29 Em -

Um dia para se desconectar

um dia para se desconectar (Imagem: via)

Algo que venho praticando desde o ano passado, é tentar passar menos tempo online. Apesar de ser uma tarefa quase impossível para uma pessoa que trabalha com internet e ama o que faz, tenho obtido sucesso.

Um dia parei para observar meu comportamento e fiquei chocada como sou viciada em tecnologia. Me dei conta do tempo que passava na frente do computador (além do trabalho) e também o tempo que gastava no celular respondendo mensagens, atualizando redes sociais e conversando com amigos.

Meu namorado às vezes me pergunta: “E ai, já posso passar aí? Acabou todo o trabalho?”, mas cheguei à conclusão de que esse trabalho nunca acaba. Não na minha cabeça, e esse é um motivo pra eu nunca conseguir me desligar de todos esses aparelhos. Então senti que precisava mudar, sabe? Precisava parar de me cobrar tanto e me desligar para poder aproveitar as outras coisas que a vida me proporciona.

Tem uma propaganda que está passando no GNT que um ator fala: “Em 2015 menos rede social e mais rede na varanda”. E é bem isso que eu quero.

Comecei a me desligar mais e me preocupar menos em TER que tirar uma foto para registrar que fui comer japa com as minha amigas. Se eu me lembrar e quiser compartilhar aquele momento, ok. Mas não é regra mais, sabe? Celular é algo que desaparece da minha mão quando estou com as pessoas que eu gosto, pois eu quero mesmo é aproveitar o momento. E quer saber, isso só tem me feito bem.

Outra meta é de tentar desconectar totalmente pelo menos um dia na semana. Acredito que desconectar totalmente seja impossível, pois se meu celular ficar desligado minha mãe entra em desespero. Mas quero ter um dia para ficar paz e amor, dar uma volta, tomar sorvete, visitar a minha família, sair com as minhas amigas, ver um filme, testar uma receita nova ou fazer um spa em casa. Sem preocupações. Coisa que estava rara por aqui…

Aproveitei que o final de semana está chegando para compartilhar esse texto com vocês. Até porque, esses são os dois dias que a gente tem para renovar nossas energias e aproveitar para fazer coisas que não temos tempo durante a semana. Então aproveite vivendo a vida e investindo seu tempo em coisas preciosas para você, que às vezes, nem lembramos delas pois acabamos ficando ~ conectadas ~ demais.

UPDATE: Uma leitora (tks Claudia) deixou o link desse vídeo aqui nos comentários. Acho que complementa o post!

Você também pode gostar

29 Comentários

  • Resposta
    Linkagem amiga (04) | Palavras Destorcidas
    31/01/2015 em 13:07

    […] Um dia para se desconectar […]

  • Resposta
    Maria Clara Cordeiro
    26/01/2015 em 15:03

    Oi Fran, sou eu novamente, quero te parabenizar pelo seu trabalho, realmente toda vez que eu venho visitar o teu blog, está ficando cada vez melhor e viciante, não consigo ficar um dia sem visitar. Tenho um blog, não há muitos acessos,mas estou aprendendo com você, nos seus vídeos, então eu quero te agradece e te parabenizar pelo seu trabalho excelente.
    Parabéns e Obrigada Fran!

    Beijos

  • Resposta
    Deborah Vargas
    26/01/2015 em 14:35

    Cara, fiz essa meta para esse ano. Não suporto mais esse meu “apego” pela tecnologia. Tô me odiando por passar tanto tempo conectada. A gente fica tão fissurada que esquece de viver. O pior é quando você sai com os amigos, ai fica todo mundo conversando com o telefone na mão.. sei lá, a tecnologia em certo ponto atrapalhou todo o convivo do ser humano. As pessoas só querem se falar via whatsapp, perderam todo o interesse pelo “pessoalmente” ):

  • Resposta
    Franciele Maria
    26/01/2015 em 11:29

    Nossa Fran, falou tudo, ás vezes realmente, eu gostaria de conseguir me desconectar um pouco, mas sei lá parece impossível… Sem que eu vou fazer algo como, ler um livro, arrumar o quarto, tomar um banho, comer alguma coisa, meu WhatsApp começa a apitar, sei lá parece, que as pessoas adivinham, que eu vou fazer algo kkk… Mesmo assim, eu estou me esforçando para não ficar tão conectada. Fran Você está arrasando cada vez mais no seu blog e nos seus vídeos, tenho você como uma das minha maiores inspirações, continue assim lindona, um super beijo e parabéns pelo seu trabalho.

