Bjs

  • Resposta
    Erika Silva
    11/09/2015 em 00:55

    Nunca consegui fazer um teste vocacional. Acabei escolhendo a faculdade de nutrição meio de para-quedas mas o lado positivo e que eu estou gostando.

  • Resposta
    Ozielly Thawanny
    01/09/2015 em 17:21

    Já mudei tanto de opinião referente a esse assunto viu. Quando era criança queria ser veterinária, não sei da onde tirei isso, massss.. Depois fui mudando, mudando e hoje não sei de mais nada.
    Tanto na profissão tanto na faculdade, tenho que fazer algo na área de humanas, odeio exatas.
    Já fiz vários testes vocacionais internet a fora e uma vez na época do colegial na escola, sempre cai algo como: fotografia, design, moda e afins, porém não tenho certeza. Vou fazer esse e ver o que dá ‘-‘ Gostei desse novo conteúdo aqui!
    Beijinhos :*
    http://www.vidadebloguette.com

  • Resposta
    Paola Alves
    26/08/2015 em 12:57

    Teste vocacional é vida <3 Tanto os genéricos, quanto os realizados por psicólogos, acho sempre válido pra quem tá com muita dúvida, recomendo total 😀 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Resposta
    Isabeli
    25/08/2015 em 16:00

    Oi, Fran! Adorei o post e esse seu novo projeto sobre qual carreira seguir, até porque quando não estamos indecisos não temos ideia de que curso fazer. Adorei as dicas que você deu e queria indicar um teste vocacional para as outras leitoras, http://testevocacional.guiadoestudante.abril.com.br/?1407721274.
    Tem que fazer um cadastro e tudo mais, mas eu garanto que vale a pena! Achei o teste muito bom porque ele te dá o seu tipo de perfil e uma lista de profissões que mais combinam com você.
    Dei uma passadinha aqui só para dizer isso mesmo. Beijos. :3

  • Resposta
    Leli Martins
    24/08/2015 em 22:30

    Olá, Fran!
    Eu já sou formada faz tempo e vou fazer esse teste! Haha
    Acho muito difícil essa escolha, principalmente porque nem sempre o que escolhemos aos 18 nos fará feliz a vida inteira. Nós mudamos muito muito com os anos. Se eu fosse iniciar a faculdade hoje, não escolheria o mesmo curso e nem a mesma instituição, justamente pois sou outra pessoa. O mesmo acontece pode acontecer daqui a 10 anos: o que me faz feliz hoje não me satisfaz tanto. Por isso, tento apenas ter um norte, e deixar várias opções abertas dentro disso. Orientação profissional é muito útil.

    • Resposta
      Franciele
      25/08/2015 em 10:12

      Leli, eu penso igual a vc. A gente muda muuuito mesmo, ainda mais nessa fase dos 18. Boa sorte!

      Bjs

  • Resposta
    Isabela Dahbar
    24/08/2015 em 22:13

    Oi, Fran! Adorei o post. Sempre fiquei pensando em que carreira seguir e isso é uma coisa que me deixa bem aflita. Seu post me fez dar uma refletida e concretizar a ideia de que o que eu realmente quero fazer é Fotografia! Obrigada e beijos <3

  • Resposta
    Vivi Lemes
    24/08/2015 em 16:46

    Oi Fran!
    É bem como vc disse: a gente tem que saber separar aquilo que amamos daquilo em que gostamos de trabalhar. Eu adoro falar sobre alimentação, dieta, vegetarianismo, saúde… essas coisas. Mas não me vejo trabalhando com isso, ficaria cansada e estressada com certeza!
    Escolhi minha faculdade através de um teste vocacional e não me arrependo. Não atuo exatamente na área, mas me ajuda bastante na profissão e no meu blog, então é perfeito!

    Um bjo, Fran, tomara que vc esteja se virando bem nos 30 aí agora que voltou pra facul!! Forçaa.

    http://www.vivendovivi.blogspot.com.br

  • Resposta
    Ana
    24/08/2015 em 15:22

    Oi, Fran! Concordo com você, acho muito importante sabermos diferenciar as coisas que gostamos de fazer, daquelas com as quais gostaríamos de trabalhar. Acredito também que devemos entender que nada é determinante, é legal “experimentar” diferentes ocupações, pois sempre teremos a chance de mudar. Não podemos ter medo de mudar.
    Adoro o teu blog!
    Beijos

    • Resposta
      Franciele
      25/08/2015 em 10:14

      Isso mesmo Ana, às vezes a gente abre a nossa vida para outras possibilidades e acabamos nos encontrando naquilo 🙂

  • Resposta
    Ingrid
    24/08/2015 em 11:27

    Olá Fran!

    Acompanho seu blog a um tempinho. Amei esse post sobre vocação. Sou psicóloga e formada em Orientação Profissional. Amo essa área. Achei muito bacana sua iniciativa de falar sobre esse tema da escolha da profissão onde é um momento delicado na vida do adolescente e jovem que se vê perdido em meio a tantas opções de escolha.
    Parabéns pela iniciativa em abordar o assunto!
    Vou deixar meu e-mail disponível para você e para suas leitoras caso queiram melhores informações a respeito do tema.
    [email protected].

    Beijinhos 🙂

    • Resposta
      Franciele
      24/08/2015 em 11:34

      Que legal Ingrid! Muito obrigada por se colocar à disposição 🙂
      Mil beijos

  • Resposta
    Thamires
    24/08/2015 em 10:48

    Fran, bom dia! Conheço seu trabalho á um bom tempo. E sei que você morava com mais amigas em um apartamento e eu estou a procura de um lugar pra dividir apartamento. Queria saber como você conseguiu encontrar, se tem sites pra isso, por que tenho certo receio de não for aquilo que eu vi em tal site e tudo mais. Podeira me ajudar ou me dar dicas? Agradeço desde já. Beijos.

    • Resposta
      Franciele
      24/08/2015 em 11:37

      Oi Thamires, existem sites e até grupos no facebook para isso. O legal é você procurar e conversar bem com a pessoa que anunciou a vaga para você ter mais segurança, sabe? Eu morei 3 anos dividindo apê e foi bem legal a experiência, mas tudo depende das pessoas com quem você decide morar né?

      Beijos (e pretendo fazer um post sobre isso mais pra frente!)
      Bjokas

    Deixe uma resposta