  • Resposta
    Beth Salvia
    25/01/2015 em 23:40

    Fran sempre me perguntei, como as blogueiras famosas conseguem ficar tanto tempo na internet? Mas percebi o quanto eu também estava 24 hs atrelada à tecnologia digital. Uma coisa nunca fiz, encontrar amigos e ficar com o celular na mão, por outro lado ja fiquei 8 hs direto. Percebi que estava tornando-se um disturbio, qdo um dia fiquei sem internet em casa, meu humor mudou, suava frio e a irritabilidade veio à tona, cheguei a discutir com o cara da net… Enfim acho que devemos conciliar a internet com nossa vida fora dela, mas a primeira não pode se sobrepor à segunda, bjus e gostei da sua atitude.

  • Resposta
    Manu
    25/01/2015 em 23:23

    Disse tudo! Eu trabalho com ecommerce e minha vida também é online full time.
    Ultimamente tenho percebido como isso tem me feito mal e tô tentando me desconectar também, o que é muito difícil. Gostei do post e vou levar pra vida esse novo lema: menos rede social e mais rede na varanda 😉
    Beijo!

  • Resposta
    Airane
    25/01/2015 em 19:03

    Oi Fran, amei o post! Dia desses eu tava pensando e percebi que também sou muito viciada em tecnologia, passar mais tempo offline me faz sentir melhor agora. O meu celular quebrou e como eu estava sem grana pra comprar outro fiquei usando o antiguinho mesmo que só tem aquelas funções bem básicas, e percebi como as pessoas ao meu redor tem a necessidade de estarem sempre conectadas. E como isso me irritou. Ainda não comprei um celular novo com muitas funções por que meu saldo ainda está insuficiente rs mas quando o fizer, não quero passar tanto tempo prestando atenção nele e esquecendo de tudo que acontece ao meu redor. Seja no meu celular, no meu notebook ou no computador de casa. Quero aproveitar mais esse tempo offline e fazer coisas que não faço a anos. <3 bejos no core

  • Resposta
    Jéssica
    25/01/2015 em 18:53

    Oi Fran,
    Sempre passo aqui e nunca comento, desculpa!
    Soube que você faz engenharia de produção, é isso? Faz um vídeo falando sobre o seu curso. Eu estou pensando em fazê-lo. Se você fizesse outras leitoras que se identificam poderiam tirar as dúvidas com você, o dia a dia da estudante, a grade, porque você escolheu, etc 🙂
    Fica ai a dica anotada!
    Beijão!

  • Resposta
    Clay
    25/01/2015 em 17:02

    Fran, melhor coisa que vc faz.. Comecei 2015 assim e confesso que ainda estou tendo dificuldades para respirar sem ajudas de aparelhos hahahaha, mas aos poucos estou me afastando ^^

  • Resposta
    Márcia
    25/01/2015 em 12:45

    Fran, sou super fã do blog e tu me inspirou a criar o meu! da uma passadinha lá. Beijos

  • Resposta
    Maki
    25/01/2015 em 11:20

    Fran! Tenho pensado a mesma coia, sabia? Outro dia reparei que mesmo quando eu estava no computador, o celular não saía da mão, checando as mesmas coisas que eu poderia ver pelo comp. Fiquei assustada com essa dependência! Então agora estou tomando algumas atitudes para diminuir um pouco esse vício…. Tipo não tocar no celular quando eu estou indo de um lugar para o outro (tipo de casa até o trabalho) ou quando estou com amigas. Tem funcionado bem!

  • Resposta
    Sandy Santana
    24/01/2015 em 18:05

    É verdade Fran, mas é preciso muito “foco & força” pra isso hahaha Vou tirar um dia pra relaxar e pensar em mim. Adorei o post.
    http://www.sandysantana.blogspot.com

  • Resposta
    Rayssa
    24/01/2015 em 16:42

    Realmente Fran estamos muitos conectados as redes sociais, ainda mais quem tem blog que fica curioso para saber se tem comentário.

    bjs

  • Resposta
    Claudia Milan
    24/01/2015 em 14:05

    Nossa Fran, tive exatamente os mesmos pensamentos esses dias atrás, depois de ver este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EPoUKDuGMLg acho que desconectar já se tornou imprescindível para a saúde (tanto física quanto psicológica). Limitei tudo. Chega, é a tecnologia que tem que nos servir, e não o contrário.
    Adoro seu blog, é tudo muito agradável por aqui, parabéns! Beijos.

    • Resposta
      Franciele
      26/01/2015 em 05:16

      Nossa, choquei com o vídeo Claudia :O Até fiz um update no post pq só complementa o post. Tks <3

  • Resposta
    DANIELE BATISTA
    24/01/2015 em 12:27

    Eu também preciso me policiar… Agora quando saio com meu marido não levo meu celular, e quando estou fazendo algo com ele em casa coloco no silencioso, assim consigo dar total atenção à ele.
    Eu sou professora e sofro com esse vício em redes sociais, pois acabo disputando a atenção dos meus alunos com elas durante as aulas de matemática, aí já vui né?!
    http://vintepoucosanosblog.blogspot.com

  • Resposta
    Tati Florentino
    23/01/2015 em 21:42

    Nossa, Fran, realmente. As vezes perdemos tanto tempo checando as novidades que perdemos a oportunidade de vivermos experiências incríveis de estar com pessoas que realmente nos fazem bem 100% no mundo off. Por mais difícil que seja, eu apoio POR UM MUNDO MAIS OFFLINE. =)

  • Resposta
    Natália Alves
    23/01/2015 em 20:30

    Adorei a dica! Irei viajar nesse final de semana então vou aproveitar ao máximo e ficar longe da tecnologia. Ás vezes nem nos damos conta que estamos perdendo momentos valiosos por estarmos conectados.

    Beijos!

    http://www.just-books.org/

  • Resposta
    Tatiane
    23/01/2015 em 18:56

    Fran adorei seu post, uma vez eu consegui ficar um final de semana sem celular/computador e fiquei super bem, faz tempo que eu não faço isso!
    acho que também vou tirar um dia da semana pra descansar da internet.

    Bjo e ótimo final de semana ♥

  • Resposta
    Mile Damis
    23/01/2015 em 18:19

    Adorei o que vc disse… eu tô realmente precisando sair um pouco desse vicio, pequeno, mas que já me atrapalha na minha rotina!!!

  • Resposta
    Susany Oliveira
    23/01/2015 em 17:37

    Passo o dia ligada na internet, em casa na parte da manha e a tarde e o começo da noite por causa do trabalho. Quando chego em casa tento não ligar o PC a não ser que seja para algo urgente. Tecnologia é um vicio mesmo, e a gente acaba perdendo momentos maravilhosos só porque esta grudada no celular.

  • Resposta
    Aline
    23/01/2015 em 16:37

    Nossa, super me identifiquei Fran, rs…

    Pior é quando chega um dia que não tenho tanta coisa pra resolver e posso deixar pro dia seguinte, parece que está faltando alguma coisa. Fico me achando a louca rs.

    Bjs

  • Resposta
    Sabrina Raila
    23/01/2015 em 16:35

    Também sofro do mesmo problema: conseguir passa um dia sem tecnologia. Ainda mais nessas férias, que fico em casa. De noite penso: vou fazer um bando de coisas amanhã. Só que chega no outro dia e passo a tarde no computador. Mas ainda tenho o privilégio de fazer isso só quando estou sozinha, quando estou com amigos e família o tempo é só pra eles, nada de celular e tals. 😀

  • Resposta
    Marília Carvalho
    23/01/2015 em 16:16

    Franzinha, querida! (Ó a intimidade! haha) Cada dia você escreve melhor e inspira melhor…tem toda razão! Sou fã do seu blog e de você, porque dá pra ver e sentir que você é uma pessoinha muito especial! Dá vontade de sair junto pra tomar esse sorvete que você falou aí hihi…fique com Deus e bom final de semana! Beijão!

  • Resposta
    Diego
    23/01/2015 em 15:26

    excelente dica… nota 10
    http://evidenciaimoveis.com.br/

  • Resposta
    Paola Alves
    23/01/2015 em 15:22

    Mais rede na varanda simmmmmm <3 Amei esse slogan! Estamos precisando =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • Deixe uma resposta